segunda-feira, 27 de junho de 2016

Vacina é muito importante para os seres vivos:



A BCG-ID (intradérmica) deve ser administrada ao nascimento ou o mais precocemente possível. Nos prematuros com menos de 36 semanas, administrar a vacina após 1 mês de vida e 2 kg de peso. Administrar uma dose em crianças menores de cinco anos de idade sem cicatriz vacinal. Contactantes intradomiciliares de portadores de hanseníase, menores de 1 ano de idade, comprovadamente vacinados (presença de cicatriz), não necessitam de dose adicional. Administrar 1 dose em contactantes menores de 1 ano de idade sem cicatriz vacinal (ou se não existir certeza da presença da cicatriz). Administrar 1 dose em contactantes com mais de 1 ano de idade, com ou sem sem cicatriz vacinal. O intervalo mínimo entre as doses da vacina é de seis meses. Não administrar dose adicional em contactantes que tenham comprovadamente (presença de cicatrizes) recebido duas doses. A vacina é contraindicada em gestantes, portadores de HIV, neoplasias malígnas e imunodeficiências congênitas ou adquiridas.
O esquema básico de vacinação contra a hepatite B é feito com 3 doses. A primeira dose será feita com a vacina isolada e deve ser administrada nas primeiras 12 horas de vida do recém nascido. A segunda e a terceira doses serão feitas com a vacina pentavalente (DPT+Hib+HB) e devem ser aplicadas, respectivamente, 30 e 180 dias após a primeira. Em prematuros ou em recém-nascidos à termo de baixo peso (menor de 2 Kg), utilizar esquema de quatro doses (0, 1, 2 e 6 meses de vida). Nos recém-nascidos de mães portadoras da hepatite B
administrar a vacina e a imunoglobulina humana contra hepatite B (HBIG - disponível nos CRIE) nas primeiras 12 horas ou no máximo até sete dias após o nascimento, em locais anatômicos diferentes. A amamentação não traz riscos adicionais ao recém-nascido que tenha recebido a primeira dose da vacina e a HBIG.
A vacina pentavalente protege contra Difteria, Tétano, Pertussis (coqueluche), infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b (inclusive meningite) e hepatite B. Os reforços, o primeiro aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos (idade máxima), são feitos com a DTP.
A vacina inativada contra a poliomielite (Salk) é injetável e será utilizada para as duas primeiras doses, quando os riscos de eventos adversos da Sabin (vírus atenuado) é maior. As doses subsequentes serão feitas com a vacina oral (Sabin), que também continuará a ser utilizada em campanhas. Tanto para a inativada (Salk), quanto para a atenuada (Sabin), o intervalo entre as doses é de no mínimo 30 dias. Considerar o intervalo mínimo de 6 meses após a última dose para o reforço que é feito aos 15 meses.
A primeira dose da VORH deve ser administrada entre 1 mês e 15 dias e 3 meses e 7 dias de vida e a segunda entre 3 meses e 7 dias e 5 meses e 15 dias. Os limites de faixa etária devem ser estritamente observados. O intervalo mínimo recomendado entre a primeira e a segunda dose é de 30 dias. Não repetir a dose se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação.
O intervalo mínimo entre as doses da vacina antipneumocócica (conjugada) é de 30 dias. O esquema de vacinação para crianças de 7-11 meses de idade é feito com duas doses.
O intervalo mínimo entre as as doses da vacina antimeningocócica C (conjugada) é de 30 dias.
Crianças a partir dos 9 meses de idade, que residam ou que irão viajar para áreas de risco de febre amarela, no Brasil e no exterior. Para não vacinados, em caso de viagem para áreas de risco, inclusive no exterior, a vacina deve ser feita 10 dias antes da partida. Os reforços devem ser administrados a cada dez anos.
A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola deve ser administrada em duas doses. A primeira dose aos 12 meses de idade e a segunda aos 4 anos de idade. Em situação de circulação viral, antecipar a administração da vacina para os 6 meses de idade, porém deverá ser mantido o esquema vacinal de duas doses e a idade preconizada no calendário. Considerar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.





























































Human Papiloma Vírus ou HPV- O esquema da vacinação é sempre com 3 doses,
 com intervalo de 1 a 2 meses entre a primeira e a segunda dose (dependendo do fabricante), 
e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose. A via de aplicação é a intramuscular.
Febre amarela - Dose necessária da vacina é realizada uma dose única com reforço
 a cada dez anos.
A vacina contra febre amarela deve ser aplicada simultaneamente ou com intervalo de duas
semanas para as outras vacinas virais vivas. Excetua-se a vacina oral contra poliomielite,
 que pode ser aplicada simultaneamente ou com qualquer intervalo.
Meningocócica - A vacina meningocócica ACWY (conjugada) deve ser administrada como dose única.
 O volume a ser administrado é de 0,5 mL. A dose é a mesma para crianças com idade superior
 a 2 anos, adolescentes e adultos. A necessidade e o período de uma dose de reforço da
 vacina meningocócica ACWY (conjugada) ainda não foram estabelecidos. A vacina meningocócica
ACWY (conjugada) pode ser administrada em indivíduos anteriormente vacinados com uma vacina
contra o meningococo polissacárida simples.

Obs: Pesquisa realizada pela aluna Francielle do Curso:Técnico de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário