sábado, 23 de maio de 2015

Intervenção Pedagógica



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para Vida”

“As coisas tem muitos jeitos da gente ver. É bom ver de um jeito agora, ver de outro jeito depois, e melhor ainda, ver na mesma hora dos dois.”   
 Jandira Mansur

Projeto Recuperar

Público Alvo: Ensino Fundamental

Introdução

       Ensinar é uma tarefa mágica capaz de mudar a cabeça dos alunos. Ensinar é bem diferente de apenas dar aulas. Necessitamos considerar o processo de aprendizagem a partir de um conceito atual, vigente numa pedagogia compatível com os dias de hoje.
É importante que os alunos tenham um acompanhamento diário para o seu crescimento individual procurando sempre se esforçar diante das questões ressaltadas juntamente com o educador. Por isto o ato de reforçar tornar-se mais forte diante do conhecimento que o aluno retém. Assim surgiu mais uma vez a necessidade de criar o projeto recuperar.

Justificativa

 Dentre as preocupações dos educadores, responsáveis e interessados (supervisor, professor, eventuais, coordenador e outros), está a de como o aluno dos anos iniciais poderão aprender, como poderá construir seu próprio saber e então vir a ser um individuo ativo, participativo, capaz de criticar, opinar e contribuir para a transformação do mundo que o rodeia, com vistas a uma rota melçhor.
Toda atividade será o ponto de partida. O momento em que os alunos irão expressar suas idéias e duvidas sobre as atividades oferecidas para os mesmos em parceria com o professor regente.

Objetivos

Verificar as dificuldades sanando – as através de:
·         Jogos educativos
·         Brincadeiras pedagógicas
·         Leituras, ditados semânticos, produção de textos envolvendo várias técnicas
·         Atividades diversificadas envolvendo problemas e operações aditivas e multiplicativas
·         Orientar o aluno na dificuldade em que ele se encontra.

Metodologia

1.      Alfabetização e letramento:

·         Leitura e interpretação de textos: oral e escrito envolvendo diversos tipos de texto e gêneros.
·         Produção de texto: Individual e coletivo
·         Ortografia: estudos de palavras canônicas e não canônicas dentro dos textos estudados
·         Ditados: palavras, frases
·         Outros, etc.

2.      Alfabetização e letramento:

·         Situações problemas envolvendo situações aditivas e multiplicativas
·         Jogos e textos etnomatemáticos.

Observação: O professor recuperador terá autonomia de planejar suas atividades de acordo com as necessidades da turma ou grupo de alunos, não se esquecendo de estar sempre em contato com o professor regente e supervisor da turma.


“O que se faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte.”
 Um abraço carinhoso! Supervisora Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário