Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para Vida”
“As coisas tem
muitos jeitos da gente ver. É bom ver de um jeito agora, ver de outro jeito depois,
e melhor ainda, ver na mesma hora dos dois.”
Jandira Mansur
Projeto Recuperar
Público Alvo:
Ensino Fundamental
Introdução
Ensinar é uma tarefa mágica capaz de
mudar a cabeça dos alunos. Ensinar é bem diferente de apenas dar aulas.
Necessitamos considerar o processo de aprendizagem a partir de um conceito
atual, vigente numa pedagogia compatível com os dias de hoje.
É importante que os alunos tenham um acompanhamento diário para
o seu crescimento individual procurando sempre se esforçar diante das questões
ressaltadas juntamente com o educador. Por isto o ato de reforçar tornar-se
mais forte diante do conhecimento que o aluno retém. Assim surgiu mais uma vez
a necessidade de criar o projeto recuperar.
Justificativa
Dentre as preocupações dos educadores, responsáveis
e interessados (supervisor, professor, eventuais, coordenador e outros), está a
de como o aluno dos anos iniciais poderão aprender, como poderá construir seu
próprio saber e então vir a ser um individuo ativo, participativo, capaz de
criticar, opinar e contribuir para a transformação do mundo que o rodeia, com
vistas a uma rota melçhor.
Toda atividade será o ponto de partida. O momento em que os
alunos irão expressar suas idéias e duvidas sobre as atividades oferecidas para
os mesmos em parceria com o professor regente.
Objetivos
Verificar as dificuldades sanando – as através de:
·
Jogos educativos
·
Brincadeiras pedagógicas
·
Leituras, ditados semânticos, produção de textos
envolvendo várias técnicas
·
Atividades diversificadas envolvendo problemas e
operações aditivas e multiplicativas
·
Orientar o aluno na dificuldade em que ele se
encontra.
Metodologia
1. Alfabetização e letramento:
·
Leitura e interpretação de textos: oral e
escrito envolvendo diversos tipos de texto e gêneros.
·
Produção de texto: Individual e coletivo
·
Ortografia: estudos de palavras canônicas e não canônicas
dentro dos textos estudados
·
Ditados: palavras, frases
·
Outros, etc.
2. Alfabetização e letramento:
·
Situações problemas envolvendo situações
aditivas e multiplicativas
·
Jogos e textos etnomatemáticos.
Observação: O
professor recuperador terá autonomia de planejar suas atividades de acordo com
as necessidades da turma ou grupo de alunos, não se esquecendo de estar sempre
em contato com o professor regente e supervisor da turma.
“O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte.”
Um abraço carinhoso! Supervisora
Elaine
Nenhum comentário:
Postar um comentário