segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Esse remédio vale OURO:





Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Sugestão de Atividade para o professor: Agrupamento de Gêneros.


UMA RECEITA DE DEUS PARA OS HOMENS
SEM CONTRAINDICAÇÕES

Indicações: Para uma salvação imediata, vida abundante e uma paz confortada use Jesus!

Posologia: Utilizar Jesus em todo o momento do seu viver. Casos: lutas intensas, tristezas e aflições te atacarem, não troque o medicamento, aumenta-se a dosagem tomando mais Jesus durante o dia.

Reações: Sensação de tranqüilidade, satisfação, certeza das conquistas, crescimento da fé e uma porção dobrada do Espírito Santo.

Observações: Jesus é o mais eficiente remédio, para o seu corpo, alma e espírito. O efeito é instantâneo.

Informações ao Paciente: O tratamento é bastante intensivo. É recomendado tomar Jesus por toda a vida. Sua ação é eficaz, Jesus é o único remédio com sabor de vitória. Usando Jesus, com certeza você será mais feliz!

È proibida a venda deste remédio, Jesus é um medicamento gratuito.

Validade: infinita. Ele é o mesmo de ontem, hoje e eternamente.
Hb 13:8.

Este remédio deve ser mantido ao alcance de todas as pessoas. Mantenha Jesus em seu ♥

Ass. do Médico: O Senhor Todo-Poderoso.

Data da receita: Antes/da fundação/do mundo.

Paciente: Todos os seres humanos.

Biografia: ORAÇÃO – Única Rede de Comunicação com Deus.
Autor: Everaldo Melo. 


Após ler o texto consegue responder essas questões?
Grupo: ____________________________________________________________
Capacidade de Linguagem Envolvida: ___________________________________
Gênero textual: _____________________________________________________








Consciência Fonológica:





            O papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA.

O Desde a década de 1970, pesquisas feitas em diversos países vêm demonstrando que existe uma relação entre o que se passou a chamar consciência fonológica e o aprendizado da escrita alfabética. (Ano 1 – p. 20)

Mas, afinal, o que é consciência fonológica?

*[...] conjunto de habilidades de refletir sobre a palavra, considerando as partes sonoras que a constituem e podendo operar mentalmente sobre tais partes (MORAIS,2010).

*Além de usar as palavras para nos comunicar, podemos assumir diante delas uma atitude
   metacognitiva, refletindo sobre sua dimensão sonora. (Ano 1, p.20)

*Estudos que acompanharam crianças no último ano da educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental (FREITAS, 2004; MORAIS, 2004, 2010; LEITE, 2011) constataram que, à medida que avançavam em direção a uma hipótese alfabética de escrita, as crianças também tendiam a avançar em suas capacidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras. (Ano 1, p.22)

As habilidades de consciência fonológica importantes para uma criança se alfabetizar não aparecem com a maturação biológica, como parte do desenvolvimento corporal. Elas dependem de oportunidades para refletir sobre as palavras em sua dimensão sonora. Portanto, a escola tem um papel essencial em fomentar seu desenvolvimento no final da educação infantil e no começo do ensino fundamental. (Ano 1, p.23)

No entanto, as crianças não devem ser “barradas” de entrar no primeiro ciclo se ainda não apresentam certas habilidades importantes de consciência fonológica. Não se trata de cobrar que a criança tenha alcançado um estado de “prontidão”, mas de ela ser desafiada, tendo oportunidades lúdicas e prazerosas de pensar sobre as palavras, situações nas quais refletem sobre seus segmentos sonoros.(Ano 1, p.23)

É preciso esclarecer que  “consciência fonológica” não é sinônimo de “consciência fonêmica” ou de “método fônico”, uma vez que o que consideramos como “consciência fonológica” é mais abrangente que a consciência fonêmica, envolvendo não apenas a capacidade de analisar e manipular fonemas, mas também, e sobretudo, unidades sonoras como sílabas e rimas.( Ano 2, p.10)


REFERÊNCIAS:

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; MORAIS, Artur Gomes (orgs.) Alfabetizar letrando na EJA: Fundamentos teóricos e propostas didáticas.  Belo Horizonte: Autêntica, 2010.




Turma Pactuantes do Saber:


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Diga NÃO! Só Jesus é gratuito!

Educando para a vida.
Professora: Conceição
 





Trabalho realizado pelos alunos: Francielle, Tiago e Sara - 1º A.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Missão dos funcionários da Escola e seu slogan:



Slogan da escola:

 Aprendendo para a vida.
                              (Professor José de Macedo)

 
Missão

                                     Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto.






A missão da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é assegurar aos alunos um excelente desenvolvimento em Habilidades Fundamentais para prosseguir com sucesso em seus estudos, estabelecendo práticas pedagógicas adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.

Coordenadoras

A missão das Coordenadoras da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é utilizar recursos de qualidade, criando e melhorando processos de apoio e aprendizagem, sendo assíduas, contribuindo para a organização e bom funcionamento da escola.

Pedagogos

A missão dos Pedagogos da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é assessorar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades educacionais, orientando e acompanhando as ações pedagógicas, tendo em vista o aprimoramento permanente do pessoal envolvido na situação ensinoaprendizagem.

Equipe de Apoio

A missão Equipe de Apoio da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é garantir o bom funcionamento da escola, atendendo bem aos professores, alunos e coordenadoras, de acordo com a demanda diária, de forma responsável, organizada e eficiente, através de um trabalho coletivo, respeitando as normas da instituição.

Professores de Educação Física

A missão dos Professores de Educação Física do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” implica em trabalhar aptidões físicas e mentais, através de registros, jogos e brincadeiras para que ao final do ano letivo todos os alunos consigam realizar as atividades psicomotoras com segurança.

Professores do Primeiro Ano

A missão dos Professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é desenvolver um trabalho organizado, visando a aprendizagem ampla dos seus alunos em todos os aspectos, com prioridade na preparação para a leitura e escrita, através de atividades criativas e lúdicas.

Professores do Segundo Ano

A missão dos Professores do Segundo Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é direcionar e estimular a aprendizagem de forma que os alunos desenvolvam a oralidade, a escrita e o raciocínio lógico, propondo atividades múltiplas e criativas.

Professores do Terceiro Ano

A missão dos Professores do Terceiro Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” trabalhar o desenvolvimento físico e mental. Ao final do terceiro ano, todos os alunos devem ter consolidado as capacidades referentes à leitura e escrita; dominar e compreender as operações matemáticas com autonomia.


Professores do Quarto Ano

A missão dos Professores do Quarto Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é desenvolver conceitos significativos, proporcionando ao aluno a capacidade de resolver situações problemas, refletindo, analisando, compreendendo e decidindo com autonomia, sanando suas dificuldades sob a orientação do professor.

Professores do Quinto Ano

A missão dos Professores do Quinto Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é proporcionar um alto nível de aprendizagem em leitura, escrita e resolução de problemas, assegurando aos nossos alunos um excelente desenvolvimento nas habilidades fundamentais para prosseguir os estudos, através de um trabalho comprometido com a seriedade e com recursos de qualidade.

A bibliotecária da escola contribui para a aprendizagem dos alunos... :



















terça-feira, 3 de setembro de 2013

SETEMBRO - Trombone:

                                                                                                            Mattos

                     Dá pra acreditar que o trombone
                                Já foi chamado de sackbut ou saca-bucha
(significa “empurrar-puchar”)? Ele foi desenvolvido na Alemanha durante o século xv e surgiu provavelmente na França quinhentista.
                                  
                                Mais grave que o transporte e mais agudo que a tuba, o trombone
pussui duas variedades quanto á sua forma: o trombone de piso e o trombone de vara. Sua principal característica são as varas corrediças, cuja função é controlar a emissão e a altura do som. A quantidade sonora do trombone se iguala á da voz humana, isso foi considerado um instrumento sagrado. No século xx, quanto o jazz começou a crescer nos Estados Unidos, O trombone foi trazido para iluminar as orquestras de Glenn Miller e Tom  Dorsey e, com as bandas militares, cresceu em popularidade. Hoje, podemos encontrar trombones em orquestras sinfônicas, filarmônicas, orquestras de baile, bandas militares, bandas escolares, além de conjuntos de reggae, pop, jazz etc.

domingo, 1 de setembro de 2013

Recado da professora Rita para todos os pais.



Escola Municipal Professora Geralda Salgado

 Caros Pais,

             Nossos filhos são pequenos vasos que esperamos de todo o coração venham a ser vasos de honra (2 TM 2:20), isto é, que o Tesouro Divino entre eles neles um dia ( 2Co 4:7). Na verdade, conosco eles já são herdeiros da promessa (At 2: 39) e, porque nós cremos no Senhor, eles já são santificados.
            Contudo, esses pequenos vasos precisam ser preservados de toda impureza, contaminação e corrupção. Nossa tarefa, como pais. É cuidar bem deles para que essas coisas negativas, como o furto e mentira, por exemplo, não os contaminem.




 Um abraço!
Professora: Rita / Setembro de 2011