quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conheça o nosso Portfólio:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

PORTFÓLIO

Ciclo de Alfabetização
1º ano

Para as crianças; para os pais, para os professores e toda equipe escolar, ABRIR UM PORTFÓLIO BEM FEITO É COMO ABRIR UMA ARCA DO TESOURO.
Alguns itens irão causar um sorriso ou uma risada; outros irão trazer velhas lembranças; outros itens irão motivar os jovens aprendizes (e seus pais e professores) para experimentar novas tarefas e reexperimentar as velhas. Todos os itens irão proporcionar informações prazerosas e apreciações saborosas...
Nome do Aluno (a):___________________________________________
Professor (a): ________________________________________________
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Supervisora: Elaine Auxiliadora Maurício Neves
Orientadora: Maria Tereza Cruz
Urucânia





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!



Dedicatória

• Dedico este Portfólio a Deus que sempre me guiou e guiará durante toda minha vida.
• Dedico aos meus pais e/ou responsáveis que estão sempre presentes em minha vida, à minha professora que me ensinou a ler e escrever, e a todos os funcionários da escola que diretamente ou indiretamente me ajudou durante esta caminhada.
• Dedico a você que por algum motivo abriu as páginas deste portfólio. Espero que possa lhe ajudar em alguma coisa.



Um abraço carinhoso!
_______________

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

TAREFA DE ESTAR JUNTO

(Maria Blandina de Melo Todeschi - Neuro-pediatra)
Estar junto de seu filho é tarefa feliz... Para isso pode fazer uma série de coisas simples e maravilhosas que formarão um elo permanente entre você e ele. Comece deixando-o provar, perguntar, explorar tudo que o rodeia. Deixe-o perguntar mesmo que você não saiba responder na hora; deixe-o fazer observações, testar conclusões, cogitar, maravilhar-se. Procure todas as maneiras de tornar seu filho mais sensível ao ambiente, a usar todos os seus sentidos para explorar o mundo que o cerca, não de forma maçante e insistente, mas criativa e carinhosamente.
É preciso que ele aprenda a ver as coisas: sua forma, sua cor, seu tamanho, suas relações no espaço e no tempo.
É preciso que ele aprenda a ouvir. Ensine-o a sentir o mundo através da sua audição, a esquecer da poluição sonora para sentir com o ouvido os sons que nos mostram a suavidade: o grilo e a sua canção, a água da chuva que cai, o barulho do vento, as máquinas em movimento, os sons da casa, os passos dos amigos que chegam!
É bom descobrir as coisas. Mostre a seu filho como podemos vê-las, sentindo-as, tocando-as e apalpando-as, sem usar os olhos. As polpas digitais têm o sentido esplêndido de mostrar às formas das coisas, as texturas, as superfícies, calor, peso. Ver, tocando suavemente o mundo através dos dedos e do corpo todo. Sentir como um galho pode ser liso e escorregadio, como uma casca de árvore pode ser áspera, dura, mole ou resistente, mas suave... Como são macios os animais de verdade e como são quentinhos debaixo das penas e pelos. Rolar no chão, na grama, pisar no molhado, na água, no seco, no áspero, no liso para perceber as diferenças...
Você pode testar com o seu filho, o peso, a leveza das coisas. Descobrir e avaliar como é leve o voo de sementes que se soltaram das plantas ou como é pesada a manga que cai da mangueira. Como o peso, o choque de uma pedra atirada é diferente de um chute em uma bola.
Comparar a bola de couro a um balão. Fazer bolhas de sabão!
Dê-lhe oportunidade de viver os elementos da natureza. Ajude-o a procurar os brotos das plantas e reparar o feitio das folhas, o colorido das flores e sentir seu perfume. Acompanhe com ele as modificações da semente que se transforma em plantas. Colecionem juntos, folhas no jardim ou quintal, vejam um bichinho que se arrasta ou que um inseto que voa! Sinta o cheiro das coisas! Das frutas e das flores, da terra molhada pela chuva... Veja com ele os pássaros, sua beleza colorida, escutem seus diferentes cantos.
Dê-lhe oportunidade de brincar com a água, senti-la em cada parte do corpo e descobrir as inúmeras sensações que pode produzir. Faça-o ver a água sob todas as suas formas, deixe-o pegar um cubo de gelo e observar como se derrete... Mostre a nuvenzinha que sai do bico da chaleira, o vidro embaçado do carro ou ônibus, a vidraça ou espelho do banheiro, fazendo rabisco com os dedos sobre superfícies cobertas de leve camada de vapor condensado. Faça, com ele, experiências simples na banheira, na pia da cozinha, na piscina, ou mesmo na bacia com água para ver que espécies de objetos flutuam e quais se afundam.
Presenteie-o com uma lente de aumento! Juntos irão descobrir as escamas coloridas das asas das borboletas, as facetas dos olhos insetos ou cristais dos grãos de areia.
Não se preocupe você não precisa saber tudo, sobre tudo isso, para responder a seu filho. Pesquise com ele, descubra com ele. Cresça com ele, aprendendo a descobrirem juntos. Vai valer à pena cultivar o convívio com seu filho! Você e seu filho!

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

PORTFÓLIO:

O portfólio é do aluno. Ele faz parte da aula, é a peça mais representativa do trabalho escolar e da aprendizagem do aluno. Usar o portfólio nas aulas é exercício de bom senso.
O principal usuário é o aluno, segundo, é o (a) professor (a). Os pais (ou responsáveis) estão na outra ponta. Devem ser orientados a utilizá-lo para darem um melhor suporte ao trabalho do filho.
O portfólio é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada aluno.
O processo de montagem de portfólio auxilia-nos a entender melhor o desenvolvimento educacional e a planejar atividades educativas com mais eficiência. É tanto um modo de ensinar, quanto um modo de avaliar os alunos.
Avaliação baseada em portfólio pode e deve concentrar a atenção de todos (dos alunos, professores e familiares) nas tarefas importantes do aprendizado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupções, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas.
Valorizemos o portfólio como sendo o registro das experiências e das realizações únicas de cada aluno, adotando formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade dos alunos que os levem a explorar mais intensamente as diversas linguagens artísticas, a começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.
Equipe de Liderança

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO



Obs: Colocar a foto do (a) aluno(a)

1. NOME COMPLETO:
_____________________________________________________________________________________

2. QUAL A SUA IDADE?
DESENHE NO BOLO A QUANTIDADE DE VELINHAS QUE CORRESPONDE À SUA IDADE E COMPLETE A FRASE:







EU TENHO____ ANOS

3. NOME DO SEU PAI:________________________________________________________

4. NOME DA SUA MÃE:________________________________________________________

5. QUANTAS PESSOAS FAZEM PARTE DA FAMÍLIA?
DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO A SUA FAMÍLIA DANDO NOME ÀS PESSOAS E COMPLETANDO A FRASE.


8. DESENHEM QUANTOS


NA MINHA FAMÍLIA HÁ____ PESSOAS.

6. NOME DE SUA ESCOLA:
__________________________________________________________________________

7. NOME DE SUA PROFESSORA:

__________________________________________________________________________

8. DESENHE:

QUANTAS MENINAS:



QUANTAS MENINOS:




TEM NA SUA SALA.

9. QUAIS SÃO SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ EM CASA:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

COLOQUE NOME NOS DESENHOS:
DATA:___/____/___





















PROJETO LITERÁRIO
DATA:___/___/____


TÍTULO DO LIVRO:
____________________________________________________________
____________________________________________________________














Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!


APRENDENDO COM AS LETRAS

A a

DONA ARANHA

ARANHA SUBIU PELA PAREDE.
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU
A CHUVA PAROU E O SOL JÁ VEM SAINDO.
VENHAM VER A ARANHA
QUE JÁ TORNOU A SUBIR.





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

B b


HABITAT:
BOTO COR DE ROSA OS BOTOS VIVEM NAS BACIAS DOS RIOS AMAZONAS, MAMORÉ E ORENOCO.
TAMANHO E PESO:
SÃO MUITO PARECIDOS COM OS GOLFINHOS. QUANDO NASCEM, PESAM EM MÉDIA 7 KG, PODENDO CHEGAR ATÉ 160 KG QUANDO ADULTOS. SEU COMPRIMENTO PODE CHEGAR A ATÉ 2,5 METROS.
ALIMENTAÇÃO:
OS BOTOS ALIMENTAM-SE DE PEIXES, CARANGUEJOS E ATÉ PEQUENAS TARTARUGAS.
EXPECTATIVA DE VIDA: VIVEM 30 ANOS; EM MÉDIA.
REPRODUÇÃO: A GESTAÇÃO DURA DE 10 A 12 MESES. NASCE APENAS 1 FILHOTE.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!


C c

COMO O CÃO ENXERGA?

O CACHORRO ENXERGA APENAS QUATRO CORES: AZUL, AMARELO, BRANCO E TONS DE CINZA.
SE TIVESSE DE RECONHECER O SEMÁFORO PELAS CORES PARA ATRAVESSAR A RUA, ESTARIA PERDIDO: VERMELHO, AMARELO E VERDE É, PARA ELE, UMA COR SÓ: AMARELO.
A VISÃO DO CÃO É MELHOR Á NOITE. DURANTE O DIA ELE VÊ EMBARAÇADO, COM POUCAS CORES E MENOS DETALHES.




Obs:Fique ligadinho, qualquer dia eu continuo postando mais páginas do portfólio. Não esqueça que a criatividade depende de cada professor.Por exemplo:Colar palavrinhas, circular letras,escrever os número de letras de acordo com cada palavra que esta no texto,desenhar matinho, nuvens,flores,etc...ok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário