A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que frequenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.
Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu cotidiano e deve ter formação superior em Pedagogia.
Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu cotidiano e deve ter formação superior em Pedagogia.
UM POUCO SOBRE A PROFISSÃO
O profissional atua principalmente na área educacional, onde auxilia o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, devendo verificar suas aptidões, habilidades, qualidades e identificar suas deficiências
A orientação educacional é uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nas
diferentes redes escolares, quando existe, esse profissional recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas.
Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer, confundindo os diversos papéis desempenhados por esse e outros profissionais da educação. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo a realização de um mapeamento das funções desenvolvidas pelos orientadores educacionais em atuação nas redes estaduais dos diferentes estados brasileiros.
Num segundo momento, pretende analisar criticamente a prática desenvolvida por esses profissionais a partir dos dados coletados e em contraposição à teoria que a embasa.
Pretende ainda analisar os fundamentos legais que regulamentam a prática do orientador educacional procurando interpretar as diferentes realidades encontradas e a relação com a formação profissional e o contexto educacional, social, político e histórico em que vivemos.
Fonte: http://www.puc-campinas.edu.br/
Um abraço carinhoso a todos vocês!
Elaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário