terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quer saber o que significa TICs? Faça como nós fizemos. Leia o texto de sábado do dia 22 de maio de 2010, postado por Elzinha.

O que são TICs ?
(Elzinha sábado, 22 de maio de 2010)
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Podemos dizer, bem sinteticamente, que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
PARA QUE SERVE?
Na área da educação pode-se de usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade com a finalidade de fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).
Na educação a distância ou na modalidade online, as TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais no aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, permitindo se estudar no local e no horário mais convenientes ao aluno.
Na área acadêmica, temos acompanhado o desenvolvimento e o sucesso desta nova modalidade educacional em vários países, que está gerando enormes quantidades de informações na forma digital, com grande potencial de aproveitamento e reutilização. Isto quer dizer que ela propiciará também, em um futuro não muito distante, que instituições de locais geográficos distantes, mas que tenham objetivos e interesses em comum, possam usufruir os mesmos recursos educacionais.
Na interação entre grupos de áreas afins, podemos pensar também em planejar grupos de estudos que trabalhem de forma "colaborativa", mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, mas participando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula.
CONCLUINDO...
A fim de que as TICs tenham grande participação na sociedade e obtenha sucesso, seja necessário rever, repensar e mudar os modelos que formam a base da educação, em todos os seus níveis, alinhando-os a um mundo moderno, novo, rápido e exigente. E mais, mudar atitudes e concepções.
É imperioso que haja um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares de qualidade, incorporando as TICs na escola, fazendo com que tenham contacto permanente com os processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidades da utilização destas tecnologias no ensino, transformando o contexto educacional.
Até a próxima...





Navegando na internet descobri esse texto da Elzinha e resolvi elaborar algumas questões para enriquecer o nosso trabalho na sala ambiente.
Leia:
Atividade:
1.Responda em dupla as seguintes questões: ( use suas palavras)
a)Qual é o significado da sigla TICs?
b)Após ler o texto o que você entendeu sobre TIC?
c)“Cite as áreas que podemos usufruir dessa Tecnologia da Informação e Comunicação”.
d)Como você utilizaria essa tecnologia na sua escola ou no ambiente. Descreva.

Respostas:
O que são TICs?

Alunas: Lourdes .

1.Tecnologia da Informação e comunicação.
2.TICs- é o uso da Tecnologia para se informar, se comunicar,
inteirar - se do que, se passa no Brasil e no mundo. É acompanhar a evolução do ser humano em todos seus aspectos.
3.Em todas às áreas do conhecimento humano, pois a tecnologia nos traz varias informações nos atualizando e protegendo esse progresso.
4.Utilizaria para pesquisar, para ver, ou melhor, assistir vídeos interessantes e pedagógicos. Alertar os alunos sobre os cuidados que devemos ter ao usar e computador, o celular, etc.

Alunas: Roberta, Tereza e Janaina.

1.Tecnologia da Informação e comunicação.
2.São vários tipos de recursos, capazes de beneficiar o homem, podendo assim poupar-lhe tempo e também faz com que o mesmo busque conhecimento no dia a dia, desenvolvendo a capacidade e aprimorar seus conhecimentos.
3.Na educação com pesquisas, bancos, laboratórios, etc.
4.Essa tecnologia tem muito a oferecer; utilizaria junto com os alunos buscando o que há de melhor e mais moderno. Devemos acompanhar esses avanços e não parar no tempo.

Alunas: Flaviana de Jesus.

1.É a abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação. É o conjunto de recursos tecnológicos, que quando integrados entre si, podem automatizar ou comunicar com vários tipos de processo já existentes, para reunir, distribuir e compartilhar informações.
2.É a abrangência tecnologia de ponta a ponta, através do sistema online, que leva e permitem o conhecimento, pesquisa, informações a todos. Que não tenha fronteiras e chegue aos internautas.
3.Na educação, educação a distancia ou online, na área acadêmica, na interação entre os grupos afins, etc.
4.Através de programas de capacitações em todos os níveis e as tecnologias usadas vem modernizando todo o sistema a deixar o velho para trás e novo, o diferente, vem ocupando o seu espaço.
Ex: Antigamente usamos o mimeógrafo, agora veio a Xerox e atualmente a impressão. Onde podemos buscar o que quiser textos, figuras, paisagens, dentre outros, para usarmos em sala de aula.

Alunas: Denise Ferreira e Maria das Graças

1.Tecnologia da Informação e Comunicação
2.TIC é um recurso tecnológico usado para reinuir, distribuir e compartilhar informações na forma digital
3.Podem usufruir das TICs, as áreas de:
•Educação (educação básica, pesquisas cientificas, ensino à distância (EAD)
•Área Acadêmica e grupos de área afins
4.Na busca de informações, brincadeiras, jogos, recreação, aperfeiçoamento, leitura recurso didático apoio pedagógico, entretenimento recurso audiovisual e outros.

Alunas: Rosenilda e Sebastiana Diniz

1.TIC é a abreviação de Tecnologias da Informação e Comunicação
2.É um conjunto de recursos tecnológicos que se estiverem interligados entre si, podem proporcionar a comunicação de vários tipos de processos, existentes, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
3.Na área da Educação na área Acadêmica, na interação entre grupos de áreas afins.
4.Pedir que pesquisassem em casa sobre o bulling em jornais e tragam para a sala de aula o recorte do jornal. Fazer a leitura de algumas reportagens trazidas para a classe pelos alunos e fixar todas num mural na sala de aula. Estudar vocabulários, fazer a interpretação oral e desta mídia passar um vídeo sobre o assunto. Iniciar a nova etapa do trabalho ambiente da escola: buscar nas ferramentas de busca outra informação sobre depoimentos de pessoas que foram vitimas de bulling. Digitar frases referentes ao bulling se possível imprimir e fazer faixas ara espalhar pela a escola.Produzir um artigo coletivo pela turma. Fazer no final do processo uma grande apresentação na escola para todos aos alunos. Seria um show com data show.

Alunas: Verinha e Marciana.

1.É uma abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que se integrados entre si, poderão proporcionar a comunidade entre várias pessoas.
2.É um recurso que permite grandes vantagens no meio tecnológico como: uso de meio eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos, permitindo estudar no local e no horário mais conveniente do aluno.
3.Em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula, na área acadêmica, etc.
4.Nós aproveitaríamos as novidades, isto é, os projetos realizados em sala de aula com os meus alunos e dividiria com outras pessoas através de TICs no computador. Por exemplo, disciplina em sala de aula aluno nota 10,leitura e interpretação de textos, poesias...
A tecnologia amplia nossos conhecimentos e nos dá oportunidade de aprendermos cada vez mais.
O avanço tecnológico está cada vez mais presente em nossa sala de aula.

Alunas: Vânia Lima e Aninha

1. Tecnologia da informação e comunicação. Conjunto de conhecimento, informação adquirida.
2. TICs é a tecnologia que oferece grandes quantidades de cursos variados a pessoas em lugares distantes, através do uso de meios eletrônicos transmitindo conteúdos e aumentando o aprendizado.
3. Áreas Acadêmicas, instituições, escolas
4. Levando os alunos na sala de informática, dando a eles A oportunidade de usufruir das técnicas de Comunicação se informatizando.

Alunas: Marli

1.TICs- Tecnologia da Informação e Comunicação.
2.São Tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.
3.Na área da Educação, na área acadêmica, na interação entre grupos de área afins.
4.Posso usar essa tecnologia em pesquisas relacionadas com historias infantis, imagens ou ilustrações para crianças em sala de aula ou na própria sala de vídeo e, registrar as atividades feitas com as crianças e pelas crianças,etc.



Obs: Quero parabenizar todas as alunas. Desde já
agradeço a dedicação e confiança.


Um abraço carinhoso.


Elaine

4 comentários:

  1. conteudo excelente muito bom bem esclarecedor só não entende quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. Xtou muito agradecido por mi oferecerem esse texto que e a difinicao da tic,peso que mi forrtalçam mais textos sobre isso.um abraco

    ResponderExcluir
  3. Muito agradeco para essa definicao de TIC, posso entender

    ResponderExcluir