quarta-feira, 2 de maio de 2012

IV - Família, Educação e Escola (resolução de problemas e cálculos)

1.     Em relação ao desenvolvimento da resolução de problemas e cálculos:

·        Pedir que a criança compre algo e confira o troco.

·        Solicitar a ela que faça uma pesquisa de preço através de preço de panfletos de supermercado.

·        Quando ela for ajudar em receitas, pedir que conte os ingredientes.

·        Pedir que ela coloque a mesa para as refeições, contando as pessoas, pratos, copos, etc..

·        Incentivá-la a usar instrumentos de medida como: fita métrica, régua, balança, relógio.

·        Medir objetos da casa e comparar as medidas.

·        Marcar no relógio o tempo que levam  para realizar alguma atividade.

·        Pesar os ingredientes das receitas.

·        Contar no calendário quantos dias faltam para uma data importante.

·        Mostre para ela como a matemática pode ser divertida a útil. Não transmita a ela suas próprias dificuldades. Os pais são modelos para os filhos.

·        Incentive a criança a fazer contas (operações), sem escrever.

·        Mostrar a ela a lista de compras e pedir que ela calcule para ver se o dinheiro vai ser suficiente

·        Usar as receitas em problemas matemáticos. Ex; nesta receita vou precisar de 250gramas de farinha d trigo. Se eu quiser fazer duas receitas, quanto vou gastar?

·        Incentivá-la a somar os preços daquilo que estão comprando, quanto gastou para fazer aquele almoço, quanto vale o prato de cada um da família.

·        Pedir que ela calcule quanto tempo leva para ir até a escola, calcular o tempo durante a semana. Propor problemas com as horas.

·         Conte historias, propondo probleminhas matemáticos.

·        Incentive a criança a contar a s coisas do cotidiano: pares de sapato,  roda de carro, árvores, placas, pessoas, etc. e a brincar com os números onde quer que eles apareçam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário