quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LETRA MATA e o ESPÍRITO VIVIFICA!

Por que a advertência dirigida por Paulo aos Gálatas também pode ser útil a nós?

 A advertência de Paulo aos Gálatas serve também para nós.
 Como iniciamos nossa vida com DEUS por meio do Espírito,
invocando o nome do Senhor Jesus, devemos permanecer no ministério do Espírito, não da lei nem da letra. 

Não podemos esquecer que a LETRA MATA e o ESPÍRITO VIVIFICA!

PACTO / PNAIC - Caderno 3 Contrução do SND




JOGO 3: ESQUERDINHA – QUEM  PRIMEIRO TIVER 100

Objetivo pedagógico: compreender o significado do valor posicional no SND.

Objetivo do jogo:
Ganha quem primeiro conseguir pousar na casa da esquerda do tapetinho o grupão de CEM palitos, com registro das fichas numéricas representando o grupão de cem, os grupos de dez e os soltos, se houver.

Materiais:
·         Ao menos 111 palitos por jogador, depositados inicialmente  num pote;
·         Um pote por criança;
·         Ao menos 12 ligas elásticas por jogador;
·         Dois dados para o grupo;
·         Para cada criança um tapetinho dividido em três campos. Escrever no alto dele, da esquerda para a direita em cada campo: GRUPÃO, GRUPO, SOLTOS (respeitando a linguagem natural de seus alunos, que podem preferir usar AMARRADO ou PACOTE em lugar de GRUPO);
·         Cinco jogos de fichas numéricas, contendo os algarismos de zero a nove. As fichas numéricas podem ser retangulares, variando entre 3 e 8 cm de lado, de preferência coloridas, evitando da mesma cor  do tapetinho, para que a criança pequena tenha facilidade de leitura com discrepância de cores. Pode ser também em alto-relevo, que facilita por meio do tato a identificação do numeral.

Números de jogadores: entre 2 e 4 alunos
Indicação: para alunos de 1° ao 3°ano
Regras do jogo:
·          O grupo define a sequencia dos jogadores.
Registros das crianças:
Avaliação: 










Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em um dos cadernos do Pacto.  
Vai uma dica: Caderno 3 (página 56 à 60).
 E nós pactuantes autorizamos você jogar.







segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vírus Ebola?


Escola Estadual Professor Manuel Rufino.
"Educando para a vida!"
Professora: Natália 
Disciplina: Biologia.
2º ano / Ensino Médio.
Pesquisa sobre O Vírus Ebola.
1.  O que é Vírus Ebola? (Como é descrito)
O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais, como suor, saliva e lágrimas, de pessoas ou animais infectados.
·       Período de incubação
Uma vez instalado no corpo humano, o período de incubação do vírus varia de 2 semanas a 2 meses, entretanto, em alguns casos pode chegar a mais de 1 ano. Em cães e gatos, esse período é de 10 dias a 2 meses e em bovinos, 25 dias a 5 meses.
·       Sintomas
Os primeiros sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias a surgir após a contaminação e incluem febre acima de 38,3º, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça.Além disso, após 1 semana os sintomas podem desenvolver-se para:
  • Manchas vermelhas ou roxas na pele;
  • Sangramento pelo nariz, ouvido, boca, ânus e região íntima;
  • Bolhas na pele com sangue;
  • Olhos avermelhados;
  • Diarreia e vômito com sangue;
  • Alterações cerebrais.
O vírus Ebola entra nas células do organismo, se multiplicando muito rapidamente e lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada, falência múltipla dos órgãos e morte.
·       Taxa de mortalidade
O vírus ebola já matou 887 pessoas este ano, em quatro países da África. Libéria, Serra Leoa e Guiné concentram o surto da doença, e na Nigéria, onde foi confirmada uma morte, há dois casos do vírus em pessoas que trabalham na área de saúde e em uma pessoa que viajou para a Guiné.Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e revelam que em apenas dois dias (31 de julho e 1º de agosto) foram notificados 163 novos casos, e morreram 61 pessoas com a doença. Entre casos confirmados, prováveis e suspeitos incluindo as 887 mortes, a OMS registrou 1.603 casos de vírus ebola, que está se disseminando mais rapidamente do que as organizações podem controlar
·       Possui cura ou não
Infelizmente ainda não há um medicamento específico ou vacina para cura ou prevenção contra o Ebola. O tratamento padrão para a doença está focado em aliviar os sintomas do paciente, ou seja, em combater as hemorragias, a febre e demais manifestações provocadas pelo vírus. Recentemente, virologistas americanos do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) anunciaram que estão trabalhando em uma vacina contra a doença. Os testes, segundo eles, foram bem-sucedidos com animais.
2.  Como o vírus Ebola é transmitido e quem esta em risco?
A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, saliva, suor, lágrimas ou sêmen de pessoas ou animais infectados com o vírus, mesmo depois de mortos.
3.  Onde estão os infectados pelo Vírus Ebola?
As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos àqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.
·       Países onde esta havendo surto
O surto está a ser acompanhado "muito seriamente" pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que embora reconheça haver já casos confirmados na Libéria, sublinha que todos eles têm aparentemente origem no sudeste da Guiné Conacri, onde tudo começou pelo que ainda não se pode considerar uma epidemia. O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria, não sedam recomendado viajar para estes países até que a epidemia seja controlada.
·       Números de mortos e infectados
O vírus do Ébola, que até segunda-feira terá matado 95 das 151 pessoas suspeitas de estarem infetadas na Guiné Conacri.
4.  Vacina contra o vírus ebola
A vacina ainda não foi testada com seres humanos e o processo pode levar meses até terem um resultado conclusivo que possa conduzir à aprovação dos órgãos de saúde do país para sua produção e comercialização.
Bibliografia

sábado, 16 de agosto de 2014

Jogo matemático - Ganha cem primeiro.



 
JOGO 2: GANHA CEM PRIMEIRO

Objetivo pedagógico: compreender o processo de desagrupamento.
Objetivo do jogo: Desenvolver ao pote todos os palitos, ficando com ZERO palito primeiro.
Materiais:
·         Um pote vazio no centro da mesa de jogo;
·         100 palitos por jogador;
·         11 ligas elásticas; e
·         dois dados, de preferência com algarismos (ver características do dado do jogo 1).
Números de jogadores: entre dois e quatro alunos
Indicação: para alunos de 1° e 3°ano.
Regras do jogo:
Na primeira rodada:
Na segunda rodada:
Registros das crianças:
Avaliação: 

 




Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em um dos cadernos do Pacto. Vai uma dica: Caderno 3 (página 53 à 56). Temos aprendido muito com o PACTO.

Boa sorte!

sábado, 9 de agosto de 2014

Preparando para o dia " D".



ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
Aprendendo para a vida.


Implementação das Ações de valor Educação Centrada na Aprendizagem

Valor: Gestão por Fatos e Dados

As escolas dependem de fatos para melhorarem seu desempenho

Foco (palavra – chave):
·        Medir
·        Comparar
·        Melhorar
  
Processo: Sintonia

1º Comunicar aos professores o dia “D”.Toda escola pode fazer a diferença;
2º Apresentar os objetivos e agenda do dia;
3º Distribuir os relatório e boletins pedagógicos, das metas propostas, assim como dos resultados de avaliações internas;
4º Analisar os resultados dos gráficos SIMAVE E PROEB -2013 (Língua Portuguesa e Matemática);
5º Conhecer a escala de proficiência e suas habilidades e competências;
6º Formar grupos de trabalho;
7º Discutir os resultados, as metas, as práticas pedagógicas e propostas de ações;
8º Apresentar as ações aos grupos de trabalho (cada grupo fará sua apresentação);
9º Organizar coletivamente o plano de intervenção pedagógica.