sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PNAIC - Atividade Investigativa no Ensino de Ciências | 2015.

PNAIC - Juiz de Fora / MG
 17,18 e 19 de Agosto
 
Formadora: Terezinha.
Turma: 9
 
Atividade Pratica:
ATIVIDADES  INVESTIGATIVAS
ATIVIDADE 7-   COMO PODE-SE COMPROVAR A EXISTÊNCIA DE ÁGUA  EM DETERMINADOS  ALIMENTOS?
 
1o - Elaborem suas hipóteses e registrem.
2o - Investiguem como isso é possível.
3o - Registrem suas conclusões.
4o - Organizam-se para relatar a atividade para a turma.
 
                        I N V E S T I G A N D O . . .
 
Você vai precisar de: 
- Meia batata; 
- sal;
- recipiente. 

Procedimento:

1- Faça um furo (cerca de 1 cm) no centro da batata.

2- Preencha toda a cavidade com sal. 

3- Coloque a batata “recheada de sal” no recipiente e aguarde.

4- Após alguns instantes , o que se observa
?
C O N C L U I N D O. . .
 
 
 
 
Formadora Teresinha.
 
 
Oes realizando experiências.
Resultado da experiência

sábado, 5 de setembro de 2015

Quer viver mais Leia Isso:

BEBER ÁGUA COM O ESTÔMAGO VAZIO

Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.
Beba água com estômago vazio.
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vómitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.
A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!
Para quem gosta de beber água fria.
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.
Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Sejamos cuidadosos e vigilantes.
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

   Obs: Acabei de receber isso no meu face e achei que deveria postar... Um abraço!
Sorria JESUS TE AMA!

Simulado de História - 3º ano do Ensino Médio.



Escola Estadual Professor Manuel Rufino
"Educando para a vida."
 
Simulado de História - 3º ano
Prof. Lilia

1-Leia o trecho abaixo, identifique a que fato se refere e o seu motivo:

 Mamãe, estou com fome. Por que hoje não temos pão para comer?
Porque seu pai foi despedido da padaria onde trabalhava.
Por que mandaram ele embora?
Por causa da crise econômica.
Por que tem crise?
Porque há pão demais no mercado.

2- Leia o poema e responda às questões:
A rosa de Hiroshima
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esquam
D
a rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A r
osa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada"
MORAES, Vinicius de.
Antologia poética.

a)   A que acontecimento o poema se refere?


b)   Onde e quando se deu esse acontecimento? Que resultados esse acontecimento provocou?


PNAIC - Matemática/2014

PNAIC - Juiz de Fora/MG.

Formadora: Ana Paula (Matemática)
Queila (Língua Portuguesa)
Orientadora: Elaine - Urucânia.

Assunto: Mandala 

 














Vale apena relembrar.Um abraço a todos os OES que participaram ano passado do Pacto.

Sugestão de atividade Avaliativa de Ciências:



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto – “Aprendendo para a vida”
Atividade avaliativa de Ciências       5º ano       Turma: _______
Professora: Alessandra
Nome: ______________________________________   nº: ___  Data:___/___/2013.
Valor: 6,5                       Nota: _______

Ar e vida

          O ar é uma mistura de gases. Desses, os mais conhecidos são o gás carbônico e o gás oxigênio.
          Se a vida no nosso mundo precisa de água, também precisa de ar, e o ar está presente na atmosfera ou misturado na água.
          Dia e noite, animais e plantas usam o gás oxigênio para respirar. Com a respiração, soltam o gás carbônico do ar. Havendo luz, as plantas utilizam esse gás  do ar.
          Com o gás carbônico, a água e os nutrientes minerais que elas absorvem do solo pelas raízes, as plantas fazem a fotossíntese.
          Fazendo isso, as plantas produzem alimento para elas e para os animais que se alimentam delas, além de soltar gás oxigênio para o ar, tão importante para a respiração.
          Os automóveis, com os motores ligados, também usam gás oxigênio do ar. Ao mesmo tempo, produzem gases que poluem o ar.
          Os carros que usam motores a álcool poluem um pouco menos. Os que usam motor elétrico e gás natural não poluem.

1 – Sem as plantas, que gás importante para a vida iria diminuir na atmosfera? (0,5)
2 – Dê 2 razões para o ar ser mais puro no campo do que numa grande cidade. (1,0)
3 – O gás oxigênio está na atmosfera e na água dos mares, dos rios, dos lagos e das lagoas. Devemos encontrar mais peixes num rio de água limpa ou num rio poluído? (0,5)
4 – O crescimento da frota de automóveis e caminhões contribui para aumentar a poluição das cidades. Quais os 2 tipos de combustível usados que podem diminuir a poluição? (0,6)
5 – Além da poluição causada pelos automóveis pense e escreva outras 2 fontes de poluição do ar. (1,0)
6 – Escreva 3 doenças que podem ser transmitidas através do ar. (0,6)
7 – Quando uma pessoa tem resfriado, gripe ou outra doença que pode ser transmitida pelo ar, que gesto de boa educação deve ser feito Poe essa pessoa quando tosse ou espirra? (0,5)
8 – Escreva uma frase alertando as pessoas para que não poluam o ambiente. (0,8)
9 – Faça um desenho provando a presença do ar. (1,0)

Capriche!