UNESAV- FASE
Andreísa
Helena de Lima
Miriam
Helena Gonçalves
Valéria
Mucci Castanheira de Paula
PLANEJAMENTO
SEGUNDO A ÓTICA DA NEUROPSICOLÓGIA
E ESCOLA INCLUSIVA COM PROPOSTAS PARA ATENDER SITUAÇÕES PRÓPRIAS DA
ESCOLA REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
“O
potencial do superdotado é inquestionavelmente o recurso natural mais precioso
que uma civilização pode ter”.
(Sternberg &
Davidson, 1986)
Introdução :
O seguinte planejamento visa buscar
uma proposta de atendimento aos alunos
que apresentam algum tipo de
dificuldade. Será focado aqui um tipo especifico de situação dentro da escola ,
trabalharemos com alunos com Superdotação pois percebemos que na escola X
possui 3 casos com esta especificidade .
A escola X ,não apresenta um plano de
atendimento para incluir alunos com dificuldades no ambiente escolar .Há
uma certa dificuldade para se inserir
tais alunos a um convívio social que
possibilite sua inserção na vida cotidiana, visando um processo de participação menos restritivo ,
participativo dinâmico e flexível.
SOUZA, apud Arn e Frierson (1971) sugere
que os objetivos de um programa de atendimento a superdotados não podem ser
associados apenas ao desenvolvimento intelectual, mas também devem favorecer o
crescimento pessoal e a interação social.
Ao se trabalhar com alunos superdotados as principais
características que se pretende alcançar com este alunos são as seguintes:
Melhores condições para o desenvolvimento de
habilidades acadêmicas.
Desenvolver bons hábitos de trabalho e estudo.
Incrementar
um clima de aprendizagem que resulte em maior produtividade.
Incrementar a
motivação.
Favorecer o ajustamento pessoal e emocional.
Promover o
desenvolvimento social.
Oferecer
melhor atendimento ao rítmo individual de crescimento e aprendizagem.
Possibilitar
a expansão de interesses.
Desenvolver
valores estéticos.
Justificativa
:
A
escola X não possui um planejamento para lidar com alunos com
Superdotação, alunos com alta capacidade
intelectual ,pois o mesmo se mostra a
frente de sua classe e muitas vezes atrapalha o rendimento dos demais, outras
vezes mostra se desinteressado, pelo fato do conteúdo das matérias não lhe
parecer interessante o suficiente .
Há ai o transtorno funcional especifico que são os transtorno
de atenção e a hiperatividade. Há então
de se haver uma abertura na escola para a adaptação e flexibilização curricular, para atender esta clientela em
especifico.
Objetivos:
Geral
:
Favorecer
nestes alunos o desenvolvimento global,
de tal forma que venha a dar as maiores contribuições possíveis à sociedade,
possibilitando-lhe, ao mesmo tempo, viver de uma forma satisfatória.
Especifico:
-Fazer
com que a comunidade escolar entenda
esta especificidade, auxiliando o aluno.
-Desenvolver
as aptidões do alunado com superdotação. Observando a real necessidade do aluno
.
-Criar
a partir de uma modalidade de atendimento em educação especial, um mecanismo de
adaptação destes alunos ao cotidiano escolar.
-Tornar
o ambiente de escolar mais interessante para o aluno superdotado.
-Ajudar os alunos com um alto potencial a desenvolver
ao máximo os seus talentos e habilidades.
- Fortalecer um autoconceito positivo.
- Ampliar as experiências desses alunos em uma diversidade de áreas e não apenas em uma área especializada do conhecimento.
- Desenvolver no aluno uma consciência social.
-Possibilitar ao aluno uma maior produtividade criativa.
- Fortalecer um autoconceito positivo.
- Ampliar as experiências desses alunos em uma diversidade de áreas e não apenas em uma área especializada do conhecimento.
- Desenvolver no aluno uma consciência social.
-Possibilitar ao aluno uma maior produtividade criativa.
Público
Alvo :
Três alunos da 5ª série que demonstram fazer parte do grupo de superdotados.
Tempo
gasto :
Todo
o ano letivo
Metodologia:
Primeiramente tem que haver um
planejamento sistemático do contexto escolar em que esta inserido o aluno com determinada especificidade, fazer com que
a comunidade escolar conheça como que e
como irá trabalhar em conjunto com esta especificidade.
Em seguida a forma de identificação que
se constitui na observação, de como tais alunos se comporta na escola.
A metodologia mais adequada neste caso
será a classe de recursos onde o aluno
deve ser atendido por um professor especializado,em horário diferente do que
freqüenta o ensino regular , individualmente ou em grupo , tem que se possuir
material adequado,recursos pedagógicos específicos , onde serão trabalhados os
seguintes critérios :
A
aprendizagem deve estar centrada no aluno e não no professor.
Deve ser encorajada a independência, e não a
dependência.
Deve ser encorajada uma atmosfera de "abertura
mental" em sala de aula.
Deve ser enfatizada a aceitação de idéias e não o
seu julgamento.
Deve ser permitida e encorajada a alta mobilidade
do aluno dentro da sala
Em
seguida deve se pensar sistematicamente no programa de aceleração
A aceleração consiste
essencialmente em se cumprir o programa escolar em menos tempo. De um modo
geral, o objetivo é evitar que o superdotado fique na escola mais tempo do que
o necessário, o que pode ocorrer de três formas diferentes:
A admissão precoce de
alunos nos colégios, ou seja, a admissão de alunos com idades inferiores à
idade normal;
Uma vez constatada uma
habilidade privilegiada e/ou um conhecimento superior, fazer com que o aluno
superdotado "salte" determinada série escolar tida como desnecessária
para ele;
Fazer com que o aluno
excepcionalmente capaz aprenda no seu próprio rítmo veloz, levando-o, por meio
de recursos especiais, a completar, em um único ano, duas ou mais séries
escolares.
Vantagens da Aceleração
Segundo SOUZA, apud Clark (1979).
É
um método que pode ser usado em praticamente qualquer escola. Os alunos
intelectualmente superiores tendem a escolher companheiros mais velhos, e a
aceleração vai favorecer este contato. A aceleração permite aos estudantes mais
capazes darem início a sua vida profissional mais cedo, o que resulta em maior
produtividade. Pelo fato do aluno permanecer menos tempo na
escola, os custos diminuem.
Observa-se menos tédio e insatisfação entre os estudantes a quem se permite acelerar nos estudos, os quais percebem o novo programa como sendo mais estimulante e menos enfadonho.
O ajustamento emocional e social tem se mostrado superior nos estudantes que participam de programas de aceleração.
Observa-se menos tédio e insatisfação entre os estudantes a quem se permite acelerar nos estudos, os quais percebem o novo programa como sendo mais estimulante e menos enfadonho.
O ajustamento emocional e social tem se mostrado superior nos estudantes que participam de programas de aceleração.
A
aceleração permite que se exija do aluno uma produtividade mais de acordo com
suas capacidades. Se um estudante inusitadamente brilhante permanece com os
seus colegas da mesma idade, ele possivelmente achará as tarefas propostas pelo
professor muito fáceis e desenvolverá hábitos de estudo inadequados.
A oportunidade de interagir e participar de atividades acadêmicas tende a favorecer uma atitude mais responsável por parte do aluno e o estabelecimento de novos propósitos e objetivos.
A oportunidade de interagir e participar de atividades acadêmicas tende a favorecer uma atitude mais responsável por parte do aluno e o estabelecimento de novos propósitos e objetivos.
Conclusão:
Analisar
esta especificidade é um dever da escola, esta deve então encaminhar este aluno
para que haja maior aproveitamento.
Mostramos neste trabalho que é possível trabalhar co o aluno superdotado
dentro do ambiente escolar, usando métodos de atendimento simples como
aceleração o aluno com certe
Bibliografia:
SOUZA, Bruno Campello de . educação dos superdotados
acesso em http://www.vademecum.com.br/sapiens/bruno.html 23/11/2009.
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