JOGO 3: ESQUERDINHA – QUEM
PRIMEIRO TIVER 100
Objetivo pedagógico: compreender
o significado do valor posicional no SND.
Objetivo do jogo:
Ganha quem primeiro conseguir pousar na casa da esquerda do
tapetinho o grupão de CEM palitos, com registro das fichas numéricas
representando o grupão de cem, os grupos de dez e os soltos, se houver.
Materiais:
·
Ao menos 111 palitos por jogador, depositados
inicialmente num pote;
·
Um pote por criança;
·
Ao menos 12 ligas elásticas por jogador;
·
Dois dados para o grupo;
·
Para cada criança um tapetinho dividido em três
campos. Escrever no alto dele, da esquerda para a direita em cada campo:
GRUPÃO, GRUPO, SOLTOS (respeitando a linguagem natural de seus alunos, que
podem preferir usar AMARRADO ou PACOTE em lugar de GRUPO);
·
Cinco jogos de fichas numéricas, contendo os
algarismos de zero a nove. As fichas numéricas podem ser retangulares, variando
entre 3 e 8 cm de lado, de preferência coloridas, evitando da mesma cor do tapetinho, para que a criança pequena
tenha facilidade de leitura com discrepância de cores. Pode ser também em
alto-relevo, que facilita por meio do tato a identificação do numeral.
Números de jogadores:
entre 2 e 4 alunos
Indicação: para
alunos de 1° ao 3°ano
Regras do jogo:
·
O grupo define a sequencia dos jogadores.
Registros das
crianças:
Avaliação:
Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em
um dos cadernos do Pacto.
Vai uma dica: Caderno 3 (página 56 à 60).
E nós pactuantes autorizamos você jogar.
E nós pactuantes autorizamos você jogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário