Maria
Sueli dos Santos
O
PNAIC tem a finalidade de ajudar todos os docentes e discentes proporcionando
ideais práticas para que os nossos alunos sejam alfabetizados com o objetivo de
explorarmos os materiais que nos são fornecidos para melhorar nossas
estratégias dentro da sala de aula é que resolvi desenvolver com os meus alunos
o projeto animais.
Fundamentação
teórica
Após termos estudado sobre o ambiente que é
formado por seres vivos e não vivos, iremos conhecer um pouco sobre os animais,
existem animais terrestres, aquáticos e voadores.Neste
projeto quis observar juntamente com meus alunos onde eles tiveram vontade de
aprender a ler a partir do estudo dos animais aproveitei e desenvolvi outras atividades,
musicas, poemas, listas de nomes e essa observação me motivou a organizar esse
trabalho.
Descrição
das atividades e formas de avaliação:
Neste
projeto destaco o Direito de Gerais de Aprendizagem em Ciências Naturais:
Elaborar compreensões sobre o mundo condizentes com perspectivas atuais da
comunidade científica.
O
tema: Animais
Os animais terrestres são aqueles que vivem
na terra – para encontra seu próprio alimento, os animais aquáticos vivem na
agua e os voadores que são os animais que voam.
Os animais Os animais que vivem na terra se
locomovem das mais variadas formas a procura de comida, agua e abrigo para
dormir e proteger seus filhotes.
Podemos observar a semelhança e diferenças
nos animais: no corpo, nos pés, nas cores, formas e tamanhos.
Agora
sou desenhista:
1.
Desenhar animais com as características
pedidas
a)
Duas patas
b) Nenhuma
pata
c)
Quatro patas
d) Que
voa
Confecção
de murais onde foi exposto no exterior da escola.
Avaliação
dos resultado
O projeto que desenvolvi com a
minha turma começou a dar resultado positivo assim que terminei de
confeccionarmos junto o mural. Os alunos se envolveram, todos queriam participar
e ver as imagens discutia entre eles à parte que mais gostou. Os alunos se
mostraram motivados e participaram ativamente das aulas, demonstrando
interesses nas atividades realizadas tanto individual como em grupo. Além das
atividades realizadas dentro da sala de aula, as aulas foi uma das melhores
experiências que tive como professora. Nessa prática pedagógica consegui o
envolvimento de todos os alunos.
Percebi que a oralidade melhorou a leitura, a
escrita e principalmente, a convivência dos alunos.
Considerações
finais:
Pela
primeira vez participando de PNAIC senti que depois de ter desenvolvido
diversos trabalhos didáticos percebi que este foi diferente.Apliquei o método científico.Houve um debate entre eles devido a maneira
como expus o assunto sugerido pelo mesmo.
Referências
bibliográficas:
·
Cadernos do PNAIC;
·
Acervos complementares – Alfabetização e
letramento nas áreas do conhecimento;
·
Revistas para recortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário