quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Para a aniversariante mais...Quem será?

Hoje é um dia especial:
Você fez e faz muitas pessoas felizes depois que chegou no mundo.
Por isso receba o meu lindo presente nesse dia!


Um abraço! Bem apertado para minha amiga ROSELI.
 Elaine.

sábado, 25 de agosto de 2012

2ª ETAPA DO DIA-D

TODA COMUNIDADE PARTICIPANDO. 



AÇÕES IMPORTANTES 
IDENTIFICAR O PROBLEMA: situação atual
ESTABELECER METAS: situação desejada
DEFINIR AS AÇÕES: caminho
DEFINIR RESPONSABILIDADES: pessoas

QUESTIONAMENTOS AOS PAIS 

Em que os pais ou responsáveis podem contribuir para que seus filhos avancem na aprendizagem? Frequência Dever de casa Hábito de estudo Pontualidade Organização Disciplina

PLENÁRIA DOS GRUPOS DE PAIS
AÇÕES PROPOSTAS  PELA COMUNIDADE ESCOLAR
NO DIA 4 DE JULHO PARA O
 PLANO DE INTERVENÇÃO-2012
 Aplicar sistematicamente o Programa de Intervenção Pedagógica, sanando as principais dificuldades apontadas no SIMAVE
   (PROALFA/PROEB) 
Aplicar Avaliação Diagnóstica (fevereiro, maio e setembro)
Realizar trabalho de recuperação paralela a partir dos resultados das avaliações durante o ano, elaborar missões da classe, metas, priorizando as metas de aprendizagem com medidas e ações.
Elaborar e aplicar simulados no decorrer do ano letivo, baseados nos descritores das matrizes de referência do SIMAVE ,PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL .
  ***************************************************
Trabalhar com oficinas de leitura, produção textual e cálculos em sala
   de aula, reagrupando os alunos de acordo com as dificuldades
   apresentadas, sistematizando o processo de recuperação paralela.
Agrupamento temporário de alunos entre os professores regentes
   das turmas.
Trabalhar com sistema de monitoria dentro de sala de aula, com os
   próprios alunos para atender os diferentes ritmos e estilos de
   aprendizagem.
Acompanhar o trabalho docente, fazendo as intervenções,
   pedagógicas necessárias, através de registros, tabelas e gráficos.
Acompanhar o trabalho discente, fazendo as intervenções,
  pedagógicas necessárias, através de registros, tabelas e gráficos. Encaminhar para as partes interessadas os problemas ligados à aprendizagem surgidos na escola, reunindo com as mesmas quando se fizer necessário.
Continuar trabalhando com o ECA uma vez por semana. Buscar parcerias com especialistas de outras áreas e instituições  ligadas à criança e ao adolescente (Assistência Social, Conselho  Tutelar, CRAS, Policia Militar (PROERD), etc.). 
 
Favorecer as realizações de eventos: 
 Festa Junina
 Festival de Declamação e Dança
 Feira Cultural
 Festa da Família
 Reuniões de Pais
 Selecionar temas pertinentes às necessidades da escola.
Maria Tereza – Coordenadora e Supervisora Pedagógica - 7 de julho/2012.
 
 

DIA D

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
 
TODA ESCOLA DEVE FAZER A DIFERENÇA.

4 DE JULHO
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
 
7H E 10 MIN ÀS 8H E 30 MIN
Apresentação dos resultados da Escola nas Avaliações Externas-2011
8H E 30 MIN ÀS 9H E 30 MIN
Análise Comparativa das Escalas de Proficiência
9H E 30 MIN ÀS 9H E 50 MIN
Café
9H E 50 MIN ÀS
10H E 50 MIN
Trabalho em grupo
Ações de Intervenção Pedagógica com preenchimento do Quadro do Diagnóstico Pedagógico
10H E 50 MIN ÀS
11H E 30 MIN
Apresentação em plenária das atividades realizadas
ANÁLISE DOS RESULTADOS PROALFA/PROEB/2011 Como o grupo interpreta os resultados de sua Escola, na Avaliação do PROALFA e do PROEB, analisando a evolução do percentual de alunos por nível de desempenho em 2011?
Comparando os dados do PROALF em Língua Portuguesa 2010-2011 percebe-se que a escola em 2010 obteve média de proficiência 532,2 sendo: 12,7-nível baixo; 18,6-intermediário e 68,6-recomendável números que poderiam ser muito significativos se não tivéssemos alunos no nível baixo. Já em 2011 a média foi 529,5 sendo: 15,3-baixo; 15,3-intermediário e 69,3-recomendável.
 
Comparando os dados do PROEB em Língua Portuguesa 2010-2011 percebe-se que em 2010 a média de proficiência foi de 194,14 sendo 32,6-baixo; 45,6-intermediário e 21,7-recomendável.    
Em 2011, a média foi 194,77 sendo 35,3-baixo; 44,8-intermediário e 19,6-recomendável.
Comparando os dados do PROEB em Matemática 2010-2011 percebe-se que em 2010 a média de proficiência foi de 213,65 sendo 17,0-baixo; 50,4-intermediário e 32,6-recomendável.
Em 2011, a média foi 218,88 sendo 16,1-baixo;
39,8-intermediário e 44,1-recomendável.
Como o grupo analisa a caminhada histórica da sua escola nas avaliações externas, no período de 2009-2011?
PROALFA – Apresentou crescimento significativo de 2009 a 2010 apesar de ter apresentado um declínio em 2011.
PROEB – Em Língua Portuguesa, teve um declínio não elevando a sua média de proficiência.
                 Em Matemática, apesar do declínio em 2010, a média subiu em 2011. 
 
AÇÕES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Utilizar folha de tarefa de casa
Como sua escola tem se organizado para realizar a Intervenção Pedagógica nos diferentes anos de escolaridade, considerando os resultados do desempenho dos alunos e o cumprimento das metas da escola?
Na opinião do grupo, quais fatores podem ter contribuído para esse resultado de sua escola?
Que outras sugestões o grupo apresenta para aperfeiçoar as estratégias de Intervenção Pedagógica na Escola?
Quanto ao resultado de sua escola nas avaliações PROALFA/PROEB, o grupo o considera satisfatório? Se sim ou não, como modificar essa situação para melhoria desses resultados nas próximas avaliações?
 
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
“APRENDENDO PARA A VIDA”
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA -PIP
ALUNO
PROFESSORA
SUPERVISORA
DIFICULDADES
DESCRITORES A SEREM TRABALHADOS
ATIVIDADES

Relatório de Gestão - 2009


PERFIL DA ESCOLA

            Escola: Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto”
            Aprendendo para a vida!
            Equipe de Liderança:
            Lília Beatriz Campos Mayrink (Coordenadora)
            Sandra Márcia de Souza (Coordenadora)
Elaine Auxiliadora Maurício Neves (Supervisora)
            Maria Aparecida Romagnoli (Supervisora)
Júlia Cecília Ventura (Supervisora)
Edna Lima Mayrink (Coordenadora do Tempo Integral)
Patrícia Gomes Inácio (Supervisora do Tempo Integral)

Visão: Ser reconhecida no município de Urucânia como Escola de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I que proporciona aos seus alunos alto nível de aprendizagem em leitura, escrita e resolução de problemas.

Missão: A missão da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é assegurar aos alunos um excelente desenvolvimento em Habilidades Fundamentais para prosseguir com sucesso em seus estudos, estabelecendo práticas pedagógicas adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.

Alunos: A Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” atende a um total de 768 alunos, distribuídos em 30 (trinta) turmas do primeiro ao quinto ano; 01 (uma) turma do P.A.V. (Programa Acelerar para Vencer – 4º e 5º ano), 01 turma da E.J.A.  (Educação de Jovens e Adultos) e 02 turmas do Tempo Integral, funcionando em um segundo endereço no prédio do CEAC (Escola Municipal “Júlia de Souza Freitas”).


ANO DE ESCOLARIDADE

Primeiro ano
Segundo ano
Terceiro ano
Quarto ano
Quinto ano
PAV
(4º/5º)
E.J.A.
Nº de alunos
111
154
146
180
130
25
22

O nível socioeconômico dos pais é relativamente baixo, sendo que aproximadamente 90% das famílias se mantém com o máximo de 02 salários mínimos mensais.

Cerca de 40% das famílias dos alunos é assistida por programas assistenciais do Governo Federal, Bolsa Família e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
            O nível de escolaridade dos pais é bem variado, abrangendo desde analfabetos a graduados a nível superior, sendo que maior parte não chegou a concluir o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
 
A escola é bem reconhecida por apresentar bons resultados de aprendizagem quando comparada a escolas similares do município e pelo desempenho dos alunos quando passam por processos seletivos em escolas da rede particular de ensino do município vizinho (Ponte Nova/MG)

Pessoal: A equipe de liderança é constituída por 2 (duas) coordenadoras e 4 supervisoras e todas elas apresentam licenciatura plena ou pedagogia. Todos os professores regentes (32 pessoas) possuem licenciatura plena, exceto duas – uma com o curso de Letras em curso e outra que apresenta somente o Magistério a nível médio. 10 deles possuem curso de pós graduação. Além desses professores, a escola dispõe de 3 professores de Educação Física, ambos com formação específica.
            A equipe de apoio é constituída por 4 professores, ambas com licenciatura plena e 13 serviçais. 3 delas estão cursando o Ensino Fundamental no PA.V. (5º ao 9º ano) da rede estadual de ensino do município; 2 cursam o Ensino Médio e as demais apresentam o Ensino Fundamental incompleto.

Programas: Ainda no ano de 2009 a escola, via Secretaria Municipal de Educação pretende implantar uma sala de informática, onde os alunos terão acesso a uma rede de computadores interligada à internet, para fins de estudo e pesquisa. Possui também um gabinete dentário – inativo.

Instalações: A escola tem 16 salas de aula de 42m2 cada, sendo uma delas utilizada como sala de leitura, para implantação em escala do projeto de leitura iniciado no ano corrente de 2008. Possui também uma biblioteca, uma sala de vídeo, um laboratório funcionando atualmente como sala de aula dos alunos do P.A.V (Programa “Acelerar para vencer”); uma cozinha, pátio coberto, uma quadra de areia e uma quadra coberta, além de uma secretaria, subdividida em 05 salas menores onde atuam a equipe de liderança da escola, a Secretária Municipal de Educação e funcionárias da S.M.E. Nesse espaço há também um banheiro para uso dos professores. Próximo ao pátio coberto, há 03 (três) banheiros: um masculino e um feminino para uso dos alunos e um para uso das serviçais da escola.

Tecnologia:    A escola Manoel Mayrink almeja se tornar referência em SGI na região da 33ª Superintendência Regional de Ensino, sendo esse o primeiro município a implantá-lo. Além disso tem estendido aos professores dois computadores interligados à internet, ação que irá se estender aos alunos. Dispõe também de uma TV 29’, três aparelhos de som 3 em 1.

Requisitos:     Os pais desejam uma educação de alta qualidade e segurança para os seus filhos. Para isso a escola tem percebido a necessidade de lançar mão de projetos e ações que visem uma maior participação da família na vida escolar dos filhos. A escola tem trabalhado com projetos voltados à formação de valores humanos de respeito e convivência, de valorização do ambiente escolar por parte dos alunos.

Parcerias: A escola tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, alunos da Escola Estadual “Professor Manuel Rufino”, Conselho Tutelar do Município e alunas do curso de Pedagogia da ULBRA, com sede no município.

Desafios: Um dos grandes desafios da escola é a segurança dos alunos. A situação geográfica da escola a deixa em uma condição desprivilegiada. A rua de acesso à escola é consideravelmente íngreme. Além disso, alguns moradores da rua principal perpendicular a essa rua costumam deixar carros e veículos pesados bem próximos ao cruzamento das mesmas, dificultando além do trânsito dos ônibus escolares a visibilidade dos alunos ao descer e atravessar a rua. Para isso a escola disponibilizou um de seus funcionários de apoio para acompanhar a subida e a descida dos alunos, mas entende que essa medida ainda é ineficiente para solucionar o problema. Outro desafio é reduzir os índices de reprovação nas séries finais do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano).

Diferencial: A escola Manoel Mayrink destaca-se por apresentar um quadro de professores bem qualificado para o trabalho e por investir no projeto de incentivo à leitura.
 
Categoria 1.0
Liderança

            A E.L. (equipe de liderança) da escola usa a missão para direcionar a tomada de decisões internas, abrangendo aspectos administrativos e pedagógicos.
            Na primeira reunião de pais do ano, a missão é apresentada aos mesmos, valendo-se de mensagens, artigos e citações, enfatizando a preocupação da equipe escolar com a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, garantindo a continuidade dos estudos, com sucesso crescente. Nas reuniões de professores a E.L. demonstra o mesmo compromisso com a aprendizagem dos alunos. Nas salas de aula, professores a utilizam para escrever a missão da classe e priorizar as metas a serem atingidas por eles e pelos discentes no decorrer do ano letivo.
            A E.L. da escola pessoalmente produz as diretrizes estratégicas do Plano de Melhoramento. A coordenadora faz a gestão dos Times de Metas através de encontros marcados de acordo com a necessidade dos integrantes dos mesmos. O desdobramento do Plano de Melhoramento é monitorado mensalmente através de reuniões entre os integrantes dessa equipe. Sempre que necessário, são elaborados planos de ação para divisão de tarefas entre os componentes da E.L., visando maior agilidade e envolvimento entre esses.
            A E.L. tem missão, metas pessoais e gráficos de desempenho expostos nas suas salas. Cada integrante possui a “Agenda do dia seguinte”, um processo da SME direcionado a coordenadores e supervisores. Na mesma, cada qual lista as tarefas a desempenhar em cada dia. Nessas tarefas, procura-se levar em conta aspectos relevantes da missão da escola. Nos eventos, são elaborados planos de ação envolvendo todos os funcionários. Sempre que possível, é feita a avaliação dos mesmos através do positivo/delta. Os melhoramentos são feitos nos eventos de mesma natureza.
            Os recursos materiais utilizados pela escola são solicitados de acordo com o processo licitatório da Prefeitura Municipal, sendo que a mesma ainda busca maior autonomia para a tomada dessas decisões. Na elaboração do Plano de Desenvolvimento (PDE), a E.L. priorizou metas ligadas ao ensino/aprendizagem, resultados e gestão escolar, tendo em vista o repasse direto de recursos financeiros do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para a Caixa Escolar. Com os mesmos, pretende-se investir na formação e capacitação dos professores em Português e Matemática (metas 01, 02 e 04), através de oficinas, cursos e material de apoio.
            O monitoramento das metas é feito através da exposição do painel de desempenho aos pais nas reuniões bimestrais. Os alunos possuem o portfólio. A E.L., principalmente as supervisoras pedagógicas acompanham e dão respaldo aos professores por meio da assessoria pedagógica, realizada quinzenalmente, onde o professor tem oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar os resultados correntes da sua classe nas metas de aprendizagem. São realizadas visitas às salas de aula, onde as supervisoras têm oportunidade de acompanhar constantemente as ações do professor e o progresso dos alunos, fazendo as possíveis intervenções.
            A E.L. lidera um programa de responsabilidade pública e cidadania, organizando um abaixo-assinado, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar acerca da segurança dos alunos no fluxo de entrada e saída da escola. Com esse documento, pretende-se conseguir, junto ao poder público, placas de sinalização para otimizar o trânsito nessas proximidades.
            A E.L. utiliza o Bravo para reconhecer os professores que desempenham práticas do SGI em suas classes. Os Times de Metas são reconhecidos publicamente pela coordenadora. Além desses processos, foi montado um painel em local visível da escola onde se faz o reconhecimento a professores e funcionários que aderiram ao SGI e contribuem diretamente para o alcance das metas previstas no Plano de Melhoramento da Escola.

Categoria 2.0
Planejamento Estratégico

            Os dados de avaliações internas e externas são o início do trabalho de priorização de metas de aprendizagem. A equipe de liderança define pelo menos duas metas prioritárias para cada semestre, a serem trabalhadas pelos Times de Metas.
            Os dados fornecidos pela SME também são utilizados como parâmetro de comparação.
            No início do ano letivo, aplicamos uma pesquisa de expectativas dos pais, com foco nos itens: aprendizagem da criança (meta 1 a 6), participação da família (meta 14).
            Quanto ao ambiente da escola é realizada uma pesquisa de satisfação dos pais, com o intuito de desenvolver ações através de planos de ação ou processos visando melhorias consideráveis.
            O melhoramento no trabalho dos times de meta baseia-se no Relatório do time.
            Nossas metas de curto prazo são as metas operacionais (metas 9, 10, 11 e 12 do Plano de Melhoramento). As de longo prazo são aquelas ligadas à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências básicas do aluno (meta 1 a 7 do Plano de Melhoramento).
            Temos como principal meta melhorar o desempenho da escola e da SME em leitura, escrita, cálculos e resolução de problemas, sendo essas as habilidades contempladas na nossa visão e nas quais a escola apresentou desempenho compatível ao do Estado de MG, mas com vistas a melhorar,considerando que a média estadual não atingiu o nível recomendável de proficiência.
            A equipe de Liderança avalia o processo de montagem e condução do Plano de Melhoramento em dezembro. Nessa avaliação, levanta-se as mudanças necessárias. As mesmas são validadas de acordo com o Plano de Melhoramento da Secretaria Municipal de Educação.

Categoria 3.0 
Foco no Aluno e nas Partes Interessadas

            Nossa escola trabalha em parceria com a Secretaria de Educação do município e tem buscado, por meio de ações pontuais melhorar os índices de desenvolvimento em leitura e escrita dos alunos.
            Nesse ano de 2009, a escola coloca em escala inovação do Time de Metas, com um trabalho voltado especificamente à leitura. Para isso, conta com duas funcionárias de apoio, atuando no primeiro e no terceiro turno, com cronograma de atendimento, elaboração e execução de projetos a serem desenvolvidos junto aos alunos e professores da escola. Os alunos fazem visitas semanais à Sala de Leitura.

            A liderança da escola Manoel Mayrink Neto tem como prioridade, atender cada vez mais aos alunos, pais e comunidade. Para isso, lança mão das pesquisas de expectativas, das quais se pode destacar os principais anseios das partes interessadas:
 
Clientes
O que priorizamos para atender
Alunos
Trabalho voltado à aprendizagem ativa; merenda de qualidade; recreio orientado/monitorado; biblioteca, sala de leitura; aulas de educação física planejadas; parceria com a Secretaria de Assistência Social (trabalho voluntariado); atividades variadas em sala de aula; desenvolvimento de projetos voltados à formação de valores de convivência e higiene; realização de pesquisas no Telecentro; parceria com o Conselho Tutelar do município.
Professores/
Funcionários
Cursos de educação e treinamento; trabalho em times de metas; atendimento pedagógico individualizado quinzenalmente; acesso à informática/internet na própria escola.
Pais
Reuniões administrativas semestralmente e pedagógicas bimestralmente. Ações voltadas à garantia da segurança das crianças, principalmente em atividades extraclasse (recreio, entrada/saída dos alunos da escola). A escola realiza a pesquisa de expectativas dos pais para levantar as demandas/anseios da família em relação ao trabalho desenvolvido pela escola.
Comunidade
Alunos com maior capacidade de atuação social, com formação sólida no que diz respeito à cidadania e convivência através de  projetos interdisciplinares: “Passe adiante”, “Formiguinhas”, Feira Cultural, Festivais de Declamação e Dança.

SME
Atuação junto ao Conselho Escolar; atendimento às dificuldades de aprendizagem dos alunos; trabalho pedagógico eficiente e eficaz; participação em cursos de capacitação.


A Escola utiliza a pesquisa de satisfação dos pais como uma maneira de aferir a eficácia das ações desenvolvidas com base nas expectativas apontadas por eles. Os resultados apontam para uma revisão/reestruturação do trabalho, principalmente nos quesitos disciplina e segurança.
 
Além da pesquisa de satisfação dos pais, a escola lança mão dos canais de escuta da merenda, limpeza, do atendimento, caixinha de dúvidas e sugestões para professores e funcionários.
            Com relação aos quesitos Disciplina e Segurança dos alunos na escola, a equipe de Liderança tem realizado um trabalho efetivo junto aos professores e pais dos alunos, mantendo sempre um caderno de registro de ocorrências disciplinares atualizado, buscando parceria com o Conselho Tutelar do município em casos gritantes, além de realizar contato permanente com os pais ou responsáveis dos alunos que apresentam casos mais graves de indisciplina tanto em sala quanto fora dela. Quanto à segurança, tem sido realizado um trabalho de acompanhamento freqüente dos recreios, com funcionários de apoio e equipe de liderança dispostos em pontos estratégicos da escola. No início e no fim das aulas, há um funcionário de apoio presente todos os dias na rua de acesso à escola, zelando pelos alunos, principalmente os da zona rural, que vêm nos ônibus escolares. A equipe de coordenação organizou junto às famílias um abaixo-assinado reivindicando placas de sinalização na rua principal de acesso à escola, facilitando o trânsito dos ônibus, prevenindo possíveis acidentes com os alunos. No primeiro turno devido à faixa etária dos alunos, a equipe de liderança dividiu as turmas em três recreios, evitando aglomeração dos mesmos e facilitando o monitoramento do recreio pela equipe de apoio. Ao final de cada turno são dados dois sinais visando uma maior organização do processo de saída dos alunos da escola, os quais são conduzidos pelos professores até as proximidades do portão de saída.

Categoria 4.0
Informação e Análise

            A tabela seguinte exemplifica como os dados coletados na Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” baseiam-se na missão, finalidade, metas e outros elementos estratégicos:

Instrumento/

Processo
Tipos de dados
Alinhado com...
Forma de disponibilização
Checagem de sistemas:
·         Minichecagem
·         Midichecagem
·         Checagem
Auto-avaliação:
·         Professores
·         Funcionários
·         Alunos
·         Pais
·         Equipe de
 Liderança
·         Estratégia I:
Meta 14: parceria com as familias
Gráficos no Painel de Desempenho da escola e da sala de aula



+/∆
·         Avaliação de processos, eventos: equipe de liderança, professores, funcionários e alunos
·         Gestão de processos
·         Missão
·         Requisitos de alunos
·         Requisitos do pessoal
·         Requisitos dos pais
·         Valores:
Liderança Visionária, Melhoramento contínuo, gestão por fatos e dados
·         Gráficos nos setores
·         Retorno em reuniões
·         Sala de aula
·         Sala dos professores
Canais de escuta:
·         Pesquisas:
-          Expectativa
-          Satisfação
-          Efetividade
-          Satisfação com a Merenda
-          Satisfação com a atividade
·         Como fui atendido
·         Caixinha de Sugestões e Reclamações








Níveis de
Satisfação
·         Requisitos de alunos e pais: ambiente da escola e segurança
·         Requisitos do pessoal: clima e condições de trabalho
·         Valores: Melhoramento contínuo, Valorização de Professores, funcionários e parceiros, Responsabilidade Pública e Cidadania, Foco no Futuro, Gestão por fatos e dados
·         Pátio
·         Gráficos nos setores
·         Sala dos professores
·         Sala de aula
·         Cantinho de problemas
·         Auto-avaliação
·         Proficiência oral
Meta 5 e 6
Sala de aula

            Os dados são disponibilizados num prazo muito curto após a sua coleta. Os dados da classe são instantâneos, visando agilizar o processo de gestão em sala de aula.
            Os usuários dos dados são os professores, funcionários, alunos e pais, que ficam a par dos resultados obtidos através das várias formas de divulgação utilizadas pela equipe de liderança.
Categoria 5.0

Foco nos Recursos Humanos


            Usamos o “Valorização” para distinguir as pessoas que contribuem destacadamente com o Plano de Melhoramento da Escola. A cada 15 dias colocamos em um mural fixo da escola em local visível a todos, mensagens ou frases para aqueles profissionais que realizaram alguma atividade que destacou no período.
            No CEAC (Centro Educacional para o Adolescente e a Criança), há um processo de reconhecimento de funcionários, com o objetivo de valorizar, divulgar o seu desempenho, promover o alto padrão de desempenho e qualidade no trabalho e elevar a auto estima. Os critérios levados em conta são: disponibilidade, assiduidade, pontualidade, envolvimento com o trabalho, atendimento às partes interessadas, inovação, agilidade, organização, cooperação, capricho, entusiasmo, dedicação, compromisso e segurança. A equipe de liderança oferece um coquetel onde destaca a importância do compromisso do educador com a aprendizagem e com o trabalho a ser desenvolvido na instituição. No momento oportuno, faz a entrega de um presente à funcionária destaque, reconhecendo-a diante das demais e ao mesmo tempo incentivando-as a buscar o melhoramento contínuo da sua prática.
            Aos funcionários novatos a Equipe de Liderança promove encontros para apresentação e esclarecimentos sobre o SGI, explicitando o Plano de Melhoramento da Escola, auxiliando-os na elaboração da sua missão e do seu plano de metas.
            Os times de meta são apoiados pela coordenadora da escola, a qual procura se encontrar sempre com o gerente de metas, dando o apoio necessário (pessoal e material) para que os trabalhos do time prossigam, disponibilizando funcionários de apoio para auxiliar na realização de atividades. O reconhecimento é feito tirando-se uma foto ampliada dos componentes do time, a qual é exposta na sala dos professores com uma mensagem de agradecimento. Além disso, cada um recebe um cartão que é entregue diante de todos os funcionários e alunos da escola no turno de atuação do time.
            Os processos utilizados pelos times são colocados em escala, com as possíveis inovações. Para tal, professores e outros funcionários são capacitados e orientados pela equipe de supervisão da escola, principalmente nos momentos reservados à assessoria pedagógica.
            A equipe de liderança da escola tem se empenhado muito em envolver cada vez mais profissionais na elaboração e utilização de processos, principalmente os de aprendizagem, dando sempre o apoio logístico para que esses sejam implementados.

