terça-feira, 26 de abril de 2011

Agora vamos conhecer uma atividade que desenvolvi no 2ºano do Ensino Médio

Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Disciplina: Sociologia - Data:___/___/___
Professora: Elaine
Alunos:_______________________________2ºano.
Trabalho (depois que conversamos e fizemos a dinãmica do nó, expliquei ,entreguei para eles esse pequeno texto)
A Sociedade Humana
Todos os dias, desde o momento em que desperta pela manhã até o instante em que, à noite, volta a adormecer, você convive com outras pessoas. Seja em casa, com sua família, seja no trabalho, numa roda de amigos, no bate papo informal, nos momentos de lazer, no cinema, no campo de futebol, na igreja, você está sempre rodeado de outros seres humanos. Mesmo estando sozinho, o simples ato de escovar os dentes envolve muitas outras pessoas: os químicos que elaboraram o creme dental, os operários que fabricaram a escova de dente, os que fizeram a embalagem e assim por diante. Você nunca está inteiramente só. Você vive em sociedade, participa de grupos sociais e convive com muitas pessoas. Em um a palavra, você é um ser social.

1.Com suas palavras comente o texto: A SOCIEDADE HUMANA

Obs:
Bibliografia:Introdução à Sociologia de Pérsio Santos de Oliveira - editora:ática.
Estou gostando muito de utilizar esse livro além de outros que vocês terão oportunidade de conhecer se continuarem acessando o meu blog.
Nesta aula aproveitei o albúm seriado do Ministerio da Saúde algumas páginas, mas depois escrevo mais sobre isso. Junto com outros professores estamos montando um projeto para ser desenvolvido. Breve darei notícias
.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Depois da prática é muito bom ter a teoria. Leia e aprenderá mais um pouquinho...

A palavra “páscoa” vem do hebraico “pessach” e na língua portuguesa, quer dizer “passagem”. Foi entoada na ocasião em que o anjo destruidor viria sobre o Egito, para lançar na morte os primogênitos. O anjo destruidor, segundo a Palavra, iria passar por todas as cidades e lugares e eles morreriam; isso porque faraó insistia em não libertar o Povo de Deus. Os hebreus sacrificariam um cordeiro e o seu sangue deveria ser esfregado nos umbrais das portas, para que a morte não entrasse. Assim foi feito e assim se passou. A palavra “páscoa” também lembra a “passagem” dos hebreus pelo mar vermelho; e a “passagem” pelo deserto, rumo à terra prometida. Na época de Jesus, os judeus comemoravam a páscoa lembrando os episódios do Egito. A morte de Cristo aconteceu por ocasião da festa da páscoa, o que fez com que os cristãos comemorassem a mesma festa tendo como significado a “passagem” de Jesus desse para o outro mundo; a “passagem” da morte para a vida, que é a ressurreição. Para todos nós que acreditamos no Senhor, a páscoa - ao modo dos judeus -, deve ser um momento de reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. O que foi nossa vida, o que é a nossa vida hoje e o que desejamos para a nossa casa nos dias vindouros. Já passamos da morte para a vida? Da vida velha, para a vida nova? Ou continuamos como sempre, mendigando na porta do templo? Pensemos nisso, pois os dias são chegados e em breve, não haverá mais tempo de escolha. Se pensarmos que fomos jogados na história, como uma sombra que viverá por aqui uns tempos, tendo depois desse mundo, destino incerto; o passado é mesmo de pouco interesse. Mas se considerarmos a Palavra de Deus, que diz que o nome dos escolhidos está escrito no Livro da Vida desde o começo (Apocalipse 3:5, 17:8 e 13:8; Filipenses 4:3 e outras passagens), as coisas mudarão no nosso coração. Não estamos jogados no tempo, mas fazemos parte de um propósito que começou antes de todas as coisas. Sendo assim, toda a história do nosso Povo, do Povo de Deus, é de nosso vivo interesse. A páscoa dos judeus, a páscoa dos cristãos primitivos, a páscoa dos nossos dias, tudo isso nos interessa, e muito. Reúna os seus amados em tua casa ainda hoje e comemore a páscoa. Mas fale da páscoa no seu verdadeiro sentido. Se não passarmos da morte para a vida, do pecado para a vida santa, do espírito do mundo para o Espírito Santo; ela de modo algum terá significado para nós. Não importam os ovos de chocolate e os demais presentinhos que recebemos, ou damos aqui e ali. Se isso te alegra, presenteie, confraternize; mas não deixe de modo algum, de comentar o sentido da páscoa com as pessoas que estão à tua volta.Por isto lembre-se: Jesus morreu na cruz por mim e por você.ALELUIA! RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA E VIVO ESTÁ ATÉ HOJE.Creia ele te ama!

Ah! Não pensem que esquecemos dos funcionários, não?



A equipe de Liderança da Escola fez essa lembrancinha. A Orientadora Tereza sugeriu a ideia e mãos a obra.
Pessoal! Precisavam ver os olhares dos educadores quando foram recebendo as tacinhas com o bombom em formato de ovo de páscoa.Lembrei-me de quando eles eram crianças.
Como é bom ganhar doces.
Não ficou só nisto não. Nós da Equipe de Liderança montamos uma cesta de chocolate e sorteamos para os alunos. Agora imagina só...
Não posso esquecer de relatar que a nossa Secretária da educação Rozeli Madalena é xique,pois sem o seu apoio nada pode acontecer.Parabéns!! Continue sempre assim...dedicada e responsável por tudo que faz!

Comemoramos a Páscoa na Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Para as irmãs Nilza e Roseli Ventura o meu abraço por ter confeccionado esse mural para todos nós com muito carinho e amor.
Os alunos,pais e funcionários acharam o máximo.Principalmente a frase...
Como chamou a atenção de todos que por ali passavam.
Todos os alunos tanto do 1º turno quanto do 3º turno sairam felizes com a lembrancinha que ganharam neste dia.

domingo, 24 de abril de 2011

Desejo a todos neste dia tão especial!


Recados para Blog


...E que Jesus esteja presente em seu lar!
Nestes próximos anos.
E a você querida Lilia Campos,que faz aniversário neste dia.Parabéns por ser escolhida de Deus.
Um abraço.
Elaine.

sábado, 23 de abril de 2011

Caça - palavras:

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANUEL RUFINO
EDUCANDO PARA A VIDA!
Professora: Elaine



Disciplina: Sociologia
Nome__________________ Turma: 2º ano



Após recordar os conteúdos do ano anterior. Expliquei.

E em plenária resuminos o capítulo do
primeiro bimestre:


A seguir:


Atividades: Fundamentos econômicos da sociedade
CAÇA-PALAVRAS:



Complete as afirmações abaixo com as palavras do quadro.

1-Instrumentos de produção é todo bem utilizado pelo ser humano na_________________de outros bens e serviços.
2-Tornaram-se agentes econômicos diretos. E a força_______________encontra-se no ________________dos conhecimentos e da informação.
3-Exemplo de transformação de elementos da natureza __________________.
4-Antes de se transformar em matérias - primas, os elementos encontravam –se na natureza sob a forma de _______________________________
5-Cite os elementos principais associados ao processo de produção_________________, _______________________,_________________de produção.
6-____________ e__________________existem para satisfazer as necessidades dos individuos.
7-O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacidade exigido das pessoas que exercem. Assim temos: trabalho_________________, trabalho_________________.
8-As toras de madeira matéria-prima vêm para a _______________ de móveis, sofrendo a _______________________________________.
9-Conjunto de ___________________que participa da vida _____________________de uma nação é o conjunto de indivíduos que participa da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços.
10-Trabalho é a atividade realizada pela pessoa que, utilizando os instrumentos de produção, transforma a matéria-prima num ___________.
11-O processo produtivo que ocorre em uma indústria de moveis: a árvore_____________ é derrubada.

F R E C U R S O S N A T U R A I S N

M R S O T N E M U R T S N I A Q C

I O E N L L E S A M R U E L M U A

W J N A P R O D U C A O U U F A U

F L A O L U A D A A B J A I A L R N
I Ç U B P V R E Q P A E G O P I O O
G K O C M O M U U I L R T M E FV
O G I D N X L S O T H S E G P I D I

I N D U S T R I A K A O B O J A C E C
K D E E O W O E O L E U R K Z A L A

M A T E R I A P R I M A A L Y D E X
P G K F B E N S E S E R V I C O S E

O B D G P Y R T O T C S A F D G J A
T B H H Q K H S I A Y S O U R J KÇ

S A C I R T E L E R D I H G E D E D

X N A O Q U A L I F I C A D O D T I

A R O D A M R O F S N A R T O A C

F H G I R W A A V T E A M O Z N J

N K L J S Q I N D I V I D U O S F N
O I I K T K M A T E R I A B R U T A

Um abraço.

Elaine

terça-feira, 12 de abril de 2011

Depois postarei algumas aulas para vocês.

Querem saber?

Neste ano eu estou lecionando na Escola Estadual Professor Manuel Rufino.
Já trabalhei nesta escola e agora estou de volta,trabalhando com Sociologia para o ensino médio (1º e 2ºano/noturno)Os alunos são dedicados e interessados.
Nem preciso dizer que estou amando dar essas aulas.
A diretora Creocimar e sua equipe de liderança faz um trabalho excelente. Todos nós professores estamos comprometidos com a educação de qualidade.
Então lembre-se:MANTENHA CHEIO O SEU BALÃO!

Sabe pessoal, tenho uma novidade!


Primeiro: Assistam o vídeo agora...