E.E. “ Helder de
Aquino”
Bom Jesus de
Cardosos
2013
Professora de Educação Física: Aline Totti.
Público Alvo:
alunos do Projeto Educação em Tempo Integral da Escola Estadual Helder de
Aquino.
Objetivo geral:
O mundo, como
nossos pais e avós e nós próprios conhecemos, mudou. As escolhas das gerações
que nos antecederam, da era pós-industrial, aqueceram o planeta e as consequências
desse aquecimento já começam a ser sentido por todo o planeta, inclusive no
Brasil. Além de tentar mitigar os problemas, precisamos também nos adaptar a
esta nova realidade de um planeta mais aquecido, cuja tendência será aquecer
ainda mais. E entre as consequências já previstas para as próximas décadas, o
aumento do nível dos oceanos está entre os maiores danos à infraestrutura
urbana e rural nas cidades litorâneas.
Para fazer uma
educação ambiental que seja compreendida por todos, precisamos antes perceber
que não é por falta de conhecimento ambiental que as árvores são derrubadas, a
fauna sacrificada ou o meio ambiente poluído.
O objetivo do
Projeto Recreação Sustentável épromover conhecimento sobre meio ambiente e
formas de preservá-lo. Confeccionando brinquedos, utensílios, brindes e roupas
com materiais recicláveis que eventualmente poderiam vir a poluir o meio
ambiente.
Objetivos
específicos:
▪ Vivenciar
experiências que motivem a criatividade e o protagonismo juvenil.
▪ Promover a
educação para o consumo consciente.
▪ Desenvolver a
consciência socioambiental.
▪ Incentivar as
práticas de recreação e lazer como potencializadora do aprendizado das
convivências humanas em prol da saúde e da alegria.
▪ Priorizar o
brincar como elemento fundamental da formação da criança e do adolescente.
▪ Desenvolvera
reciclagem.
▪Incentivar a
produção artística e cultural, individual e coletiva.
▪ Desenvolver a
comunicação verbal, leitura e escrita.
Metodologia:
Acompanhamento Pedagógico-4 oficinas
Oficina de
Língua Portuguesa: Produção de paródias sobre lixo e reciclagem.
Esporte e Lazer-
4 oficinas
Oficina de
Recreação: Confecção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis.
Cibercultura- 2
oficinas
Oficina de
História em Quadrinhos: confecção de história em quadrinhos com o seguinte tema
“ Como será o futuro do planta com tanta poluição?”
Direitos Humanos
e Cidadania- 2 oficinas
Oficina de
Educação em Direitos Humanos: Leitura e reflexão sobre aConferência das Nações
Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio + 20.
Educação
Socioambiental- 4 oficinas
Oficina de
EducaçãoEconômica: Confecção de artesanato, roupas e utensílios feitos com
materiais recicláveis.
Cultura e arte-
1 oficina
Oficina de
Pintura: “Tinta que vem da natureza”, como fazer tinta com terra, urucum,
açafrão e pó de café.
Garrafas pet,
latas, potes de iogurte, copos descartáveis, barbante, CDs velhos, tubo e
pistola de cola quente, lona, cola branca, pincéis, bolas de gude, lacres de
alumínio, sacos plásticos, jornais e revistas, papel crepom, tesoura, gliter
colorido, folhas de E.V.A, fita adesiva e papel sulfite.
Culminância:
Exposição dos
materiais confeccionados durante as oficinas durante a Feira Cultural da
escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário