quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Proerd na escola.


O Instrutor do Proerd Cb Edimar Olevate desenvolvendo com os alunos do 5ºano do 3º turno/2010 aulas interessante sobre os valores dentro do conteúdo específico da cartilha do Proerd.


Professora: Wanderléia.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Algumas sugestões de Sites para sala de Informática:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!


“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”. (Provérbios: 3. 13)


Sites:
www.smilinguido.com.br/jogos
www.educaterra.terra.com.br/educacao
http://www.portugues.com.br/
www.uol.com.br/linguaportuguesa
http://www.novaescola.com.br/
http://www.somamatemacita.com.br/
http://www.matematica.com.br/
www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica
http://www.nethistoria.com/
http://www.historianet.com.br/
http://www.portfoluim.com.br/
http://www.feiradeciencias.com.br/
http://www.adorofisica.com.br/
http://www.biologo.com.br/
http://www.ibge.gov.br/
www.bussolaescolar.com.br/geografia.html
www.conhecimentosgerais.com.br/geografia
http://www.europanet.com.br/
news.google.com.br
www.portasdasletras.com.br
scholar.google.com.br
www.google.com.br (pesquisas)
http://www.cade.com.br/ (pesquisas)
http://www.achei.com.br/ (pesquisas)
http://www.bondefaro.com.br/ (pesquisas)
http://www.barbie.com.br/ (brincadeiras)
virtualbooks.terra.com.br/freebook/didaticos/estimulando_as_inteligencias.htm
www.rossetti.eti.br
br.criancas.yahoo.net/jogos/index.html
www.cardiol.br/jogos
sitededicas.uol.com.br/jogos.htm
www.alemdeeducar.com.br/jogos.shtml
www.psicologia.com.pt/areas/recursos.php?cod=d4&recurso=6
www2.uerj.br/cte/jogos_educativos.htm
www.enersul.com.br/aescelsa/jogos.asp
http://www.mec.gov.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/
englishhonline.sites.uol.com.br
www.supersitesdaweb.com/Educacao/Trabalhos-Escolares.html
www.supersitesdaweb.com/pesquisas_trabalhos_escolares.htm
www.ufpel.tche.br/prg/sisbi/bibct/pesquisa.html
www.sobresites.com/pesquisa/bio.htm
http://www.ellenwhitebooks.com/
www.portaldapesquisa.com.br/databases/sites
books.google.com.br
www.urucania.mg.gov.br
http://www.cartoonnetwork.com.br/ (jogos)
http://www.megalojinha.com.br/
http://www.eliana.com.br/
http://www.guri.com.br/
www.ojogos.com.br/crianças
http://www.iguinho.ig.com.br/
iguinho.ig.com.Br
www.monica.com.br
www.globo.com.br
http://www.globo.com.br/

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PROERD - PROCEDIMENTOS PARA A FORMATURA - Urucânia


Convite:
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS


O Comando da 118ª Companhia da Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Urucânia /MG, através da Secretaria Municipal de Educação, têm a honra de convidar Vossa Senhoria e Familiares para a formatura dos alunos do PROERD (PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS) a ser realizada no dia 30 de Novembro de 2011, Quarta-feira, saindo em passeata às 08 horas e 30 Minutos da Escola Municipal Manoel Neto, sentido a Praça Beatriz Monteiro de Carvalho (praça de baixo) e retornaremos pelo centro da cidade até o Ginásio Poliesportivo, onde ocorrerá a solenidade.

Sua presença é imprescindível.
“NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS”

INFORMAÇÕES SOBRE FORMATURA PROERD EM URUCÂNIA

DIA DA FORMATURA: 30 DE NOVEMBRO DE 2011

LANCHE PARA OS ALUNOS

07 horas e 10 minutos.
Todos os alunos(165) irão reunir nas dependências da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto e será dado um lanche aos alunos, sendo que é necessário tal procedimento em virtude de muitos alunos do turno da manhã residirem na zona rural e em outra localidade. Também iremos verificar com a Escola Helder de Aquino(Cardosos) e Escola Custódio Martins da Silva(Jatiboca), a possibilidade de fornecer lanche aos alunos e conduzi-los até a Escola Manoel MayrinK Neto.

08 horas .
Concentração de todos os alunos para iniciarmos a passeata, ficando a critério da escola elaborar faixas para destacar a escola.

PASSEATA 08 horas e 20 Minutos

Daremos início à passeata, saindo da escola Manoel Mayrink Neto, seguindo ao centro da cidade, sentido a Praça Beatriz Monteiro de Carvalho (praça de baixo).
e retornaremos pelo mesmo percurso (ruas principais), até o Ginásio Poliesportivo, situado próximo à praça da rodoviária, onde ocorrerá a solenidade de formatura.

SOLENIDADE

Local: ”Ginásio Poliesportivo”
Horário de início: 09 horas
Horário previsto para o término: 10 horas e 40 minutos

O local é apropriado para realização do evento, pois possui palco, arquibancadas, é coberto, e facilitará a ornamentação e as apresentações dos formandos. Estamos verificando o patrocínio de 250 cadeiras e 18 mesas, fim acomodarmos os alunos formandos e autoridades que irão compor a mesa de honra.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Maior parte dos formandos estuda no turno da manhã e residem na zona rural e em outra localidade, sendo que os familiares podem vir com os alunos nos ônibus escolares e, após a solenidade poderão retornar com os alunos.

Diante das informações citadas, passo a Vossa senhoria para apreciação.

CAMINHADA PELA PAZ NO DIA DA FORMATURA!
(Um Carro de som virá à frente tocando músicas relativas ao evento)

DIA: 30 DE Novembro de 2011
HORÁRIO: 08 horas e 20 minutos
Obs. A passeata será no horário de aula e a Polícia dará apoio durante a passeata.

LOCAL: A concentração dos alunos ocorrerá próximo a escola Manoel Mayrink Neto e percorremos algumas ruas da cidade da cidade, sentido ao ginásio Poliesportivo próximo a rodoviária.

A escola deverá elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a). O objetivo é conscientizar/coibir a violência nas escolas e na comunidade. O evento irá conscientizar as famílias e a comunidade a terem uma participação mais ativa na educação do filho junto à escola e em casa, conforme sugestões abaixo:

“ORIENTAÇÕES/SUGESTÕES PARA A PASSEATA”

1. CONVERSE com seus filhos sobre as amizades. Isso irá conscientizá-lo a ficar longe da violência.

2. ESCUTE atentamente os seus filhos. Eles irão compartilhar suas experiências com você. Demonstre interesse e o escute atento e interessadamente.

3. AJUDE seus filhos a se sentirem bem consigo mesmo. Seus filhos se sentirão bem quando você elogiar seus esforços e vitórias. Ele fortalecerá sua auto-estima se você apenas criticar suas ações e não ele como pessoa.

4. AJUDE seus filhos a desenvolverem valores firmes e adequados. Se seus filhos tiverem valores firmes e adequados, estarão fortalecidos e cheios de certeza para dizerem NÃO a violência. Eles não se deixarão levar pelo que dizem os amigos.

5. DÊ UM BOM EXEMPLO. Os hábitos e costumes que você tem a respeito da violência, influenciarão fortemente nas idéias que seus filhos terão.

6. AJUDE seu filho a superar a pressão do grupo. O filho que é respeitoso, carinhoso e seguro de si mesmo, terá muito mais possibilidade de manejar a pressão do grupo em que convive, com um NÃO firme e positivo aos diversos tipos de violência.

7. ESTABELEÇA regras familiares. Estabeleça regras específicas a respeito da proibição de determinados fatos no lar. Deixe claro o tipo de disciplina que receberá qualquer membro da família que envolver com violência ou atos de indisciplina na escola.

8. INCENTIVE as atividades sãs e criativas. O lazer, os eventos escolares e atividades religiosas, criativas e desportivas, ajudarão a combater a ociosidade de seus filhos e a será uma arma fundamental na prevenção contra os diversos tipos de violência.

1. PARTICIPE o problema com outros pais confiáveis. Reúna-se com outros pais e converse sobre a prevenção aos diversos tipos de violência. Isso ajudará a comparar e reforçar o diálogo familiar.

PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS.
Cada escola participará com um tema diferente:

Escola Estadual Custódio Martins da Silva
(Faixa que representará a escola)

FAIXA 1 : RECADINHOS DO CORAÇÃO.
CUIDE DE MIM HOJE.
AMANHA CUIDAREI DE VOCÊ!

A escola deverá disponibilizar o maior número possível de alunos e elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a).
O instrutor do Proerd, Cb Edimar, irá disponibilizar a faixa para escola, ou ficará a critério da escola elaborar outra faixa.

Escola Estadual Helder de Aquino
(Faixa que representará a escola)

FAIXA 2 : BULLYING NA ESCOLA, TÔ FORA!!!

A escola deverá disponibilizar o maior número possível de alunos e elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a).

A expressão bullying é de origem inglesa e se refere a todas as formas agressivas, sejam verbais ou físicas dentro do ambiente escolar. Dependendo da gravidade pode trazer sérios problemas psicológicos, por isso esta medida visa à conscientização de toda a comunidade.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
(Faixa ficará a critério da escola )

FAIXA 3 :

A escola deverá disponibilizar o maior número possível de alunos e elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a).O instrutor do Proerd, Cb Edimar, disponibilizará a faixa.


Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
(Faixa que representará a escola)


FAIXA 4 : 0 CAMINHO DAS DROGAS SÃO OS 3 C.
CADEIA, CLÍNICA E CEMITÉRIO!
SEJA INTELIGENTE, NÃO ENTRE NESSA!

Aprendendo para a vida

A escola deverá disponibilizar o maior número possível de alunos e elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a).O instrutor do Proerd, Cb Edimar, disponibilizará a faixa.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
(Faixa que representará as escolas)

FAIXA 5 : Basta! Nós queremos Paz.

A escola deverá disponibilizar o maior número possível de aluno e elaborar bandeirolas ou cartazes, conforme sugestões abaixo e criatividade da escola e do professor (a).


CONSIDERAÇÕES FINAIS


As demais escolas serão convidadas a participarem da passeata, porém o evento ocorrerá no horário de aula, visando evitar transtornos como transportes e outros.


“SOZINHO NÃO PODEMOS FAZER MUITO,
MAS SEMPRE É POSSÍVEL ATUAR QUANDO ENCONTRAMOS PARCEIROS ”


Agradecemos o apoio ePROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS
TEMA: Formatura dos alunos do 5º ano do PROERD


1. Quando forem chegando da passeata os formandos ocuparão as cadeiras reservadas.

Escola Custódio Martins da Silva ( Jatiboca)

1. Convidamos a professora Márcia Dos Passos Moreira e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto

1. Convidamos a professora Fabrícia e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

2. Convidamos a professora Maria Rosa e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

3. Convidamos a professora Alessandra e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

4. Convidamos a professora Wanderléia e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

5. Convidamos a professora Silvana e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

6. Convidamos a professora Enedina e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira


Escola Estadual Helder de Aquino (Cardosos)

1. Convidamos a professora ___________________________ e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

2. Convidamos a professora ____________________________ e seus alunos formandos para ocuparem os assentos/Cadeira.

Quando todos os formandos estiverem assentados a (o) mestre de cerimônia (Professor José de Macedo Silva Neto) iniciará a solenidade.


2. Autoridades presentes, professores, formandos, senhoras e senhores, Bom dia!

Daremos inicio à solenidade de formatura dos alunos do 5º ano do Proerd, na cidade de Urucânia/MG.


3. Convidamos a ocupar lugar de destaque as respectivas autoridades:


1. Ilustríssimo Senhor
Jayme Alves da Silva
Comandante da Vigésima Primeira Companhia Independente da
Polícia Militar de Ponte Nova

2. Ilustríssimo Senhor
Willdré Luiz Santos Fortunato, Capitão PM
Comandante da Centésima Décima Oitava Companhia da
Polícia Militar de Rio Casca

3. Ilustríssimo Senhor
Antônio Carlos Teixeira de Souza, 1º Tenente PM
Comandante do 2º Pelotão da Policia Militar em Jequeri/MG

4. Ilustríssimo Senhor
Rafael Costa Damasceno, 3º Sargento PM
Comandante do Destacamento PM da cidade de Urucânia/MG.

5. Excelentíssimo Senhor
José Carlos Estavam Mansur
Prefeito Municipal da cidade de Urucânia/MG

6. Excelentíssimo Senhor
Carlos Roberto Macedo
Vice Prefeito da cidade de Urucânia/MG

7. Excelentíssima Senhora
Maria das Graças Santos Policarpo
Presidente da Câmara Municipal da cidade de Urucânia/MG

8. Ilustríssima Senhora
Cleide de Oliveira Fiorillo
Delegada de Polícia da cidade de Jequeri/MG

9. Reverendíssimo Senhor
Luiz Carlos dos Santos
Padre da cidade de Urucânia/MG.

10. Ilustríssima Senhora
Rozeli Madalena da Silva
Secretária de Educação da cidade de Urucânia/MG

11. Ilustríssima Senhora
Nilda Custódio da Conceição
Presidente do Conselho Tutelar de Urucânia/MG

12. Ilustríssima Senhora
Maria do Carmo Pinto de Albuquerque
Pastora representante das Igrejas Evangélicas em Urucânia/MG.

13. Ilustríssimo Senhor
Léo Batista Barbosa
Presidente do Consep da cidade de Urucânia/MG

14. Ilustríssima Senhora
Guiomar Aparecida Luna
Diretora da Escola Estadual Helder de Aquino em Cardosos

15. Ilustríssima Senhora
Marisa de Souza Abiduane
Diretora da Escola Estadual Custódio Martins da Silva na Jatiboca

16. Ilustríssimo Senhor
Fátima Maria da Silva Cunha
Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Urucânia/MG


17. Ilustríssima Senhora
Maria Tereza Silva Cruz
Coordenadora da escola Municipal Manoel Mayrink Neto

18. Ilustríssima Senhora
Vanda Lúcia Giardini
Secretária de Assistência Social da cidade de Urucânia

19. Ilustríssimo Senhor
Guilherme Giardini
Secretário de Agricultura da cidade de Urucânia

19. Ilustríssimo Senhor
Marcelo
Secretário de Saúde da Cidade de Urucânia

4. É com muito orgulho que receberemos agora o Instrutor do Proerd Cabo Edimar Olevate.

5º. Convidamos a todos os presentes, para juntos entoarmos o Hino Nacional Brasileiro.

Após o Hino Nacional, a Mestre de cerimônia fará a leitura do texto abaixo.

Esta formatura, última lição do Proerd, é um acontecimento especial para todos nós, envolvido no processo e vem coroar com êxito o trabalho desenvolvido pelo PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência.

É o momento grandioso onde se reúnem instrutores, pais, professores, autoridades, e alunos que, além de receberem um certificado, estarão proferindo um compromisso em público com os ensinamentos adquiridos com o Proerd.

Desta forma, a Polícia Militar, Prefeitura Municipal e a escola, estão realizando o papel principal ligado à prevenção, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias e ajudando a promover a paz social e esperamos que todos sejam multiplicadores dos ensinamentos adquiridos ao longo do curso.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Instrutor Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os mesmos a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem droga.

O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pele Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

No mês de agosto de 2010, o PROERD foi implantado na cidade de Urucânia, e foram assistidas sete turmas, com um total de 165 alunos do 5º ano (antiga 4ª série).

Neste ano o Comandante da Centésima Décima Oitava Companhia de Polícia Militar, Ilustríssimo Senhor Capitão Willdré Luiz Santos Fortunato, incumbiu o Cabo Edimar Olevate a dar continuidade às atividades do PROERD, sendo assistidas 09 turmas do 5º ano com aproximadamente 210 alunos.

Alunos, educadores e funcionários da escola municipal Manoel Mayrink Neto, escolas estaduais Helder de Aquino e Custódio Martins da Silva, tiveram um papel fundamental durante a realização do Programa, auxiliando em todos os momentos para o sucesso do Proerd, sendo merecedores de elogios por todos apoiam o programa.

6º Neste momento assistiremos algumas apresentações dos alunos formandos.

1ª. apresentação: Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.

Convidamos os alunos das professoras __________________________________________________a comparecerem ao palco.

( após a apresentação convidar os alunos a retornarem aos seus lugares)

2ª. apresentação: Escola Estadual Helder de Aquino

Convidamos os alunos das professoras __________________________________________________a comparecerem ao palco.


7º. Premiações das redações.

A Família, a Escola e a Comunidade, não podem mais fechar os olhos para essa grave situação, pois a droga não é algo longe da realidade de nossos alunos e filhos. Ela está mais perto do que se pensa.
A melhor forma de combater esse pesadelo é a informação. E essa informação, nossos alunos tiveram e com certeza, aprenderam muito com o PROERD.
Por isso, o que temos de fazer é colocar em pratica nosso aprendizado, pensando nas consequências, resistindo à pressão e tomando decisões certas.

Como coroamento do Programa, os alunos por intermédio de uma redação, expressaram tudo àquilo que aprenderam com o PROERD.

Desta forma, após um critério de avaliação foram escolhidas pelos organizadores e professores as cinco melhores redações.

É com orgulho que anunciaremos agora os alunos destaques do Concurso de redação 2011 na cidade de Urucânia e convidamos as respectivas professoras para acompanhá-los até o palco.



1. Convidamos a(O) aluna(O) ___________________________ e a Professora______________________ a comparecerem ao palco. A professora levará a redação.

2. Convidamos a(O) aluna(O) ___________________________ e a Professora_____________________ a comparecerem ao palco. A professora levará a redação.

3. Convidamos a(O) aluna(O) ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬---------------------------------------------- e a Professora ______________________ a comparecerem ao palco. A professora levará a redação.

4. Convidamos a(O) aluna(O) ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬---------------------------------------------- e a Professora _________________ a comparecerem ao palco. A professora levará a redação.

5. Convidamos a(O) aluna(O) ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬---------------------------------------------- e a Professora _________________ a comparecerem ao palco. A professora levará a redação.


8. Convidamos as seguintes autoridades a comparecerem ao palco para fazerem à entrega dos prêmios:

Ilustríssimo Senhor
Willdré Luiz Santos Fortunato, Capitão PM
D.D Comandante da Centésima Décima Oitava Companhia da
Polícia Militar de Rio Casca


Ilustríssimo Senhor
Antônio Carlos Teixeira de Souza, 1º Tenente PM
Comandante do 2º Pelotão da Policia Militar em Jequeri/MG

Ilustríssimo Senhor
Rafael Costa Damasceno, 3º Sgt PM
Comandante do Destacamento PM da cidade de Urucânia/MG.

Excelentíssimo Senhor
José Carlos Estavam Mansur
Prefeito Municipal da cidade de Urucânia/MG

Ilustríssima Senhora
Rozeli Madalena da Silva
Secretária de Educação da Cidade de Urucânia/MG

Após a premiação convidar todos a retornarem aos seus lugares.


8º Neste momento assistiremos mais uma apresentação dos alunos formandos.

3ª. apresentação: Escola Estadual Custódio Martins da Silva

Convidamos os alunos das professoras __________________________________________________a comparecerem ao palco.

4ª. apresentação: Escola Municipal Manoel Mayrink Neto

Convidamos os alunos das professoras __________________________________________________a comparecerem ao palco.

( após a apresentação convidar os alunos a retornarem aos seus lugares)


9º. Como forma de reconhecimento os formandos neste momento irão cantar o Hino do Proerd.

Convidamos o instrutor do Proerd CB PM Edimar Olevate para ocupar local de destaque.

(Tocar o Hino do Proerd no Som)


10º. Nesse momento os formandos prestaram o Juramento do Proerd.

Convidamos a(o) aluna(O)_____________________________ a comparecer ao palco para fazer o juramento.

Os demais formandos em seus lugares acompanharam.

Juramento

Prometo...
Respeitar meus pais e responsáveis...
Respeitar aos professores...
Respeitar as autoridades...
Enfim prometo...
Ficar longe das drogas e da violência!
Viva o Proerd! Viva.................

Após o juramento

Convidamos a(o) aluna(o) _____________ a retornar ao seu local.


11º. 3 autoridades serão convidadas a fazerem o uso da palavra.

( Uma de cada vez)

1.________________________________________________
Comandante da Polícia Militar

2. Convidamos o Excelentíssimo Senhor José Carlos Estavam Mansur, Prefeito Municipal da cidade de Urucânia/MG a comparecer ao palco.

3. Convidamos a Ilustríssima Senhora Rozeli Madalena da Silva, Secretária de Educação da cidade de Urucânia/MG a comparecer ao palco.



12º. Convidamos o Instrutor do Proerd Cb Edimar Olevate para fazer o encerramento do evento.
NÃO PERCAM ÀS PRÓXIMAS POSTAGEM. VAMOS PODER VER AS FOTOS.OK!

Mensagem ao Idoso! Prepare-se está chegando: 27/02


Mensagem:


O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".
Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranquila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)
A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, frequentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.
E você, que se considera nessa fase da vida, não pense no número de anos que já viveu. Pense, isto sim, em como desfrutar com muita coragem, perseverança e fé os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja. Tudo isso manterá seu espírito alegre e juvenil. Enfrente, pois, o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor. Esse entardecer não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança.
Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.
Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.



OBS: Culto em ação de graça aos Idosos na Igreja Assembléia de Deus - Urucânia /2008.

ESTATUTO DO IDOSO.

LEI 10.741/2003 (LEI ORDINÁRIA) 01/10/2003
Ementa: DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO IDOSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Situação: NÃO CONSTA REVOGAÇÃO EXPRESSA
Chefe de Governo: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Origem: LEGISLATIVO
Fonte: D.O.U. DE 03/10/2003, P. 1
Link: Texto Integral
Referenda: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - MJ; MINISTÉRIO DA FAZENDA - MF; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC; MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - MPS; MINISTÉRIO DA SAÚDE - MS; MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO - MP; ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU; MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - MAS
Alteração: LEI 11.737, DE 14/07/2008: ALTERA O ARTIGO 13
LEI 11.765, DE 05/08/2008: ACRESCE INCISO IX AO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 3°

ADIN 3.096 - D.O.U. DE 25/06/2010 - D.O.U. DE 27/09/2010: O TRIBUNAL, POR MAIORIA, DECIDIU DAR AO ART. 94 INTERPRETAÇÃO CONFORME À CONSTITUIÇÃO, COM REDUÇÃO DO TEXTO, PARA SUPRIMIR A EXPRESSÃO "DO CÓDIGO PENAL E", APLICAÇÃO APENAS DO PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO PREVISTO NA LEI 9.099, DE 1995; BENEFICIO DO IDOSO COM A CELERIDADE PROCESSUAL. IMPOSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DE QUAISQUER MEDIDAS DESPENALIZADORAS E DE INTERPRETAÇÃO BENÉFICA AO AUTOR DO CRIME.

LEI 12.418, DE 09/06/2011: ALTERA O INCISO I DO CAPUT DO ART. 38

LEI 12.419, DE 09/06/2011: ACRESCE PARÁGRAFO ÚNICO AO ART. 38

LEI 12.461, DE 26/07/2011: ALTERA O ART. 19


Correlação: DEC 5.109, DE 17/06/2004: DISPÕE SOBRE A COMPOSIÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DO IDOSO - CNDI

DEC 5.130, DE 07/07/2004: REGULAMENTA O ART. 40 (REVOGADO)

LEI 8.842, DE 04/01/1994: DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO, CRIA O CONSELHO NACIONAL DO IDOSO

LEI 10.173, DE 09/01/2001: ALTERA A LEI 5.869, DE 11/01/1973 - CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, PARA DAR
PRIORIDADE DE TRAMITAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS JUDICIAIS EM QUE FIGURE COMO PARTE PESSOA COM IDADE
OU SUPERIOR A SESSENTA E CINCO ANOS

DEC 5.934, DE 18/10/2006: ESTABELECE MECANISMOS E CRITÉRIOS A SEREM ADOTADOS NA APLICAÇÃO DO DISPOSTO NO ART. 40 (TRANSPORTE COLETIVO INTGERESTADUAL PARA IDOSO)

RES/CNDI 1, DE 09/02/2007 - D.O.U. DE 27/02/2007, P. 1: DISPÕE SOBRE A COMPOSIÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO PARA REGULAMENTAÇÃO DOS ARTIGOS DO ESTATUTO DO IDOSO RELATIVOS AS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA - ILPI'S, CASAS LARES E DEMAIS MODALIDADES QUE INTEGRAM A REDE SÓCIO-ASSISTENCIAL

RES/CNDI 4, DE 09/02/2007 - D.O.U. DE 27/02/2007, P. 2: DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA NACIONAL DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

RES/CNDI 5, DE 09/02/2007 - D.O.U. DE 27/02/2007, P. 2: DISPÕE SOBRE A INTEGRAÇÃO DE MINISTÉRIOS PARA INCENTIVAR A INCLUSÃO DO TRABALHADOR INFORMAL NO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO

DEC 6.214, DE 26/09/2007: REGULAMENTA O BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVIDO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA E AO IDOSO

LEI 12.213, DE 20/01/2010: INSTITUI O FUNDO NACIONAL DO IDOSO.
Interpretação:
Veto: Mensagem de veto
SG 503, DE 01/10/2003 - D.O.U. DE 03/10/2003, P. 11: VETO PARCIAL, PARTES VETADAS: ART. 72
Assunto: CRIAÇÃO, ESTATUTO, IDOSO, DEFINIÇÃO, DIREITOS, ASSISTÊNCIA, ATENDIMENTO, PRESERVAÇÃO, CIDADANIA, DIREITO A VIDA, DIREITO A SAÚDE, ATIVIDADE CULTURAL, EDUCAÇÃO, LAZER, ESPORTE, TRANSPORTE GRATUITO, PRIORIDADE, PROCEDIMENTO JUDICIAL, HABITAÇÃO, PESSOA FÍSICA, LIMITE DE IDADE, CONCURSOS.
Classificação de Direito: DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO PREVIDENCIÁRIO. SEGURIDADE SOCIAL DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PENAL

Meio Ambiente!

Vamos preservar o Meio Ambiente!
Ambiente é vida!
Ambiente é alegria!
Ambiente é o que você quer de bom...
...Para você e sua família.
Enfim, sorria...


Ambiente é VOCÊ e TODOS NÓS!
Então... Antes de fazer qualquer coisa agradeça a DEUS pela sua vida


e em troca Preserve o Meio Ambiente.
(Elaine)






Fotos: BEIRA RIO DE PONTE NOVA M.G.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Salão de Beleza: Jeová - Jiré (Deus Provedor).

Salão de Beleza: Jeová - Jiré




Sobre a direção do SENHOR JESUS.




Administração: Mauro























Novo Endereço: Rua Dona Francisca,74B



Bairro: Centro / Urucânia - MG.

O tempo ...

"O tempo une e separa as pessoas, mas, nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram felizes".

Chega um momento na vida em que você sabe...
• Quem é importante para você,
• Quem nunca foi,
• Quem não é mais,
• E quem o será sempre!


Estas flores são para todas as pessoas que não quero perder de vista em 2012.


Principalmente você!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Leia: O Reino de DEUS. Agora reflita:

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." - (Romanos 14:17) Quando Paulo disse: “O reino de Deus não é bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”, ele determinou em quê se resumia a Boa Nova que o Filho de Deus trouxe do céu gratuitamente aos que Nele cressem. Bastaria esse corolário para por fim à multidão de sandices a que assistimos todos os dias nos canais televisivos, onde determinados personagens insistem em dizer que Deus está pronto para dar riquezas, poder e as glórias desse mundo a quem disso estiver precisando. Mas quem conhece as Santas Escrituras? A ignorância é a arma do inimigo. Vivemos num tempo semelhante ao que antecedeu a Reforma Protestante, onde o Reino de Deus era vendido a qualquer preço. Era o tempo das indulgências, e para se livrarem do pecado, os homens compravam títulos de perdão, fornecidos pela igreja Católica a um valor qualquer. Tendo sido procurado para opinar a respeito desse método canhestro de se livrar dos males cometidos, Martinho Lutero, o reformador protestante, disse que aqueles papéis comprados a peso de ouro não tinham qualquer valor diante de Deus. Armou-se uma grande confusão, que culminou na igreja Protestante. Hoje, se Lutero vivesse, com toda certeza teria muito a dizer, diante dos muitos descalabros que se cometem nas igrejas chamadas “evangélicas”. Mas o quê aconteceu? Se os reformadores fizeram uma reforma no meio religioso daquele tempo, por quê estamos mergulhados no mesmo espírito da idade média, onde o dinheiro era o assunto do dia nos templos? A Reforma teria falhado? A questão é histórica. As igrejas reformadas acabaram engessadas nas próprias doutrinas, quer dizer, ficaram sem espírito. Surgiu, então, uma grande manifestação de espírito no século 19 que deu origem a várias igrejas e seitas, inclusive a igreja pentecostal, onde se dava e se dá preferência não ao conhecimento das coisas de Deus, mas à manifestação do espírito. O que faltava nas igrejas tradicionais ocorreu em excesso nas igrejas pentecostais. O diabo, mais uma vez, havia feito a sua obra de confusão. Hoje, igrejas nascem como praga, muitas delas guiadas por pessoas sem qualquer conhecimento das Escrituras ou do cristianismo histórico. Há situações em que esses indivíduos não têm qualquer compromisso com a verdade ou com o próprio Cristo. Usam os Escritos Sagrados segundo os desejos de seus corações; diga-se, de passagem, nem sempre desejos lícitos diante de Deus. Bem, mas em todos os tempos, a boa semente sempre esteve misturada com o joio. Jesus contou uma parábola que ilustra bem essa situação: o semeador semeou a boa semente, mas os homens, invigilantes, deixaram que o inimigo semeasse também a má semente. E, quando brotou o trigo, brotou também o joio. E os trabalhadores da vinha procuraram o Senhor para saber se deveriam arrancar o joio. E ouviram-No dizer que era necessário esperar. Quando joio e trigo são jovens, são muito parecidos. Há risco de se arrancar a boa semente. Mas, na medida em que a colheita se aproxima, a diferença se acentua. No tempo da ceifa, o trigo será colhido e, o joio, lançado no fogo e destruído para sempre. Está se aproximando o tempo da colheita, porque o Reino de Deus está às portas. Cada dia fica mais à mostra o joio, que até há pouco tempo se escondia nas aparências. Não há como se esconder, daqui para a frente. Todas as coisas serão reveladas. O Apocalipse, Capítulo 22, versículo 11 diz: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda". É tempo de separação e de colheita. O poder do diabo se acentua, mas por permissão de Deus. Ele vai levar o que é dele, separando o fruto bom do fruto podre. Estamos nos tempos que antecedem o fim e convém nos revestirmos das armaduras celestiais. O Senhor chama as suas testemunhas e quer ajuntar o Povo de Deus, que está disperso. Quem somos nós, que temos recebido o chamado do Espírito? Somos como as multidões? Ora, não precisa muito para saber que o Reino de Deus não é para multidões. Oremos unidos num mesmo coração e pensamento, aguardando nas misericórdias do Senhor. Não é comida, nem bebida, disse Paulo, mas justiça. Que haja justiça, em nome de Jesus. É paz, disso o Apóstolo. Que haja paz em todos os corações que crêem. Unamo-nos num mesmo sentimento, num mesmo parecer. É alegria. Que haja alegria em nossos corações, em nome de Jesus, pelo Espírito Santo. A vida eterna é nosso destino glorioso. É Cristo quem nos conduz. Alguém poderá nos separar Dele? Nem a altura, nem a profundidade, nem os anjos, arcanjos ou qualquer criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. AMÉM.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Preparação da Equipe de Educadores para a FEIRA CULTURAL: PROCEL NAS ESCOLAS / 2011.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

