terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Importância da leitura e a escrita na Educação Infantil.


Após ler a entrevista  abordada pela Professora Mônica - PNAIC 2018

A importância da leitura e a escrita na Educação Infantil. - Professora Arlinda chegou a seguinte conclusão:

A prática da leitura se faz necessária a qualquer cidadão por ampliar a visão de mundo ao inserir um leitor competente em nossa sociedade, possibilitando também a vivência de emoções, exercendo o mundo de fantasia e o da imaginação. Cabe ao professor o papel de mediador, sendo a responsável em inserir a criança neste universo simbólico desde o início da escolarização, em que a leitura em voz alta mostra que as marcas gráficas no papel também favorecem a comunicação. Cultivar a leitura é o mesmo que possibilitar neste caso, que uma criança se torne um adulto capaz, experiente, esclarecido e com uma mente aberta as novas possibilidades que será capaz de escolher o futuro a qual irá trilhar. A linguagem escrita e falada, como bons culturais aos quais as crianças tem direito ao acesso, configura-se como instrumento básico de expressão de ideias, sentimentos e imaginação, o trabalho com ambas as dimensões da linguagem seja continuo e bem planejado, de modo a favorecer que as crianças apropriem-se, progressivamente, de vários gêneros e formas de expressão, no entanto, é fundamental o aprofundamento a respeito de como e o que realmente necessita ser trabalhado.




quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Cantinho de Estudos em Urucãnia

Rua: Custódio Martins,12 ( rua do Cartório).

O papel do professor - Texto para reunião pedagógica.


O Papel do Professor:
(Supervisora pedagógica – Cleide Maria da Silva)

         Na entrada desta profissão você aceitou a responsabilidade de facilitar e Assistir o desenvolvimento das crianças, e agora não somente os pais, mas a comunidade toda conta com a sua habilidade com professor.
     Está sobre você, como Professional, a responsabilidade para os seus alunos desenvolverem o melhor que existe dentro deles como indivíduos e como membros de uma sociedade.
           Está sobre você, a responsabilidade de facilitar oportunidades para desenvolvimento de suas ideias, o surgimento de criatividade e espírito de descoberta, o desenvolvimento de habilidades, a manifestação de afeição e amor. Assim sendo, você irá ajuda- lós a se realizarem na vida como seres humanos, bem como a torarem- se participantes ativos de uma sociedade que cresce e muda constantemente.
      Você pode alcançar a meta como professor servindo como modelo de decência humana, desenvolvimento psicológico sadio, de ricas experiências intimas, profundidade, amplitude de conhecimentos adquiridos e de grande satisfação pelas vidas. À primeira vista essas metas parecem inatingíveis. Sim, a meta é grande, mas você pode atingi-la através de estudos, aplicação de técnicas aprendidas na escola, experiências ganhas no trabalho, e o desenvolvimento de si próprio. Não há nada mais importante do que ser parte do processo que ajuda uma criança a crescer, desenvolver- se, mudar encontrar seu lugar e vocação, como individuo participante e criativo na sociedade.
          A criança precisa de você para imitar, de alguém para ajudar a superar os temores e controlar a agressão. Como é que você espera ser lembrado por essa criança no futuro?

Texto de reflexão para Reunião Pedagógica - Professores



 A Escola educa?

 (Autor desconhecido)


Numa tribo indígena não existe a escola como um momento separado. Todo o cotidiano é um processo pedagógico, educativo. O aparecimento da escola, como um momento do cotidiano, esta ligado à progressiva divisão social do trabalho. Na medida em a convivência social se tornou mais complexa, o cotidiano complementou- se em momentos específicos, cada um deles como um sistema autônomo, com sua lógica e regras próprias.
            Ninguém espera a família ou o clube ensine Álgebra ou Química. Não se espera também que a escola dê orientação sexual, considerada tarefa familiar. Essa divisão cartesiana ou funcionalista dos processos pedagógicos tampouco contempla o entrelaçamento escolar. Mesmo a religião é tida como esfera a parte. O resultado desse processo é a fragmentação da realidade. Cada vez se percebe menos o mundo em que se vive. Estabelecendo- se a dicotomia entre a fome de pão e de beleza. Educa- se para saciar a primeira, sem considerar o sentido mesmo da existência.
            O processo educacional abarca, numa concepção totalizante , quatro direções: Transmissão do patrimônio cultural, despertar das potencialidades espirituais, reflexão do que se vive e capacidade de modificar a realidade. Hoje, a escola restringe- se à primeira dimensão. O acesso ao saber justifica- se por razões da ordem instrumental. Aliado da criatividade e da reflexão transforma- se em processo de domesticação intelectual. Basta conferir os livros didáticos que já vêm com repostas às questões levantadas, como se fossem universais, neutras, sem implicações. Daí a perplexidade quando a resposta do educando não coincide com a da editora ou a do autor. Não se admite que uma mesma questão possa ter diferentes soluções. Assim, a aprendizagem confina- se na memorização, com a mera reprodução do saber.
            Filha da tradição cartesiana, a escola só se preocupa com a pessoa do pescoço para cima. Desconsidera pois o vasto legue de potencialidades não estritamente intelectuais, nas lúdicas, artísticas e espirituais, que não podem ser trabalhadas ao nível dos conceitos. Acentua- se a divisão entre o saber intelectual e o experimental. A escola, ao separar o espaço do aprendizado do espaço da existência, impede o sujeito de pensar o cotidiano com suas implicações. Essas aparecem fragmentadas, como se o assalto a banco não tivesse nenhuma relação com a polícia salarial ou as medalhas de ouro conquistadas numa olimpíada com o investimento na área social.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

FELIZ ANO NOVO!


Hoje mais uma vez estamos diante de um ano novo. Cheio de esperanças...


...mas não podemos esquecer se estamos é porque o SENHOR JESUS CRISTO  permitiu e não tirou o meu e o seu fôlego de vida!

Convido você a ter paciência e ler até o final esses versículos da bíblica:

Colossenses - Capítulo 3:5-17


 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Obs: Que possamos colocar em prática nesse 2019. E sempre buscar a sabedoria que o SENHOR JESUS CRISTO nos oferece.