domingo, 25 de setembro de 2011

Obrigada! Equipe Despertai.Um abraço a todos vocês.

UMA BOA SEMANA PARA VOCÊ

Os dias estão trabalhosos e a casa do mundo começa a ruir. Todos nós que vivemos no mundo, também sofreremos os revezes dessa degeneração. Assim, convém que em nossa vida pessoal, multipliquemos os cuidados na vigília e nas orações. Que todos os dias, nós tenhamos contato com a Palavra de Deus, seja na leitura bíblica, seja por meio da Palavra pregada; não importa o meio, mas não deixemos de modo algum, de nos alimentar da comida que permanece.Não vai ser possível resolver todos os problemas que nos afligem. Mas se pela fé, Jesus estiver no comando da nossa vida, com toda certeza será possível atravessarmos esta “zona de turbulências”. Não sabemos o que será amanhã, tantas são as incertezas. Mas o Senhor o sabe. Confiemos plenamente em Jesus Cristo, pois a morte na cruz não foi por motivo torpe. Foi para a nossa salvação. Avante pequeno rebanho! Adiante pequeno exército. Anunciemos, anunciemos, anunciemos. O Reino de Deus está próximo. Glórias ao SENHOR. Deus te abençoe!

sábado, 24 de setembro de 2011

Continuando com o modelo de portfólio do 1º ano. Ok!

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
D d


O DOCE O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE:



__ QUAL É O DOCE MAIS DOCE?


O DOCE RESPONDEU PRO DOCE:


__ QUE O DOCE MAIS DOCE.

É O DOCE DE BATATA –DOCE.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida!

E e



EMA (PIRULITO QUE BATE ,BATE...)




COM O E SE ESCREVE EMA,




QUE É BICHO ENGRAÇADO.




TEM AS PERNAS TÃO COMPRIDAS...




E O PESCOÇO BEM PELADO. Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!




F f





FORMIGA




(PARLENDA)




PRA FAZER A SUA CASA,




A FORMIGA CAVA FUNDO.
FAZ TÚNEL PRA TODO LADO,




PRA QUE MORE TODE MUNDO.


Escola Municipal Manoel Mayrink Neto

Aprendendo para a vida!





G g





GATO (TRAVA-LÍNGUA)




GATO ESCONDIDO COM O RABO DE FORA




TÁ MAIS ESCONDIDO QUE RABO ESCONDIDO COM GATO DE FORA. Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!




H h




HORTÊNCIA (TEXTO INFORMATIVO)




A HORTÊNCIA FLORESCE NA PRIMAVERA,




QUANDO AS PLANTAS E AS FLORES FICAM MAIS BONITAS.




A HORTÊNCIA, A ROSA, A MARGARIDA E O CRAVO SÃO FLORES MUITO CONHECIDAS.




A MAIORIA DAS FLORES É PERFUMADA.




A HORTÊNCIA NÃO TEM PERFUME, MAS É MUITO APRECIADA PARA ORNAMENTAÇÃO.
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!





I i




IGUANAS




(TEXTO INFORMATIVO)




HABITAT: VIVEM NA PARTE DA FLORESTA,




NA BEIRA DOS RIOS E EM ÁRVORES.




TAMANHO: OS IGUANAS PODEM CHEGAR A MEDIR 2 METROS DE COMPRIMENTOS . ALIMENTAÇÃO: ALIMENTAM – SE DE FOLHAS, FRUTOS, INSETOS E PEQUENOS INVERTEBRADOS.




EXPECTATIVA DE VIDA: EM MÉDIA VIVEM ATÉ 20 ANOS. REPRODUÇÃO: PÕEM EM MÉDIA 25 OVOS.




OS FILHOTES NASCEM DEPOIS DE 60 A 85 DIAS DE INCUBAÇÃO.





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!





J j


JACARÉ (TEXTO INFORMATIVO)








O JACARÉ É UM RÉPTIL CARNÍVORO E SEU MAIOR INIMIGO É O HOMEM, QUE O CAÇA PARA UTILIZAR SEU COURO E SUA CARNE.O ANIMAL ADULTO PODE PESAR ATÉ 100 KG, O SEU TAMANHO VARIA DE 2 A 3 METROS DE COMPRIMENTO. O NÚMERO DE DENTES QUE O JACARÉ TEM NA BOCA VARIA DE 70 A 80. NO INVERNO OS JACARÉS HIBERNAM POR CERCA DE QUATRO MESES. ELES VIVEM 35 ANOS NA NATUREZA E 50 ANOS EM CATIVEIRO.
O JACARÉ DO PAPO AMA- RELO É O MAIS CONHECIDO NO BRASIL









Escola Municipal Manoel Mayrink




Aprendendo para a vida!






L l





LEÃO (PARLENDA)




VEJA SÓ A JUBA DELE!




OLHA LÁ A CONFUSÃO...




SE VOCÊ FOR CORAJOSO,




VÁ PENTEAR O LEÃO!






Escola Municipal Manoel Mayrink




Neto Aprendendo para a vida!





M m




MACACO ( MÚSICA DO PROFESSOR BAHIA)




O MACACO ESCORREGOU VEJA SÓ COMO ELE FICOU DIZ O PESSOAL DA FLORESTA QUE O SEU PÉ SE MACHUCOU E COMO ELE NÃO PODE PARAR VEJA COMO SÓ COMO ELE VAI ANDAR O MACACO ESCORREGOU VEJA SÓ COMO ELE FICOU DIZ O PESSOAL DA FLORESTA QUE O OUTRO PÉ SE MACHUCOU E COMO ELE NÃO PODE PARAR VEJA COMO SÓ COMO ELE VAI ANDAR...








Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!






N n




NINHO DE MAFAGADOS (TRAVA-LÍNGUA)



NUM NINHO DE MAFAGADOS




HÁ CINCO MAFAGAFINHOS.




QUEM OS DESMAFAGAFIZAR, BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.








Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!




O o




ORQUÍDEA (TEXTO INFORMATIVO)





AS ORQUÍDEAS COSTUMAM CRESCER SOBRE AS ÁRVORES QUE FICAM PERTO DOS RIOS, USANDO-AS SOMENTE COMO APOIO PARA ALCANÇAR A LUZ, SEM RETIRAR OS NUTRIENTES DA PLANTA. ALIMENTAM-SE DE MINERAIS TRAZIDOS PELA ÁGUA DA CHUVA. VOCÊ SABIA? VOCÊ GOSTA DE BOLO DE BAUNILHA? E DE SORVETE? VEJA SO QUE INTERESSANTE: OS FRUTOS DA ORQUÍDEA DO GÊNERO VANILLA SÃO A FONTE NATURAL DO POPULAR AROMATIZANTE CONHECIDO POR BAUNILHA.









Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!





P p




PULGA (CANTIGA POPULAR)





PULGA TOCA FLAUTA PERERECA, VIOLÃO




PIOLHO PEQUENINO TAMBÉM TOCA RABECÃO





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto

Aprendendo para a vida!





Q q






QUATI (PEDRO MAIA, ABC DO ZOO;ANIMAIS DO BRASIL.SÃO PAULO) NA LÍNGUA DOS INDIOS, QUATI QUER DIZER NARIZ PONTUDO. POIS ESTE NARIGUDO FAZ BOM PROVEITO DO FOCINHO COMPRIDO. NA BUSCA DE COMIDA, ENFIA O NARIGÃO EM TOCAS, OU CAVA BURACOS COM ELE, PARA VER SE ACHA INSETOS E VERMES. ISSO PODE ATÉ SER PERIGOSO, JÁ QUE ELE CORRE O RISCO DE DAR DE FOCINHO COMUMA ARANHA OU UM ESCORPIÃO. OS QUATIS SEMPRE ESTÃO PROCURANDO COMIDA, ANDANDO SEM PARAR PELO MATO, ELES COMEM DE TUDO: FRUTAS, INSETOS, OVOS E ATÉ PASSSARINHOS. SE CHEGAREM PERTO DE UMA FAZENDA, SÃO CAPAZES DE ATACAR UM MILHARAL, OU O GALINHEIRO. POR ISSO SÃO CAÇADOS PELO HOMEM.




Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!







R r




RATO (PARLENDA)




O LEÃO CAIU NA REDE E URROU DE AFLIÇÃO...




MAS O RATO PEQUENINO LIBERTOU O REI LEÃO.





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!




S s




SAPO (TRAVA-LÍNGUA)





OLHA O SAPO DENTRO DO SACO,




O SACO COM O SAPO DENTRO,




O SAPO BATENDO PAPO




E O PAPO SOLTANDO VENTO.







Escola Municipal Manoel Mayrink Neto




Aprendendo para a vida!





T t




TATU (CANTIGA POPULAR)

TATU SUBIU NO PAU?

É MENTIRA DE VANCÊ!


LAGARTO OU LAGARTIXA, ISSO, SIM, QUE PODE SÊ!





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!




U u



UIRAPURU (TEXTO INFORMATIVO)


O IUIRAPURU É CONHECIDO COMO O PÁSSARO DA FELICIDADE.


SEU CANTO É ÚNICO E MELODIOSO E SÓ PODE SER OUVIDO DURANTE 15 DIAS,
NA ÉPOCA EM QUE ELE CONSTRÓI SEU NINHO.


O CANTO É TÃO BELO QUE TOCA A FLORESTA PARA QUANDO ELE CANTA!









Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!




V v




VACA (CRISTINA PORTO)


ESTA VACA TÃO MANSINHA


É A FAMOSA VIOLETINHA.


O SEU LEITE JÁ ENCHEU MUITA JARRA E MAMADEIRA.







Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!




Z z



ZEBRA (QUADRINHA POPULAR)



EI, DONA ZEBRA, RESPONDE. (EU QUERO QUE SEJA FRANCA)


__ÉS BRANCADELISTRAS PRETAS?


OU ÉSPRETADELISTRAS BRANCAS?





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!



X x



XAXIM (SINÔNIMO)


PEDAÇO DE TRONCO DE CERTAS SAMANBAIAS GIGANTES, CONSTRUÍDO DE MASSA.
FIBROSA MUITO LEVE, UTILIZADO NA FABRICAÇÃO DE VASOS E JARDINEIRAS PARA PLANTAS.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!




Y y




YARA (Elaine A.M.NEVES)



YARA É UMA MENINA QUE GOSTA MUITO DE ESTUDAR.


ELA ESTUDA À TARDE, ESTÁ NO 1° ANO.


TODOS OS DIAS QUANDO CHEGA DA ESCOLA: TOMA BANHO, FAZ UM LANCHE E DEPOIS VAI FAZER AS TAREFAS, POIS QUER SER SEMPRE UMA ÓTIMA ALUNA.




Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!



K k




KELLY (Elaine A.M.NEVES)


HOJE É DOMINGO, KÁSSIO FOI PASSEAR COM SUA TIA KELLY.


ELES FORAM ATÉ A CIDADE DE PONTE NOVA.


COMERAM PASTEL, TOMARAM SORVETE, FOI AQUELA ALEGRIA.





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!



W w



WILLIAM (FRANCIELLLE A. M. NEVES)


WILLIAM MORA NA ZONA RURAL É UM GAROTOMUITO ESPERTO.


GOSTA DE ANDAR À CAVALO, VER SUA PATA COM OS SEUS PATINHOS NADANDO NA LAGOA.


SEU MAIOR SONHO É SER UM FAZENDEIRO BEM SUCEDIDO, MAS PARA ISTO PRECISA CONCLUIR OS ESTUDOS.




Escola Municipal Manoel Mayrink Neto


Aprendendo para a vida!





Mensagem para você meu querido (a) aluno (a) e sua família. SÓ DEUS PODE...



Só Deus pode criar, mas você pode valorizar o que ele criou.


Só Deus pode a vida, mas você pode transmiti-la e respeitá-la.


Só Deus pode a saúde, mas você cuidar desta dádiva.


Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar o seu testemunho.


Só Deus pode infundir a esperança, mas você pode restituir a confiança ao irmão.


Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar seu irmão a amar.


Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.


Só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar a quem desanimou.


Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir para todos.


Só Deus é o caminho, mas você pode segui-lo e indicá-lo aos outros.


Só Deus é a luz, mas você pode fazê-la brilhar aos olhos do próximo.


Só Deus é a vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.


Só Deus pode fazer milagres, mas você pode trazer os cincos pães e os dois peixes.


Só Deus pode fazer o impossível, mas você pode fazer o que é possível.


Deus, para ser o que é não precisa de ninguém, mas ele preferiu contar com você!

Um abraço!
Professora e Equipe de Liderança/2011.




OBS:Rosenilda, Aninha, Diniz e Dadá quero agradecer a todas por confiarem no meu trabalho,quando sugeri esse portfólio para desenvolver com seus alunos do 1º ano pois tinha certeza que seria diferente. E vocês estão me mostrando que vale apena ter vocês como educadoras e que estão na minha equipe. Amo vocês!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conheça o nosso Portfólio:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

PORTFÓLIO

Ciclo de Alfabetização
1º ano

Para as crianças; para os pais, para os professores e toda equipe escolar, ABRIR UM PORTFÓLIO BEM FEITO É COMO ABRIR UMA ARCA DO TESOURO.
Alguns itens irão causar um sorriso ou uma risada; outros irão trazer velhas lembranças; outros itens irão motivar os jovens aprendizes (e seus pais e professores) para experimentar novas tarefas e reexperimentar as velhas. Todos os itens irão proporcionar informações prazerosas e apreciações saborosas...
Nome do Aluno (a):___________________________________________
Professor (a): ________________________________________________
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Supervisora: Elaine Auxiliadora Maurício Neves
Orientadora: Maria Tereza Cruz
Urucânia





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!



Dedicatória

• Dedico este Portfólio a Deus que sempre me guiou e guiará durante toda minha vida.
• Dedico aos meus pais e/ou responsáveis que estão sempre presentes em minha vida, à minha professora que me ensinou a ler e escrever, e a todos os funcionários da escola que diretamente ou indiretamente me ajudou durante esta caminhada.
• Dedico a você que por algum motivo abriu as páginas deste portfólio. Espero que possa lhe ajudar em alguma coisa.



Um abraço carinhoso!
_______________

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

TAREFA DE ESTAR JUNTO

(Maria Blandina de Melo Todeschi - Neuro-pediatra)
Estar junto de seu filho é tarefa feliz... Para isso pode fazer uma série de coisas simples e maravilhosas que formarão um elo permanente entre você e ele. Comece deixando-o provar, perguntar, explorar tudo que o rodeia. Deixe-o perguntar mesmo que você não saiba responder na hora; deixe-o fazer observações, testar conclusões, cogitar, maravilhar-se. Procure todas as maneiras de tornar seu filho mais sensível ao ambiente, a usar todos os seus sentidos para explorar o mundo que o cerca, não de forma maçante e insistente, mas criativa e carinhosamente.
É preciso que ele aprenda a ver as coisas: sua forma, sua cor, seu tamanho, suas relações no espaço e no tempo.
É preciso que ele aprenda a ouvir. Ensine-o a sentir o mundo através da sua audição, a esquecer da poluição sonora para sentir com o ouvido os sons que nos mostram a suavidade: o grilo e a sua canção, a água da chuva que cai, o barulho do vento, as máquinas em movimento, os sons da casa, os passos dos amigos que chegam!
É bom descobrir as coisas. Mostre a seu filho como podemos vê-las, sentindo-as, tocando-as e apalpando-as, sem usar os olhos. As polpas digitais têm o sentido esplêndido de mostrar às formas das coisas, as texturas, as superfícies, calor, peso. Ver, tocando suavemente o mundo através dos dedos e do corpo todo. Sentir como um galho pode ser liso e escorregadio, como uma casca de árvore pode ser áspera, dura, mole ou resistente, mas suave... Como são macios os animais de verdade e como são quentinhos debaixo das penas e pelos. Rolar no chão, na grama, pisar no molhado, na água, no seco, no áspero, no liso para perceber as diferenças...
Você pode testar com o seu filho, o peso, a leveza das coisas. Descobrir e avaliar como é leve o voo de sementes que se soltaram das plantas ou como é pesada a manga que cai da mangueira. Como o peso, o choque de uma pedra atirada é diferente de um chute em uma bola.
Comparar a bola de couro a um balão. Fazer bolhas de sabão!
Dê-lhe oportunidade de viver os elementos da natureza. Ajude-o a procurar os brotos das plantas e reparar o feitio das folhas, o colorido das flores e sentir seu perfume. Acompanhe com ele as modificações da semente que se transforma em plantas. Colecionem juntos, folhas no jardim ou quintal, vejam um bichinho que se arrasta ou que um inseto que voa! Sinta o cheiro das coisas! Das frutas e das flores, da terra molhada pela chuva... Veja com ele os pássaros, sua beleza colorida, escutem seus diferentes cantos.
Dê-lhe oportunidade de brincar com a água, senti-la em cada parte do corpo e descobrir as inúmeras sensações que pode produzir. Faça-o ver a água sob todas as suas formas, deixe-o pegar um cubo de gelo e observar como se derrete... Mostre a nuvenzinha que sai do bico da chaleira, o vidro embaçado do carro ou ônibus, a vidraça ou espelho do banheiro, fazendo rabisco com os dedos sobre superfícies cobertas de leve camada de vapor condensado. Faça, com ele, experiências simples na banheira, na pia da cozinha, na piscina, ou mesmo na bacia com água para ver que espécies de objetos flutuam e quais se afundam.
Presenteie-o com uma lente de aumento! Juntos irão descobrir as escamas coloridas das asas das borboletas, as facetas dos olhos insetos ou cristais dos grãos de areia.
Não se preocupe você não precisa saber tudo, sobre tudo isso, para responder a seu filho. Pesquise com ele, descubra com ele. Cresça com ele, aprendendo a descobrirem juntos. Vai valer à pena cultivar o convívio com seu filho! Você e seu filho!

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

PORTFÓLIO:

O portfólio é do aluno. Ele faz parte da aula, é a peça mais representativa do trabalho escolar e da aprendizagem do aluno. Usar o portfólio nas aulas é exercício de bom senso.
O principal usuário é o aluno, segundo, é o (a) professor (a). Os pais (ou responsáveis) estão na outra ponta. Devem ser orientados a utilizá-lo para darem um melhor suporte ao trabalho do filho.
O portfólio é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada aluno.
O processo de montagem de portfólio auxilia-nos a entender melhor o desenvolvimento educacional e a planejar atividades educativas com mais eficiência. É tanto um modo de ensinar, quanto um modo de avaliar os alunos.
Avaliação baseada em portfólio pode e deve concentrar a atenção de todos (dos alunos, professores e familiares) nas tarefas importantes do aprendizado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupções, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas.
Valorizemos o portfólio como sendo o registro das experiências e das realizações únicas de cada aluno, adotando formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade dos alunos que os levem a explorar mais intensamente as diversas linguagens artísticas, a começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.
Equipe de Liderança

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO



Obs: Colocar a foto do (a) aluno(a)

1. NOME COMPLETO:
_____________________________________________________________________________________

2. QUAL A SUA IDADE?
DESENHE NO BOLO A QUANTIDADE DE VELINHAS QUE CORRESPONDE À SUA IDADE E COMPLETE A FRASE:







EU TENHO____ ANOS

3. NOME DO SEU PAI:________________________________________________________

4. NOME DA SUA MÃE:________________________________________________________

5. QUANTAS PESSOAS FAZEM PARTE DA FAMÍLIA?
DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO A SUA FAMÍLIA DANDO NOME ÀS PESSOAS E COMPLETANDO A FRASE.


8. DESENHEM QUANTOS


NA MINHA FAMÍLIA HÁ____ PESSOAS.

6. NOME DE SUA ESCOLA:
__________________________________________________________________________

7. NOME DE SUA PROFESSORA:

__________________________________________________________________________

8. DESENHE:

QUANTAS MENINAS:



QUANTAS MENINOS:




TEM NA SUA SALA.

9. QUAIS SÃO SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ EM CASA:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

COLOQUE NOME NOS DESENHOS:
DATA:___/____/___





















PROJETO LITERÁRIO
DATA:___/___/____


TÍTULO DO LIVRO:
____________________________________________________________
____________________________________________________________














Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!


APRENDENDO COM AS LETRAS

A a

DONA ARANHA

ARANHA SUBIU PELA PAREDE.
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU
A CHUVA PAROU E O SOL JÁ VEM SAINDO.
VENHAM VER A ARANHA
QUE JÁ TORNOU A SUBIR.





Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

B b


HABITAT:
BOTO COR DE ROSA OS BOTOS VIVEM NAS BACIAS DOS RIOS AMAZONAS, MAMORÉ E ORENOCO.
TAMANHO E PESO:
SÃO MUITO PARECIDOS COM OS GOLFINHOS. QUANDO NASCEM, PESAM EM MÉDIA 7 KG, PODENDO CHEGAR ATÉ 160 KG QUANDO ADULTOS. SEU COMPRIMENTO PODE CHEGAR A ATÉ 2,5 METROS.
ALIMENTAÇÃO:
OS BOTOS ALIMENTAM-SE DE PEIXES, CARANGUEJOS E ATÉ PEQUENAS TARTARUGAS.
EXPECTATIVA DE VIDA: VIVEM 30 ANOS; EM MÉDIA.
REPRODUÇÃO: A GESTAÇÃO DURA DE 10 A 12 MESES. NASCE APENAS 1 FILHOTE.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!


C c

COMO O CÃO ENXERGA?

O CACHORRO ENXERGA APENAS QUATRO CORES: AZUL, AMARELO, BRANCO E TONS DE CINZA.
SE TIVESSE DE RECONHECER O SEMÁFORO PELAS CORES PARA ATRAVESSAR A RUA, ESTARIA PERDIDO: VERMELHO, AMARELO E VERDE É, PARA ELE, UMA COR SÓ: AMARELO.
A VISÃO DO CÃO É MELHOR Á NOITE. DURANTE O DIA ELE VÊ EMBARAÇADO, COM POUCAS CORES E MENOS DETALHES.




Obs:Fique ligadinho, qualquer dia eu continuo postando mais páginas do portfólio. Não esqueça que a criatividade depende de cada professor.Por exemplo:Colar palavrinhas, circular letras,escrever os número de letras de acordo com cada palavra que esta no texto,desenhar matinho, nuvens,flores,etc...ok.

Feliz Aniversário Allex!

Allex, o tempo passa e você continua uma benção.

Lembra desse momento?
Surpresa...





Que o seu caminho esteja sempre repleto de alegria.
Para uma pessoa especial como você nós só podemos desejar um mundo maravilhoso,cheio de surpresas e muito amor!
Feliz aniversário!



Parabéns!!!

É o que lhe desejamos neste dia tão especial.
Jesus te ama! E nós também!


Um abraço.
Elaine, Samuel, Francielle e Mauro.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore: 21 de Setembro



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida.
Professora: Ana Aparecida / 3º turno

Texto e desenho de Samuel Mauricío Neves.

Dia da Árvore: 21 de Setembro



A importância da árvore

A árvore é importante na nossa vida, pois ela serve para muitas coisas. São elas que nos ajudam a respirar e também nos dão a sua sombra, a madeira, para fazer móveis e construir casas, frutas gostosas.
Serve para enfeitar os jardins, praças e outros lugares.
Devemos retribuir, cuidando dela, jogando água todos os dias assim a natureza ficará sempre bonita e não podemos jogar lixo nas árvores.
Tem gente que corta as arvores. Por isso plante árvores, cuide dela como se fosse algo valioso.











sábado, 17 de setembro de 2011

Homenagem ao casal Duda e Toninho:


Nós acreditamos que, na vida tudo tem o seu tempo certo.
E que vocês foram feitos um para o outro.




Neste dia tão especial desejamos muitas felicidades.
Que a alegria os acompanhe eternamente, que Deus seja prioridade em suas vidas, que a compreensão jamais os abandone, que o amor e o respeito estejam sempre presentes, e que a construção desta nova vida seja no mínimo, a melhor e a maior de todas
Neste dia tão especial desejamos muitas felicidades.
Parabéns pois a partir de hoje vocês são um só corpo e uma só carne.
Um abraço!


E muitos:



Família Neves.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Proerd na nossa escola pela Segunda vez. Obrigada! Cabo Edmar.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Proerd
Programa educacional de resistência às drogas
Apresentação:
PROERD- é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education- D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 03 cursos: Proerd para 4ª e 6ª séries do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais.
O programa possui como material didático o Livro do Estudante, Livro dos Pais e o Manual do Instrutor auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.
O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pele Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.





Esse é o nosso amigo Cabo Edmar:



Ele esta desenvolvendo seu trabalho na sala de aula do 5º ano do 3º turno.




Professora: Wanderléia




Alunos resolvendo atividades no livro do estudante do Proerd:




Qualquer dia nos encontraremos de novo...
E aprenderemos juntos muito mais...
Um abraço! Elaine

PROJETO: UMA CULTURA DA PAZ - 2º SEMESTRE

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

No dia 9/9/11 os professores e alunos:
• Wanderléia (5º ano)
• Verinha (4º ano)
• Rita (2º ano) e Roberta ( professora de Educação Física)
Juntamente com a Professora de Educação Física Roberta fizeram a culminância da Paz.
Após o momento de filosofia de vida (momento de reflexão). A professora Verinha e Wanderléia iniciaram fazendo a abertura:


1. Os alunos do 4°ano e 5°ano das professoras Verinha e
Wanderléia, cantaram a música:


É Preciso Saber Viver
Roberto Carlos
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver...
Toda pedra no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver!...
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!...(2x)


Fala da Professora Verinha: Será que sabemos viver, temos que tomar muito cuidado para vivermos bem e em Paz com nossos pais, amigos, professores e todas as pessoas que nos cercam.
A professora Wanderléia fez a apresentação dos cartazes elaborados e confeccionados durante as aulas de Educação Religiosa - 4º e 5ºanos







2. Os alunos do 2°ano também trabalharam sobre a Paz e nos prestigiou com lindas frases feitas por eles.







3. A seguir assistimos uma linda dança com os alunos do 2°ano:



A Paz Reinará
Anjos de Resgate
Não haverá um futuro
Se as crianças de hoje não aprenderem a amar
Pra mudar o mundo é preciso
Mais do que um simples sorriso
É preciso amar!
Porque será que as pessoas vêem a face do mal
Enxergam maldições?
E não conseguem sequer
Sentir a presença de Deus nos corações?
Se não buscarmos o Deus que é maior
Não haverá para nós um futuro melhor
Se não mostrarmos ao mundo o Deus que é amor
A paz não virá
Se nós buscarmos o Deus que é maior
Terminará num segundo a guerra e a dor
Se nós mostrarmos ao mundo o Deus que é amor
A paz reinará
Se todas as tribos da terra
Disserem não para a guerra começará a paz
O mundo quer máquinas de guerra
Queremos santos na terra
Queremos paz
Solte sua voz, dê um grito de paz
Cante para o mundo o seu grito de amor
Pra mudar o mundo é preciso somente o amor, só o amor.

4. As alunas do 4°ano também apresentaram uma coreografia com a música:


Obedecer
Crianças Diante do Trono
Obedecer é mais que importante
É prova de amor
Com alegria, eu vou obedecer ao senhor
[2x]
Jesus falou que se eu sou amigo dele, eu vou obedecer
Aquilo que ele quer pra mim é sempre o melhor, eu vou obedecer
Obedecer é mais que importante... [2x]
A bíblia ensina que eu preciso honrar meus pais, eu vou obedecer
Se eu quero ser um filho abençoado, eu vou obedecer
Obedecer é mais que importante [2x]
Eu sou um filho inteligente, eu sou obediente
Eu provo o meu amor
E tudo o que Jesus me diz, eu sigo fielmente
Eu amo o meu senhor
[2x]
Obedecer é mais que importante...
Obedecer é mais que importante...
Obedecer!

Obedecer é um valor que todas as crianças precisam conhecer. Como esta difícil ver crianças obedientes. É preciso saber obedecer, principalmente nosso Papai Jesus cristo.

5. Vamos fazer um trato sobre a Paz.
A aluna Gabriela declamou uma linda poesia: Tratando de Paz.

Obs: Para finalizar a professora Verinha em nome das demais agradeceu a todos pela compreensão, paciência e carinho por ter participado pelo evento maravilhoso.

Nosso recadinho: Parabéns professores! Continuem brilhando...pois esse é o papel do verdadeiro educador. Um abraço! Equipe de liderança.