OBJETIVOS:
* Caracterizar a Didática a partir
de sua inserção no contexto de práticas pedagógicas e de propostas de ensino-aprendizagem;
* Justificar o papel da Didática na
formação docente;
*
Conhecer os fundamentos que
embasam as teorias e as metodologias em educação infantil, proporcionando
entendimento sobre o processo de construção curricular;
*
Possibilitar a reflexão dos
alunos e a construção de suas identidades com os professores, problematizando
a produção da pesquisa na didática diante da realidade da pesquisa nas
escolas, procurando desenvolver nos alunos uma atitude investigativa;
*
Propiciar ao professor a
oportunidade de exercer a docência ao mesmo tempo em que reflete sobre ela;
* Identificar o planejamento como
um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente,
articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar;
*Reconhecer
que os objetivos educacionais são uma exigência indispensável ao trabalho
docente e requerem um posicionamento ativo do professor em sua explicitação,
seja no planejamento escolar seja no desenvolvimento das aulas.
1º PERÍODO
I.
Conceito de Didática
II.
Prática educativa e sociedade
III.
Evolução histórica da Didática
IV.
A Didática e a formação
profissional do professor
V.
Tendências pedagógicas do Brasil
e a Didática
VI.
Identidade do professor e os
saberes da docência:
*A experiência;
* O
conhecimento;
* Os
saberes pedagógicos.
VII.
A Educação Infantil na LDB
* Diretrizes
e Referencial Curricular para Educação Infantil – Matriz Curricular.
VIII.
Relação aprendizagem-ensino
IX.
Formação docente
X.
O trabalho docente
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário