quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Modelo de ficha para o 1º ano.

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
APRENDENDO PARA A VIDA





PROFESSORA



ALUNO (A)






VAMOS RECORDAR O ALFABETO MAIÚSCULO
 E MINÚSCULO











































domingo, 14 de fevereiro de 2016

Relato de Experiência:2015/ PNAIC: Meio Ambiente



                 TÍTULO: “ELES” SÃO IMPORTANTES NO MEIO AMBIENTE.
Maria Sueli dos Santos 

                 Apresentação

O PNAIC tem a finalidade de ajudar todos os docentes e discentes proporcionando ideais práticas para que os nossos alunos sejam alfabetizados com o objetivo de explorarmos os materiais que nos são fornecidos para melhorar nossas estratégias dentro da sala de aula é que resolvi desenvolver com os meus alunos o projeto animais. 
  
Fundamentação teórica

Após termos estudado sobre o ambiente que é formado por seres vivos e não vivos, iremos conhecer um pouco sobre os animais, existem animais terrestres, aquáticos e voadores.Neste projeto quis observar juntamente com meus alunos onde eles tiveram vontade de aprender a ler a partir do estudo dos animais aproveitei e desenvolvi outras atividades, musicas, poemas, listas de nomes e essa observação me motivou a organizar esse trabalho. 
Descrição das atividades e formas de avaliação: 
Neste projeto destaco o Direito de Gerais de Aprendizagem em Ciências Naturais: Elaborar compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da comunidade científica.
O tema: Animais
Os animais terrestres são aqueles que vivem na terra – para encontra seu próprio alimento, os animais aquáticos vivem na agua e os voadores que são os animais que voam.
Os animais Os animais que vivem na terra se locomovem das mais variadas formas a procura de comida, agua e abrigo para dormir e proteger seus filhotes.
Podemos observar a semelhança e diferenças nos animais: no corpo, nos pés, nas cores, formas e tamanhos.
Agora sou desenhista:
1.          Desenhar animais com as características pedidas
a)   Duas patas
b)  Nenhuma pata
c)   Quatro patas
d)  Que voa

 

 

 

Confecção de murais onde foi exposto no exterior da escola.

 

 

 

 

 Avaliação dos resultado
 O projeto que desenvolvi com a minha turma começou a dar resultado positivo assim que terminei de confeccionarmos junto o mural. Os alunos se envolveram, todos queriam participar e ver as imagens discutia entre eles à parte que mais gostou. Os alunos se mostraram motivados e participaram ativamente das aulas, demonstrando interesses nas atividades realizadas tanto individual como em grupo. Além das atividades realizadas dentro da sala de aula, as aulas foi uma das melhores experiências que tive como professora. Nessa prática pedagógica consegui o envolvimento de todos os alunos.
  

 

 

 

 
 
 Percebi que a oralidade melhorou a leitura, a escrita e principalmente, a convivência dos alunos.

 
 

 
 
   Considerações finais: 
Pela primeira vez participando de PNAIC senti que depois de ter desenvolvido diversos trabalhos didáticos percebi que este foi diferente.Apliquei o método científico.Houve um debate entre eles devido a maneira como expus o  assunto sugerido pelo mesmo.  
 
 Referências bibliográficas: 
·       Cadernos do PNAIC;
·       Acervos complementares – Alfabetização e letramento nas áreas do conhecimento;
·       Revistas para recortes.