Diversidade e currículo (Nilma Lino Gomes)
* indagar – perguntar,
pesquisar, investigar.
→O currículo compreende os
aspectos culturais, sociais, econômicos, culturais de socialização não sendo,
portanto, uma realidade abstrata à margem do sistema educativo (uma ponte entre
a sociedade e escola) em que se desenvolve e para o qual se planeja.
A diversidade é a indagação nuclear do currículo. Ela é
entendida como a construção histórica, cultural social das diferenças.
- Que indagações a diversidade traz para o currículo?
- Como lidar pedagogicamente com a diversidade?
- Onde surge a diversidade?
- Qual o trato dado à diversidade?
- Qual é a concepção de Educação atual?
- O que há de comum nas mudanças que vem ocorrendo nos diversos grupos sociais (gênero, raça, credo)?
→ Referencial ético de
direito
Currículo + conhecimento +
cultura + formação + diversidade + ensino – aprendizagem avaliação + valores +
cultura escolar + tempo escolar + espaço = direito a educação (a todos e não
somente aqueles que são considerados diferentes).
→ Desafio dos educadores I
- Liberar a diversidade dos olhares preconceituosos.
- Superar práticas classificatórias
→ Sistema escolar no ideal
democrático
Currículo → escola → conhecimento
↓
Projeto de sociedade democrática ← educação
→ O eixo diversidade está
inserido nos demais eixos que se relacionam e transitam entre si.
“O currículo não está
envolvido em um simples processo de transmissão de conhecimento e conteúdo.
Possui um caráter político e histórico social”. (Nilma Lino Gomes)
→ Tarefas propostas pela
autora Nilma Lino Gomes.
I-
Questionar a
presença ou não dessas indagações na nossa pratica docente, nos projetos
pedagógicos e nas propostas educacionais.
II-
Refletir sobre
qual a concepção de educação que nos orienta.
A educação é um processo
constituinte da experiência humana e se faz presente em toda e qualquer
sociedade.
III – Os perguntar sobre o que entendemos
por diversidade? Que diversidade pretendemos completar no currículo?
A diversidade se faz presente na
produção de praticas, saberes, valores, linguagens, tecnacas artísticas,
cientificas, representações do mundo experiências de sociabilidade e de
aprendizagem.
A diversidade faz parte do
acontecer humano.
→
Questionar ou não dessas indagações na nossa pratica docente, nos projetos
pedagógicos e nas propostas educacionais:
• Existe sensibilidade para a diversidade
na Educação infantil, Educação especial, EJA, Ensino fundamental, Médio e Superior?
- A diferença ultrapassa características biológicas (observáveis a olho nu); também é construída pelo sujeito social ao longo do processo histórico e cultural.
- Como a diferença é uma construção (no tempo e no espaço) essa que é observável a olho nu só pode ser assim chamada porque nós assim aprendemos desde que nascemos.
→ Desafios
do educador II
- Dificuldades de trabalhar pedagogicamente com a diversidade.
- Contradição já que a diversidade está no cotidiano escolar.
→ Refletir
sobre qual é a concepção de educação que nos orienta:
- Clareza;
- Conhecimento e praticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico;
- Orientar – se pela dinâmica da sociedade.
- Trato pedagógico da diversidade.
→Um bom exercício para
perceber a o caráter indagador da diversidade nos currículos seria analisar as
propostas e documentos oficiais (LDB nº. 93994/96)
- Agir;
- Sair do imobilismo e da inércia;
- Cumprir a função pedagógica, que expressam riquezas das identidades e da diversidade cultural presente na escola e na sociedade.
Concluindo:
A
diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças.
Assumir
a diversidade é posicionar-se contra as diversas formas de dominação, exclusão
e discriminação.
É
entender a educação como um direito social e o respeito à diversidade no
interior de um campo político.
Denise Ferreira
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