domingo, 25 de agosto de 2013

Video: Passeata das escolas da Rede Municipal de Urucânia.

Obs: Parabéns minha amiga por ter abrilhantado nossa passeata.
Abraços Elaine.

Síntese:Indagações do Currículo:Currículo e Desenvolvimento:



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
  
INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Currículo e desenvolvimento humano. Apresenta reflexões sobre currículo e desenvolvimento humano, tendo como referencia conhecimentos de Psicologia, Neurociências, Antropologia Linguística. Conceitua a cultura como constitutiva soa processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
Os educadores como sujeitos de direto ao conhecimento do mundo do trabalho; tendo a necessidade de mapear imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo; critica o aprendizado desenvolvido por competência e habilidades como balizadores da catalogação de alunos desejados, o direito á educação, entendido como o direito a formação e ao desenvolvimento humano pleno.
Que dialogo é possível entre a teoria acumulada e as propostas e praticas de reorientação curricular?
As indagações sobre currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado; a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos; são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturas, intelectuais e pedagógicas.
A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas da criança e, trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana.

CURRÍCULO E FORMAÇÃO HUMANA

Um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos, não limita aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano, é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade.
DESENVOLVIMENTO HUMANO

Os períodos de desenvolvimento são: infância, adolescência, maturidade e velhice. O ser humano apresenta, desde o nascimento, uma plasticidade muito grande no cérebro, podendo desenvolver varias formas de comportamento. Plasticidade é a possibilidade de formação de conexões entre neurônios a partir das sinapses.
A ação da criança depende da maturação orgânica e das possibilidades que o meio lhe oferece; ela não poderá realizar uma ação para a qual não tenha substrato orgânico, assim como não fará muitas delas, mesmo que biologicamente apta, se a organização do meio físico e social não propiciar sua realização ou se os adultos não a ensinarem. As estratégias de ações e os padrões de interação entre as pessoas são definidos pelas práticas culturais. Isto significa que a cultura é constitutiva dos processos de desenvolvimento e da aprendizagem. Os comportamentos e ações privilegiados em casa cultura são então determinantes no processo desenvolvimento da criança.
Desenvolvimento cultural o desenvolvimento do cérebro é função da cultura e dos objetos cultura existentes em um determinado período histórico. O currículo é um fato que interfere no desenvolvimento das pessoas, os “conteúdos” escolhidos para o currículo irão, sem duvida, ter um papel importante na formação.
Linguagem e Imagens Mentais; Percepção, Memória e Imaginação. Função Simbólica é a possibilidade de representar mentalmente por símbolos o que ela experimenta sensivelmente, no oral. Ela permite ao ser humano construir significados e acumular conhecimentos. A linguagem escrita, a matemática, a química, a física o sistema de notação da dança, da música são manifestações da função simbólica.       
Percepção;... Em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, sobretudo, como o professor trabalha com o conteúdo que motiva, mas, ciências. A percepção pode criar interesse novo. Uma pessoa pode se interresar ou não por um conhecimento novo ele, dependendo das estratégias utilizadas por quem o introduz.
            Memória; Quando a natureza, temos vários tipos de memória: explicita (semântica ou episódica) e operacional.
            Memória explicita semântica, também chamada de declarativa, inclui as memórias que podem ser explicitadas pela linguagem. Este tipo de memória engloba aquilo que pode ser lembrado por meio das imagens, símbolos ou sistemas simbólicos. Sua capacidade esta ligada a organização de informação em padrão.
            Imaginação; O funcionamento da imaginação e seu desenvolvimento têm uma grande autonomia e se manifestam tanto na ação como no ato de aprender. Para as aprendizagens escolares a imaginação desempenha um papel central e deve ser considerada no planejamento, a alocação de tempo das atividades dentro e fora da sala de aula, nas situações comuns do cotidiano escolar.

CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

            A Criança na Escola; A aprendizagem é um processo múltiplo, isto é, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento. Estratégias que são importantes durante toda a infância como observar, imitar e desenha. A partir dessas estratégias a escola pode desenvolver atividades como registrar, levantar hipóteses sobre os fatos as coisas e testá-las. Estas são os conteúdos, as informações e as atividades humanas necessárias para formar novas memórias que servirão de suporte para a aquisição de conhecimentos posteriores, assim como para tomada de decisão e solução de problemas na vida cotidiana.
            Toda criança se desenvolve ou não na escola. O que não é domínio do desenvolvimento precisa ser ensinado; apropriar – se da língua escrita, ler e escrever, formar conceitos de história, geografia, ecologia e de outras matérias, desenvolver o pensamento matemático, aprender a escrever matematicamente uma operação.

