Escola Municipal Manoel Mayrink neto
“Aprendendo para a vida”
Sugestão de atividade:
Professora: Marciana Aparecida Maciel.
Plano de prática docente.
Alunos assistidos: 2° ano.
Disciplinas: Português, Ciências e Arte.
Assuntos:
I-Leitura do livro: A quarta-feira de Jonas - Ilustrações: Rafael
Limaverde. – Obras complementares.
II – Poesia: Nascimento e morte de um rio - Jussára C Godinho
III – Pesquisa
Objetivos:
·
Despertar o gosto pela leitura;
·
Desenvolver a leitura;
·
Interpretar o que Le;
·
Apreciar um poema;
·
Criar rimas;
·
Identificar rimas;
·
Perceber-se como parte integrante do meio ambiente;
·
Conscientizar-se dos danos causados ao meio
ambiente.
I-Livro: A quarta-feira de Jonas - Socorro Acioli
1.
Apresentação do livro.
·
Apreciação
2.
Leitura deleite do livro.
3.
Leitura do livro feita pelos alunos, onde eles farão
a leitura continuada.
4.
Debate sobre o livro.
5.
Interpretação escrita.
·
Qual é o titulo do livro?
·
Quem é o autor?
·
Quem é o ilustrador?
·
O que você vê na capa do livro? Escreva.
·
Quem é a personagem principal?
·
Observando o quarto do Jonas, quais as duas coisas
que ele mais gostava?
·
Como estava o quarto do Jonas?
·
Que dia da semana chegavam revistas de Jonas?
·
Escreva o nome da família de golfinhos que Jonas
observava.
·
Que atitude Jonas teve quando recebeu as revisas?
·
Que consequência sua atitude gerou?
·
Que ensinamento Jonas tirou?
·
Ajude Jonas a escolher nomes para a família de
golfinhos que chegou.
·
Que mensagem o livro trouxe para você aplicar na sua
vida cotidiana?
II- Outro texto:
Poema.
O nascimento e a morte de um rio.(Jussara C. Goldinho).
Nasci sereno
Manso e cristalino
Por entre os verdes
Doce vale menino.
Cresci robusto
E forte e valente
E fui andando
Emocionando gente.
Atravessei cidades
Quase poderoso,
Mas de tanta maldade
Fiquei tão horroroso.
Lixões, lixos e lixinhos
Deixaram-me malcheiroso
Alugaram meus peixinhos
Não sou mais um rio garboso.
·
Leitura feita pela professora
·
Leitura coletiva (jogral)
·
Debate.
·
Atividade escrita.
Responda:
1.
Quantos versos têm o poema?
2.
Quantas estrofes?
3.
Circule as rimas.
4.
Copie as rimas.
5.
Ilustre o poema.
6.
Escreva outras rimas para o poema, utilizando
antônimos nos versos 11, 12, 13, 14,15 e 16.
7.
Leia para a Tuma.
8.
Ilustre.
9.
Quais são as semelhanças existentes no poema e no
poema que você modificou?
10. Quais são as diferentes no
poema e no poema que você modificou?
III- Pesquisa.
·
Coleta seletiva.
·
Reciclagem.
·
Mesa redonda. (Fazer uma mesa redonda com os
assuntos da pesquisa).
·
Confeccional brinquedos utilizado embalagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário