Título- Cantando e registrando história com Vivi, Joãozinho e Maria.
Justificativa:
Desenvolvi
esse trabalho, pois a minha preocupação é despertar no aluno de forma lúdica, criativa
e agradável o gosto pela leitura, resgatando o mundo imaginário conscientizando
que a leitura faz parte da vida do ser humano e o acompanhará pela vida toda.
Objetivos:
·
Ampliar
o trabalho de leitura com os alunos da Rede Municipal, através de uma forma
lúdica e criativa, promovendo o habito de ler, criar e imaginar com as
historias lidas e contadas.
·
Promover
uma maior interação da família com a escola.
Conteúdos Curriculares:
Língua Portuguesa, História e Geografia.
Metodologia:
1° passo:
·
Confeccionar
uma escola criativa, onde terá uma dupla de bonecos, e livros de Histórias
infantis e um caderno de registro.
·
Criar
uma história e um nome para os
Personagens.
História
dos bonecos
Olá, meu
nome é Vivi, tenho 12 anos, tenho um irmão que se chama Joãozinho, uma irmã que
se chama Maria e um grande segredo!
Mas como
eu sou muito, muito curiosa se você me conta se que tem um segredo, claro que
eu gostaria de conhecê-lo, portanto, o que você acha de conhecer o meu?
Eu vou contar, sim, mas, por favor, não conte
a ninguém, ta?
Um dia
eu, Joãozinho e Maria saímos para passear na floresta, de repente, avistamos
uma casinha que estava escondida no meio da mata . Ficamos curiosos!
_ Maria
ficou com muito medo,eu e Joãozinho falamos parar ela que não tinha nenhum
perigo e quer iríamos até lá.
Devagar
nos aproximamos da casas que batemos na porta.
_ Olá, tem alguém ai?
Como
ninguém responde, resolvemos entrar e encontramos uma mulher na cadeira que dormia.
Chamamos por ela,só que ela não estava dormindo, só fingia pois, sabem quem ela
era? Uma bruxa que gostava de transformar crianças em bonecos.
O susto
foi enorme,quando de repente a porta da casas se fechou e a bruxa, abriu os
olhos e deu uma gargalhada horrível e a casa ficou toda iluminada! Só ai que
vimos que avia muito bonecos na casa, crianças que foram transformadas em
bonecos.
Saímos
correndo de medo só que a porta estava fechada e a bruxa pegou um vidro de
porção mágica pronunciou algumas palavras mágicas e jogou umas gotinhas para
cima, e enquanto tentávamos fugir, algumas gotinhas caíram no meu corpo transformando-me
em uma boneca. Só que as gotas foram poucas, ai apenas fiquei com um corpo de
boneca, continuei falando ouvindo e enxergando, mas meus irmãos, coitadinhos
não tiveram a mesma sorte, adormeceram profundamente transformando os dois em
bonecos. Eles ficaram sem falar, andar, enxergar, somente ouvem e sentem tudo.
Consegui
no meu desespero fugir e levar comigo os meus irmãozinhos.
Queria
fazer alguma coisa que deixassem eles felizes, comecei a sim contar historia
foi um sucesso!
Só que
agora estou precisando de ajuda, pois fiquei sabendo que muito, muito longe
daqui existe um duende que sabe como desfazer esse feitiço. É preciso ir
procurá-lo com urgência; mas não posso deixá-lo sozinho, pois alegria deles
esta em ouvir história.
_ Quem
quer me ajudar? Levando para casa os bonequinhos?
Mas
atenção, eles precisam de muito cuidado carinho e precisam fazer novos
amiguinhos e ouvir as historias.
2°passo:
·
Envolver
a escola através de convites, deixando na mesma cartazes chamativos para que
despertem nas crianças a curiosidade e a vontade de saber a que se refere a
sequente noticia:
Atenção, Atenção Crianças!
Breve vocês terão uma maravilhosa visita dos bonequinhos
Joãozinho e Maria!
Eles estão em busca de novos amiguinhos! Aguardem!
3°passo:
·
Um
momento de reflexão com alunos sobre a importância da leitura, o desejo de criar,
inventar, imaginar e conservar os materiais propostos.
Música: Sou
capaz
Sou capaz de imaginar
Eu sou
capaz
Capaz de
imaginar o que eu quiser
De ver
alua brilhar de dia
E sol
encher as noites de alegria! (bis)
4°passo:
·
Apresentar
os personagens Joãozinho e Maria, através de uma história narrada pela boneca Vivi.
(Eu me vesti de boneca de pano)
·
Propor
aos alunos, através de muito incentivo a levarem Joãozinho e Maria para passar
um dia com eles.
Os bonequinhos gostam de fazer amigos e ouvir lindas
histórias!
·
O
aluno escolherá na sacola, o livro de historias que mais gosta e fará um trabalhinho
junto com os pais lendo e registrando tudo no caderno mágico.
5°passo:
·
Participação
dos pais:
·
No
caderno terá um bilhete destinado aos pais, para que participem das atividades,
preenchendo uma tabela e incentivando seu filho a despertar cada vez mais o
gosto pela leitura.
Recados
para os pais.
Eu,
Roseli do Carmo Ventura, professora, estou desenvolvendo neste ano de 2011 um
trabalho de incentivo a Literatura, na Biblioteca Cecília Meireles na Escola
Manoel Mayrink Neto, com o projeto “Cantando e recriando histórias com
Joãozinho e Maria”. Gostaria de contar com seu carinho e colaboração dando a
sua contribuição na atividade do projeto: “Avalie seu filho (a), preenchendo
assim, a tabela em anexo.
Desde já,
agradeço.
6°passo:
·
Sugeri
ao professor que explore de forma criativa o trabalho da criança a cada dia.
Avaliação:
·
Reconto;
·
Tabela
colorindo as carinhas com os seguintes conceitos: Muito bom, Estou melhorando,
Precioso melhor.
Autoavaliaçao:
Eu, Roseli do Carmo Ventura, sou professora do Ensino
Fundamental dos anos iniciais, nível Superior, trabalho atualmente na Escola
Municipal Manoel Mayrink Neto. Gosto muito de trabalhar com projetos que
motivem as crianças a desenvolver o hábito e o prazer de ler. Sempre fui uma
profissional dedicada e comprometida com o meu trabalho.
Já desenvolvi vários projetos direcionados à literatura
infanto – juvenil, como, por exemplo, Amigo Leitor que era realizado no momento
do recreio, atividades lúdicas envolvendo atividades de leitura, teatro com
dramatização de histórias entre outros.
Dentre os projetos desenvolvidos, o que mais me deixou
realizada e fez com que eu atingisse melhor e de forma gratificante os
objetivos almejados foi o projeto: Contando Histórias com Joãozinho e Maria.
O projeto envolve de forma significativa os alunos e a família.
Percebia nos olhos da criança o prazer em estar levando os bonecos para casa e
o interesse em estar realizado as atividades de leitura nele propostas.
Sempre preocupada em realizar um trabalho voltado para o
bem estar e desenvolvimento integral das crianças coordenei em 2011 o Projeto
“Segundo Tempo”, onde o esporte era o foco principal. Integrando ao esporte
desenvolvi também atividades voltadas para a leitura, onde as crianças
participavam com enorme interesse e espontaneidade.
Foi um trabalho muito prazeroso marcando assim mais uma
vez a minha trajetória enquanto educadora.
Recadinho para você Roseli:
Existe uma mensagem que diz assim:
“Somos da casa da AMIZADE
Quem chega encontra AFETO
Quem parte deixa “SAUDADES.”
E você tem deixado saudades a cada
momento que realiza
Uma OBRA de ARTE.
Carinhosamente Elaine.
Elaine,se faço é porque tem pessoas especiais como vc ,que sempre me incentiva.Muito obrigada!bjus roseli
ResponderExcluir