APRENDER: CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E  ATIVIDADES  DE 
ESTUDOS

            Currículo envolve  o conteúdo da área de conhecimento e das atividades necessárias para que o aluno aproprie desse conhecimento. Aprender é uma atividade complexa que existe do ser humano procedimentos diferenciados segundo a natureza do conhecimento, em virtude do funcionamento cerebral (principalmente a memória) e do desenvolvimento cultural.
             Quais atividades são fundamentais para a aprendizagem dos conhecimentos escolares?
              *Leitura (mais essencial)
              *Observação
              *Registro (caderno de ideias, cadernos de evocações e dicionários)
              *Organização (a imaginação, o exercício de memória, desenvolvimento da persepção visual e proporção)
              *Relato
              *Comunicação
                                 
              O educador e as praticas de observação e registro.

O educador deve fazer uso, também, da pratica de observação e registro em seu processo de ensino e de avaliação. É a partir da observação  o professor vai avaliar o nível de motivação do seu aluno, se presta atenção ou quando distrai, faz parte da avaliação da pratica pedagógica do professor.
Ana Lúcia Silva Cruz. 
              

sábado, 24 de agosto de 2013

Vamos continuar aprender a utilizar o relógio...

Com os alunos do 4° ano da professora Edna:








 

Projeto - Recreação Sustentável



E.E. “ Helder de Aquino”

Bom Jesus de Cardosos
2013

Professora de Educação Física: Aline Totti.

Público Alvo: alunos do Projeto Educação em Tempo Integral da Escola Estadual Helder de Aquino.

Objetivo geral:

O mundo, como nossos pais e avós e nós próprios conhecemos, mudou. As escolhas das gerações que nos antecederam, da era pós-industrial, aqueceram o planeta e as consequências desse aquecimento já começam a ser sentido por todo o planeta, inclusive no Brasil. Além de tentar mitigar os problemas, precisamos também nos adaptar a esta nova realidade de um planeta mais aquecido, cuja tendência será aquecer ainda mais. E entre as consequências já previstas para as próximas décadas, o aumento do nível dos oceanos está entre os maiores danos à infraestrutura urbana e rural nas cidades litorâneas.
Para fazer uma educação ambiental que seja compreendida por todos, precisamos antes perceber que não é por falta de conhecimento ambiental que as árvores são derrubadas, a fauna sacrificada ou o meio ambiente poluído.
O objetivo do Projeto Recreação Sustentável épromover conhecimento sobre meio ambiente e formas de preservá-lo. Confeccionando brinquedos, utensílios, brindes e roupas com materiais recicláveis que eventualmente poderiam vir a poluir o meio ambiente.
Objetivos específicos:
▪ Vivenciar experiências que motivem a criatividade e o protagonismo juvenil.
▪ Promover a educação para o consumo consciente.
▪ Desenvolver a consciência socioambiental.
▪ Incentivar as práticas de recreação e lazer como potencializadora do aprendizado das convivências humanas em prol da saúde e da alegria.
▪ Priorizar o brincar como elemento fundamental da formação da criança e do adolescente.
▪ Desenvolvera reciclagem.
▪Incentivar a produção artística e cultural, individual e coletiva.
▪ Desenvolver a comunicação verbal, leitura e escrita.

Metodologia:
 Acompanhamento Pedagógico-4 oficinas
Oficina de Língua Portuguesa: Produção de paródias sobre lixo e reciclagem.
Esporte e Lazer- 4 oficinas
Oficina de Recreação: Confecção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis.
Cibercultura- 2 oficinas
Oficina de História em Quadrinhos: confecção de história em quadrinhos com o seguinte tema “ Como será o futuro do planta com tanta poluição?”
Direitos Humanos e Cidadania- 2 oficinas
Oficina de Educação em Direitos Humanos: Leitura e reflexão sobre aConferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio + 20.
Educação Socioambiental- 4 oficinas
Oficina de EducaçãoEconômica: Confecção de artesanato, roupas e utensílios feitos com materiais recicláveis.
Cultura e arte- 1 oficina
Oficina de Pintura: “Tinta que vem da natureza”, como fazer tinta com terra, urucum, açafrão e pó de café.

Material Necessário:

Garrafas pet, latas, potes de iogurte, copos descartáveis, barbante, CDs velhos, tubo e pistola de cola quente, lona, cola branca, pincéis, bolas de gude, lacres de alumínio, sacos plásticos, jornais e revistas, papel crepom, tesoura, gliter colorido, folhas de E.V.A, fita adesiva e papel sulfite.

Culminância: 

Exposição dos materiais confeccionados durante as oficinas durante a Feira Cultural da escola.




 




  







Pacto: A escola é para todos?