sexta-feira, 15 de março de 2013

Qual será o instrumento desse mês?



Março -  Quitarra:

A banda inglesa The Beatles foi uma das maiores divulgadas da guitarra. Este instrumento ganhou enorme espaço no mundo da música nos anos 50 e 60.
As guitarras elétricas surgiram em 1930. Elas geravam um som muito suave e baixo, bem diferente do que conhecemos atualmente.
Pra ampliar a potencia sonora do instrumento, resolveram colocar captadores, que funcionavam como microfones. Isso gerou um pequeno problema, pois eles faziam vibrar os bojos das guitarras, provocando a alteração sonora chamada feedback. Para solucionar esse problema, Lês Paul inventou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma que conhecemos hoje em dia.

Obs: Você é capaz de visualizar onde está a guitarra?

 Muito bem!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Para Refletir:

Deus entende nossos questionamentos,
mas se nossas perguntas nos impedem de confiar
 em sua bondade e sabedoria,
perdemos a paz eas bênçãos prometidas.
( Verna Birkey)

sábado, 9 de março de 2013

O Proerd está chegando na nossa escola...

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto. 
" Aprendendo para vida"
                                                      "Nossas crianças longe das drogas".


Obs.: Breve teremos mais notícias.
Aguarde!

Ao Sargento Edmar deixo o meu abraço carinhoso. Afinal foi você que iniciou esse projeto nessa escola.


Vale a pena recordar boas pratícas: PROJETO LIXO.


PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Coordenadora: Maria Rosa Magalhães Giardini.
Supervisora: Elaine Auxiliadora Maurício Neves.

PROJETO LIXO

“Cabe a cada um de nós preservarmos o preservar e proteger o.
Meio Ambiente. Ele é o lugar em que vivemos.
Cada ser vivo, seja animal ou vegetal, depende de seus recursos: AR, ÁQUA E SOLO para sobreviver.”

APRENDENDO A REUTILIZAR

Introdução
Sabemos que o lixo está presente em todo momento em nossa sociedade e podem causar cada pessoa gera, em média, meio quilo de lixo por dia, sendo que 20% será considerado lixo e 80% pode ser reaproveitado ou reciclado.
Neste projeto vamos aprender a importância da coleta seletiva e a reaproveitar o máximo possível desses 80% que é considerado lixo para toda população como: vidros, embalagens, caixas, plástico, jornais, etc. De maneira lúdica, dinâmica, extrovertida e curiosa.
                                 
                                                                               Fotos tiradas em 2010.

                                           Justificativa
 
         Diante de uma sociedade e turbulenta e cheias de impactos ambientais resolvemos dinamiza os trabalhos para mostra população que ainda existem meios eficazes e eficientes para amenizar uma boa parte das informações, através de ações educativas, mudança de comportamento, responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
         É preciso que a sociedade aprenda a se organizar e trabalhar em regime de cooperação para juntos salvarmos o meio ambiente.
Objetivo geral
Conscientizar e sensibilizar toda comunidade que promovendo ações educativas relacionadas ao lixo a dotares como ponto principal a importância da coleta seletiva e a reutilização do lixo promovendo assim melhores condições sanitárias e ambientais.

Metas
 
·        Visitar usina de Triagem e Compostagem, saber como funciona;
·        Descobrir porque não foi implatado ainda em nossa cidade a coleta seletiva.
Metodologia

·        Aprender como se faz a coleta seletiva;
·        Palestras;
·        Confeccionar objetos a partir do material selecionado como: Jornais, revistas, garrafas peti, etc.
·        Reciclar papel;
·        Fazer parodias, teatros, danças;
·        Vídeos que relatam à situação do lixo na comunidade no Brasil;

Cronograma
 
·        Inicio: Outubro;
·        Termino: Novembro.
  Orçamento
·        Ônibus para a visita na Usina de Triagem e Compostagem – Prefeitura Municipal;
·        Fotos e filmagem – Prefeitura Municipal;
·        Confecção dos trabalhos, teatros, cartazes – Monitores, crianças e adolescentes;
·        Brindes para gincana – Patrocínio de pessoas da própria comunidade. 
      Bibliografia
·        Cartilha – A educação Ambiental chega até você (Furnas);
·        Revista Minuano – trabalho em Garrafas Peti - N° 02;
                                  - Arte fácil reciclagem – N° 14;
                                  - Reciclagem em garrafas peti e canudos de jornal – N° 03;
·        Revista Escala – Arte no papel e jornal – N° 01;
·        Especial Arte em revista – N° 2;
·        Dia a dia do professor volume 03 (Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto).
·        Obs.: Para enriquecer o seu projeto vale a pena visitar o blog da Supervisora Elaine: http://supervisoraelaine.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2011-01-01T00:00:00-08:00&max-  (Atividade 3.2como baixar videos do youtube - 10 de agosto de 2010).


Um abraço carinhoso!
Supervisora Elaine



quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da MULHER:



            A feminilidade uma características idealizada e criada por DEUS – sua dádiva preciosa a todas as mulheres – e, de maneira bastante distinta, também uma dádiva aos homens. A diferença entre homens e mulheres não é apenas biológica. Ao longo dos milênios da historia humanas, até algumas décadas atrás, a distinção era considerada tão obvia que nem sequer precisa ser comentada. No entanto, mais do que nunca, precisamos hoje das palavras de Paulo aos cristãos românticos para que os padrões do mundo não os moldem, mas deixemos DEUS renovar a nossa mente (Rm 12:2).
            O ingrediente principal da feminilidade é a entrega. Quando a noiva se casa, entrega sua independência, nome, destino, vontade e por fim, nos aposentos núpcias, o seu próprio corpo ao seu noivo. Como mãe, ele entrega sua vida para dar a vida ao filho. Como mulher solteira, ela se entrega de maneira singular ao serviço do SENHOR, da família e da comunidade.
             A feminilidade também recebe. Aceita aquilo que DEUS dá. Em outras palavras, as mulheres devem receber aquilo que lhes foi dado, seguindo o exemplo de Maria (Lc 1:38), em vez de insistir naquilo  que não lhes foi dado. Como Eva fez (Gn 3:1 - 6). Isso não significa que uma mulher deve se sujeitar à coerção ou violência.
            O espírito manso e tranqüilo sobre o qual Pedro fala é o adorno da feminilidade (1 Pe 3: 4 ), cujo exemplo supremo é Maria, a mãe de Jesus. Ela se mostrou disposta a ser um vaso, oculta e desconhecida, não fosse pelo fato de ser mãe de alguém tão importante. Esse tipo de maternidade está biológico, mas refletindo uma atitude de abnegação em seu coração e de submissão ao Senhor.
             A feminilidade bíblica desafia você a ser uma mulher inteiramente santa, que não pede outra coisa senão aquilo que DEUS deseja lhe dar, recebendo com as duas mãos e todo o seu coração tudo que ele preparou para você. A feminilidade é um tesouro precioso a ser guardado e cultivado a cada dia.
(Bíblia da Mulher)










 
Parabéns pelo nosso dia.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Feliz Aniversário Giana!


Giana.
Que o espelho dos mais belos sentimentos que você possue possa refletir na vida de cada pessoa tornando-se um instrumento fundamental na luta do dia a dia.



Parabéns são os meus sinceros votos!

Feedback: Joãozinho e Maria - Roseli







Roseli
Eis, uma ótima oportunidade de louvar e agradeçer a DEUS por sua vida!
Foi muito bom o tempo que passamos juntos.
Desejo a você sucesso, nesta nova jornada. Não importa o lugar que esteja o importante é sonhar e colocar em prática os seus sonhos, desejos e realizações.
Um abraço carinhoso!
Elaine.

Obs.: Quem quiser conheçer um pouco mais deste projeto pesquise nesse mesmo blog: Projeto Leitura.

Trabalhando com Tangram



Tangram:
 

1° etapa

A lenda

Certa vez, um chinês estava construindo sua casa. Como ele era um homem de poucas, ele só comprou o material estritamente necessidades para usar na construção. Quase no final do trabalho, Quando ele ia colocar a ultima telha, esta caiu de suas mãos e se partiu em (7) sete pedaços.
Como paciência de todos os chineses, ele desceu e pôs-se a estudar os meios de emendar os pedaços ara a telha voltasse de novo a ter a forma inicial.

Obs.: É originário da China, sua idade e seu inventor são desconhecidos. Os chineses o conhecem como “A sete tabuas da Argúcia (habilidade e destreza)”.

2° etapa

Identificações das figuras planas: Trabalho com o tangram.

Apresentação do retângulo.
Exploração do número de lados, números de ângulos, dos tipos dos ângulos.
Dar uma folha de papel e mostrar que ela representa uma figura plana chamada retângulo. Ela tem 4 lados e 4 ângulos retos. Pedir aos alunos para dobrarem a folha e transformar o retângulo inicial em 1 quadrado e em 1 retângulo menor. Despreza – se o retângulo menor.
Formação do trangram – Divide –se o quadrado em 2 triângulos retângulos, por que ele tem 1 ângulo reto e 2 ângulos agudos menos de 90º. Estes 2 triângulos são semelhantes porque tem a mesma medida.
  • Pegar 1 dos triângulos e dividi-lo ao meio, temos de novo 2 triângulos retângulos menores e 1 triângulo retângulo maior.

  • Pegar o triângulo maior e unir a ponta do ângulo reto na base maior e cortar.

Você terá um triangulo retângulo menor e trapézio.
·         Do trapézio pegue a ponta do ângulo agudo dobrar e cortar, aparecer 1 triangulo pequeno e 1 trapézio retângulo.
·         Pegar a parte dos ângulos retos do trapézio dobrar e cortar 1 quadrado.
·         Pegar outra parte do ângulo reto e cortar tirando 1 triângulo pequeno e sobrou em suas mãos 1 paralelograma.
·         E agora com paciência dos chineses monte de novo o quadrado com a 7 peças do tangram.

3° etapa

Construção de formas artísticas usando as peças do tangram

Oficina pedagógica o tangram.

1-      Objetivos:

Desafiar os alunos a formarem figuras, utilizando para as 7 peças.
Ensinar geometria de madeira lúdica.
Adquirir concentração, habilidade e sensibilidade.
Conhecer bem as setes formas geométricas.

2-      Disciplinas a serem trabalhadas:

Matemática (Geometria – pode formar figuras geométricas planas, ou abstratas).
Nos anos mais adiantados podemos fazer as seguintes perguntas:
a)      Quais das figuras que compõem o tangram são iguais? (congruentes).
b)      Por que superposição observe que:
·         O quadrado, o paralelogramo e o triângulo médio podem ser recobertos pelos dois triângulos pequenos.
·         O triângulo maior pode ser recoberto pelo paralelogramo e pelos dois triângulos pequenos.
c)      Supondo U como unidade de área, calcular a área de cada peça do tangram.
d)     Usando os resultados do item anterior, estabelecer relações entre as áreas das peças do tangram.

Arte (fazer figuras de livre escolha, desenhos artísticos, ilustrações de música).
Língua Portuguesa (trabalhar produção de texto tento como temas as figuras criadas).
Ciências (trabalhar os seres vivos de acordo com figura proposta).
Podemos utilizar o tangram desde a educação infantil até o ensino médio.

3-      Operações de Pensamento Desenvolvidas:

Observação, interpretação, classificação, comparação, hipótese, decisão.
O aluno deverá perceber certas relações entre as formas e a figura que se deseja formar. Muitas vezes a solução para uma determinada figura aparece quando se esta tentando montar outra.

4-      Materiais Didáticos:

Papel cartão ou cartolina, EVA, papelão, tesoura, régua, lápis.

5-      Procedimentos:

Desenhar os cinco triângulos, um paralelograma e um quadrado em uma cartolina ou papel cartão; recortar a figuras geométricas aves, animais, números, letras, pessoas. De acordo com a criatividade do aluno, com orientação do professor.