segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vírus Ebola?


Escola Estadual Professor Manuel Rufino.
"Educando para a vida!"
Professora: Natália 
Disciplina: Biologia.
2º ano / Ensino Médio.
Pesquisa sobre O Vírus Ebola.
1.  O que é Vírus Ebola? (Como é descrito)
O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais, como suor, saliva e lágrimas, de pessoas ou animais infectados.
·       Período de incubação
Uma vez instalado no corpo humano, o período de incubação do vírus varia de 2 semanas a 2 meses, entretanto, em alguns casos pode chegar a mais de 1 ano. Em cães e gatos, esse período é de 10 dias a 2 meses e em bovinos, 25 dias a 5 meses.
·       Sintomas
Os primeiros sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias a surgir após a contaminação e incluem febre acima de 38,3º, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça.Além disso, após 1 semana os sintomas podem desenvolver-se para:
  • Manchas vermelhas ou roxas na pele;
  • Sangramento pelo nariz, ouvido, boca, ânus e região íntima;
  • Bolhas na pele com sangue;
  • Olhos avermelhados;
  • Diarreia e vômito com sangue;
  • Alterações cerebrais.
O vírus Ebola entra nas células do organismo, se multiplicando muito rapidamente e lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada, falência múltipla dos órgãos e morte.
·       Taxa de mortalidade
O vírus ebola já matou 887 pessoas este ano, em quatro países da África. Libéria, Serra Leoa e Guiné concentram o surto da doença, e na Nigéria, onde foi confirmada uma morte, há dois casos do vírus em pessoas que trabalham na área de saúde e em uma pessoa que viajou para a Guiné.Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e revelam que em apenas dois dias (31 de julho e 1º de agosto) foram notificados 163 novos casos, e morreram 61 pessoas com a doença. Entre casos confirmados, prováveis e suspeitos incluindo as 887 mortes, a OMS registrou 1.603 casos de vírus ebola, que está se disseminando mais rapidamente do que as organizações podem controlar
·       Possui cura ou não
Infelizmente ainda não há um medicamento específico ou vacina para cura ou prevenção contra o Ebola. O tratamento padrão para a doença está focado em aliviar os sintomas do paciente, ou seja, em combater as hemorragias, a febre e demais manifestações provocadas pelo vírus. Recentemente, virologistas americanos do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) anunciaram que estão trabalhando em uma vacina contra a doença. Os testes, segundo eles, foram bem-sucedidos com animais.
2.  Como o vírus Ebola é transmitido e quem esta em risco?
A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, saliva, suor, lágrimas ou sêmen de pessoas ou animais infectados com o vírus, mesmo depois de mortos.
3.  Onde estão os infectados pelo Vírus Ebola?
As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos àqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.
·       Países onde esta havendo surto
O surto está a ser acompanhado "muito seriamente" pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que embora reconheça haver já casos confirmados na Libéria, sublinha que todos eles têm aparentemente origem no sudeste da Guiné Conacri, onde tudo começou pelo que ainda não se pode considerar uma epidemia. O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria, não sedam recomendado viajar para estes países até que a epidemia seja controlada.
·       Números de mortos e infectados
O vírus do Ébola, que até segunda-feira terá matado 95 das 151 pessoas suspeitas de estarem infetadas na Guiné Conacri.
4.  Vacina contra o vírus ebola
A vacina ainda não foi testada com seres humanos e o processo pode levar meses até terem um resultado conclusivo que possa conduzir à aprovação dos órgãos de saúde do país para sua produção e comercialização.
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário