quarta-feira, 23 de junho de 2010

Olá pessoal! Tenho mais novidades. Depois de navegar, vou deixar para vocês a Apresentação sobre hipertexto foi super interessante e aprendi muitas coisas novas.
Vamos começar:

Atividade 2.1
Apresentação sobre hipertexto
Depois de navegar sobre hipertexto percebi que o hipertexto surgiu há algum tempo atrás e que com o auxilio da Internet e dos links as coisas melhoraram muito principalmente para o leitor,uma vez que a leitura não é linear posso dizer que o hipertexto nos liga a outro texto e as suas características estão inseridas no nosso dia a dia educacional como: velocidade, intertextualidade, precisão,dinamismo,interatividade,acessibilidade,estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagem a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital.

Atividade 2.2
Navegando em Hipertexto sobre Hipertexto.
Hipertexto:
É um mecanismo que inventaram para aumentar a velocidade da leitura e da recuperação.
A invenção de página individual, dos capítulos da abertura dos parágrafos, dos índices, das bibliografias e, enfim, de uma série de elementos gráficos e regras de composição permitiram que o processo de leitura fosse facilitado.
Apesar de esses mecanismos terem gerado um enorme impacto ainda permanece presa e uma imutável sequencia linear. Assim foi-se buscando soluções para estas limitações que escritores e autores de diversos campos do conhecimento começaram a propor dinâmicas alteráveis, multi-sequencias de organização da informação.
Desde1978 até = ou- 1996 a partir desses recursos, o que e observa é que o hipertexto passa a se tornar capaz de reproduzir de forma mimética a capacidade do cérebro da guardar e recuperar informações através de links:referencias acessáveis rápida e intuitivamente. Ele é uma forma de organização e informação e podem inclusive ser elaborados em meios impressos vários poetas tiveram a oportunidade de experimentar formas alternativas de organização da informação e dos caminhos de escrita e leitura.
Existem dois tipos básicos de hipertextos: os hipertextos exploratórios e os construtivos.
A internet pode ser considerada como o exemplo mais irônico de um hipertexto exploratório. Nesse tipo de hipertexto, vários conjuntos de informações são conectados em uma ampla cadeia de associações. Não é permitido ao usuário participar da construção e ou alteração de todos os nós da rede.
Hipertexto construtivo - cada usuário participa ativamente da construção do “texto”, do conjunto das informações dispostas. Pode ou não exibir uma hierarquia para a participação de cada usuário, bem como regras de participação.
Bons exemplos de hipertextos construtivos são os jogos virtuais, onde cada jogador participa da construção dos personagens e do ambiente da aventura. Também no campo da literatura florescem experiências hipertextuais construtivas onde, escritores e leigos se reúnem da elaboração de uma obra a muitas não, numa aventura literária.
Pierre Lévy em seu livro As tecnologias da inteligência propõe seus critérios para se caracterizar os hipertextos:
Princípio da metamorfose – é o processo de constante construção e renegociação de sentidos que se dá nos hipertextos. A estrutura criada pode até permanecer estável durante certo tempo, mas ele é sempre fruto de um trabalho em direção a uma estabilidade. Há uma demanda social pela metamorfose, há uma língua visual e um sistema de organização da informação, uma arquitetura de dados ainda em definição.
Princípio da heterogeneidade – os dados são qualitativos diferentes; não há uma padronização visual, o tipo de conexão que o leitor estabelece também passa por diversas razões como: critérios lógicos, afetivos, ocasionais, instintivos etc. Também as pessoas que interagem na internet, são de diferentes procedências. Indivíduos isolados e até grandes empresas.
Principio da multiplicidade e de encaixe das escalas - o hipertexto se organiza de forma factal. Cada nós ou conexão pode revelar toda uma rede de novos nós e conexões e cada novo nó pode apresentar um outro universo de conexões, e assim por diante.Pequenos eventos podem ter grandes efeitos a partir de uma rede sinérgica,sensível e desterritorializanda de correlação de informações feitas por usuários anônimos em todo o mundo.
Principio de exterioridade - não há uma unidade, nem um motor próprio na internet. Sua construção, definição e manutenção dependem de complexas e múltiplas interações, conexões entre pessoas e equipamentos.
Principio da topologia – nos hipertextos tudo funciona por proximidade, por vizinhança. O curso dos acontecimentos é uma questão topológica relacionada à construção de caminhos. “A rede não está no espaço, ela é o espaço.”
Principio da mobilidade dos centros – a cada conexão desenham-se de novos rios de leitura com novos centros, novas possibilidades. A idéia da necessidade de um centro fixo para a organização da leitura é transferida para a idéia de que o leitor é o centro, o seu interesse o seu tempo disponível, a sua cognição.
(textos de George P Landow).

Atividade 2.3
Apresentação sobre hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Umas das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a Internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Neste meu blog, deixarei registradas todas as atividades propostas durante o curso: Ensinando e aprendendo com as TICs. Vocês irão aprender muito também!
Desde já deixo o meu abraço para nossas professoras: Conceição e Emanuele e para os nossos colegas.
Apresentação:
Eu sou casada com Mauro, sei que você não o conhece, mas poderá conhecer um dia, não é? Tenho 2 filhos (Francielle e Samuel), trabalho na E.M.Manoel Mayrink Neto como pedagoga já alguns anos, gosto do que faço,moro na cidade de Urucânia e o mais interessante que a casa onde moro fica na rua - Maria Auxiliadora Mauricio, 7. A rua recebeu esse nome, porque minha mãe ajudava as pessoas, ou seja, fazia um trabalho comunitário no Bairro Paulo Giardini. Sou evangélica, frequento a Igreja Casa da Benção – ETEJ (Pastor Geraldo Faustino).
Gosto de conhecer, de fazer amizades e ajudar as pessoas que precisam.
Desejo há todos vocês muito sucessos! Um forte abraço.

Atividade 1.1
Quem sou como professor e aprendiz?
Vivemos em um mundo cheio de tribulações, onde precisamos estar atentos às mudanças que ocorrem no dia a dia.
Pelo fato de viver, o homem está constantemente sendo solicitado a escolher e, ao fazer suas escolhas, inevitavelmente está atribuindo significados de bom, mau, útil, inútil às coisas que o rodeiam.
Sei que não há forma única nem único modelo de educação, mas em cada sociedade ou País a educação existe de maneira diferente.
Enquanto professora sou uma pessoa que procura buscar sempre algo novo, ou seja, uma estratégia diferente para que os alunos possam entender o que estou explicando,ensinando. Quanto à interação de tecnologias na sala de aula devo incorporá-la no meu cotidiano e, desta forma, recriar minhas práticas e meus espaços de atuação.
Como professora estou aprendendo, a aprender a cada momento, seja através de reuniões, seminários, cursos, leituras de textos, entrevistas sobre a era da tecnológica. Também quero após aprender e renovar meus conhecimentos no termino deste curso (Proinfo) trabalhar em conjunto com outros professores, para juntos transformarmos essa tecnologia em coisa concreta de maneira que professor e alunos virem parceiros.
Na condição de professora sinto que será interessante a tarefa de ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois o mundo virtual nos facina.Hoje aprendi como a internet(o Portal do Professor) e outros podem me ajudar na exploração das possibilidades oferecidas pelas mídias digitais.Posso proporcionar intercâmbio e experiências com outras pessoas.
Enfim a máquina não substitui o professor, mas precisamos aprender a buscar e ter uma posição crítica com relação ao que é oferecido, checar a informação e dialogar com o aluno.

Atividade 1.2
A necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias:
Não há História sem memória. E o fundamental é marcar essa diferença. Quando relembro sobre tudo o que aconteceu com a minha família? O que passa de geração em geração? Isto é uma aprendizagem. Todos nós jovens, crianças e adultos temos necessidades básicas que são próprias do ser humano, já nascemos com ela e precisamos entender o porquê de tudo?Precisamos estar atentos.
E a necessidade de continuar aprendendo é evidente e a escola não é o principal elo do cidadão, mas é através dela que aprendemos formalidades que estão inseridas no nosso dia a dia.
Só a aprendizagem se houver mudança de comportamento, caso contrário não adianta ter tudo, novas tecnologias, belos projetos se não queremos e não temos oportunidades para usufruir dos equipamentos, uma vez que cada setor (governo, empresas, escola) não está na mesma canoa.
“Governos buscam o atendimento às pressões sociais por mais educação, empresas buscam novas oportunidades de negócios, escolas buscam se adaptar aos novos tempos”.
Quanto a minha postura diante das novas tecnologias concordo com o autor do texto: As Sereias do Ensino Eletrônico quando ele relata que a tecnologia não é desumanizadora, pelo contrário desumanizador é o uso que nós homens, fazemos dela. Enfim: “Que cantem as sereias; a única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo”.


Atividade 1.3
Educação e Tecnologia:
Após ter assistido a entrevista e lido as leituras complementares juntamente com as contribuições dos colegas percebo que educação e tecnologia precisam caminhar juntas.
Todos os dias dentro da sala de aula aprendemos muito com a educação, usamos materiais didáticos, outras estratégias de ensino, etc. e vamos aprender muito mais, mas a tecnologia veio para dar um sabor especial às aulas, tanto no interior como no exterior colocando – nos inseridos na sociedade. Podemos navegar,estudar, conhecer, descobrir, renovar nossos conhecimentos,estudar estar atentos as notícias do Brasil e do Mundo,estando presente ou não.
Gostei quando assistir o vídeo, no link, com entrevistas sobre o tema e na fala ele o entrevistado dizia que “a cabeça não tem que ser cheia e sim bem feitas. E que bom seria se as escolas preparassem os alunos para o meio de trabalho e que o ideal seria se dentro da escola estivesse um local de estagio para os cursos oferecidos, assim esses alunos já iriam para o trabalho sem medo de enfrentar os desafios que o mundo oferece”.
Assim na sala de aula precisamos estar preparados para continuar ministrando as aulas com sucesso sabendo utilizar a tecnologia no momento certo. Ensinar e verificar se houve aprendizagem e a escola pode provocar esta construção de pensamentos.
Concluo que posso ajudar nessa parceria sendo ousada, vencendo os desafios que não são poucos, articulando os saberes e até convencer pessoas que tem medo da máquina a não se deixar vencer por ela.
Aos meus colegas quero dizer que vocês estão contribuindo muito para o meu crescimento nesta caminhada. E que juntos possamos ser cada vez mais fortes.

Através desta apresentação vocês conhecerão um pouco das tecnologias existentes e o modo como são utilizadas:



Atividade1.4


TELEVISÃO E DVD
Professores agendam com antecedência o horário para utilizar com seus alunos a sala de DVD, para assistir um filme ou um programa que está relacionado com o conteúdo planejado.
Obs: Os professores realizam um trabalho integrado com o professor do uso da biblioteca e com o supervisor pedindo sugestões para enriquecer suas aulas.

COMPUTADOR COM INTERNET(BANDA LARGA)

Na escola os funcionários utilizam os computadores da secretaria para planejar suas atividades.As auxiliares de secretaria utilizam um programa específico para notas, transferências, etc.;além de preencher e enviar o Educacenso,Frequencia Escolar, e outros.Os alunos têm acesso ao Telecentro duas vezes ao mês, junto com o professor regente.
Obs:O Telecentro é aberto ao público.

DATASHOW


Ele é usado para reuniões pedagógicas e administrativas,também é usado em eventos tais como: Feira Cultural,Festival de Declamação e Dança,Festa da Família,etc.

CÂMARA DIGITAL


Utilizada para registrar todos os eventos e processos realizados na escola.

COPIADORA

Reprodução de material para uso do professor e secretaria.

MICROFONE E CAIXA AMPLIFICADA


Usamos em reuniões de pais(eventos,momento de oração e outros.)
MICRO SYSTEM


Os professores utilizam para trabalhar músicas,histórias dentro da sala de aula.Usando também para o momento de filosofia de vida e toda segunda – feira para cantar o Hino Nacional.

Atividade1. 5
Ensinando e aprendendo com tecnologia e mídias digitais/Papel do professor
Fichamento
Educação Digital e Tecnologia da informação e da Comunicação (pp. 16 – 24). Salto para o Futuro ISSN 1982 – 0284
Ano XVIII – Boletim 18 Setembro /Outubro de 2008 – TV Escola
TORNAGHI, Alberto.O que pode você, professor.O que se espera de você, professor.

Este texto é um misto de provocação e convite ao professor,pois precisamos, devemos construir uma nova identidade profissional.Cada escola deve assumir e decidir a função o que se faz com a educação em seu espaço, adequando os programas a realidade,definindo metodologias e o projeto político pedagógico. É necessário incorporar, estudar, propor, divulgar e criar e compartilhar soluções para os problemas reais que enfrentamos. “Hoje não somos mais sozinhos autoritários, arrogantes, como nos outros tempo desta porta pra dentro quem manda sou eu”. O professor precisa buscar em rede, em parceria formar de trocar o autoritarismo arrogante por autoria libertadora, autoria que resulta em conhecimento e autoridade para definir e defender o melhor projeto de escola aquela realidade.
Oswald de Andrad,em 1928,escreve o manifesto antropofágico. Explica ali uma concepção de fazer artístico e cultural brasileiro que os modernistas vinham experimentando, um fazer que “bebe em todas as fontes”,, deglute o que vem de fora e constrói uma forma toda própria de manifestação.Convivemos na escola com propostas metodológicas, projetos políticos - pedagógicos, parâmetros e diretrizes curriculares,etc. A sugestão que trago aqui é fazer como os modernistas:absorver,deglutir, saborear e usar como fundamento para uma nova criação local.O que for útil deve ser usado, o que não for adequado deve ser descartado.
E na escola, como fazemos? Os colegas da escola, que só encontram na hora do café, é preciso encontrá – los por mais tempo e de forma organizada e produtiva, em reuniões para discussão e estudos para as quais se vai com dúvidas, dificuldades e questões em mãos. Deve-se levar também para esses encontros as soluções e atividades interessantes que realizamos outras propostas curiosas e de valor que se conhece, etc.
Os colegas de fora da escola é preciso encontrá-los nos textos, nas revistas, na Internet, em vídeos, na TV Escola e até aqui no Salto para o Futuro.
Quem ganha com tudo isso, quem paga quando professores deixam de só ensinar e estudam para ensinar? Todos e cada um. Ganha a escola com equipe de professores em formação continuada e em equipe, o que gera relações mais sólidas e produtivas e, por isso, ensinarão ainda melhor do que já fazem. Serão professores, que podem mais, autores em colaboração, que conquistam maior autoridade, palavra que deriva justamente de autoria. Ganham os alunos, que contam com professore ainda melhor preparados e atualizados tanto em questões pedagógicas quanto de seu conteúdo específico e conhecedores do que acontece nas outras áreas e nos trabalhos dos colegas. Ganha o sistema de ensino, que se torna mais eficaz e pode oferecer um ensino mais adequado e contextualizado em cada local, em cada escola. Ganha finalmente a comunidade.
Estes mesmos professores precisam criar condições para esses encontros possam se tornar realidade, definindo horários e espaços que possam se reunir em pequenos grupos que tenham interesse em comum. A equipe gestora da escola precisa facilitar e estimular acesso aos recursos de que dispõe a escola, como computadores, acesso à Internet bibliotecas videotecas e afins.
Encontramos hoje na Internet um mundo de produção e colaboração para dar suporte ao aprimoramento do que fazemos na escola. Existem duas possibilidades apenas: o Portal do Professor, criado e mantido pela SEED/MEC e o Portas Curtas site que nos oferece algumas centenas de curtas-metragens. Ambos sãos os espaços em que encontramos recursos úteis para o trabalho e, juntos a eles, análises feitas por professores, colegas com sugestões de uso dos materiais em atividades com estudantes.Mais ainda,são importantes em que podemos colaborar analisando o que lá está interagindo com quem fez as sugestões e fazendo outras,apresentando para troca com outros educadores, o que realizamos com nossos colegas e alunos da nossa escola.
Deixamos de ser provedores de informação para sermos produtores de conhecimento.


Atividade 1.6
Comentário do vídeo que assisti indo até a referencia página 2
O vídeo mostra o uso da tecnologia e seus avanços de acordo com o passar do tempo. Em diversos setores (escolas, biblioteca, empresas, sala de aula, comunidade, telecentro, etc.) e que as pessoas podem utilizar a tecnologia independente da sua idade, desde criança até o mais idoso.Por exemplo: professores podem utilizar vários materiais,colocar os alunos em grupo, mudar o layort da sala, mas não fica fora de utilizar a tecnologia (televisor,vídeo, computador, microfones, etc). Ele pode ministrar suas aulas, fazer um ótimo monitoramento utilizando o computador.


Atividade 1.7:
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto – Urucania/M.G
Aprendendo para Vida!
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos.
Relato da professora do 2º ano do Ensino Fundamental I - Rosenilda Salgado de Araújo Fernandes, após a supervisora Elaine Auxiliadora Maurício Neves ir com os alunos até o Telecentro e ministrar a aula utilizando os computadores para enriquecer a aula.
As atividades realizadas no telecentro foram de grande proveito para todos os alunos, principalmente para aqueles que moram na zona rural, pois eles não têm acesso ao computador e ficaram maravilhados com tudo vivenciaram.
O uso do computador em dupla serviu para reforçar ainda mais o meu processo em sala de aula, uns ajudando os outros no momento da leitura e o entusiasmo de quem esta começando a ler.
Todos representaram com criatividade e demonstraram entendimento da ação através da produção oral e das modelagens com massinhas feitas em sala de aula, após o retorno do telecetro.
O contato com a tecnologia enriqueceu ainda mais o conhecimento dos meus alunos, proporcionando a eles um desejo ainda maior de continuar a estudar para ter um futuro melhor.


Atividade 1.8
Divulgação do resultado de análise da pesquisa sobre trabalho por projetos. Apresentação do trabalho:

Processo: Tecnologia na sala de aula

1-Levar os alunos ao Telecentro;
2-Apresentar as peças que compõe um computador;
3-Organizar os alunos em dupla ou trio;
4-Escolher uma tirinha para ser trabalhada;
5-Trocar tirinhas (um lendo para o outro);
6-Propiciar um reconto oral com os alunos;
7-Explorar a tirinha, onde cada um fale sobre a história e os personagens.

Na sala de aula junto com o Irmão do Coração:
1-Usar o S.Q. A com os alunos. Tema tecnologia.
2-Elaborar coletivamente uma produção de texto;
3-Registrar as palavras no quadro;
4-Escrever a história no caderno;
5-Pedir para os alunos usarem massinha de modelar para representar o que viram no Telecentro.
6-Avaliar o interesse da turma participação, reações manifestadas e percebidas, nível de compreensão e interpretação.

Aqui explico para vocês o que é um processo, porque a escola que eu trabalho há 2 anos, vem desenvolvendo alguns processos. Veja:
Escola Municipal Manoel Mayrink neto


Aprendendo para a vida!

O que é um Processo:
· Um método particular de se fazer alguma coisa, geralmente envolvendo uma série de passos ou operações.
Existem alguns tipos de Processos:
1. Processos de Apoio: que dão suporte às atividades – fim da organização. Numa escola, pode - se dizer que, à exceção do professor, todos executam processos de apoio.
2. Processo Robusto: capaz de se manter relativamente estável, com variação mínima, mesmo quando as condições operacionais variam sensivelmente. Um processo robusto trabalha com uma margem de segurança de qualidade, sendo capaz de resistir a algumas falhas. Uma dinâmica de sala de aula é um processo robusto quando um professor novato é capaz de executá-lo sem qualquer treinamento detalhado.
3. Processo Sistemático:
4. Grau da eficiência do uso de recursos. Embora o termo seja frequentemente utilizado para fatores isolados como pessoal, materiais, recursos financeiros, etc., o conceito de produtividade aplica-se igualmente ao total de recursos aplicados na produção de um serviço ou produto. O uso de uma medida agrega de produtividade geral permite determinarmos se o efeito real de mudanças operadas num processo é benéfico (isto é, se vale apena).

Proprietário do processo:
· Pessoa responsável por um processo e seus resultados. O proprietário é a pessoa – chave na tomada de decisões e na alocação de recursos relativamente a seu processo. Ele ou ela fala pelo processo na organização.


Sugestão de outro processo:
Processo: S.Q.A.
Antes de iniciar uma nova unidade.
No S.Q.A,
o professor faz uma prévia da nova unidade
(um aquecimento), e pede cada aluno
Responda a três perguntas numa tirinha de papel ou oralmente.
As perguntas são:
S = o que você sabe. (sobre o assunto)?
Q= o que você quer saber (sobre o assunto)?
A= o que poderíamos fazer para você aprender (melhor esse assunto)?

Obs: Esse processo faz parte de seu sistema de planejamento, especialmente para incluir as percepções dos alunos nos no seu trabalho.

Um abraço!
Elaine

Junho 2010.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

JESUS TE AMA!


"Senhor, permita-me que quando alguém vier falar comigo, ao se afastar de minha presença tenha se tornado uma pessoa melhor".
E que ao longo desta caminhada conseguiremos atingir nossos objetivos.
Sorria! Jesus te ama! E eu também!