Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!
Supervisora: Elaine Auxiliadora Maurício Neves
CADERNO DE LEITURA
Como surgiu a proposta?
Aprendendo para a vida!
Supervisora: Elaine Auxiliadora Maurício Neves
CADERNO DE LEITURA
Como surgiu a proposta?
Surgiu da observação de que muitas crianças aprendem a ler a partir da “leitura” de textos que já sabem de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido). A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;
• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada;
• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
• Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
Que textos selecionar?
O caderno de leitura terá duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros
Quais os objetivos?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente;
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de leitura pode ser organizado:
• A partir dos 6 anos.
O caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler, e também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
Alguns cuidados com o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
• Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
• Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
• Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
• Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
• Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
• Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
Recadinho aos pais:
Senhores pais,
As crianças que se desenvolvem num meio onde a presença da língua escrita é marcante, avançam rapidamente na alfabetização e para tal, elas devem ser estimuladas por seus professores e familiares.
É pensando nisso, que resolvi fazer juntamente com os alunos, um livro de Leitura com poesias, musicas e pequenos textos, com o objetivo de incentivar o interesse deles pela leitura.
Durante a semana, faremos na sala, um trabalho com esse livro e na sexta-feira, ele ira para casa, para que com a leitura deste, a criança possa enriquecer, ainda mais, o seu processo de alfabetização.
Conto com a ajuda de vocês, no sentido de incentivá-la a ler.
Grata pela colaboração,
Denise/2011
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
• Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros;
• Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças;
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada;
• Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional;
• Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula;
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
Que textos selecionar?
O caderno de leitura terá duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros
Quais os objetivos?
O caderno de leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler;
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais;
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente;
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito;
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de leitura pode ser organizado:
• A partir dos 6 anos.
O caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler, e também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
Alguns cuidados com o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
• Deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
• Garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
• Incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
• Apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
• Manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
• Deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
Recadinho aos pais:
Senhores pais,
As crianças que se desenvolvem num meio onde a presença da língua escrita é marcante, avançam rapidamente na alfabetização e para tal, elas devem ser estimuladas por seus professores e familiares.
É pensando nisso, que resolvi fazer juntamente com os alunos, um livro de Leitura com poesias, musicas e pequenos textos, com o objetivo de incentivar o interesse deles pela leitura.
Durante a semana, faremos na sala, um trabalho com esse livro e na sexta-feira, ele ira para casa, para que com a leitura deste, a criança possa enriquecer, ainda mais, o seu processo de alfabetização.
Conto com a ajuda de vocês, no sentido de incentivá-la a ler.
Grata pela colaboração,
Denise/2011
>
Parabéns!!! Pelo belo trabalho.Elaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário