terça-feira, 29 de março de 2016

Páscoa é Amor!

 Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
"Aprendendo para a Vida"
Coordenadora: Claudinha
 3º turno

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. 
Ele trouxe a mensagem da salvação, amor, reconciliação entre o homem e Deus, esperança de uma vida melhor, trouxe o ensinamento para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos sofrimentos e a vitória sobre a morte e o pecado. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, baseada na vontade de Deus.
Jesus Cristo é a nossa Páscoa, pois como cordeiro foi morto e todo aquele que aceita a morte e ressurreição de Jesus Cristo passa da morte para a vida, das trevas para a luz. A celebração da Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”, que simboliza sofrimento, tristezas e opressão e entrarmos numa nova vida de paz e alegria através de Jesus Cristo. (Andando em novidade de vida!)

Confeccionado pela professora  Wanderléia.



Lembrancinhas feitas pelas coordenadoras Alessandra do 1º turno e Claudinha do 3º turno.
Supervisora Rosana.

Professoras dos 1º e 2ºanos.

Professora: Sandra Márcia.

Professora: Andrea



Professora: Rita.


Professora e Supervisora: Maria Tereza.

Professora: Maria Sueli.

Professora: Vera.

Secretária de Educação: Márcia.

 Claudinha e Eu.
 A Coordenadora Claudinha entregou uma lembrancinha de Páscoa para todos os funcionários.







segunda-feira, 28 de março de 2016

Palestra com a professora Márcia Aparecida de Moraes e Silva



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANUEL RUFINO.
EDUCANDO PARA A VIDA.
DIRETORA: CREOCIMAR APARECIDA PEREIRA.
SUPERVISORA: MARIA JOSÉ ALVES COSTA.
PROFESSORA: ELAINE AUXILIADORA MAURÍCIO NEVES.

CURSO: NORMAL EM NÍVEL MÉDIO – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
TURNO: NOTURNO / ANO: 2016.


TEMA: Entendendo o Aprender
Ensinar  é Coletivo
                                         Aprender é Individual  

Professora: Márcia Aparecida de Moraes e Silva.

Alunas do Curso Normal em Nível Médio - Professor de Educação Infantil.








Obs: Educar é um ato de amor... Desejo a todas muito sucesso!
Um abraço carinhoso.

domingo, 20 de março de 2016

Conceito de Pesquisa Educacional



Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida.

Disciplina: Pesquisa Educacional. Professora: Elaine

Conceito de Pesquisa Educacional:

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema
Muitos são os conceitos a respeito do que seja pesquisar. Nos dicionários, em livros de metodologia existem variadas explicações. Mas antes de procurar por um conceito nos livros, vamos fazer um exercício do pensar: buscar lá no nosso “arquivo interno” o que se sabe sobre pesquisa, o que já ouvimos falar, o que já lemos sobre isso. Em uma folha vá anotando tudo o que vem a mente, sem questionar, apenas escreva. Pronto! Agora, você tem o seu conceito sobre pesquisa!

A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema, seja ele qual for. Esta curiosidade é instigada muitas vezes pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências profissionais.

Quando pesquisamos, descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece.

Pesquisar significa ir ao encontro de algo e nisso está implícito falar com as pessoas, muitas vezes ter que se deslocar de um lugar ao outro ou até de uma cidade a outra, sem falar nas inúmeras leituras que são feitas, pesquisas em bibliotecas, sites especializados, enfim, tudo para que nossa pesquisa seja concluída com êxito.

Vejamos dois conceitos sobre o que é pesquisa: para Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”. Já para Mello (2006, p.14): “pesquisar exige organização, dedicação, disposição, disciplina, tempo e estudo”.

E, por falar em materiais de pesquisa, aqui vai uma dica:
Acostume-se a ter um bloco, que podemos chamar de “amigo do pesquisador”, onde são anotadas todas as bibliografias utilizadas. Para que serve, você deve estar se perguntando?

Serve para que nenhuma de nossas fontes de referências bibliográficas se perca no decorrer do trabalho, pois é muito comum, irmos pesquisando, aqui e ali e chega na hora de colocar as referências, ficamos atônitos procurando a fonte pesquisada e para todas as vezes que surgir uma ideia ou um exemplo. Para aquele aluno (a), que é bastante organizado, sugiro ainda que divida este bloco em capítulos, para melhor agilidade.

Para a realização da pesquisa é necessário coletar dados sobre o tema pesquisado e posteriormente fazer, o que chamamos de “tratamento dos dados coletados”, isto é, por intermédio de nossas leituras, experiências e hipóteses levantadas, formamos uma opinião sobre a pesquisa, que pode ou não ser ratificada.

Muitas vezes, descobrimos algo que nem se quer havíamos pensado que pudesse existir mesmo assim, o pesquisador necessitou investigar o tema escolhido para chegar a essa conclusão, portanto, mudou seu ponto de vista sobre o assunto de sua pesquisa. (MELLO, 2006)


A Escolha do Tema
Ponto de partida de todo o pesquisador, pois se não temos o assunto a ser pesquisado não teremos como iniciar o trabalho. É sempre recomendável que o aluno faça um “estudo observatório” sobre o tema a pesquisar. Verifique se não há pesquisas anteriores sobre o mesmo tema.

Dependendo do curso que o aluno está cursando (especialização, mestrado, doutorado), há algumas orientações sobre a pesquisa. De acordo com Mello (2006), “o tema de pesquisa de uma monografia de curso de especialização não requer ineditismo, entretanto, recomenda-se originalidade”.

No mestrado é elaborada uma dissertação. Para a ABNT (2005, p. 6), a dissertação é “documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem-delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações”. No doutorado, se elabora uma tese e a pesquisa oriunda dessa deve contribuir para o campo científico do pesquisador.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO.


Conceitos, Fundamentos e Estrutura do Planejamento na Educação Infantil



Escola Estadual Professor Manuel Rufino
Educando para a vida.

Disciplina: Organização Funcionamento Sistema Escolar        
 Professora: Elaine

Conceitos, Fundamentos e Estrutura do Planejamento na Educação Infantil
Artigo por Colunista Portal - Educação

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano
Entender o que é ensinar é algo primordial na formação docente. Requer reflexão e aprofundamento teórico.
“Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano, muito mais do que imaginamos. Nas coisas mínimas do dia a dia, como tomar um banho ou dar um telefonema, estão presentes atos de planejamento. Existem, evidentemente, diferentes níveis de complexidade de ações e, portanto, de planejamento”. Celso dos Santos Vaconcellos, 1995.
Em diferentes momentos e lugares em que a educação se desenvolve, somos solicitados a apresentar algum tipo de documento que expresse o planejamento do trabalho a ser desenvolvido. Seja a proposta pedagógica da escola, o projeto político-pedagógico da instituição, o plano de curso, o plano de aula, enfim, a necessidade de se trabalhar de forma planejada sempre foi uma constante e continua fortemente presente no interior da escola.
Uma análise nos registros históricos sobre o ato de planejar permite identificar que esta ação humana esteve presente desde os primórdios. Antever suas ações, pensar e estabelecer objetivos prévios para satisfazer suas necessidades faz parte do rol de habilidades desenvolvidas pelo ser humano que, ao longo de sua existência elabora estratégias e organiza situações e eventos com objetivos definidos em busca de resultados satisfatórios.
Diversos autores registram a evolução histórica do ato de planejar. Segundo Friedman (1960, apud HERRERA, 2007), "o planejamento é uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificado".
Dessa forma, planejar é estudar. Diante de um problema procura-se refletir para decidir quais as melhores alternativas de ação possíveis para alcançar determinados objetivos a partir da realidade encontrada. Sendo assim, o planejamento é hoje uma necessidade em todos os campos da atividade humana.


Assim o planejamento é um elemento fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nas outras etapas de ensino da Educação Básica, pois se constitui em uma ferramenta de trabalho do professor, que envolve uma reflexão crítica sobre sua prática docente.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO