sábado, 26 de março de 2011

Sugestão de atividades para o Ciclo Básico de Alfabetização:

Projeto: Como é bom brincar!
Período de realização: Agosto, Setembro e Outubro (uma sexta - feira durante o mês)
Local: Na própria escola
Materiais Utilizados: Brinquedos, livros, revistas, sucatas.
Clientela envolvida: Professora: Vera Maria de Oliveira Gonçalves
Alunos do 3º ano/2010
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos Mayrink
Supervisora: Elaine auxiliadora Mauricio Neves

SegundoVygotsk: É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança... é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera.
Justificativa:
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Brincar constitui-se, desta forma em uma atividade interna das crianças, baseadas no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.
Objetivos:
• Mostrar a importância do ato de brincar;
• Participar de situações de socialização;
• Valorizar as diferentes formas de brincar;
• Participar de variadas situações de comunicação oral;
• Respeitar a individualidade do colega e interagir com os outros;
• Usar a linguagem oral para conversar a brincar.
Etapas do projeto:
1. Roda de conversa (Quais os brinquedos preferidos?);
2. Listar os brinquedos em um cartaz.
3. Qual brincadeira preferida?
4. Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
5. Pesquisar junto com a família sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
6. Ler as pesquisas na sala de aula junto com as crianças, selecionar algumas brincadeiras para brincarmos.
7. Propor para as crianças desenharem alguns brinquedos;
8. Produção de texto com vários títulos:
• Meus brinquedos.
• É hora de brincar!
• Porque vamos brincar?
9. Exposição dos trabalhos em classe.
10. Confecção de um livro de brincadeiras no Portfólio.
Relatório:
A importância de brincar:
Brincar é uma coisa muito seria. Toda criança deveria poder brincar. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. Em alguns momentos ela vai reproduzir, em suas brincadeiras, situações que presenciou em seu meio. Por exemplo, ela pode efetuar o seguinte diálogo com sua boneca: Hoje está frio,por isso você não pode tomar sorvete, Nana,nenê... A criança vai repetir com seus brinquedos e amigos o modo pelo quais os adultos a tratam e conversam com ela.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Também é uma forma de autoexpressão. O faz de conta estimula a fantasia, a criatividade e dá possibilidades à criança de construir símbolos, cenários, personagens únicos ou qualquer coisa que desejar.
Benefícios de brincar:
• Mantém laços culturais;
• Elabora as relações de amizades e sociabilidades;
• Melhora as habilidades sensoriais e motoras;
• Desenvolve a capacidade de lidar com as frustrações;
• Solicita à inteligência e desenvolve estratégias de sabedoria;
• Alivia tensões;
• Desperta criatividade, auto-conhecimento, respeito às regras e às diferenças;
• Desenvolve a capacidade de negociação de negociação, administração de conflitos e solidariedade;
• Incentiva o conhecimento de direito e deveres;
• Estimula o empreendedorismo;
• Oferece noções de trabalho em grupo e atuação cooperativa.

Uma questão de hábito ou necessidade?

Para a criança, brincar é viver. Esta é uma afirmativa bastante usada e, certamente aceita. Poderíamos dizer que todos os adultos, com maior ou menor intensidade, acreditam que as crianças não vivem sem seus brinquedos.
Existem três pontos de vista:
1. Sociológico;
2. Filosófico;
3. Psicológico;
4. Criatividade;
5. Psicoterapeutico.
Por que brincar?
Brincar é essencial a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções nossa necessidade de conhecer e reinventar.
Avaliação Pessoal da equipe envolvida.

Agora que eles já acostumaram mãos à obra!!
Um abraço carinhoso!
Verinha e Equipe de Liderança. Fevereiro/2011

Assistiram? Então...

Ofereço em especial a Equipe de Liderança das Escolas Municipais e Estaduais de Urucânia - M.G. E principalmente as orientadoras do eproinfo: Emanuelle e Conceição Rozeli Madalena,Creocimar,Lilia,Maria Tereza,Rosa,Giuliana,Rita Araújo e aos meus queridos educadores da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
E que ao assistir possamos refletir sobre a nossa prática pedagógica.
Um abraço!
Elaine.

sexta-feira, 25 de março de 2011

É importante que todos nós educadores assistam esse vídeo:

Só observando!

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.
O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.
Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que
ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.
Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.
Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!
Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '
Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'
E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo.
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

TENHA UM LINDO DIA!
LEIA SOMENTE SE VOCÊ TIVER TEMPO PRA DEUS.
DEIXA EU TE PEDIR UMA COISA: TENHA CERTEZA, QUE VOCÊ IRÁ LER ATÉ O FIM, EU QUASE DELETEI ESSA MENSAGEM, E FUI ABENÇOADO QUANDO EU TERMINEI DE LER.
A FALTA DE TEMPO PARA DEUS É EXATAMENTE O QUE TEM CAUSADO UMA PORÇÃO DE PROBLEMAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.
NOS RESUMIMOS EM ENCONTRAR DEUS SOMENTE NAS IGREJAS AOS DOMINGOS DE MANHÃ
TALVEZ NOS DOMINGOS À NOITE..
NOS OCUPANDO COM NOSSAS OBRIGAÇÕES DURANTE A SEMANA TODA.
LEMBRAMOS D' ELE SOMENTE QUANDO ESTAMOS DOENTES
E CLARO, EM VELÓRIOS , QUANDO PERDEMOS ENTES QUERIDOS.
PORÉM, NÃO TEMOS TEMPO PRA ELE DURANTE O TRABALHO, LAZER ETC..
NÃO IMPORTA EM QUE LUGAR DO MUNDO, SIMPLESMENTE , ACHAMOS QUE PODEMOS NOS VIRAR SOZINHOS.
QUE DEUS NOS PERDOE POR ESSES PENSAMENTOS!
NÃO EXISTE TEMPO OU LUGAR EM QUE ELE NÃO POSSA ESTAR CONOSCO.
DEVERÍAMOS SEMPRE PARAR E PENSAR EM TUDO QUE ELE FEZ E TEM FEITO POR NÓS
SE VOCÊ NÃO ESTIVER ENVERGONHADO CONTINUE LENDO ABAIXO.
JESUS DISSE: SE SENTIRES VERGONHA DE MIM EU TAMBÉM SENTIREI VERGONHA DE VOCÊ QUANDO ESTIVERMOS NA FRENTE DE MEU PAI.
CONTINUE APENAS SE VOCÊ O AMA.
SIM, EU AMO MEU DEUS! ELE É A RAZÃO DA MINHA EXISTÊNCIA E MEU SALVADOR!
ELE ME MANTÉM VIVO A CADA DIA. SEM ELE EU NÃO SERIA NADA, MAS COM ELE ME SINTO FORTE.
SE VOCÊ AMA À DEUS E NÃO SENTE VERGONHA DELE, NEM DE TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS QUE ELE TEM FEITO POR VOCÊ, ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS AMIGOS.
AINDA TEM TEMPO PRA CONTINUAR LENDO?
FÁCIL X DIFÍCIL
POR QUE É TÃO DIFÍCIL DIZER A VERDADE E TÃO FÁCIL CONTAR UMA MENTIRA?
POR QUE SENTIMOS TANTO SONO NA IGREJA DURANTE O SERMÃO, MAS ACORDAMOS RAPIDINHO QUANDO ESTÁ QUASE TERMINANDO O CULTO?
DE TODOS OS PRESENTES QUE RECEBEMOS DE GRAÇA, A ORAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.
NÃO CUSTA NADA E TRAZ MARAVILHOSAS RECOMPENSAS!
NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS RECUSAM À DEUS E DEPOIS SE PERGUNTAM PORQUE O MUNDO PARECE O INFERNO?
NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS DIZEM : SIM EU CREIO EM DEUS, MAS AINDA CONTINUAM ADORANDO SATANÁS, QUE A PROPÓSITO, TAMBÉM ACREDITA EM DEUS.
NÃO É ENGRAÇADO COMO VOCÊ ENVIA MILHARES DE PIADAS E ELAS SE ESPALHAM COMO UM INCÊNDIO NUMA FLORESTA, MAS QUANDO VOCÊ OU ALGUÉM COMEÇA LER UM E MAIL E PERCEBE QUE É SOBRE DEUS PENSA MIL VEZES ANTES DE DIVIDI-LO COM OS AMIGOS DA SUA LISTA ?
NÃO É ENGRAÇADO QUE QUANDO VOCÊ TERMINAR DE LER ESSA MENSAGEM, VOCÊ NÃO IRÁ MANDAR PARA TODOS SEUS AMIGOS, PORQUE NÃO TEM CERTEZA SE ELES ACREDITAM EM DEUS OU NÃO , OU PORQUE SE SENTIRÁ ENVERGONHADO A RESPEITO DO QUE VÃO PENSAR SOBRE VOCÊ, POR MANDAR UMA MENSAGEM SOBRE DEUS?
NÃO É ENGRAÇADO QUE EU ESTOU MAIS PREOCUPADO NO QUE AS PESSOAS IRÃO PENSAR DE MIM, DO QUE SOBRE O QUE DEUS IRÁ PENSA DE MIM ?
QUE TODOS AQUELES QUE RECEBAM ESSA MENSAGEM ENVIE PARA TODOS SEUS AMIGOS E QUE ELES SEJAM INFINITAMENTE ABENÇOADO POR DEUS. AMÉM!
SE VOCÊ AMA À DEUS E NÃO SENTE VERGONHA DELE, NEM DE TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS QUE ELE TEM FEITO POR VOCÊ, ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS AMIGOS
AINDA TEM TEMPO PRA CONTINUAR LENDO?
FÁCIL X DIFÍCIL
POR QUE É TÃO DIFÍCIL DIZER A VERDADE E TÃO FÁCIL CONTAR UMA MENTIRA?
POR QUE SENTIMOS TANTO SONO NA IGREJA DURANTE O SERMÃO, MAS ACORDAMOS RAPIDINHO QUANDO ESTÁ QUASE TERMINANDO O CULTO?
DE TODOS OS PRESENTES QUE RECEBEMOS DE GRAÇA, A ORAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.
NÃO CUSTA NADA E TRAZ MARAVILHOSAS RECOMPENSAS!
NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS RECUSAM À DEUS E DEPOIS SE PERGUNTAM PORQUE O MUNDO PARECE O INFERNO?
NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS DIZEM : SIM EU CREIO EM DEUS, MAS AINDA CONTINUAM ADORANDO SATANÁS, QUE A PROPÓSITO, TAMBÉM ACREDITA EM DEUS.
NÃO É ENGRAÇADO COMO VOCÊ ENVIA MILHARES DE PIADAS E ELAS SE ESPALHAM COMO UM INCÊNDIO NUMA FLORESTA, MAS QUANDO VOCÊ OU ALGUÉM COMEÇA LER UM E MAIL E PERCEBE QUE É SOBRE DEUS PENSA MIL VEZES ANTES DE DIVIDI-LO COM OS AMIGOS DA SUA LISTA ?
NÃO É ENGRAÇADO QUE QUANDO VOCÊ TERMINAR DE Só observando !
O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.
O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.
Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que
ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.
Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'
Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.
Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!
Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '
Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'
E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo.
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

TENHA UM LINDO DIA!

DEIXA EU TE PEDIR UMA COISA: TENHA CERTEZA, QUE VOCÊ IRÁ LER ATÉ O FIM, EU QUASE DELETEI ESSA MENSAGEM, E FUI ABENÇOADO QUANDO EU TERMINEI DE LER.
A FALTA DE TEMPO PARA DEUS É EXATAMENTE O QUE TEM CAUSADO UMA PORÇÃO DE PROBLEMAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.
NOS RESUMIMOS EM ENCONTRAR DEUS SOMENTE NAS IGREJAS AOS DOMINGOS DE MANHÃ
TALVEZ NOS DOMINGOS À NOITE..
NOS OCUPANDO COM NOSSAS OBRIGAÇÕES DURANTE A SEMANA TODA.
LEMBRAMOS D' ELE SOMENTE QUANDO ESTAMOS DOENTES
E CLARO, EM VELÓRIOS , QUANDO PERDEMOS ENTES QUERIDOS.
PORÉM, NÃO TEMOS TEMPO PRA ELE DURANTE O TRABALHO, LAZER ETC..
NÃO IMPORTA EM QUE LUGAR DO MUNDO, SIMPLESMENTE , ACHAMOS QUE PODEMOS NOS VIRAR SOZINHOS.
QUE DEUS NOS PERDOE POR ESSES PENSAMENTOS!
NÃO EXISTE TEMPO OU LUGAR EM QUE ELE NÃO POSSA ESTAR CONOSCO.
DEVERÍAMOS SEMPRE PARAR E PENSAR EM TUDO QUE ELE FEZ E TEM FEITO POR NÓS
SE VOCÊ NÃO ESTIVER ENVERGONHADO CONTINUE LENDO ABAIXO.
JESUS DISSE: SE SENTIRES VERGONHA DE MIM EU TAMBÉM SENTIREI VERGONHA DE VOCÊ QUANDO ESTIVERMOS NA FRENTE DE MEU PAI.
CONTINUE APENAS SE VOCÊ O AMA.
SIM, EU AMO MEU DEUS! ELE É A RAZÃO DA MINHA EXISTÊNCIA E MEU SALVADOR!
ELE ME MANTÉM VIVO A CADA DIA. SEM ELE EU NÃO SERIA NADA, MAS COM ELE ME SINTO FORTE.
LER ESSA MENSAGEM, VOCÊ NÃO IRÁ MANDAR PARA TODOS SEUS AMIGOS, PORQUE NÃO TEM CERTEZA SE ELES ACREDITAM EM DEUS OU NÃO , OU PORQUE SE SENTIRÁ ENVERGONHADO A RESPEITO DO QUE VÃO PENSAR SOBRE VOCÊ, POR MANDAR UMA MENSAGEM SOBRE DEUS?
NÃO É ENGRAÇADO QUE EU ESTOU MAIS PREOCUPADO NO QUE AS PESSOAS IRÃO PENSAR DE MIM, DO QUE SOBRE O QUE DEUS IRÁ PENSA DE MIM ?
Obs: Gostaria de agradecer: Soraia Pataro por ter me enviado essa mensagem,tão linda!

domingo, 20 de março de 2011

Processo: ...dando asas a imaginação...

1. Conversar com os professores sobre algumas técnicas de Produções de Texto no planejamento de Fevereiro/2011;
2. Incentivar os professores a utilizá-la;
3. Colar as gravuras em uma folha com pauta;
4. Numerar de acordo com a quantidade de alunos;
5. Fazer blocos de acordo com cada turma do Ciclo de Alfabetização e Complementar;
6. Entregar um bloco para cada professor para que ele possa trabalhar com seus alunos a produção de texto a partir deste bloco;
7. Orientar os alunos de acordo com o combinado com o supervisor;
8. Montar o livrinho com as produções de textos da turma;
9. Avaliar o impacto na sala de aula;
10. Entregar para Supervisor;
11. Fazer esse rodízio com as gravuras ou cenas entre as turmas todo o bimestre;
12. Avaliar o impacto: Supervisor/professor.

Deixo para vocês uma mensagem::

O Abraço

O que você faz, por exemplo, quando está com dor da cabeça? Ou quando está chateado? Será que existe um remédio para aliviar a maioria dos problemas físicos e emocionais?
Pois é durante muito tempo estivemos a procura de algo que nos rejuvenescesse, que melhorasse nosso humor, que nos protegesse contra doenças, que curasse depressão e que nos aliviasse do estresse. Sim alguma coisa que fortalecesse nossos laços conjugais e que inclusive, nos ajudasse a adormecer tranquilos.
Encontramos!... O remédio já havia sido descoberto!Estava à nossa disposição e continua ao alcance de nossas mãos.
O mais impressionante de tudo é que não custa nada. Aliás, custa sim. Custa um pouco de boa vontade e, principalmente, o reconhecimento e a aceitação da ajuda que podemos receber do outro.
É o abraço! O abraço como sinal de afetividade e carinho, é uma medicina realmente muito forte. Pode nos ajudar a viver mais tempo.
Protege-nos contra doença. Cura a depressão e fortifica os laços conjugais e familiares. O abraço é um excelente tônico. Hoje, sabemos que a pessoa, deprimida é bem mais suscetível às doenças. O abraço diminui a depressão e revigora o sistema imunológico da pessoa.
O abraço injeta nova vida aos corpos cansados e fatigados. E a pessoa abraçada se sente muito mais jovem e vibrante.
A pessoa tocada tem um aumento significativo da circulação de hemoglobina.
Para lembrar... a hemoglobina é aquela substância do sangue que transporta o oxigênio para todos os órgãos do nosso corpo, inclusive cérebro e coração. O uso regular do abraço por isso tudo, prolonga a vida, sara a depressão e estimula a vontade de viver e crescer na vida.
Segundo pesquisas, sabe de quantos abraços você precisa por dia?
Quatro.............................................................................. para sobreviver.
Oito......................................................................para gozar de boa saúde.
Doze..................................................................para prosperar.
E o mais bonito é que este remédio não tem contra – indicação e não há maneira de dá –lo sem ganha-lo de volta!

Agora abrace o seu colega: Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração. (Salmos 100. 5)

Um abraço carinhoso!
Equipe de Liderança/2011

Conheça um pouco de nosso trabalho:

A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.(Provérbios 4: 7,8)

Sala de Aula – Ciclo de alfabetização
Ambiente Alfabetizador
A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador. Este ambiente deverá ser construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo. Observe se as salas de aula estão ‘’entulhadas’’ de material em desuso ou se estão praticamente sem material algum.
Segue algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e propício à alfabetização:
Para expor nas paredes das salas de aula:
• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letras);
• Os nomes dos alunos (letras grandes);
• Calendário;
• Relógio;
• Termos das operações;
• Sílabas; Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Cartaz de aniversário;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.
Para ter presentes na sala de aula:
• Cantinho de leitura:
Processo: Hora da leitura - 2 vezes por semana no inicio da aula(20minutos)
• Caixa de brinquedos:
Processo: Hora de brincar uma vez no mês (Professora: Vera Gonçalves).
• Mural de Unidade de Estudo- Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Caixa de material diversos para o trabalho com as ideias das 4 operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.), material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio dos alunos:
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
• Não se esqueça de estender este ambiente alfabetizador para toda a Escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.
Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:
A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor no processo de alfabetização:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Leitura pelo aluno seguindo com o dedinho;
• Exploraçãode imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Cantar uma música seguindo a letra escrita, apontando e fazendo a correspondência;
• Produção coletiva ( ao alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Escrita espontânea- fazendo confronto;
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família ( Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas;
• Trabalho com atividades propostas no Guia do Professor Alfabetizador;
Produção de textos:
Este é um campo muito rico de trabalho para você professor no processo de alfabetização. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades, dentre as quais sugerimos:
• Cole gravuras em uma folha de papel ofício, numerando de 01 a30. Faça tantos blocos de 30 quantas forem as suas turmas dos Anos Iniciais. Entregue ao professor (a), Entregue um bloco para cada professor (a) para que ele (a) possa trabalhar com seus alunos a produção de textos a partir deste bloco. Faça rodízio com as gravuras ou cenas entre os alunos e turmas.
• Faça uma relação com sugestões de temas para produção de textos para cada dia do mês e entregue seus para seus professores. Construa um álbum com as produções de textos dos alunos sobre os temas sugeridos. Divulgue-os como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.
• Para o professor fazer com seus alunos: peça aos alunos que escrevam mensagens que façam um aviãozinho de papel. Fora da sala faça um circulo, peça que lancem o aviãozinho ao ar. Cada um pegaum aviãozinho, lê a mensagem escrita e trocam abraços.

Para completar o seu trabalho você tambémdeveráexpor em sua sala de aula:
1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Metas e ações;
5. Painel de Monitoramento da Disciplina;
6. Gráficos (rendimento bimestral);
7. Processos:fatos, leituras, gincana, etc;
8. Portfólio;
9. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.
Para os Anos Iniciais, planejar uma aula recreativa por semana. Aproveite o conteúdo estudado. Esta aula será ministrada no pátio da escola. (depois entregaremos o cronograma)
O lúdico é algo imprescindível e obrigatório nos anos iniciais.

Continuaremos com os projetos:
1. Uma Cultura de paz ( Durante o ano letivo – depois entregaremos cronograma)
2. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Tolerância e Respeito/ Abril: Responsabilidade e Benevolência/ Maio: Liberdade e Gentileza / Junho: Humildade/Julho: Felicidade/ Agosto: Simplicidade e Generosidade/ Setembro: União e Partilha/Outubro: Amizade e Amor/Novembro: Acessibilidade/ Dezembro: Honestidade.
3. Festa Junina
4. Jogos Internos
5. Festival de Declamação e Dança
6. Feira Cultura
7. PROCEL.
8. Ambiente/Laboratório: eproinfo.
9. Caderno Recordando (2º, 3º, 4º, 5º e PAV).
10. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
11. ECA na sala de aula.
12. Programa de Saúde na Escola.

sábado, 19 de março de 2011

Lembrando que neste ano ,eu continuo na mesma escola a Equipe de Liderança continua forte como nunca!
Maria Tereza,Lilia Beatriz,Júlia,Aparecida e eu!

Fizemos a FESTA DO LIVRO Didático (antes de entregar o livro para os alunos).

Processo: Festa do livro

1. Resgatar o valor do livro didático na sala de aula;

2. Explicar para os professores o porquê da Festa do livro didático;

3. Planejar a Festa do livro didático;

4. Elaborar uma história para ser apresentada com fantoche;

5. Criar um dos personagens da história: Livro Sassá(de sabedoria);

6. Convidar uma aluna para declamar a poesia: Caixa mágica de surpresa;

7. Divulgar o dia da festa do livro didático;

8. Apresentar o teatro com fantoche para todos os alunos do 1ºturno e o 3º turno;

9. Assistir através do datashow o teatro: Tesouro de Emilia apresentado pelos próprios alunos do ano anterior da professora Wanderléia e Andreá (4º ano/2010)

Obs: Ficou muito lindo! Todos os alunos ficaram entusiasmados com as apresentações.

Esse foi o teatro com fantoche:

FESTA DO LIVRO

Titulo da história: Um tesouro valioso
Narrador: João está cavando um buraco. João cava mais e mais fundo!
Olhe, João encontrou um livro.
João: _Como você é bonito! Como é colorido! E percebo que existem vários assuntos importantes dentro de você.
Livro: _ Obrigado! Meu nome é Sassá
Narrador: João ficou bastante curioso.
João: _ E perguntou:
João: _ Por que Sassá?
Livro: Sassá... De Sabedoria, Sou o famoso livro didático!
Você sabe que todos os anos eles me usam, aprendem comigo, nós nos divertimos muito.
João: _Por que estava enterrado, senhor livro?
Livro: _Sou muito valioso como um tesouro!
Narrador: _João continuou curioso, afinal tesouros devem ser enterrados?
Então Sassá respondeu:
Livros: _Tesouros sim. Livros não!
Em nós há muitas histórias, há conhecimentos, atividades para ajudar várias pessoas, os professores devem conhecer o LIVRO DIDÁTICO (PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS).
Narrador: _João aprendeu muito com o LIVRO DIDÁTICO
LEMBRE-SE:
Devemos protegê-lo da água, da poeira e de outras situações que possam danificá-lo.
Procure mantê-lo limpo, sem rabiscos, rasgos e sem recortes.
Depois de você, ele será usado por outros alunos nos próximos anos.
Por isso, no final do ano letivo, você deverá devolvê-lo bem conservado.
SUA COLABORAÇÃO É IMPORTANTE!
Gostou do Vídeo?
Neste ano a nossa escola está desenvolvendo vários processos e um deles foi a Aula Inaugural (dica-encontramos no Guia do Supervisor).Foi muito interessante...

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Planejamento de fevereiro:

1) Sala de aula (como será?)
2) Aula inaugural (Professor)
Momento para preparar a aula. Em dupla...
3) Chegada e Acolhida aos Alunos:

A acolhida aos alunos deverá ser programada junto com os professores de forma receptiva, festiva e alegre. A sala de aula deve estar organizada com murais e cartazes de boas vindas. É muito interessante que cada sala tenha os nomes dos alunos. Prepare-se para orientar o professor para uma ‘’aula inaugural’’: oficinas, contação de historias, filmes, atividades recreativas, jogos, músicas e uma merenda especial a fim de que esse dia seja agradável para alunos e professores. É importante a sinalização das salas e demais dependências da Escola, principalmente para os alunos e professores recém- chegados. É preciso lembrar que, neste primeiro dia de aula, muitos pais se fazem presentes na Escola. Aproveite para uma apresentação de toda a equipe no próprio pátio, antes da entrada para as salas de aula. Elabore uma proposta de atendimento aos pais, leve em conta o local, o dia e horário. Seja atencioso (a) e cordial. Registrar o atendimento em ficha própria. Estabeleça o próximo contato, quando for o caso.
4) Caixinha (entregar e comentar)

Prestem atenção neste video.

Olá! Pessoal!

Voltei, acharam que eu tinha desistido. Não!
Vamos começar 2011 com muito amor e sempre firmes na rocha que é JESUS!