sábado, 27 de agosto de 2011

Quem é esse? Assista o vídeo e descubra.

Cada aula é diferente. Descubra como usar a tecnologia.

Roteiro de aula:
Professora: Diniz.
Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Historia, Geografia, Ciências, Educação Religiosa.
Objetivo:
- Assistir o filme proposto pela Supervisora na sala de informática;
- Prestar atenção nas cenas do filme;
- Responder as perguntas que serão feitas pela professora;
- Desenvolver a leitura de imagens;
- Incentivar e valorizar o trabalho em grupo.

Desenvolvimento da aula: 1-Vamos agora para a sala de vídeo, assistir a um filme e prestar atenção para que depois possamos responder as perguntas que serão feitas pela professora.
2- Assistir o filme.
3- Questionar com os alunos:
a) O que acabamos de ver?
b) No princípio do filme o que as formigas estavam tentando fazer?
c) Qual o objetivo das formigas quando estavam tentando construir a ponte?
d) Como foi que elas fizeram para construir a ponte?
e) Elas conseguiram o seu objetivo?
f) Se você fosse uma formiga sozinha, conseguiria construir essa ponte e atravessar para o outro lado?
g) Você conseguiria viver sozinho?
h)Quem te ajuda a fazer as suas tarefas?
i)Agora vamos cantar a música:A formiguinha.
4- Atividades na sala:
Complete o quadro observando o modelo:

Palavras / Vogais /Consoantes / Nº de sílabas /Nº de letras

Formiga -

Força -

Amizade -

União -

Atenção -

Amor -


5- Elabore uma frase com as palavras: formiga, árvore, ponte, e ilustre com carinho.
Beijos Tia Diniz!

Observem a sala de aula da professora Sebastiana Diniz.
Sei que irão gostar do trabalho que ela vem desenvolvendo no 1º ano / 3º turno,ok!
Com vocês:












Para você Diniz volto a dizer: Creia que tudo dará certo !
Jesus te ama e eu também te amo!!!
Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.

Assista esse vídeo: Uma Nova Chance.

Não esqueça preste bastante atenção!



Esse video tem tudo a ver com As Instituições Sociais.









Até breve...



Aguardo vocês.

Observem mais uma vez um Roteiro de aula. Usando a Tecnologia:

Roteiro de uma aula, baseada em um vídeo do blogspot da Supervisora Elaine do dia 19 de Março de 2011.
Coordenadora: Maria Tereza
Supervisora: Júlia
Orientadora: Aparecida

Professora: Lourdes da Anunciação Pereira Leal.
Disciplina: Português, Educação Religiosa e Artes.
3º ano / 1º turno
Objetivo:
- Desenvolver a leitura de imagens;
- Incentivar o trabalho em grupo;
- Valorizar a colaboração de cada um;
- Desenvolver a criatividade.

Desenvolvimento:

1-Assistir o filme.

2-Questionado:

a) O que você achou da atitude das formigas?
b) Qual eram os personagens do filme?
c) Qual foi à parte que você mais interessante?

3 - Reconto escrito e ilustração.

4 - Responda:
a) O que você achou da atitude das formigas?
b) E depois, as outras, o que fizeram?
c) O que você sentiu quando parecia que o galho ia cair?
d) Qual é o exemplo que as formigas nos deram?
e) O que você deve fazer, quando um colega ou mesmo uma pessoa está em perigo ?
f) Como você deve reagir na sala com seus colegas?
g) Como vocês devem ser uns com os outros?

5-Marque com um X a moral que se aplica melhor ao filme:

A- Devagar se vai longe;
B- Antes só que mal acompanhado;
C- A união faz a força;
D- De grão em grão a galinha enche o papo.

Roteiro de aula:

Professora: Tereza Campos.
Disciplina: Educação Religiosa.
4º ano / 1º turno
A união faz a força:
Comentei com os alunos sobre o filme, foram feitos vários questionamentos em relação a união principalmente em sala de aula. Em seguida fizemos um texto.
Eu vivo com os outros:
As pessoas não vivem sozinhas. Elas vivem umas com as outras, isto é, elas convivem.
Às vezes, a pessoa se sente isolada, sozinha.
Outras vezes as pessoas precisam ficar um pouco sozinhas.
Ficar sozinhas um pouco é diferente de viver só. Às vezes, ficar sozinho é muito gostoso. Mas viver só é viver sem amigas e amigos com quem podemos dividir as coisas boas e ruins. E isso é muito triste. Por isso devemos sempre ser solidários uns com os outros.
Como se ama? Ama-se desejando aos outro aquilo que queremos para nos mesmos.

Recadinho: Continuem brilhando!
Um abraço.
Elaine

Roteiro de aula: Utilizando SALA DE INFORMÁTICA - Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.

Professora: Rosenilda.
1º ano do Ensino Fundamental / 3º turno
Disciplina: Educação Religiosa, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Objetivo:
- Despertar o gosto pela tecnologia;
- Refletir sobre a união com os outros;
- Valorizar os animais;
- Gravar palavras corretamente;
- Identificar quantidades.

* Falar sobre o que vamos fazer na sala ambiente.
* Assistir o filme com muita atenção;
* Fazer pergunta sobre o filme para trabalhar a oralidade:
# O que vocês perceberam que as formigas estão fazendo?
# Quantas formigas eram no início?
# Quantas chegaram depois?
# Por quê ela veio ajudar a outra?
# As formigas são unidas ou desunidas?
# O que ela ensinou a você?
# Na sua casa há também união? As pessoas se ajudam?
# E você o que faz para ajudar a mamãe em casa?
# Pesquisar na internet sobre as formigas?

• Ilustrar o filme que assistiram. Fixar no mural da sala.
• Vamos cantar a música da formiguinha.
• Trabalhar a palavra: Formiguinha
# Quantas letras:
# Quantas sílabas:
# Quantas vogais:
# Quantas consoantes:

• Fazer um acróstico com a palavra.
• Vamos fazer uma pesquisa sobre as formigas? Utilizando os livros didáticos e os de literatura infantil na biblioteca da escola.
• Para casa: Trazer figuras para a sala de aula, onde montaremos um mural.




Agora conheçam um pouco do trabalho da professora Rosenilda e sua Sala de aula:




Ela faz junto com seus alunos a rotina do dia para que os mesmos tenham noção do que acontecerá no decorer do dia.



Veja:
















Obs: Rosenilda que o brilho do Espírito Santo continue te envolvendo a cada dia!
Continue sempre amavél e dedicada com seus alunos. Eles merecem.
Abraços Elaine.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educação Física + Tecnologia = 5º ano.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para vida!
Professora: Roberta.
Disciplina: Educação Física.
Série: 5° ano/3ºturno
Data: 15/06/11
Duração da aula: 50 minutos.

Material a ser usado: Barbante, bola e computador para assistir o filme.
Objetivos específicos: Fazer com que os alunos aprendam sobre a união e o seu valor.
Desenvolvimento metodológico:
Filme:
5 minutos.
Após assistir o filme os alunos participarão da dinâmica do barbante onde um vai passando o rolo para o outro sem soltar o barbante. Ao final da dinâmica os alunos vão perceber que todos estão unidos através de um barbante e vamos discutir sobre a união. O que é a união? Qual o valor da união? Como seria o mundo se as pessoas fossem mais unidas? = 20 minutos.
Ao final da conversas vamos fazer uma brincadeira para mostrar que a união faz a força.
Brincadeira: Totó humano = 20 minutos.
Volta à calma: Vamos ouvir uma música sobre união = 5 minutos.

Obs: Roberta continue sempre dedicada e criativa em suas aulas.Sei que seus alunos aprendem brincando e isto tem nos ajudado em sala de aula.
Educação Física + Professor Regente + Equipe de Liderança.
Obrigada pela parceria. Um abraço.
Elaine

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reunião Pedagógica. Um sucesso!


Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

No dia 6/8/11 houve o planejamento dos educadores da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto, de 07h10min ás 11h35min, cujos participantes foram professores do 1º ao 5º ano e professores do Uso da Biblioteca, de Educação Física, Eventuais, onde tudo foi organizado pela equipe de Liderança da própria escola (Coordenadoras Supervisoras e Orientadoras).

Foi super interessante. Utilizamos várias estratégias, tais como: dinâmica, filme, trabalho em grupo de acordo com cada ano, exposição dos temas através de um líder do grupo e também tivemos a oportunidade de planejar mais um semestre, utilizando as matrizes de Referência Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Urucânia, da SRE, livros didáticos, revimos o PIP, Metas e prioridade de cada ano de acordo com o nível de desempenho de cada aluno.

Pauta da Reunião Pedagógica:

07h15min às 07h20min - Abertura: Dinâmica do chapéu.










07h20min às 09h10min - Filme: Desafiando Gigantes.





- Mensagem:
(entregamos para cada um presente e fizemos a leitura coletiva).

Muito obrigado (a), meu aluno problema:

Sua letra não é legível, seu caderno não tem ordem ou capricho, a capa arrancada, o dever incompleto, as orelhas se multiplicam. Seus lápis,quando existem, nunca estão apontados. Você se distrai com ruídos de uma mosca. É o último a responder ás ordens, o primeiro a liderar o barulho. Se você levanta a mão reluto em lhe dar uma palavra __só vem besteiras__ você já chega amarfanhado de casa, com a cara suja de vestígios de lágrimas_ você brigou, já perdeu a paciência há muito tempo.
As avaliações são um pesadelo para você, e o resultado... Ah! Meu Deus, como eu gostaria de não ser professora desistir de tudo para não enfrentar os seus olhos... Onde cada dia morre a esperança.
Eu já tentei de tudo com você: _bons modos, maus modos, gritos, chantagens,exigi, insisti, implorei... Você continua não respondendo à minha didática elaborada minha experiência de tantos anos.
Por você, me tornei insegura. Analisei, contestei a validade de alguns, aprofundei condensei, revi meus critérios de avaliação.
Por que você foi humilde. Achei poucos os meus recursos.Pedi ajuda.Comparei meus instrumentos de aprendizagem. Discuti com as colegas. Fui ao supervisor, ao orientador e ao coordenador.
Por você estudei: Fui buscar conhecimentos que me falavam, achei tempo para uma pesquisa mais elaborada das causas de seus problemas Pesquisei Piaget, Vigotsky, Wallon e tantos outros.
Por você eu criei não imitei ao já existente. Criei novas normas de abordagem de conteúdo, novas estratégias, novas motivações, nova distribuição de tempo.
Por você procurei conhecer uma criança normal. Como ela pensa? Como ela age?O que lhe falta?
Por você me aceitei fracassada, limitada, deficiente, incapaz de fazê-lo aprender. Eu passei a ser um problema também. E na minha angústia, eu entendi muito bem como você se sente. E aí! Mudou você, ou mudei eu?



- Grupos divididos de acordo com os anos (1º, 2º, 3º, 4º, 5º e PAV).
09h10min às 09h30min - Apresentação dos grupos sobre os Temas Propostos












09h30min às 09h50min - Café
09h50min às 11h30min - Planejamento

Enceramento:
Alguns avisos:
Festival de Declamação
Feira Cultural
Projeto: Procel nas escolas – CEMIG

Educadores: Vocês merecem um BRAVO ESPECIAL por terem participado e desenvolvido um ótimo trabalho.Um abraço! Equipe de Liderança.

Os educadores da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto,continuam desenvolvendo trabalhos sobre o Projeto: Uma Cultura de Paz.

1º turno
Professora: Vera Amora - 1°ano e Sandra Márcia - 2°ano.
Coordenadora:Maria Tereza
Supervisora: Júlia.
Orientadora: Aparecida
Desenvolvimento:
• Conversar com as crianças o que é PAZ? (rodinha)
• Fazer frases que representam a PAZ. (coletivas)
• Ilustrar as frases.
• Montar painel com os trabalhos das crianças.
• Cartaz com a música “Palavrinhas Mágicas”.
• Fazer a leitura da mesma.
• Explorar as palavras que foram destacadas junto com as crianças.
• As crianças apresentaram cantando e fazendo gestos a música trabalhada.

Palavrinhas Mágicas:
Se você quer ser feliz
E amizades conquistar
Quatro palavrinhas mágicas
Vou revelar

Não é Abra- te- sésamo
E nem Sin-as-La-bim
Nenhum Abracadabra
Minha mãe disse assim pra mim.
Diga sempre a sorrir
Pra não ser mal-educado
Com licença, me desculpe
Por favor, muito obrigado.

Mando essa casinha para todos os meus amigos desejo que vocês continuem sendo abençoados por Deus!




" Às vezes, quando tudo dá errado acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo "







“Entra na minha casa...
Entra na minha vida...
Mexe com minha estrutura...
Sara todas as feridas...
Me ensina a ter santidade...
Quero amar somente a Ti!
Por que o Senhor é o meu Bem maior...
Faz um milagre em mim!”

Preciso de uma vaga!!!

Olá, meu amigo(a), não tive outro jeito, peço desculpas antecipadas por te incomodar, mas é urgente.Tenho um amigo que veio de muito longe e precisa ficar em algum lugar.Sendo assim , indiquei sua casa . Ele vai te procurar. Te peço que o receba, trate-o bem e, se possível, o ame. O nome dele é....Jesus Cristo

Agora diga bem baixo: Pode entrar Senhor, eu preciso de Ti todos os dias da minha vida. Saiba que Ele está sempre com você.Se acredita em Deus fale Dele a seus amigos,não tenha vergonha...
mas... se rejeitar lembre Jesus disse: "Se Me negas entre os homens,te negarei diante do Pai "!

domingo, 21 de agosto de 2011

Continuando com sugestão, após aulas na Sala de Informática. Aproveite para mudar a rotina.Parabéns Aninha.

Roteiro de aula:
Professora: Ana Rita A. Pataro.
Ano: 1° ano / 3º turno.
Disciplina: Religião/Português/Artes.
Objetivo: - Desenvolver a oralidade e a criatividade;
- Trabalho em grupo;
- Valorizar a colaboração de cada um;
Desenvolvimento: - Assistir o filme;
- Questionado oral;
1. Que nome você daria ao filme?
2. Quais são os personagens?
3. O que entenderam do filme?

Ilustração.
Música- A formiguinha.

Caderno de classe.

FORMIGA-formiga- formiga.

Trabalhar: Tipo de letras.
Número de letras.
Numero de silabas.
Primeira e ultima letra.
Formar frase: Formiga.
Palavras que começam com F e desenho.

Tarefa: Com ajuda da mamãe faça as seguintes atividades:
(Pode colar gravuras, desenhar ou escrever).
-Na sua casa, o que você faz para ajudar a mamãe?
-Na escola com os seus amigos.
-Quando um colega, ou mesmo uma pessoa está em perigo. O que você deve fazer?

Obs: Aninha educar é um ato de amor! Sucessos nesta longa caminhada.
Que Jesus possa continuar lhe oferecendo cada dias melhores.Sei que você está sempre em busca de novidades.Continue brilhando! Te amo como Jesus te ama!

Conheça mais uma de nossas educadoras:



Apresento-lhes neste momento a sala de aula e os trabalhos desenvolvidos pela professora Ana Rita A. Pataro (Aninha).







Sugestões de aulas aproveitando o ambiente: Sala de informática.

Essa aula foi baseada em um vídeo do blogspot da Supervisora Elaine do dia 19 de Março de 2011, onde a mesma propor que fizessemos um roteiro de acordo com o ano e a faixa etária dos alunos na sala de aula.Uma vez que estamos fazendo o curso de 40 horas:Urucânia,Educação e Tecnologia

Professora: Maria das Graças Almeida Salgado.
Disciplina: Ciências/ Educação Ambiental/ Educação Religiosa/Língua Portuguesa/ Matemática e Artes.
Recursos Didáticos:
Laboratório de Informática e Área Ambiental da Escola.
Ano: 1° / 3º turno.

1. Introdução:

- Antes de assistir o filme.
- Observe as fichas e tentam descobrir o que está escrito nelas.

FORMIGA / FORMIGUINHAS

OBS: Fichas do mesmo tamanho.

- Questionamento Oral:

A- O que tem de diferente nestas palavras?
B- Quantas letras têm a palavra formiga? E a palavra formiguinhas?
C- Qual é a palavra maior?
D- Qual é a palavra menor? Por quê?
E- O que você imagina quando escuta a palavra formiga?
F- E formiguinhas?

2. Ação:

- Pesquisa de Campo.
- Observando o Ambiente.

3. Registro:

- 1º Desenho.
- 2º Síntese do que foi observando. Coletivo.

4. Assistir o filme:(www.videoslegais.com.br)

- Interpretação Oral:

- O filme durou muito?
- O que você viu?
- Como estava a folha?
- O que você observou no início? Tinham quantas formigas? Deu para cantar? E no final deu para contar as formiguinhas? Por quê?
- O que a formiguinhas fez resolver o problema?
- Nós, podemos seguir o exemplo das formiguinhas no nosso cotidiano?

A- Em casa? / Com a família?
B- Na escola, dentro da sala e fora do seu ambiente de sala de aula?

5. Registrando:

• Reproduza através de desenho o filme que você assistir do seu jeito.
• Desenhe situações em que você age como as formiguinhas.
Em casa: Na escola:


• Usando as letras da palavra abaixo, escreva outra palavra e faça o desenho.

F
O
R
M
I
G
U
I
N
H
A
S

Tarefa:

1. Procure uma gravura de formiga, recorte e cole em seu caderno.
A - Agora do seu jeito, escreva alguma coisa sobre ela.
B - Exposição das frases.

Um abraço!Tia Dadá.

Conheçam um pouquinho do trabalho desenvolvido dentro da sala de aula da nossa querida Educadora:





Recadinho para você minha querida: Eu quero lhe dizer que admiro seu trabalho e o carinho que tem com os seus alunos. Continue brilhando!Parabéns!
E lembre-se: Jesus te ama!E eu também! Pode contar sempre comigo.

Estão curiosos!!!
Essa é a nossa Educadora Maria das Graças.(Dadá)






quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Coelho que não era da Páscoa. Ruth Rocha.






























Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Dramatização
3º turno/2011
O COELHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA.
Ruth Rocha
(Sobre a direção de Roseli Ventura- Professora do uso da biblioteca)

Narrador: (Roseli) Vivinho era um coelhinho, branco, redondo, fofinho.
Todo o dia, Vivinho ia á escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.
Os coelhinhos foram crescendo, e chegou a hora de escolherem uma profissão.
Os irmãos de Vivinhos já tinham resolvido:
Bruno: Eu vou ser coelho de páscoa, como meu pai.
Davi: Eu vou ser coelho de páscoa como meu avô.
João: Eu vou ser coelho de páscoa, como meu bisavô.
Narrador: E todos queriam ser coelhos de páscoa, como o trisavô, o tataravô. Como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
Cleiton: E você, Vivinho? E você?
Luiz Felipe: Bom...! Dizia Vivinho.
Luiz Felipe: Eu não sei o que quero ser, mas sei o que não quero:
Ser coelho da páscoa.
Narrador: O pai de Vivinho se espantou, A mãe se escandalizou
Amanda: Oooooohhhhh!
Narrador: Vivinho arranjou. Uma porção de amigos:
O beija flor florindo, Julieta, a borboleta, e a abelha Melinda.
Bruno: Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
Narrador: Os irmãos de Vivinho diziam.
Narrador: Os pais de vivinho se aborreciam:
Amanda: Um coelho tem que ter uma profissão, onde é que nós vamos parar com essa vadiação? Luiz Felipe: Não se preocupem, estou aprendendo uma ótima profissão.
Cleiton: Só se ele está aprendendo a voar.
Narrador: Os pais de Vivinho diziam:
João: Só se ele está aprendendo a zumbir ( os irmãos de Vivinho caçoavam).
Narrador: Vivinho sorria e saía, pulando, para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A páscoa estava chegando. Papai e mamãe coelho foram comprar os ovos para distribuir. Mas as fábricas tinham muitas encomendas. Não tinham mais ovinhos para vender. Em todo o lugar a resposta era a mesma:
Mateus: Tudo vendido. Não temos mais nada...
Narrador: O casal coelho foi a tudo que foi fábrica da floresta.
Do seu antão, do seu João, do seu Simão,
Guilherme: Tudo vendido, tudo vendido...
Narrador: Do seu Veloso, do seu matoso, do seu Cardoso.
Cristhian: Tudo vendido, tudo vendido.
Narrador: Do seu Tônio, seu Petrônio, seu Sinfônio. Tudo vendido, tudo vendido. Mas a resposta era sempre a mesma. Tudo vendido seu coelho, tudo vendido... (Os dois voltaram para a casa desanimados).
Amanda: Ora essa isso nunca aconteceu...
Cleiton: Não podemos desapontar as crianças.
Amanda: Mas nós já fomos a todas as fábricas, não tem jeito, não.
Os irmãos do coelhinho estavam tristes.
Davi: Nossa primeira distribuição...
Bruno: Ai que tristeza no coração!
Narrador: Vivinho vinha chegando com Melinda.
Luiz Felipe: Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
Bruno: É que nós não sabemos. Coelho da páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer.
Luiz Felipe: Pois eu sei (disse Vivinho eu sei).
Cleiton: Será que ele sabe? (disse o pai).
João: Ele disse que sabe. (disseram os irmãos).
Amanda: Ele sabe, ele sabe! (disse a mãe).E com quem você aprendeu? (perguntaram todos).
Luiz Felipe: Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...
Narrador: A casa da família coelho virou uma verdadeira fábrica...
Narrador: Todos ajudavam: papai coelho, mamãe coelha, os coelhinhos...
Narrador: E os amiguinhos também:
Narrador: Florindo, o Beija- flor, Julieta, a Borboleta, e Melinda, a maior doceira do mundo.
Narrador: E era Vivinho que comandava o trabalho.
Narrador: E quando a páscoa chegou estavam todos preparados.
Narrador: As cestas de ovos estavam prontas.
Narrador: E os pais de Vivinho estavam contentes.
Narrador: A mãe de vivinho disse:
Amanda: Agora, nosso filho tem uma profissão.
Narrador: E o pai de Vivinho falou:
Cleiton: Cada um deve seguir a sua vocação...
Personagens:
• Narrador: Roseli
• Mãe Coelha: Amanda
• Pai Coelho: Cleiton
• 1° Coelho: Luiz Felipe
• 2° Coelho: Bruno
• 3° Coelho: Davi
• 4° Coelho: João Victor
• Borboleta: Maria Fernanda
• Abelha: Dayeni
• Beija- flor: Kesley
• Leão: Guilherme
• Ratinho: Cristhian
• Jacaré: Matheus

OBS: Os personagens que participaram desse teatro foram alunos dos 2º 3º 4º e 5º ano.
Roseli e Professores, deixo a vocês o meu recadinho: Continuem sempre criativos , dedicados e capazes de despertar nos outros a vontade de crescer. Admiro cada dia mais os seus desempenhos pela educação! Com carinho Elaine.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quer saber o que significa TICs? Faça como nós fizemos. Leia o texto de sábado do dia 22 de maio de 2010, postado por Elzinha.

O que são TICs ?
(Elzinha sábado, 22 de maio de 2010)
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Podemos dizer, bem sinteticamente, que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
PARA QUE SERVE?
Na área da educação pode-se de usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade com a finalidade de fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).
Na educação a distância ou na modalidade online, as TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais no aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, permitindo se estudar no local e no horário mais convenientes ao aluno.
Na área acadêmica, temos acompanhado o desenvolvimento e o sucesso desta nova modalidade educacional em vários países, que está gerando enormes quantidades de informações na forma digital, com grande potencial de aproveitamento e reutilização. Isto quer dizer que ela propiciará também, em um futuro não muito distante, que instituições de locais geográficos distantes, mas que tenham objetivos e interesses em comum, possam usufruir os mesmos recursos educacionais.
Na interação entre grupos de áreas afins, podemos pensar também em planejar grupos de estudos que trabalhem de forma "colaborativa", mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, mas participando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula.
CONCLUINDO...
A fim de que as TICs tenham grande participação na sociedade e obtenha sucesso, seja necessário rever, repensar e mudar os modelos que formam a base da educação, em todos os seus níveis, alinhando-os a um mundo moderno, novo, rápido e exigente. E mais, mudar atitudes e concepções.
É imperioso que haja um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares de qualidade, incorporando as TICs na escola, fazendo com que tenham contacto permanente com os processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidades da utilização destas tecnologias no ensino, transformando o contexto educacional.
Até a próxima...





Navegando na internet descobri esse texto da Elzinha e resolvi elaborar algumas questões para enriquecer o nosso trabalho na sala ambiente.
Leia:
Atividade:
1.Responda em dupla as seguintes questões: ( use suas palavras)
a)Qual é o significado da sigla TICs?
b)Após ler o texto o que você entendeu sobre TIC?
c)“Cite as áreas que podemos usufruir dessa Tecnologia da Informação e Comunicação”.
d)Como você utilizaria essa tecnologia na sua escola ou no ambiente. Descreva.

Respostas:
O que são TICs?

Alunas: Lourdes .

1.Tecnologia da Informação e comunicação.
2.TICs- é o uso da Tecnologia para se informar, se comunicar,
inteirar - se do que, se passa no Brasil e no mundo. É acompanhar a evolução do ser humano em todos seus aspectos.
3.Em todas às áreas do conhecimento humano, pois a tecnologia nos traz varias informações nos atualizando e protegendo esse progresso.
4.Utilizaria para pesquisar, para ver, ou melhor, assistir vídeos interessantes e pedagógicos. Alertar os alunos sobre os cuidados que devemos ter ao usar e computador, o celular, etc.

Alunas: Roberta, Tereza e Janaina.

1.Tecnologia da Informação e comunicação.
2.São vários tipos de recursos, capazes de beneficiar o homem, podendo assim poupar-lhe tempo e também faz com que o mesmo busque conhecimento no dia a dia, desenvolvendo a capacidade e aprimorar seus conhecimentos.
3.Na educação com pesquisas, bancos, laboratórios, etc.
4.Essa tecnologia tem muito a oferecer; utilizaria junto com os alunos buscando o que há de melhor e mais moderno. Devemos acompanhar esses avanços e não parar no tempo.

Alunas: Flaviana de Jesus.

1.É a abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação. É o conjunto de recursos tecnológicos, que quando integrados entre si, podem automatizar ou comunicar com vários tipos de processo já existentes, para reunir, distribuir e compartilhar informações.
2.É a abrangência tecnologia de ponta a ponta, através do sistema online, que leva e permitem o conhecimento, pesquisa, informações a todos. Que não tenha fronteiras e chegue aos internautas.
3.Na educação, educação a distancia ou online, na área acadêmica, na interação entre os grupos afins, etc.
4.Através de programas de capacitações em todos os níveis e as tecnologias usadas vem modernizando todo o sistema a deixar o velho para trás e novo, o diferente, vem ocupando o seu espaço.
Ex: Antigamente usamos o mimeógrafo, agora veio a Xerox e atualmente a impressão. Onde podemos buscar o que quiser textos, figuras, paisagens, dentre outros, para usarmos em sala de aula.

Alunas: Denise Ferreira e Maria das Graças

1.Tecnologia da Informação e Comunicação
2.TIC é um recurso tecnológico usado para reinuir, distribuir e compartilhar informações na forma digital
3.Podem usufruir das TICs, as áreas de:
•Educação (educação básica, pesquisas cientificas, ensino à distância (EAD)
•Área Acadêmica e grupos de área afins
4.Na busca de informações, brincadeiras, jogos, recreação, aperfeiçoamento, leitura recurso didático apoio pedagógico, entretenimento recurso audiovisual e outros.

Alunas: Rosenilda e Sebastiana Diniz

1.TIC é a abreviação de Tecnologias da Informação e Comunicação
2.É um conjunto de recursos tecnológicos que se estiverem interligados entre si, podem proporcionar a comunicação de vários tipos de processos, existentes, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
3.Na área da Educação na área Acadêmica, na interação entre grupos de áreas afins.
4.Pedir que pesquisassem em casa sobre o bulling em jornais e tragam para a sala de aula o recorte do jornal. Fazer a leitura de algumas reportagens trazidas para a classe pelos alunos e fixar todas num mural na sala de aula. Estudar vocabulários, fazer a interpretação oral e desta mídia passar um vídeo sobre o assunto. Iniciar a nova etapa do trabalho ambiente da escola: buscar nas ferramentas de busca outra informação sobre depoimentos de pessoas que foram vitimas de bulling. Digitar frases referentes ao bulling se possível imprimir e fazer faixas ara espalhar pela a escola.Produzir um artigo coletivo pela turma. Fazer no final do processo uma grande apresentação na escola para todos aos alunos. Seria um show com data show.

Alunas: Verinha e Marciana.

1.É uma abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que se integrados entre si, poderão proporcionar a comunidade entre várias pessoas.
2.É um recurso que permite grandes vantagens no meio tecnológico como: uso de meio eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos, permitindo estudar no local e no horário mais conveniente do aluno.
3.Em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula, na área acadêmica, etc.
4.Nós aproveitaríamos as novidades, isto é, os projetos realizados em sala de aula com os meus alunos e dividiria com outras pessoas através de TICs no computador. Por exemplo, disciplina em sala de aula aluno nota 10,leitura e interpretação de textos, poesias...
A tecnologia amplia nossos conhecimentos e nos dá oportunidade de aprendermos cada vez mais.
O avanço tecnológico está cada vez mais presente em nossa sala de aula.

Alunas: Vânia Lima e Aninha

1. Tecnologia da informação e comunicação. Conjunto de conhecimento, informação adquirida.
2. TICs é a tecnologia que oferece grandes quantidades de cursos variados a pessoas em lugares distantes, através do uso de meios eletrônicos transmitindo conteúdos e aumentando o aprendizado.
3. Áreas Acadêmicas, instituições, escolas
4. Levando os alunos na sala de informática, dando a eles A oportunidade de usufruir das técnicas de Comunicação se informatizando.

Alunas: Marli

1.TICs- Tecnologia da Informação e Comunicação.
2.São Tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
3.Na área da Educação, na área acadêmica, na interação entre grupos de área afins.
4.Posso usar essa tecnologia em pesquisas relacionadas com historias infantis, imagens ou ilustrações para crianças em sala de aula ou na própria sala de vídeo e, registrar as atividades feitas com as crianças e pelas crianças,etc.



Obs: Quero parabenizar todas as alunas. Desde já
agradeço a dedicação e confiança.


Um abraço carinhoso.


Elaine

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem para você Papai!

Reflita:
Para uma pessoa muito importante.
Ser pai é algo inexplicável
Pense bem.
Tudo começou assim...
Que amor!(imagine você no dia que conheceu sua esposa)


As muitas águas não poderiam apagar este amor nem os rios afogá-lo, ainda que alguém desse toda riqueza por este amor, certamente ao todo desprezariam
(Cantares de Salomão 8-7)


Com o passar do tempo chega os filhos. Eles crescem e começam agradecer a mãe porque escolheu um pai maravilhoso para ele (a)
A criança começa frequentar outros ambientes, mandar recadinho e até mesmo escrevê-los:
• Pai eu te amo!
• Você é o melhor Pai do mundo!
• Pai, você é só meu!
• Meu Pai é vitorioso!
• Quando crescer quero ser igual ao meu Pai!
• E outros.
Todo Pai tem um trabalho, não importa a profissão...


Bem - aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás e te irá bem. (Salmos-1.2)

As coisas começam a mudar a família crescer. E se os problemas são muitos:
• Contas de luz, água, telefone, internet...
• Aluguel
• Prestações
• Presentes para a esposa ou filhos.

Vai um conselho:
Pedi e dar-se-vos-a;buscai e encontrareis, batei: e abri – se –vos- a.
Porque aquele que pede recebe: e o que busca encontra: e, ao que bate se abre. (Mateus 7.7-8)

Procure sua esposa e converse com ela.
Mulher virtuosa quem achará?
O seu valor muito excede o de rubins.( Provérbios 31-10)


Valorize a sua esposa. Ela é um presente de Deus para você!

O Senhor é filho de Deus vivo.
Foste comprado por bom preço; não vos façais servos dos homens.(Coríntios7:23)
Jesus resolve todos os seus problemas!

Desejo a todos os Pais neste dia e nos próximos que virão: muito sucesso e felicidade!
Um abraço carinhoso Elaine.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Salão de Beleza Unissex: JEOVÁ - JIRÉ.

Rua: Maria Auxiliadora Mauricio,07
Bairro: Paulo Giardini
Receber você. Será um prazer.