SENHORAS E SENHORES DAREMOS INÍCIO AGORA A FEIRA
CULTURAL/2012, DA NOSSA ESCOLA QUE ESTE ANO TEM COMO TEMA:
O ESPÍRITO
ARTÍSTICO INVADE A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
Aprendendo para a vida!
OUVINDO O HINO NACIONAL BRASILEIRO.
A arte é a linguagem da alma
Na Antiguidade,
os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória,
o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as
manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as
belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura,
escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam
parte a gramática, a eloquência, a poesia e a literatura. Quando o cinema
surgiu, em 1895, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima
arte".
1-
As apresentações
foram:
Música
encenada dos alunos do 1º ano – professora Rossélis.
2-
A poesia é uma das duas variantes da 6ª Arte (Literatura).
É considerada a expressão de sentimentos, pensamentos e dilemas do poeta em relação ao que o rodeia que utiliza como tema. Poesia (Herdeiros do Futuro declamado por Kamilly)
É considerada a expressão de sentimentos, pensamentos e dilemas do poeta em relação ao que o rodeia que utiliza como tema. Poesia (Herdeiros do Futuro declamado por Kamilly)
3º ano professora Lourdinha.
3-
A
dança é trabalhada na escola como atividade e linguagem artística, forma de
expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e
Cultura Corporal de Movimento Humano. Dança
região (Norte), Vânia Lima.
4-
Música encenada
(cantigas de roda) com os alunos do 2º ano - professora Vânia Santos
Na educação física a dança é utilizada de forma instrumental,
assim como a ginástica,
os esportes e as lutas, enfocando o aspecto biopsicossocial, como
forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em
clubes, academias e demais espaços de lazer.
5-
A poesia revela de forma escrita, uma reflexão, a poesia não é uma linguagem comum. Cria um
conjunto de sons que transmitem harmonia através de rimas, do ritmo e de várias
figuras de estilo como a repetição, a metáfora e a personificação que são
frequentemente utilizadas.
Os
aluno da professora: Luzia declamam–
Luis Gustavo- A casa
Mireli – Amigos do peito
Vinícius – Namoro desmanchado
6- Música encenada-expressão corporal (do-ré-mi-fá) 3º
ano professora Ziquinha
A dança pode existir como manifestação artística ou
como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através
dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado
público.
7-
Dança Funk – A
noite chega alunos do 4º ano professora Rosinete
A música pop é geralmente entendida
como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a uma
audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas
e simples com o uso de inovações tecnológicas para produzir novas formas de
composição em temas atuais.
alunos
do 3º ano dançam a música pop / professora Raquel
Com
a chegada dos portugueses em terras brasileiras também vieram seus costumes,
sua religião, sua arte, sua dança e sua música que eram bem diferentes da dos
índios e vieram os seus instrumentos musicais, o violão, cavaquinho, flauta,
sanfona, viola, violino clarineta, violoncelo, contrabaixo, oficlide, o piano,
as danças e os cantos tradicional luso que existem até hoje, se tornaram as
cantigas de roda: “Boi,boi,boi,boi da cara preta...”.
8-
Alunos do 3º ano
dançam a dança da região (Sul) Bate o pé – professora Claudinha.
9- Na verdade, a arte pode ser encontrada em toda parte. Você necessita apenas olhar além de seu nariz e todo um universo , rebelde, subversivo e sobretudo corajoso irá cobrar de você uma resposta que envolve mais que um pensar crítico : a habilidade para articular reações emocionais. As alunas da professora Mar dublagem - empreguetes.
Todas as coisas têm seus
mistérios e a poesia é o mistério que todas as coisas têm.
10-
Os alunos de Helena farão agora suas
apresentações
Kysler – declama Urucânia
Zélia – A menina e as asas.
Um circo
é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes
especialidades, como malabarismo,
palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre
outros.
A
palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas,
normalmente uma série de atos coreografados à músicas.
11- Os alunos da professora Fabrícia - apresentarão
Poesia e Dança sobre o circo.
A paródia
é uma imitação cômica
de uma composição literária
Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos
diferentes. Na literatura
a paródia é um processo de intertextualização,
com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.
A paródia surge a
partir de uma nova interpretação,
da recriação de uma obra já existente e,
em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando
diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da
obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter
intertextualidade.
12- Na
educação física a dança é uma atividade física, como a ginástica, que visa
promover não só o condicionamento físico, como também o bem estar psicológico e
social, que é o propósito de atuação deste profissional. Os alunos da
professora: Alessandra – Paródia (Vida
de estudante)
13- Silvana –
Dança capoeira.
AGRADECIMENTOS:
AGRADEÇO A
PRESENÇA DE TODOS AQUI PRESENTES, EM ESPECIAL AOS NOSSOS
ALUNOS QUE ABRILHANTARAM NOSSO EVENTO COM AS POESIAS E AS DANÇAS, AOS PROFESSORES
QUE INCENTIVARAM E AJUDARAM NA PREPARAÇÃO DAS CRIANÇAS, AOS PAIS, À ALEXIA,
ENFIM, A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A REALIZAÇÃO DESTE.
Obs: Não percam na próxima postagens as fotos.
Enquanto isso tome um coffer!
Trabalhos expostos no painel:
1ºano: Pintura
2º ano: Desenho
3ºano: Origami
4ºano: Colagem
5ºano:Tangram e Mosaicos
Até a próxima! Abraços! Elaine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário