quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Assistiram o vídeo?
Ele faz parte de mais uma de minhas descobertas!
Por isso fiquem atentos na atividade 3.4

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Atividade 3.1

Após fazer a leitura da entrevista com Lucas Ciavatta no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br, Link Cursos e Materiais, Materiais de Estudo, Materiais de Curso, Proinfo Integrado: Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as Tic – 100h –Guia do Cursista, página 119, na qual ele conta a história do Bloco do Passo. Eu vejo e concluo que ele quer mostrar para todas as pessoas que precisamos nos envolver uns com os outros. E que é necessário ter sintonia, autonomia, diálogo e confiança no nosso trabalho ou em qualquer tarefa que formos realizar no nosso cotidiano e que precisamos ir além de muito mais é necessário que acompanhemos os avanços da tecnologia para que possamos ser ousados Pois “quem aprende pode em seguida ensinar. ’’

Atividade 3.2

Produtos e Objetos do Portal do Professor:

Depois que visitei o site do professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Assisti algumas animações e vídeos e estou deixando para vocês o endereço da página e um comentário sobre o que mais me interessou. E acredito que sentirá desejo de assistir também.
Quem é que não gosta de guiar ou andar de carro?
Aprenda e ensine os seus alunos como é importante reciclar!

1º Vídeo garrafas PET –http:///www.agenciabrasil.gov.br/media/vídeos/2009/02/19/petindustriarb1802.flv/view Comentário:
Uma vez que já conhecemos a garrafa PET, e sabemos o porquê do seu uso (confecções de brinquedos, cintos, bolsas, e outros) através desse vídeo podemos enriquecer muito mais o conhecimento de nossos alunos, pois eles terão mais informações sobre as formas de utilização da garrafa após a reciclagem.
“De acordo com o vídeo, o Brasil é um dos países que mais reciclam garrafas PET. O vídeo apresenta a novidade que a garrafa PET será agora uma das principais matérias – primas utilizadas em carpetes e revestimentos dos automóveis brasileiros.”

2º Um mundo imerso em palavras [Um mundo de letras]
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=51462
Comentário:
Gosto muito de ler e uns dos livros que li diversas vezes e que me chamou atenção foi o Asa de papel, do autor Marcelo Xavier. Esse livro tem muito em comum com o vídeo que assisti: Um mundo imerso em palavras, que vem de encontro em como ensinar, como adquirir o gosto pela leitura e nos mostrar a importância da leitura e da escrita para a construção da cidadania na sociedade letrada.
“Episódio da série Um mundo de letras, da TV Escola. Apresenta vídeo elaborado com entrevistas de diversas pessoas que relatam suas experiências e relações com a leitura. Aborda a importância da escrita e da leitura para a construção e exercício da cidadania na sociedade letrada. Cita exemplos de bibliotecas comunitárias que foram construídas por pessoas comuns.”
Também quero chamar a atenção de vocês para fazerem à leitura complementar: texto “O mito da telinha...”pág122 - Guia do Cursista: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011620.pdf
Achei muito interessante esse texto, ele vem completar o estudo que fizemos na unidade 1. Como o uso da nova tecnologia pode gerar resultados positivos ou negativos dependendo de como nós professores orientamos os nossos alunos na sala de aula. O autor faz um feedblack desde o carbono (stencil) até os dias de hoje Epsons ou HPs.
É super interessante! Não percam!
Um abraço! Elaine.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Na sala de aula: Junto com o Irmão do coração

Telecentro/Urucânia - MG

Antes de iniciar a unidade 3, vejam algumas fotos: Trabalho por Projetos.

Você quer conhecer e aprender a utilizar o Wikicionário?
Atividade - 2.11
Num mundo wiki – Por Jaime Balbino.
Uma contribuição à liberdade
A Wikipedia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando,retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá – la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.
Para compreender a Wikipedia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite-da qual podemos ou nãonos sentir parte. No mundo wiki não existe uma cultura popular ou uma cultura do status quo. O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo e que , por meio da linguaguem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro( quer seja ou naão da mesma classe social).
Quando se trata de conhecimento e conceito segundo Pierre Levy, não se pode ler um verbete da Wikipedia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido. O conhecimento lá não é só uma matrix hipertextual que parte da interpretação individual para atingir o coletivo. O hipertexto e seus links são apenas partes das possibilidades. Num texto dinamicamente escrito e reescrito, por autores conscientes do seu poder de influir na coletividade, o que temos é o surgimento também de camadas, dobras, platô, múltiplos, historia (num sentido mais deleuziano). Isto é não temos quase – conceitos ou pseudos – conceitos, criados individual ou coletivamente, que juntos formam um conceito ou uma ideia.
Navegue pelos seguintes sites:
• http://pt.wikipedia.org/wiki/wikicionario
• http://wwwcontosdaescola.net/entrevista-com-stewart-mader-wiki-in-education.
Vamos agora navegar pela Wikipédia, buscando informações sobre seu conceito e história e as maneiras de participar do empreendimento (Wikipédia).

Atividade 2.10
Vagueando pela Wikipédia. O que é Wikipédia?
A palavra Wikipédia é uma adequação lusófona da forma original anglófona sobre a fusão dos dois nomes que escrevem Wiki + pedia. Em português, o prefixoWiki, somando ao sufixo de enciclopédia, ganhando acento diacrítico agudo no e, para atender a gramática lusófona.
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Tnternet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Netscape, opera, Safári, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso `Internet pode modificar qualquer artigo,e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito
surgir outros projetos irmãos. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua.
Obs: Endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/wikip%C3%A9dia

Resultados da Avaliação Diagnóstica

7 de Julho de 2010
- Quinto Ano - Ensino Fundamental
Professor: José de Macedo – 505
3º turno
Língua Portuguesa



Fonte: Avaliação elaborada pela supervisora.


Hoje apresentarei o meu pôster. Ele é um outro meio de comunicação visual. É uma fonte de informação do trabalho realizado, completada por uma apresentação oral. A rigor, um pôster é um sumário e uma propaganda daquilo que foi pesquisado.

Aprendendo para a vida! Avaliação: Interpretação de Texto Ensinando e aprendendo
com as TICs.
Elaine Auxiliadora Mauricio Neves (E.M.M.M. Neto).
elaine-auxiliadora@hotmail .com
Resumo

Interpretar diferentes tipos de texto;
Ler e interpretar, os enunciados;
Sanar as dificuldades apresentadas durante a interpretação;
Fazer a avaliação.

Coletânea de textos
Introdução

A elaboração deste trabalho será para os alunos do 5º ano (505) do 3º turno
e essa idéia já surgiu algum anos atrás devido os resultados da Prova Brasil,
por isto a escola decidiu desenvolver intervenções pedagógicas para chegarmos
ao nível recomendável.
O objetivo deste trabalho é procurar sanar as dificuldades dos alunos ao interpretar textos.
Metodologia
Preparar a turma juntamente com o professor regente para a interpretação de texto
Fazendo um comentário prévio sobre o assunto. Explicando os diferentes gêneros textuais aproveitando o próprio livro didático, recortes de jornais e revistas, etc.
Antes da avaliação foi reservado um momento de conversa com os alunos, deixando a turma com a autoestima elevada e confiante para fazer a avaliação.

Resultado
O resultado é que 100% dos alunos consigam interpretar e alcançar bons resultados, tanto no momento da Prova Brasil quanto na sua jornada escolar procurando sempre alcançar o nível recomendável.

Conclusão
Após aplicar a avaliação diagnóstica aos alunos registrei os dados através do gráfico de colunas para que haja um melhor entendimento.
A avaliação aplicada foi uma Interpretação de Texto, sendo feita por 24 alunos:
14 alunos alcançaram o nível recomendável, 8 o nível intermediário, 2 o nível baixo. Dessa forma, o resultado demonstra avanços em relação a avaliações anteriores, visto que, os alunos estão conseguindo interpretar diferentes gêneros com mais facilidade. Este avanço é resultado de intervenções pedagógicas que a escola, juntamente com o professor, vem desenvolvendo dentro da sala de aula.

Referências Bibliográficas:
MIRANDA, Cláudia; RODRIGUES, Vera Lúcia; Livro Didático, Língua Portuguesa, 5ºano, Coleção Sempre Aprendendo.
PDE - PROVA BRASIL – Plano de Desenvolvimento da Educação/2009+.
Na Avaliação Diagnóstica de um total de 24 alunos, obtivemos o seguinte resultado:
Nível Recomendável - 14 alunos
Nível Intermediário - 8 alunos
Nível Baixo - 2 alunos.
Após aplicar a avaliação diagnóstica aos alunos do professor José de Macedo, registrei os dados através do gráfico de colunas para que haja um melhor entendimento. A avaliação aplicada foi uma Interpretação de Texto, sendo feita por 24 alunos, que depois de corrigida, cheguei a seguinte conclusão: 14 alunos alcançaram o nível recomendável, 8 o nível intermediário, 2 o nível baixo.
Dessa forma, o resultado demonstra avanços em relação a avaliações anteriores, visto que, os alunos estão conseguindo interpretar diferentes gêneros com mais facilidade. Este avanço é resultado de intervenções pedagógicas que a escola, juntamente com o professor, vem desenvolvendo dentro da sala de aula.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atividade 2.7 e 2.8:
Aqui vocês terão oportunidade de ver a execução da atividade planejada e o registro digital das observações através das fotos.
Resultados: Avaliação Diagnóstica – 7 de Julho de 2010
- Quinto Ano - Ensino Fundamental
Professor: José de Macedo – 505
3º turno - Língua Portuguesa
Atividade 2.6:
Planejamento de atividade com hipertexto ou Internet no editor de textos

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto - Urucânia /2010
Aprendendo para a vida!

Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Professor: José de Macedo Silva Neto 5º ano / 3º turno
Participação: Rita de Cássia Araújo
Aluna: Elaine Auxiliadora Mauricio Neves (supervisora)
Professoras: Emanuelle e Conceição – Ponte Nova- M.G.
Tema: Interpretação de texto
Objetivos de aprendizagem:
• Interpretar diferentes tipos de textos;
• Ler e interpretar os enunciados sozinhos;
• Sanar as dificuldades apresentadas durante a interpretação, utilizando propostos de encartes sugeridos pela Prova Brasil, com apoio da equipe pedagógica da SRE 33ª PN.
As etapas das atividades:
• Comentário prévio sobre o assunto:
• Leitura silenciosa;
• Leitura em voz alta;
• Trabalhar a interpretação individual, utilizando diferentes tipos de enunciados.
Identificação e listagem dos recursos necessários:
• Livro Didático – Língua Portuguesa – 5º ano – Coleção Sempre aprendendo.
Autoras: Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues.
• Recortes de jornais e revistas;
• Xérox;
• Oralidade - expor para os alunos, fatos atuais desenvolvendo, na criança a capacidade de percepção. Ex: Copa do Mundo não é somente futebol, gera empregos, renda cultura, conhecimento geográfico etc.
Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participar da atividade:
• Utilizo o S.Q.A. sempre no inicio das aulas;
• O próprio texto, também nos ajuda ,estimulando os alunos a comentar, despertado interesse nos demais, instigando assim um debate.
Formas de avaliação – como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo?
• Avaliação diagnóstica, amostral, recuperação paralela, sistemática e participação dos alunos na sala de aula, tarefas, trabalhos.
Verificação se atingiu o objetivo?
• Correção dos exercícios oral ou escrito;
• Utilização do dicionário;
• Leitura feita pelo professor para que a compreensão fique mais fácil, depois pelos alunos;
• Linguagem formal e informal;
• Leitura diária utilizando os livros da Biblioteca Cecília Meirelles da própria escola;
• Processo: Recordando;
• Processo: Recuperar – Intervenção pedagógica.
Obs: Na próxima aula de Interpretação de texto, eu vou aproveitar a avaliação amostral para introduzir sobre o Hipertexto e links na sala dele, pois o professor levará para sala de aula o seu notebook para que seus alunos interpretem a tela do notebook, direcionando os passos corretos até chegarem no arquivo a ser trabalhado.
Vocês observarão que na avaliação amostral, coloquei um texto de Ziraldo com o titulo: Dia do Pedundura e o link.
Segue a Avaliação Amostral:

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
APRENDENDO PARA A VIDA!

AVALIAÇÃO AMOSTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA:
FAÇA COM ATENÇÃO!

ACERTOS: ___________ ERROS: _____________

PROFESSOR: ____________TURMA__________SUPERVISORA: ________

NOME DO ALUNO: ___________________________________________________

ANO________ DATA: ____/____/____


1. (D3) Leia o texto abaixo:

DIA DO PEDUNDURA

O tio do Junin tem um restaurante perto de uma faculdade, mas que nunca abre no dia 11 de agosto para não ter confusão. Eu fiquei surpreso e, no começo, não entendi muito bem, mas, depois, ele me contou que, neste dia, os estudantes do curso de Direito vão aos restaurantes, comem e saem sem pagar a conta. Este dia existe porque, antigamente, os poucos estudantes de Direito eram convidados para comer de graça em alguns restaurantes para comemorar o Dia do Direito e o Dia do Advogado. Hoje em dia, o número de estudantes cresceu muito e a tradição do pendura não pôde mais ser mantida. É claro que os dono dos restaurantes não gostam nem um pouco desse dia,eles brigam,chamam a polícia e se recusam a atender a algumas pessoas. Por isso o tio do Junin prefere fechar seu restaurante e ficar longe de qualquer problema.
www.meninomaluquinho.com.br/paginahistoria

No trecho “... eles brigam, chamam a polícia...”, a palavra destacada se refere a.
A) convidados
B) donos
C) estudantes
D) restaurantes
__________________________________________________________________

2. (D4) Leia o texto abaixo:

E aí tem a do foguete espacial. O eletricista foi consertar o foguete. Demorou a achar o defeito. Quando terminou e ia sair, estava tudo fechado. Ele tentou se comunicar com a torre de comando, mas foi jogado ao chão com o impacto do foguete começando a subir. Correu para a cabine e viu um homenzinho verde dirigindo o foguete.
¬__ Para onde estamos indo?
E o homenzinho:
__Você eu não sei. Eu estou voltando pra casa.

Ziraldo. As últimas anedotinhas do Bichinho da Maça. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p.39.

O homenzinho verde que estava dirigindo o foguete era um:

A) anão de jardim de roupa verde.
B) astronauta em treinamento.
C) ladrão roubando o foguete.
D) marciano voltando para casa.
________________________________________________________________

3. (D13) leia o texto abaixo:

Elixir

Numa cidadezinha do interior, um jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
__Todo dia tomo uma colher desse elixir e olhem o resultado: já vivi 300anos!
Ouvindo isso, os espectadores logo correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a multidão. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo ouvir:
__Que história é essa? O seu patrão já viveu trezentos anos mesmo?
E o menino respondeu:
__Eu não tenho certeza. Só trabalho para ele há 120 anos?
Piadas da internet para crianças espertas. Luiz Aviz (org). Rio de Janeiro: Record, 2001, p.77.

O humor desse texto está na

A) fala do vendedor do exilir.
B) resposta do garotinho.
C) pergunta do negociante.
D) invenção do novo elixir.
__________________________________________________________________
4. (D9) Leia o texto abaixo e responda as seguintes questões:

FRANGO COM QUIABO
INGREDIEBTES:

500g de frango cortado
Suco coado de 3 limões
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
500g de quiabo
Uma cebola grande cortadas em cubos
3 tomates sem sementes, cortados em cubos salsinha a gosto.

MODO DE PREPARAR

Tempere o frango com a metade do suco de limão, o alho, sal e pimenta e deixe por uma hora.
Lave bem os quiabos, cortes as pontas, coloque-os em um recipiente e regue com a outra metade do suco de limão.
Em uma panela, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Acrescente a cebola e os tomates e refogue em fogo baixo, mexendo sempre. Junte os quiabos escorridos. Deixe cozinhar até os quiabos estejam macios. Adicione a salsinha. Sirva assim que retirar do fogo.


1- Este texto serve para ensinar a.

A) cozinhar em fogão a lenha.
B) fazer frango com quiabo.
C) fazer suco de limão.
D) brincar de cozinhar.


2- Este texto é.

A) uma receita culinária.
B) a história de um frango.
C) uma instrução de um jogo.
D) uma bula de remédio.

3- Para fazer frango com quiabo é preciso:

A) folha de louro.
B) chuchu refogado.
C) cebolinha de cheiro a gosto.
D) cebola cortada em cubos.

4- De acordo com o texto a primeira coisa a ser feita é:

A) aquecer o azeite.
B) temperar o frango.
C) dourar o frango.
D) juntar os quiabos ao frango.
Sucessos!
Elaine.

Assinatura do responsável: ____________________________________________
Atividade 2.4
Colegas!
Depois de ler os trabalhos de vocês, registrado no fórum só posso comentar que gostei muito do que li e aprendi.
Como ampliou os meus conhecimentos e como foi bom navegar sobre os assuntos propostos por nossas professoras: Emanuelle e Conceição.
Fico feliz de estar participando pela primeira vez e de poder registrar tudo neste portfólio.
Agradeço a Deus por isso e também por conhecer e aprender com vocês!
Um abraço .