Categoria 6.0
Gestão de Processos

            A Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” tem vários processos. Alguns foram elaborados por professores, outros pela equipe de liderança. Os mesmos estão sempre alinhados a uma ou mais de uma de nossas metas:

Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo
Leitura
(Meta 1)

Vem estudar comigo

Envolvimento dos pais no processo de alfabetização dos filhos (alunos levam a bolsa com letras para casa)
Ler para gostar de ler
Diversos textos, livros dentro de uma caixa onde despertará a importância do hábito de ler, incentivando os alunos a usarem a caixa todos os dias.
Passaporte para o prazer e para o aprender
Produzir e dramatizar contos, histórias, através de teatro, utilizando fantoches.
Nosso cantinho de leitura
Organizar um cantinho de leitura com diversos textos de acordo com o interesse dos alunos; treinar os mesmos para apresentar uma boa leitura; avaliar com as carinhas emocionômetro e utilizar o cartaz “campeão da leitura”
Festival de Leitura
Ler bonito, com entonação, obedecendo as regras de pontuação. Colocar os alunos para ler toda segunda-feira – meninos X meninas. Registrar no gráfico os resultados da equipe e fixar no painel de desempenho.b
Hora da Fábula
Alunos compartilham leituras e enriquecem o conhecimento sobre fábulas.
Hora da Leitura
Trabalho com diversos tipos de leitura (silenciosa, oral, dinâmica) individual e em grupo. Avaliar usando as carinhas do emocionômetro.
Ler é divertido
Alunos lendo porque gostam em parceria com a família.
Despertar o gosto pela Leitura Literária
Alunos interessados e participando da “Leitura Literária”. Desenvolver o nível de compreensão e interpretação dos mesmos.
Leitura e Escrita
(Metas 1 e 2)
Folklore
Fazer um SQA com os alunos; pesquisar em livros da Biblioteca da escola, registrar e comparar o nosso Folclore com o das outras regiões. Montar um mural com os materiais trazidos pelos alunos.
Reescrevendo juntos
Alunos produzindo textos e se tornando autores do livro confeccionado.


Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo
Expressão oral
(Meta 3)
Capturando Poemas
Alunos recitando, compondo, ilustrando e expondo poesias em livros.
Contando histórias para você na TV
Contar a história através de cenas imagísticas ou de imagens utilizando a TV de papelão, depois pedir aos alunos que recontem oralmente o que entenderam. Fazer o +/∆.
Leitura e expressão oral
(Metas 1 e 3)
Festival de Declamação
Incentivar os alunos a desenvolver a leitura,  linguagem oral e expressão corporal.
Cálculos
(Meta 4)
Monitorando os feras dos fatos
Alunos memorizando os fatos fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), através do lúdico com envolvimento dos pais.
Expressão oral
Interação
(Metas 3 e 6)
Quem brinca aprende muito mais
Proporcionar as mesmas oportunidades tanto aos alunos mais tímidos quanto aos mais desinibidos, despertando neles a importância de expressar-se bem através de jogos confeccionados pelo professor.
Resolução de problemas
(Meta 5)
Cantinho de problemas
Resolver problemas disciplinares e de convivência surgidos em sala de aula utilizando planos de ação elaborados e executados junto dos alunos. Avaliar utilizando o +/∆ e pesquisa de satisfação com a atividade.
Interação
(Meta 6)
A moda amarela
Assistir o filme, aproveitar para trabalhar os valores e a expectativa do aluno naquele ano letivo; iniciar a missão da turma.
Picada de abelha
Desenvolver nos alunos atitudes de confiança e respeito por si mesmo e pelos outros, onde ele possa trabalhar em conjunto através de dinâmicas, jogos, textos, histórias imagísticas, músicas, despertando amizades, obediência, cooperação e outros valores.
Sala de aula – Espaço de convivência
Melhorar a convivência em sala de aula.
Estrelinhas dos combinados
Alunos cumprindo combinados
Momento certo
Alunos sentados perto uns dos outros, com necessidade de comunicação. Disposição da turma em U (semicírculo). Utilizar um cartaz para o momento certo. Objetivo: melhorar a disciplina em sala de aula.
As formiguinhas
Todos cooperando para manter a escola limpa. As turmas, junto dos professores e supervisores saem das salas após o recreio e recolhem pacotes de biscoito, etc, que são jogados pelos próprios alunos no pátio da escola. Para isso é feito um cronograma.

Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo
Interação e comprometimento com a aprendizagem
(Metas 6 e 11)
Coletânea de Músicas
Melhorar a disciplina e a socialização na sala de aula através da escuta e da dramatização de músicas.
Leitura
Utilização de novas tecnologias
(Metas 1 e 7)
Pesquisando e descobrindo
Utilizando o Telecentro, despertando o gosto pela leitura e na sala de aula desenvolver arte com massinha de modelar.
Leitura, escrita e expressão oral
(Metas 1, 2 e 3)
Recordando
Oferecer momentos para os alunos exercitarem a memória, relatando diariamente o que foi feito no dia anterior, levantando oportunidades para o professor avaliar e melhorar suas aulas.
Parceria com os pais
(Meta 9)
Reforçando os laços familiares
Escolher um texto ou reportagem (educativo: como educar os filhos, etc); enviar o texto xerocado para os pais quinzenalmente; analisar o retorno das respostas e satisfação com o processo.
Comprometimento com a aprendizagem
(Meta 11)
Caderno Nota 10!
Despertar no aluno o gosto pela organização e capricho pelos cadernos e envolver os pais nesse processo.
Estrela do Bimestre
Incentivar os alunos a respeitarem combinados e dedicarem aos estudos.
Aluno Nota 10!
Reconhecer o aluno todos os bimestres, com foto e certificado, colocando-os no portfólio.
Incentivo à formação continuada
(Meta 12)
Sintonia
Realização de encontros com os professores para conhecer a escala de proficiência, assim como as habilidades e competências de cada ano de escolaridade. Organizar coletivamente o plano de intervenção pedagógica.
Metas 12 e 15
Crescer
Utilizar os próprios professores da escola para desenvolver temas de acordo com a necessidade do momento e repassar a oficina de apoio da liderança.
Meta 13
Bravo
Reconhecer o professor por ter implantado e desenvolvido o SGI em sua sala de aula com sucesso.
Parceria com a comunidade
(Meta 14)
Não basta ser pai, tem que participar...
Elaborar, enviar e recolher questionários dos pais de alunos do 3º ano. Comparar dados levantados pelos professores sobre a realidade dos alunos em sala. Convocar os pais em que as respostas não condizem com a realidade observada pelo professor/supervisor para atendimento pessoal/individual com a equipe de liderança da escola. Registrar a conversa com o e acompanhar a evolução após a mesma.



Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo
Parceria com a comunidade
(Meta 14)
Segurança e acessibilidade
Atender as expectativas dos pais com relação ao trânsito próximo à escola e o acesso à mesma, visando garantir mobilidade aos deficientes físicos. Montar documento e encaminhar às autoridades competentes. Cobrar ações e acompanhar. Dar retorno à comunidade.
Metas 12 e 15
Comunicando
Planejar e promover encontros periódicos da Equipe de Liderança (quinzenalmente) para esclarecer e manter canais de escuta: como fui atendido, caixinha de sugestões, limpeza das salas, aceitação da merenda, fala professor, etc. Manter registros, confrontar e esclarecer mal entendidos.
Escuta ativa
Sondar as expectativas de professores e funcionários de apoio, pais e alunos, priorizando as ações mais significativas.
Meta 15
Fala, professor
Criar um canal de comunicação para trocas de informações, recados, bilhetes entre educadores e supervisores do turno.

No CEAC, também são desenvolvidos vários processos:


Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo

Meta 1
Passaporte para o Futuro
·         Levar o Carrinho com livros à sala de aula
Meta 1: Ler
Meta 6: Interação
Processo Humanização
·         Fazer um debate sobre o tema
·         Trabalhar valores
·         Trabalhar textos informativos
Metas
1, 2, 3, 5 e 6
A construção da Paz
Trabalho de responsabilidade pública e cidadania
Meta 3
Quem conta contos encanta
·         Trabalhar com oficina de Contação de Histórias
Meta 3
TV “CEAC”
·         Criar um programa de TV com os alunos
Metas 3 e 6
Teatro no CEAC
·         Incentivar o aluno a expressar-se de forma espontânea
Meta 5
Ajudante do dia
·         Fazer os combinados com os ajudantes
·         Estabelecer atribuições para os mesmos
·         Montar a escala da semana
Meta 5
Situações problema
Cantinho de Problemas
·         Os alunos fazem um relatório de problemas existentes.
·         Monta-se junto dos alunos um Plano de Ação








Meta da Escola
Processo
Destaque do Processo

Meta 5
Cantinho de Reflexão
·         Dar uma nova oportunidade ao aluno de construir seus valores
Meta 6
Correio da Amizade
·         Trabalhar a socialização e amizade através do correio
·         Mandar mensagens para os colegas
Meta 11
Estrela da Amizade em Organização “Disciplina”
Promover a disciplina dos alunos através do diálogo
Meta 13
“Bravo”
·         Reconhecer funcionários da Escola semestralmente






            Os professores usam o +/Δ, o radar da classe e a pesquisa de satisfação com a atividade para melhorar seus processos em sala de aula.
            A Equipe de Liderança utilizou o PTCA na organização do recreio, utiliza o +/Δ no encerramento de eventos, na avaliação das atividades das atividades desenvolvidas pela equipe de apoio. É feito o monitoramento da satisfação e gráficos de resultados. Utilizamos o plano de ação sempre que há reuniões e eventos.