Trabalho na educação há alguns anos e gosto do que faço acompanhar e orientar os educadores que estão junto comigo nesta caminhada e que sonham com uma educação melhor!
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
LETRA MATA e o ESPÍRITO VIVIFICA!
Por
que a advertência dirigida por Paulo aos Gálatas também pode ser útil a
nós?
A advertência de Paulo aos Gálatas serve também para nós.
Como
iniciamos nossa vida com DEUS por meio do Espírito,
invocando o nome do
Senhor Jesus, devemos permanecer no ministério do Espírito, não da lei
nem da letra.
Não podemos esquecer que a LETRA MATA e o ESPÍRITO
VIVIFICA!
PACTO / PNAIC - Caderno 3 Contrução do SND
JOGO 3: ESQUERDINHA – QUEM
PRIMEIRO TIVER 100
Objetivo pedagógico: compreender
o significado do valor posicional no SND.
Objetivo do jogo:
Ganha quem primeiro conseguir pousar na casa da esquerda do
tapetinho o grupão de CEM palitos, com registro das fichas numéricas
representando o grupão de cem, os grupos de dez e os soltos, se houver.
Materiais:
·
Ao menos 111 palitos por jogador, depositados
inicialmente num pote;
·
Um pote por criança;
·
Ao menos 12 ligas elásticas por jogador;
·
Dois dados para o grupo;
·
Para cada criança um tapetinho dividido em três
campos. Escrever no alto dele, da esquerda para a direita em cada campo:
GRUPÃO, GRUPO, SOLTOS (respeitando a linguagem natural de seus alunos, que
podem preferir usar AMARRADO ou PACOTE em lugar de GRUPO);
·
Cinco jogos de fichas numéricas, contendo os
algarismos de zero a nove. As fichas numéricas podem ser retangulares, variando
entre 3 e 8 cm de lado, de preferência coloridas, evitando da mesma cor do tapetinho, para que a criança pequena
tenha facilidade de leitura com discrepância de cores. Pode ser também em
alto-relevo, que facilita por meio do tato a identificação do numeral.
Números de jogadores:
entre 2 e 4 alunos
Indicação: para
alunos de 1° ao 3°ano
Regras do jogo:
·
O grupo define a sequencia dos jogadores.
Registros das
crianças:
Avaliação:
Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em
um dos cadernos do Pacto.
Vai uma dica: Caderno 3 (página 56 à 60).
E nós pactuantes autorizamos você jogar.
E nós pactuantes autorizamos você jogar.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Vírus Ebola?
Escola Estadual Professor Manuel Rufino.
"Educando para a vida!"
Professora: Natália
Disciplina: Biologia.
2º ano / Ensino Médio.
Pesquisa sobre O Vírus Ebola.
1. O que é Vírus
Ebola? (Como é descrito)
O vírus Ebola é o
causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido
através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos
corporais, como suor, saliva e lágrimas, de pessoas ou animais infectados.
· Período de
incubação
Uma vez instalado no corpo humano, o período de incubação do vírus varia de
2 semanas a 2 meses, entretanto, em alguns casos pode chegar a mais de 1 ano.
Em cães e gatos, esse período é de 10 dias a 2 meses e em bovinos, 25 dias a 5
meses.
· Sintomas
Os primeiros sintomas
do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias a surgir após a contaminação e
incluem febre acima de 38,3º, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça.Além
disso, após 1 semana os sintomas podem desenvolver-se para:
- Manchas vermelhas ou roxas na pele;
- Sangramento pelo nariz, ouvido, boca, ânus e região íntima;
- Bolhas na pele com sangue;
- Olhos avermelhados;
- Diarreia e vômito com sangue;
- Alterações cerebrais.
O vírus Ebola entra
nas células do organismo, se multiplicando muito rapidamente e lesionando todos
os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada, falência múltipla dos
órgãos e morte.
· Taxa de mortalidade
O vírus ebola já
matou 887 pessoas este ano, em quatro países da África. Libéria, Serra Leoa e
Guiné concentram o surto da doença, e na Nigéria, onde foi confirmada uma
morte, há dois casos do vírus em pessoas que trabalham na área de saúde e em
uma pessoa que viajou para a Guiné.Os números foram divulgados pela Organização
Mundial da Saúde (OMS), e revelam que em apenas dois dias (31 de julho e 1º de
agosto) foram notificados 163 novos casos, e morreram 61 pessoas com a doença.
Entre casos confirmados, prováveis e suspeitos incluindo as 887 mortes, a OMS
registrou 1.603 casos de vírus ebola, que está se disseminando mais rapidamente
do que as organizações podem controlar
· Possui cura ou não
Infelizmente ainda
não há um medicamento específico ou vacina para cura ou prevenção contra o
Ebola. O tratamento padrão para a doença está focado em aliviar os sintomas do
paciente, ou seja, em combater as hemorragias, a febre e demais manifestações
provocadas pelo vírus. Recentemente, virologistas americanos do Instituto
Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) anunciaram que estão
trabalhando em uma vacina contra a doença. Os testes, segundo eles, foram
bem-sucedidos com animais.
2. Como o vírus Ebola é transmitido e quem esta em risco?
A transmissão do
vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, saliva, suor, lágrimas
ou sêmen de pessoas ou animais infectados com o vírus, mesmo depois de mortos.
3. Onde estão os
infectados pelo Vírus Ebola?
As populações
africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura,
as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue
transmitir o vírus a todos àqueles que entram em contato com o corpo, mesmo
depois de morta.
· Países onde esta
havendo surto
O surto está a ser acompanhado "muito seriamente" pela
Organização Mundial de Saúde (OMS), que embora reconheça haver já casos
confirmados na Libéria, sublinha que todos eles têm aparentemente origem no
sudeste da Guiné Conacri, onde tudo começou pelo que ainda não se pode
considerar uma epidemia. O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa
do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria, não sedam
recomendado viajar para estes países até que a epidemia seja controlada.
· Números de mortos e
infectados
O vírus do Ébola, que
até segunda-feira terá matado 95 das 151 pessoas suspeitas de estarem infetadas
na Guiné Conacri.
4.
Vacina contra o vírus
ebola
A vacina ainda não
foi testada com seres humanos e o processo pode levar meses até terem um
resultado conclusivo que possa conduzir à aprovação dos órgãos de saúde do país
para sua produção e comercialização.
Bibliografia
sábado, 16 de agosto de 2014
Jogo matemático - Ganha cem primeiro.
JOGO 2: GANHA CEM PRIMEIRO
Objetivo pedagógico: compreender
o processo de desagrupamento.
Objetivo do jogo: Desenvolver
ao pote todos os palitos, ficando com ZERO palito primeiro.
Materiais:
·
Um pote vazio no centro da mesa de jogo;
·
100 palitos por jogador;
·
11 ligas elásticas; e
·
dois dados, de preferência com algarismos (ver características
do dado do jogo 1).
Números de jogadores:
entre dois e quatro alunos
Indicação: para
alunos de 1° e 3°ano.
Regras do jogo:
Na primeira rodada:
Na segunda rodada:
Registros das
crianças:
Avaliação:
Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em
um dos cadernos do Pacto. Vai uma dica: Caderno 3 (página 53 à 56). Temos aprendido muito com o PACTO.
Boa sorte!
sábado, 9 de agosto de 2014
Preparando para o dia " D".
ESCOLA
MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
Aprendendo
para a vida.
Implementação
das Ações de valor Educação Centrada na Aprendizagem
Valor:
Gestão por Fatos e Dados
As escolas
dependem de fatos para melhorarem seu desempenho
Foco (palavra – chave):
·
Medir
·
Comparar
·
Melhorar
Processo: Sintonia
1º
Comunicar aos professores o dia “D”.Toda escola pode fazer a diferença;
2º
Apresentar os objetivos e agenda do dia;
3º
Distribuir os relatório e boletins pedagógicos, das metas propostas, assim como
dos resultados de avaliações internas;
4º
Analisar os resultados dos gráficos SIMAVE E PROEB -2013 (Língua Portuguesa e
Matemática);
5º
Conhecer a escala de proficiência e suas habilidades e competências;
6º
Formar grupos de trabalho;
7º
Discutir os resultados, as metas, as práticas pedagógicas e propostas de ações;
8º
Apresentar as ações aos grupos de trabalho (cada grupo fará sua apresentação);
9º
Organizar coletivamente o plano de intervenção pedagógica.
Assinar:
Postagens (Atom)