Querem saber como a professora Aninha do 1º ano conseguiu desenvolver essa atividade para a Feira Cultural?
1. A supervisora Elaine no horário de atendimento pedagógico conversou com a mesma sobre o Tema da Feira e foram assistir ao vídeo: A casa dos des –ligados (Procel - Educação - Informação e cidadania). Ao termino do vídeo, apresentou os outros materiais que a escola recebeu: Livros volume 1 Energia: Recurso da vida, O Clique – Literatura Infantil de Ziraldo, Álbum seriado e etc...
Discutiram sobre todos os materiais propostos e quais as atividades que poderiam ser desenvolvidas com os alunos.
2. Nós chegamos à conclusão que o primeiro passo era assistir o vídeo com os alunos e refletir sobre ele.
3. Reconto oral sobre o vídeo.
4. Aproveitar no outro dia o Cantinho de Leitura e ler para os alunos: O Clique de Ziraldo.
5. Sondar o que cada um entendeu sobre a história.
6. Tarefa sobre os assuntos trabalhados em sala de aula.
7. Trabalho em grupo sobre: Livros volume 1 Energia: Recurso da vida dentro da sala de aula.
8. Ilustrar.
9. Transformar essa história: O Menino e o Rio em um painel confeccionado pelos próprios alunos.


O MENINO E O RIO

ERA UMA VEZ, UM MENINO QUE ADORAVA TOMAR BANHO NO RIO QUE PASSAVA PERTO DA CASA DA SUA AVÓ.
CERTO DIA, ENTRE UM MERGULHO E OUTRO, ELE OUVIU UMA VOZ.
_ OI, MENINO!
O MENINO OLHOU E NÃO VIU NINGUÉM.
_ SOU EU, O RIO.


O RIO E O MENINO COMEÇARAM A CONVERSAR. O RIO EXPLICOU PARA O MENINO QUE ELE FAZIA PARTE DA NATUREZA E QUE O HOMEM FOI DESCOBRINDO VÁRIAS FORMAS DE APROVEITAR A NATUREZA:
ÁGUA PARA BEBER E TOMAR BANHO
CALOR DO SOL É FOGO PARA AQUECER
FORÇA DOS VENTOS,
ÁGUA PARA VIRAR LUZ.


_ COMO É QUE ÁGUA PODE VIRAR LUZ?
O RIO EXPLICOU:
_ ANTES SUAS ÁGUAS CORRIAM LIVRES ATÉ O MAR. UM DIA PERCEBEU QUE PARTE DE SUAS ÁGUAS FORMOU UM GRANDE LAGO E UMA USINA PARA PRODUZIR ENERGIA.


ILUMINAR AS CIDADES E CASAS, ESQUENTAR A ÁGUA DO CHUVEIRO, LIGAR GELADEIRA, TELEVISÃO.


NÃO SABENDO UTILIZAR, O HOMEM COMEÇOU A GASTAR MUITA ENERGIA VINDA DA NATUREZA - DISSE O RIO. MAS, ISSO TROUXE PROBLEMAS PARA NÓS. COMO VOCÊ É UM MENINO MUITO ESPECIAL, PODE ME AJUDAR.


PENSATIVO, O MENINO VOLTOU PARA A CASA DA VOVÓ E FOI LOGO PERGUNTANDO:
_ OI, VÓ! VOCÊ ACHA QUE A GENTE GASTA MUITA ENERGIA?
_ SIM!
O MENINO FOI DORMIR E COMEÇOU A PENSAR NA HISTÓRIA DO RIO.



NO DIA SEGUINTE, O MENINO VOLTOU PARA A CIDADE. NA VIAGEM ELE VIU MUITA SUJEIRA NO RIO E PARTE DA FLORESTA DESTRUÍDA. ELE ENTENDEU PORQUE O RIO E A NATUREZA ESTAVAM TRISTES.


OS DIAS FORAM PASSANDO E O MENINO FOI AOS POUCOS DESCOBRINDO O QUE PODIA FAZER PARA GASTAR MENOS ENERGIA. ELE FOI CONTANDO ESSA HISTÓRIA PARA ALGUMAS PESSOAS. AS IDEIAS FORAM PIPOCANDO E SE ESPALHANDO.


O MENINO CRESCEU E VIROU UM HOMEM. UM DIA, VOLTOU PARA VER COMO ESTAVA O RIO. ELE ESTAVA BONITO LIMPO, BEM CHEIO E TINHA UMA MENINA LÁ DENTRO. ENTRE UM MERGULHO E OUTRO, A MENINA FALAVA ALGUMA COISA.
O HOMEM FICOU MUITO FELIZ, É CLARO QUE O RIO ESTAVA CONTANDO A ELA A MESMA HISTÓRIA.


E VOCÊ TAMBÉM SABE. PORQUE VOCÊ MENINO, OU MENINA, É MUITO ESPECIAL E FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA.


Obs: Esse processo foi feito com as professoras Rosenilda, Diniz e Maria das Graças, mas o trabalho com os alunos foi diferente:

Professora: Rosenilda:

1. Confeccionar um livro com a história O Menino e o Rio (desenho feito pelos próprios alunos). Capa: Feira Cultural: Energia Recurso da Vida
2. Confeccionar um cartaz com o formato de uma casa;
3. Pedir de tarefa figura de eletrodomésticos que usamos dentro de uma casa;
4. Colar nos cômodos da casa e explicar o cartaz para os alunos;
5. Expor no dia da Feira Cultural.
Obs: As fotos foram postadas dia 21 de Novembro de 2011(Arquivo desse blog - Depois do suco. Prontos para Feira Cultural).

Professora Diniz:

1. Confeccionar um livro com a história: A energia na vida de cada um.
2. Confeccionou com os alunos um painel e expôs também no dia da Feira Cultural.

Professora Maria das Graças (Dadá):

Esses passos estão anexos as fotos:
1. Apresentar e discutir com os alunos o que iríamos desenvolver como Trabalhos a serem apresentados à visitação no dia e data prevista para acontecer a Feira Cultural;

2. Assistir o vídeo das “Formiguinhas” no Laboratório de Informática. Endereço de pesquisa: Blog da Supervisora Elaine (http://supervisoraelaine.blogspot.com)
3. Discussão e levantamento de hipóteses sobre o filme assistido e concluir o que foi proposto.

3. Vídeo: A invasão das “Formigas” (Smillinguido).

4. Discussão e levantamento de hipótese sobre o filme assistido e concluí-lo com a sua representação através de desenho.

5. História: Livro: Procel nas Escolas. O menino e o rio. Leitura feita pelo professor com a apresentação das ilustrações simultaneamente.

6. Reconto Oral, feitos pelos alunos e a seguir reconto através de desenhos.


7. Vídeo: A casa dos desligados (Procel nas escolas).

8. Discussão e levantamento de hipóteses sobre o filme assistindo e concluí-lo com as representações através de desenhos.

9. Apresentação do Álbum Seriado. Material oferecido à Escola.

10. Livro literatura infantil: O Clique de Ziraldo.

11. Discussão e levantamento de hipóteses sobre a leitura feita pelo professor da história, fazendo um paralelo com o cotidiano dos alunos.

12. Tarefa junto à família. Trazer para a sala de aula dicas que a família utiliza para economizar energia elétrica.

13. Recolher as dicas e digitá-las para montar um álbum seriado para ser apresentado no dia da Feira Cultural.
De um lado a frase e do outro a sua representação através de desenho.

14. Confecção de um caderno com atividades desenvolvidas pelos alunos (Procel nas escolas: Energia recurso da vida - Natureza da Paisagem).


15. Elaboração da capa e da contra capa.

16. Confecção do Álbum Seriado com as dicas trazidas pelos alunos.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DICIONÁRIO DAS PROFISSÕES HUMORÍSTICAS:

Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida!

DICIONÁRIO DAS PROFISSÕES:



A


ARQUITETO
Diz-se de um cara que não foi suficientemente "macho" para ser engenheiro, nem suficientemente bicha para ser decorador.




B



BANQUEIRO
É um cara que te empresta um guarda-chuva quando faz um sol radiante e o pega de volta no instante que começa a chover (Mark Twain)

C



CANDITADO
Pessoa que obtém dinheiro dos ricos e votos dos pobres para proteger um do outro
Caçador- individuo que procura sentir dor.



E

ECONOMISTA
É um expert que saberá amanhã por que o que ele preveu ontem não aconteceu hoje.

F


FÍSICO QUÂNTICO
É um homem cego em um quarto escuro, procurando por um gato preto que não está lá.



M


MODELOS
Evidência que todos nós fomos bem feitos, mas todos com seus defeitos.





P


PROGRAMADOR
É o que resolve um problema que você não sabia que tinha de uma maneira que você não compreende.

R

RESTAURADOR


Que traz o sofrimento de volta.

T


TRIPULANTE


Especialista em salto triplo.



OBS: Trabalho realizado pela aluna: Francielle - turma:8°C / Professora: Ivani.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Trabalho de Sociologia: As Instituições Sociais para os alunos do 2ºC. Abraços! Elaine.

Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida!

Olá! Que o Senhor Jesus abençõe vocês na realização deste trabalho em grupo.
Uma parte do trabalho está postada nesse blog. OK!
Um membro do grupo irá fazer o comentário no próprio blog.
Não se esqueça de resolver as outras atividades que entreguei para o responsável do grupo.
Que também é para entregar: Data da entrega 11 ou 13 de Janeiro de 2012 .
Então mãos a obra.

1. Leia esse pequeno texto:



As Instituições Sociais:

Desde o nascimento, começamos a aprender as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade.
À medida que a pessoa amadurece e entende melhor o mundo em que vive, percebe que em todos os grupos de que participa existem certas regras importantes, certos padrões que a sociedades considera fundamentais. Essas regras, instituídas pelos nossos antepassados, receberam modificações maiores ou menores através do tempo. E a sociedade exerce pressão para que todos cumpram essas regras.




Reflexão e Definição:

Quando se observa qualquer grupo social dentro de determinada sociedade - seja ele a família, a Igreja, a escola ou um banco - verifica-se a existência de regras e procedimentos padronizados, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que ele participam.
O conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que têm grande valor social é denominado Instituições Sociais.
Assim, instituição é o que está instituído, constituído, sedimentado na sociedade. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra preestabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades. Portanto, as instituições sociais servem principalmente como um meio para satisfazer as necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. As instituições sociais servem também de instrumento de regulação e controle das atividades humanas.

Diferença entre Grupo Social e Instituição Social

Apesar de dependerem basicamente um do outro, grupo e instituição são duas realidades distintas.
Os grupos sociais se referem a individuo com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos continuo. Já as instituições sociais se referem a regras e procedimentos dos diversos grupos.
Por exemplo: o pai e a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar.


2. Após a leitura reúna em grupo e faça um comentário sobre o texto. Não se esqueça de relatar qual é a diferença entre grupo social e instituição social.

2.1. Procure em jornais e revistas duas figuras que representam os principais tipos de instituição. Faça um breve comentário sobre elas.


3. Olhe para o arquivo do blog e clique em 2011, depois no mês de acordo com todos os vídeos abaixo e assista - os:

• Postado 27 de agosto de 2011-
Quem não quer uma NOVA CHANCE?

• Postado29 de julho de 2011
Meu amigo não voltou do campo de batalha Senhor...




Um abraço carinhoso a todos.
Boa sorte! Elaine.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Amiga Lourdinha estou RENOVANDO o nosso CONTRATO.Pode ter certeza! Aproveito e quero RENOVAR com os meus outros amigos também:

Renovação de contrato‏:

Junto envio o nosso contrato para proceder à sua renovação. Se estiver de acordo, assine e devolva a cópia. Contrato de 2011 e 2012.

Depois de uma séria e cautelosa consideração, quero notificar-te que o nosso "Contrato de amizade" foi renovado para 2011/2012.

Nunca desvalorize ninguém
guarde cada pessoa perto do seu coração
porque um dia você pode acordar
e perceber que perdeu um diamante
enquanto estava muito ocupado colecionando pedras.

Mande este abraço para todos os que não quer perder em 2011 e 2012.



Tente conseguir 12. Não é fácil.



Obrigada! Pelo carinho! Lourdes.

QUEM SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO!

ANO NOVO - Paz, alegria e ânimo no Espírito Santo de Deus.“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” - (Romanos 15:13).



QUEM SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO Não há dúvidas de que Jesus Cristo foi um especial presente de Deus aos homens. O Pai Celeste enviou seu Filho para salvar uma horda de almas desobedientes e afeitas a transgressões de toda ordem. E, para tanto, revestiu-O de dons espirituais, de modo que Sua vida fosse inesquecível, como testifica a história.Para nós pecadores, não há outra coisa a fazer a não ser receber Jesus com alegria, pois um dom especial, Ele trouxe consigo: o de perdoar pecados, sem nada cobrar. Não há obrigações, datas especiais, comidas, ofertas, jejuns, dízimos ou sacrifícios, para que o transgressor seja perdoado em todos os seus equívocos. Hosanas! Aleluia! Era o que precisávamos, não há dúvida. Mas por que mataram o Filho de Deus? Porque incomodou os sacerdotes com uma doutrina de amor, perdão e misericórdia. Seus ensinamentos entraram em confronto direto com o sistema de obras; herança do antigo sacerdócio levítico; das tradições dos anciãos, dos escribas e outros, que dominavam a vida religiosa. Pedra de tropeço foi Jesus chamado pelas Sagradas Escrituras. A quem Ele fez tropeçar? Os pecadores? Não. Ele veio salvá-los. Então tropeçou quem? Os sacerdotes, eis a resposta.Jesus continua sendo pedra de tropeço para muitos. Sua doutrina põe às claras erros e equívocos. Véus são removidos de olhos cegos; cativos são libertados; enfermos, curados; mortos (espiritualmente) ressurgem para uma nova vida. Se a doutrina do Senhor fosse ensinada em todas as suas consequências, sem dúvida alguma, se tornaria um incômodo, como foi nos dias da Sua vida gloriosa. A Palavra de Deus adverte: “Quem se exaltar será humilhado”. O Espírito sopra novamente a Boa Nova, como fez nos tempos apostólicos. Corações aqui e ali começam a receber esse hálito divino e desejam vida. E isso, fere certos interesses; antigos interesses. É hora de cada um de nós examinarmos a nós mesmos, para saber se não estamos nos colocando contra os interesses de Cristo. Porque se ocuparmos os primeiros lugares da festa, querendo domínio sobre a herança de Deus, diz a Palavra com todas as letras: Seremos mandados para os últimos lugares.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Escola Estadual Professor Manuel Rufino - Educando para a vida!

Festa dos Professores? Achou que eu tinha esquecido?
Não. Aconteceu em 2011.
Que Maravilha!


















Creocimar e Darcy que vocês possam renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo. Sucessos! Abraços Elaine

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Datas Comemorativas mês de Janeiro


01 – Dia da Confraternização Universal.
01 – Dia do Município.
01 – Dia Mundial da Paz.

04 – Dia da Abreugrafia.
04 – Dia do Hemofílico.

06 – Dia da Gratidão.
06 – Dia do Mensageiro.

07 – Dia da Liberdade do Culto.

08 – Dia Nacional do Fotógrafo.

09 – Dia do Astronauta.

11 – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico

14 – Dia Nacional do Enfermo.

15 – Dia do Adulto.
15 – Dia Mundial do Compositor.
17 – Dia do Tribunal de Contas.

20 – Dia do Farmacêutico.

21 – Dia Mundial da Religião.

24 – Dia da Constituição.
24 – Dia da Previdência Social.
24 – Dia do Aposentado.
25 – Dia do Carteiro.

25 – Dia dos Correios e Telégrafos.

27 – Dia do Orador.

29 – Dia Mundial do Hanseniano.

30 – Dia da Saudade.
30 – Dia do Portuário.

2012!!! VIVA!!!



Reflita: Será que temos vida! Até para chegar a 2013