terça-feira, 28 de outubro de 2014

Gêneros textuais, ditados,produção de texto = PACTO

Formadora: Queila do PNAIC esclarece e ensina sobre os gêneros textuais:



Leitura Deleite:




Sugestão para leitura deleite.




Produção de texto:
Trabalhando a produção escrita de um aluno

Questão norteadora da discussão do grupo:

 O professor leitor do texto do aluno 

Situação problema:
Somos professoras do aluno X. O texto do aluno é representativo do desempenho da turma. Como avaliar o texto da aluna? O que considerar no planejamento das ações de intervenção para o desenvolvimento da competência linguística desses alunos?
Por onde começar?  

Produção:
 
Oolá, amigos!
            Hoje comesamos vazeno uma mão com vlores, para as maes  omeu sai pequeno e recortamos os cabos e depos as flores e recortamos as flores e a professora so cunsiguio mesmo coriguiau guins e mos fomos para o regreio e eu e o ceza e o Roperti esvamos jogano dama e o ceza ganhou de mim e o sino bateu nos fomos para a sala e a professora jatínha colado todos os trabalhos que no fizemos e esplicou para nos fazemos um coração como carta para nosa mãe eu escrevi um poema e uma istória e pintei o coração e mos trei a professora ela mebediu para esgrever dinovo que estava erado e eu escrevioserto e ela pedio para todo mundo guarda e depois que guardamos ela pidio para esgrever a redasão do proerde e fomos embora ate a prosima. Tiau ateaprosima. 

Produção do aluno:

       Questões para refletir:
     Quais as impressões/avaliação sobre o texto do aluno;
     refletir sobre essas avaliações, considerando: o que os professores priorizaram em sua avaliação; que tipo de leitor se configuraram  frente ao texto do aluno?  se foram capazes de categorizar os desvios do aluno ou simplesmente os citaram;
      fazer um levantamento dos desvios por categorias /natureza:  textuais -  coerência e coesão, discursivos, ortografia, morfossintáticos;
     propor uma ordem de prioridades a ser usada na elaboração de um planejamento, e interferir, se necessário...

O QUE O ALUNO JÁ COMPREENDE SOBRE A ESCRITA?

  O texto  do ponto de vista enunciativo discursivo:

      Atende ao propósito da tarefa: um diário, cujo destinatário não é exclusivamente o próprio autor, mas colegas de sala e professores. Uso de linguagem informal, uso de saudação e fechamento (marca de interlocução – o aluno  escreve para alguém a quem cumprimenta e se despede).
      Texto motivado por vontade enunciativa.
      Coerência do texto, existência de uma sequência lógica.
      Sequenciadores temporais usados pela aluna:
      Hoje / e depois (2x)
      conector “e” como aditiva e temporal (e depois...nós fomos para o recreio) /  e (e eu e o César... – durante o recreio...) e (e o sino bateu .. _ Logo depois... em seguida /  e ela pediu pra todo mundo guardar (e depois, em seguida, depois de um tempo...).
Numerar a sequência de eventos na ordem cronológica
      (  ) A professora corrige alguns trabalhos.
      (  ) A professora pede aos alunos para fazerem um coração e escreverem uma mensagem para as mães.
      (  ) A professora pede aos alunos para guardarem o material e escreverem uma redação para o PROERDE.
      (  ) O sino toca.
      (  ) Os alunos começam a aula fazendo uma mão com flores para as mães.
      (  ) Os alunos vão embora.  
      (  ) Os alunos vão para o recreio.
      (  ) Três amigos jogam dama.
Após a ordenação dos eventos, a professora:
      Organiza um pequeno parágrafo coletivamente com os alunos, (escreve no quadro para que os alunos, posteriormente, possam  copiar), chamando atenção para o uso variado de conectores temporais e buscando, também, recursos para evitar a redundância do texto.









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