Passei a entender currículo como
a construção da idade adquira por meio de conhecimentos e experiências obtidas
na escola, portanto é de vital importância refletir a inclusão e não a exclusão
de grupos e pessoas através de ``preconceitos´´ e do currículo oculto, o qual mensagens
explícitas nas falas dos professores e nos livros didáticos ocasionado a imposição, submissão, e opressão que acabam
interferindo no aprendizado, assim sendo cabe ao professor verificar e analisar
criticamente a sua pratica, uma vez que o currículo oculto pode oprimir grupos
de estudantes por razões ligadas a
classe social, gênero, raça, e sexualidade. Desse modo o currículo deve ser
laico a medida que compreenda a todos, além de ser espaço de pesquisa e contínua análise.
As experiências vividas pelos
educados também devem ser consideradas e contextualizadas no ambiente escolar,
uma vez que a escola não é o único meio de ser obter conhecimento, então
se deve ter consciência de que os alunos não são ``tábua rasa´´ a qual
devemos encher de conteúdos, mas sim partir dos conhecimentos que eles já
possuem, porém o conhecimento escolar possui características próprias que o
diferencia de outras formas de conhecimentos significados e relevantes não
ficando preso a método, deve sempre buscar novas estratégias que atenda, mas
necessidades da turma. Através do conjunto de praticas vivenciadas por meio do
currículo, circulam significados no espaço social, contribuindo para a
construção de identidades sociais e culturas. Sendo a escola um espaço o qual
diversas culturas convivem umas com as outras se faz necessário incluir
diferentes manifestações culturais de modo a não privilegiar uma em detrimento
da outra, ou seja, deve ser incluso ao currículo diferentes manifestações da
Cultura popular, além da cultura erudita.
Tereza Barbosa Campos
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