segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Professor:

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
O professor da turma conduz a atividade enquanto os outros professores do grupo devem estar em sala como observadores, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos e programas se comportam etc.
Reflita: Equipamentos mal comportados são problemas porque em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo. Por vezes eles funcionam mal mesmo, outras o mal comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem. Como é com os alunos, você os põe de castigo quando não fazem o que você deseja? Quando será que é possível entender “alunos que não funcionam como previsto” como um problema de comunicação?
Só para pensar um pouco!
Cuidados do professor observador: ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender, tanto quanto possível, o que ocorre com toda a turma e, com cada aluno. Espera-se, portanto que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada grupo de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem, etc. Existem professores que preferem fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma que parece mais adequada para si. Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em duplas ou trios), com espaço ao lado para poder anotar com agilidade algum processo ou intervenção relevante dignos de nota de uma dupla/trio ou de um aluno. Tenha também algumas folhas em branco. Pode-se precisar de muito papel, são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em sala.
Saiba mais: Se quiser saber um pouco sobre como a teoria de pesquisa trata isso, procure na Internet os temas “Pesquisa participativa” e “pesquisação”. Em poucas palavras pode-se dizer que são duas modalidades de pesquisa em que o pesquisador tem participação ativa e interage com o objeto da pesquisa. Se puderem tirar fotos para registrar com imagens, elas podem ser muito úteis depois para ajudar a analisar o que aconteceu.
Pontos que podem ser observados e anotados:
_ Como os alunos se envolvem?
_ Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
_ O que conseguem fazer e perceber?
_ Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
_ Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
_ De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da maquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
_ As duplas colaboram umas com as outras? De que forma?
Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
_ Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos?
Em quais não foram?
Qual a proporção?
_ Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
_ Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
_ Como foi a condução da atividade pelo professor?
Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
_ Os equipamentos, funcionaram a contento?
_ Os programas, funcionaram a contento?
Depois de encerrada a atividade, os professores do grupo devem reunir-se para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos.
Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala.
A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou a nenhum?
O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou, o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito?
Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho acontecer de forma mais adequada do que a forma que ocorreu?
Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas?
De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina?
A atividade seria maisinteressante se envolvesse professores de outras disciplinas?
O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos, sugere algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade a ser preenchida pelos alunos ainda durante sua execução e, que reflita o seu processo ao longo dela?
Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso. Na medida em que eles fazem o registro do que aprendem e dos objetivos que atingem, tomam consciência de seu processo de aprendizagem e podem ser mais senhores de seu caminhar.
Vamos pedir a eles que registrem suas atividades e reflitam sobre o que aprenderam e a nova forma como foi conduzida a atividade?

A pedrinha

Agindo Deus , quem impedirá?

A pedrinha













Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Educadora ...

O que uma Educadora deve ter...

Uma memória de elefante, para de tudo se lembrar.
Uma paciência de anjo, para a todos educar.
Olhos à volta da cabeça, para tudo poder ver.
Resposta automática, para a todos responder.

Microfone incorporado, para tudo registar.
Umas costas bem largas, para tudo isto aguentar.
Ouvidos com controle de intensidade, para não ficar com a cabeça atordoada.
E uma voz bem resistente, para não ter de ficar calada.

Oito braços como um polvo, para a todos ajudar.
E um coração de criança, para tudo apreciar.
Um bom filtro nasal, para aos maus cheiros resistir.
E um enorme bom humor, para tudo encarar a rir!

Mais 10 dedinhos de fada, que ajudem a trabalhar…
E umas pernas de atleta, para os mais pequenos apanhar.
Conhecimentos de informática, para usar o computador.
E também de medicina, para aliviar a dor.

Precisa também de ter muita cultura geral.
E nas áreas científicas, não poderá dar-se mal…
Biologia, Matemática e também Meteorologia.
Para além de Físico-química e também Geografia.

Tem de saber Psicologia, para lidar com as pessoas.
E dizer, sem magoar, às vezes coisas menos boas…
Enfim, uma Educadora à medida da necessidade,
Só feita por encomenda, não vos parece verdade?

(Autor Desconhecido)
QUE VOCÊ SEJA ALEGRE,
mesmo quando vier a chorar.
QUE VOCÊ SEJA SEMPRE JOVEM,
mesmo quando o tempo passar.
QUE VOCÊ TENHA ESPERANÇA,
mesmo quando o sol não nascer.
QUE VOCÊ AME SEUS ÍNTIMOS,
mesmo quando sofrer frustações.
QUE VOCÊ JAMAIS DEIXE DE SONHAR,
mesmo quando vier a fracassar.
ISSO É SER FELIZ.
Que você garimpe ouro dentro de si mesmo.
E SEJA SEMPRE APAIXONADO PELA VIDA.
E descubra que você é um
SER HUMANO ESPECIAL.
Augusto Cury

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MOSQUITO! DENGUE!!

SERVE PARA QUALQUER MOSQUITO, ATÉ O COMUM "PERNILONGO" OU MESMO O DA DENGUE.
Como matar mosquitos ecologicamente
correto.
Para ajudar com a luta contínua contra
os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma ideia é trazê-los para uma
armadilha que podem matar muitos deles.
O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico
de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros
A seguir estão os passos a desenvolver:
1. Corte uma garrafa de plástico no
meio. Guardar a parte do gargalo:
2. Misture o açúcar mascavo com água
quente. Deixar esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura. Não há
necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para
baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto,
menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas você vai ver a
quantidade de mosquitos que morreram lá dentro da garrafa.
Além da limpeza de suas casas, locais de
reprodução do mosquito, podemos utilizar esse método muito útil em escolas,
creches, hospitais e residências.
Não se esqueça da dengue.

Modéstia Mineira!!


Estava um amigo num passeio em Roma quando, ao visitar a Catedral de São Pedro ficou abismado ao ver uma coluna de mármore com um telefone de ouro em cima.

Vendo um jovem padre que passava pelo local foi perguntar razão daquela ostentação.

O padre então lhe disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o paraíso e que se ele quisesse fazer uma ligação teria de pagar 100 dólares.

Ficou tentado com o trem porém declinou da oferta.

Continuando a viagem pela Itália encontrou outras igrejas com o mesmo telefone de ouro na coluna de mármore. Em cada uma das ocasiões perguntou a razão da existência e a resposta era sempre a mesma:

Linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a ligação.

Depois da Itália, chegando ao Brasil, foi direto para Belo Horizonte. Ao visitar a nossa gloriosa Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, ficou surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de mármore com um telefone de ouro.

Sob o telefone um cartaz que dizia: LINHA DIRETA COM OPARAÍSO - PREÇO POR LIGAÇÃO = R$ 0,25 ( vinte e cinco centavos ).

Não aguentou e disse : Uai.... padre viajei por toda a Itália e em todas as catedrais que visitei vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço da chamada era 100 dólares. Por que aqui é somente R$ 25 centavos?

O Padre sorriu e disse ao meu amigo, você está em Minas Gerais. Aqui a ligação é local.

O PARAÍSO É AQUI.....


Urucânia



Ouro Preto




Ponte Nova



Obs: Lembre-se que para chegar ao Paraíso é necessário Aceitar JESUS como SALVADOR!

Existe VIDA após a MORTE.

JESUS ama você ELE morreu na cruz por mim e por você!
Aceite-o enquanto é tempo e venha REINAR com ELE!
Pense nisto. Um abraço !
Elaine.

Saul teria sido enganado por satanás.Leia e descubra.

SAUL E A FEITICEIRA DE ENDORA delicada questão de se falar com os mortos. Pergunta-se com frequência, a razão pela qual Deus permitiu que Saul, o primeiro rei de Israel, falasse com o espírito de Samuel por meio de uma pitonisa (uma médium). Desesperado porque o SENHOR o havia abandonado, o rei procurou a tal mulher do vilarejo de Endor, que tinha "poderes sobrenatuais", para invocar o espírito do Profeta Samuel. Ora, todos sabemos que essa prática era proibida pela lei mosaica. Saul teria sido enganado por Satanás, como dizem alguns? Ou haveria mesmo um lugar para onde vão os mortos e que, em determinadas circunstâncias, podem ser chamados a falar com os vivos? O tema é intrigante e interessante. Para reflexão da irmandade, apresentamos um áudio com o irmão José, trazendo algumas considerações sobre o assunto. Ouça e chegue às tuas próprias conclusões. Para baixar o arquivo de áudio, acesse a primeira página da rádio Despertai em: www.despertai.org "Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer." - (1 Samuel 28:15) "E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus. E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias." - ( Lucas 9:27-30).
Que Deus te abençoe em abundância.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2012 - Ano Bissexto:


Entendendo os Anos Bissextos:

O ano de 2012 é um ano bissexto. Em nosso calendário, chamado Gregoriano, os anos comuns têm 365 dias e os anos bissextos têm um dia a mais, totalizando 366 dias. Esta informação praticamente todo mundo sabe, mas o entendimento sobre o funcionamento dos anos bissextos ainda é recheado de dúvidas na cabeça de muita gente. Você saberia dizer quais são os anos bissextos?



Os anos bissextos são anos com um dia a mais, tendo, portanto 366 dias. O dia extra é introduzido como o dia 29 de Fevereiro, ocorrendo a cada quatro anos.
O período de um ano se completa com uma volta da terra ao redor do sol. Como instrumentos de uso prático os calendários adotam uma quantidade exata de dias para o período de um ano: 365 dias. Mas na realidade a terra leva aproximadamente 365 dias e 6 horas para completar uma volta ao redor do sol.

ANO BISSEXTO

Portanto, um calendário fixo de 365 dias apresenta um erro de aproximadamente 6 horas por ano, equivalente a 1 dia a cada quatro anos ou 1 mês a cada 120 anos. Um erro como esse tem sérias implicações nas sociedades, principalmente nas atividades que dependem de um conhecimento preciso das estações do ano, como a agricultura.
Para diminuir esse erro, foi adotado o ano bissexto, acrescentando-se 1 dia acada quatro anos. Foi adotado pela primeira vez no Egito, em 238 AC. O calendário Juliano, introduzido em 45 AC, adotou a regra de que todo ano divisível por quatro era bissexto. Mas mesmo com essa regra ainda existia um erro de aproximadamente 1 dia a cada 128 anos (ver tabela abaixo). No final do século XVI foi introduzido o calendário Gregoriano, usado até hoje na maioria dos países, adotando as seguintes regras:
1- Todo ano divisível por 4 é bissexto
2- Todo ano divisível por 100 não é ano bissexto
3- Mas se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto
Essas regras foram introduzidas para reduzir ainda mais o erro no calendário.
O ano 2000 foi o primeiro a usar a terceira regra.

Anos bissextos

Entre 1000 e 2020
1004 1008 1012 1016 1020 1024 1028 1032 1036 1040 1044 1048 1052 1056 1060
1064 1068 1072 1076 1080 1084 1088 1092 1096 1104 1108 1112 1116 1120 1124
1128 1132 1136 1140 1144 1148 1152 1156 1160 1164 1168 1172 1176 1180 1184
1188 1192 1196 1200 1204 1208 1212 1216 1220 1224 1228 1232 1236 1240 1244
1248 1252 1256 1260 1264 1268 1272 1276 1280 1284 1288 1292 1296 1304 1308
1312 1316 1320 1324 1328 1332 1336 1340 1344 1348 1352 1356 1360 1364 1368
1372 1376 1380 1384 1388 1392 1396 1404 1408 1412 1416 1420 1424 1428 1432
1436 1440 1444 1448 1452 1456 1460 1464 1468 1472 1476 1480 1484 1488 1492
1496 1504 1508 1512 1516 1520 1524 1528 1532 1536 1540 1544 1548 1552 1556
1560 1564 1568 1572 1576 1580 1584 1588 1592 1596 1600 1604 1608 1612 1616
1620 1624 1628 1632 1636 1640 1644 1648 1652 1656 1660 1664 1668 1672 1676
1680 1684 1688 1692 1696 1704 1708 1712 1716 1720 1724 1728 1732 1736 1740
1744 1748 1752 1756 1760 1764 1768 1772 1776 1780 1784 1788 1792 1796 1804
1808 1812 1816 1820 1824 1828 1832 1836 1840 1844 1848 1852 1856 1860 1864
1868 1872 1876 1880 1884 1888 1892 1896 1904 1908 1912 1916 1920 1924 1928
1932 1936 1940 1944 1948 1952 1956 1960 1964 1968 1972 1976 1980 1984 1988
1992 1996 2000 2004 2008 2012 2016 2020


(Fonte: Marcelo Pinheiro)

Volta às aulas: Reunião Administrativa - 1/2/2012.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
"Aprendendo para a vida"

Secretária de Educação:
Marilda Ventura.

1º Turno:
Coordenadora:
Maria Tereza Cruz.
Equipe pedagógica:
• Elaine Auxiliadora Maurício Neves.
• Júlia Cecília Ventura.
3º Turno:
Coordenadora: Lilia Beatriz Campos.
Equipe pedagógica:
• Maria Tereza Cruz.
• Aparecida Romagnoli.

A Secretária de Educação Marilda Ventura iniciou a reunião dando boas vindas a todos, explicou sua proposta de trabalho e seus objetivos apresentando sua equipe de liderança a todos os educadores presentes, depois passou a palavra para a coordenadora Maria Tereza que também deu boas vindas e em seguida convidou para cantarmos a música:

Como Uma Onda
(Lulu Santos)

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar.

Depois refletimos sobre a mesma. A seguir a coordenadora passou as orientações gerais. Explicando item por item. Logo após passou a palavra para a equipe pedagógica.
A equipe pedagógica juntamente com o corpo docente utilizou a seguinte pauta:

Reunião Pedagógica / Fevereiro – 2012.

Pauta:

Alguns lembretes:
1. Diário
2. Sala de Aula


Ambiente Alfabetizador


A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente alfabetizador. Este ambiente deverá ser construído à medida que o processo de alfabetização e letramento for acontecendo.
Seguem algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e propício à alfabetização:

Para expor nas paredes das salas de aula:


• Os algarismos (quantidades);
• Alfabeto (quatro tipos de letras);
• Os nomes dos alunos (letras grandes);
• Calendário;
• Relógio (cada sala tem o seu)
• Termos das operações;
• Sílabas; Banco de Palavras (em estudo);
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.

Para ter presentes na sala de aula:

• Cantinho de leitura: Processo: Hora da leitura
• Para professores do 1º ano e 2º ano - Processo: Hora de brincar uma vez no mês (Professora: Vera Gonçalves).
• Mural de Unidade de Estudo - Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Caixa de material diversos para o trabalho com as ideias das 4 operações (pauzinhos, pedrinhas, etc.), material de contagem;
• Letras e livros diversos para o manuseio dos alunos:
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
• Não se esqueça de estender este ambiente alfabetizador para toda a Escola, transformando o ambiente escolar em espaço de oportunidades de convivência com o texto escrito, seja informativo ou literário.

Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:

A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor no processo de alfabetização:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Leitura pelo aluno seguindo com o dedinho;
• Exploração de imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Cantar uma música seguindo a letra escrita, apontando e fazendo a correspondência;
• Produção coletiva (aos alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Escrita espontânea - fazendo confronto;
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família (Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas;
• Trabalho com atividades propostas no Guia do Professor Alfabetizador;
Produção de textos:
Este é um campo muito rico de trabalho para você professor no processo de alfabetização. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades.
• Os textos dos alunos sobre os temas sugeridos. Divulgue-os como incentivo e reconhecimento pelo trabalho realizado.

Para completar o seu trabalho você também deverá expor em sua sala de aula

1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Painel de monitoramento e Gráficos de acordo com a necessidade da turma;
5. Processos: fatos, leituras, gincana, etc;
6. Portfólio;
7. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.


Para os Anos Iniciais (1ºe 2º ano), planejar uma aula recreativa por semana. Aproveite o conteúdo estudado. Esta aula será ministrada no pátio da escola. (depois entregaremos o cronograma)

O lúdico é algo imprescindível e obrigatório nos anos iniciais.

Continuaremos com os projetos:


1. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Paz e Respeito/ Abril: Paz e Benevolência/ Maio: Paz e Respeito/ Junho: Paz e Humildade/Julho: Paz/ Agosto: Paz e Generosidade/ Setembro: Paz e Gentileza/Outubro: Paz e Amor/Novembro: Paz e Acessibilidade/ Dezembro: Paz e Amizade. ( aproveite a coleção : Valores de A a Z)
2. Uma cultura de paz- em dupla (depois entregaremos o cronograma).
3. Festa Junina
4. Jogos Internos
5. Festival de Declamação e Dança
6. Feira Cultural
7. Ambiente/ Laboratório: eproinfo.
8. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
9. ECA na sala de aula.

Obs.: Avaliação Diagnostica:
Fevereiro:
Elaborada pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa);
Maio e Setembro: Elaborada pelo Pedagogo e corrigida pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa).

***************
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

Reunião Pedagógica / Janeiro - 2012

Pauta:

Alguns lembretes:
3. Diário
4. Sala de Aula

Ambiente Dinâmico e Criativo:

A sala de aula dos Anos Iniciais precisa ser um ambiente agradável. Este ambiente deverá ser construído à medida que vocês forem desenvolvendo o seu trabalho. Seguem algumas sugestões que poderão ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar agradável, bonito e envolvente:

Para expor nas paredes das salas de aula:


• Calendário;
• Relógio;
• Termo das Operações;
• Textos de diversos gêneros, como: Cantigas, parlendas, trava-línguas, letras de músicas, quadrinhas, listas de nomes, frutas, brinquedos contos de fada;
• Outros, conforme necessidade.
Obs: Lembre-se sempre de estar renovando os textos expostos.

Para ter presentes na sala de aula:

• Cantinho de leitura: Processo: Hora da leitura;
• Mural de Unidade de Estudo - Geografia/História/ Ciências. Ex: Você sabia que:
• Folheto de programação, manuais de instrução de eletrodomésticos, jornais, receitas, rótulos, receitas, bulas de remédios, sinopses, material do PNLD. (diversidades de textos);
• Material de apoio para os alunos, (lápis, borracha, cola, tesoura, cadernos);
• Outros conforme criatividade e a critério da Escola.
Não se esqueça de expor para toda a Escola, transformando – a em um ambiente enriquecedor tais como: texto escrito, seja informativo ou literário, produções de textos e outros.

Atividades de Ensino – Sugestões de atividades:

A seguir, algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas pelo professor:
• Exploração do material escrito exposto na sala e na Escola;
• Proposta de atos de leitura – leitura pelo professor, em bom tom de: contos/textos/bilhetes/poesias/ avisos/ receitas/ notícias/etc;
• Exploração de imagens presentes na escola, na rua, nos jornais e nas revistas tais como: fotos, placas, sinalização, etiquetas, murais e outros;
• Produção individual e coletiva ( ao alunos ditam e a professora organiza as ideias e as registra no quadro – alunos copiam e ilustram);
• Ditado – promovendo conflitos cognitivos;
• Cada semana um aluno poderá levar uma obra literária para casa, com a recomendação de ler com a família (Crie um processo aproveitando esse item);
• Frequência a Biblioteca da escola;
• Trabalho com texto fatiado para a reconstrução, para mudar a ordem dos fatos, entre outras atividades;
• Rimas/parlendas/letras de músicas (explorando a leitura, mensagens e etc.);
• Consulte sempre os materiais de apoio do Ciclo Complementar.
Produção de textos:
• Este é um campo muito rico de trabalho para você professor nos Anos finais. Com criatividade e estudo poderão ser realizadas inúmeras atividades.

Para completar o seu trabalho você também deverá expor em sua sala de aula

1. Expor e conversar sobre o slogan da escola: Aprendendo para a vida!
2. Missão da turma;
3. Combinados;
4. Painel de monitoramento e Gráficos de acordo com a necessidade da turma;
5. Processos: fatos, leituras, gincana, etc;
6. Portfólio;
7. Exposição dos trabalhos realizados dentro dos projetos.

Continuaremos com os projetos:


10. Passe adiante – Fevereiro: Disciplina e Cooperação / Março: Paz e Respeito/ Abril: Paz e Benevolência/ Maio: Paz e Respeito/ Junho: Paz e Humildade/Julho: Paz/ Agosto: Paz e Generosidade/ Setembro: Paz e Gentileza/Outubro: Paz e Amor/Novembro: Paz e Acessibilidade/ Dezembro: Paz e Amizade. (aproveite a coleção: Valores de A a Z)
11. Uma cultura de paz- em dupla (depois entregaremos o cronograma).
12. Festa Junina
13. Jogos Internos
14. Festival de Declamação e Dança
15. Feira Cultural
16. Ambiente/ Laboratório: eproinfo.
17. PIP- Programa de Intervenção Pedagógica / Toda escola pode fazer a diferença.
18. ECA na sala de aula.

Obs.: Avaliação Diagnostica:
Fevereiro:
Elaborada pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa);
Maio e Setembro: Elaborada pelo Pedagogo e corrigida pelo professor (Matemática e Língua Portuguesa).

Obs.:
• A seguir foi feito o planejamento de acordo com os anos iniciais e complementares.
• Todo esse desenvolvimento foi feito tanto no 1º turno quanto no 3º turno.





Datas Comemorativas mês de Fevereiro:

01 • Dia D Empreendedor Individual

02 • Dia do Agente Fiscal

05 • Dia do Datiloscopista

07 • Dia do Gráfico

09 • Dia do Zelador

11 • Dia da Criação da Casa de Moeda

13 • Dia Nacional do Ministério Público

14 • Dia da Amizade

16 • Dia do Repórter *feriado nacional

19 • Dia do Esportista

21 • Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
21 • Data Festiva do Exército

23 • Dia do Rotaryano

24 • Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)

25 • Dia da criação do Ministério das Comunicações

27 • Dia dos Idosos
27 • Dia do Agente Fiscal da Receita Federal

28 • Carnaval