quarta-feira, 25 de junho de 2014

Jogos Matemáticos.



1º Seminário do Pacto Nacional - PNAIC em Urucânia.

Jogos Matemáticos (Mônica Jacomedes Barbosa).



Antes de jogar com as crianças é bom que o professor saiba como jogar cada jogo que irá trabalhar.



Jogo do ninho:

·         Material: Embalagem de ovo (para 6 ou 12 ovos), sendo uma para cada criança. Dados. Tampinhas de refrigerante (6 ou 12) para cada criança.
·         Em duplas. As crianças recebem as embalagens, as tampinhas e um dado para a dupla.
·         Como jogar: 1º Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta o número de bolinhas que tem na face que ficou para cima. Esse é o número de tampinhas que ele deve colocar na embalagem.
2º Ganha o jogo quem completar primeiro a embalagem. Jogando com um dado comum, só valem os números de 1 a 3.Se sair  4,5 ou 6, deve –se passar a vez para o próximo jogador.

OBS: - A quantidade de partidas pode ser definida pela professora;
- Depois de realizar o jogo em duplas, pode – se passar para trios e quartetos;
- o registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira;
Variação: usar cartela, ou bandeja de ispor.





Quanto eu ganho?

·         Material: Dados e palitos de picolé.
·         Em duplas. Cada dupla recebe um dado.
·         Como jogar: 1º- Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta quantas bolinhas tem na face que ficou para cima. Esse é o número de pontos que ele fez na jogada. O número de pontos a ser atingido pode ser determinado pelas próprias crianças ( por ex. 5, 6, 10,  12, etc.);
2º-Toda vez que alguém atingir o número  determinado, pega um palito de picolé. Pode-se combinar também o número total de palitos para que alguém seja considerado ganhador; OBS.: - A quantidade de partidas pode ser definda pela professora;
               - Depois de realizar o jogo em duplas, pode-se passar para trios e quartetos;
               - O registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira;
               - Pode-se utilizar dois dados, dependendo da turma.








Quanto tem na mão?

·         Material: Canudinhos de refrigerante cortados.
·         Em duplas: Cada criança recebe dois canudinhos pequenos.
·         Como jogar: 1º- Orientar as crianças que uma mão deve ficar na frente do colega e fechada e a outra também fechada, nas sua próprias costas. Elas devem escolher se na mão que vai ficar na frente vai estar vazias ou com um ou dois canudinhos, podem, o outro colega não pode saber e nem ver o que tem na sua mão;
- Depois que ambos colocarem as mãos para frente, escolhem um número de 0 a 4 e falam para o colega;
- Escolhidos os números, os alunos abrem as mãos com os canudinhos e fazem a contagem dos mesmos, identificando se alguém acertou o total.

Obs.: - Inicialmente não deve haver preocupação com o seu registro. O jogo deve ser repetido várias vezes antes do mesmo;
          - Variações: o jogo pode ser realizado em dupla, aumentando-se o número de canudinhos; pode ser realizado em trio e / ou em quarteto dependendo do nível da turma. 





terça-feira, 24 de junho de 2014

Vamos nessa Brasil!

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
        Aprendendo para a vida.

       Professora: Lourdes
       1º ano / 1º turno.
       Vamos nessa Brasil...

     
Professora: Lourdes.