sábado, 15 de novembro de 2014

Poesia:Jussára C Godinho + A quarta-feira de Jonas



Escola Municipal Manoel Mayrink neto
“Aprendendo para a vida”

Sugestão de atividade:
Professora: Marciana Aparecida Maciel.

Plano de prática docente.
Alunos assistidos: 2° ano.

Disciplinas: Português, Ciências e Arte.

Assuntos:

I-Leitura do livro: A quarta-feira de Jonas - Ilustrações: Rafael Limaverde. – Obras complementares.

 II – Poesia: Nascimento e morte de um rio - Jussára C Godinho

 III – Pesquisa

Objetivos:

·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a leitura;
·         Interpretar o que Le;
·         Apreciar um poema;
·         Criar rimas;
·         Identificar rimas;
·         Perceber-se como parte integrante do meio ambiente;
·         Conscientizar-se dos danos causados ao meio ambiente.

I-Livro: A quarta-feira de Jonas - Socorro Acioli

1.      Apresentação do livro.
·         Apreciação


2.      Leitura deleite do livro.

3.      Leitura do livro feita pelos alunos, onde eles farão a leitura continuada.

4.      Debate sobre o livro.

5.      Interpretação escrita.

·         Qual é o titulo do livro?
·         Quem é o autor?
·         Quem é o ilustrador?
·         O que você vê na capa do livro? Escreva.
·         Quem é a personagem principal?
·         Observando o quarto do Jonas, quais as duas coisas que ele mais gostava?
·         Como estava o quarto do Jonas?
·         Que dia da semana chegavam revistas de Jonas?
·         Escreva o nome da família de golfinhos que Jonas observava.
·         Que atitude Jonas teve quando recebeu as revisas?
·         Que consequência sua atitude gerou?
·         Que ensinamento Jonas tirou?
·         Ajude Jonas a escolher nomes para a família de golfinhos que chegou.
·         Que mensagem o livro trouxe para você aplicar na sua vida cotidiana?

II- Outro texto:

Poema.

O nascimento e a morte de um rio.(Jussara C. Goldinho).

Nasci sereno
Manso e cristalino
Por entre os verdes
Doce vale menino.

Cresci robusto
E forte e valente
E fui andando
Emocionando gente.

Atravessei cidades
Quase poderoso,
Mas de tanta maldade
Fiquei tão horroroso.

Lixões, lixos e lixinhos
Deixaram-me malcheiroso
Alugaram meus peixinhos
Não sou mais um rio garboso. 


·         Leitura feita pela professora
·         Leitura coletiva (jogral)
·         Debate.
·         Atividade escrita.

       Responda:

1.      Quantos versos têm o poema?
2.      Quantas estrofes?
3.      Circule as rimas.
4.      Copie as rimas.
5.      Ilustre o poema.
6.      Escreva outras rimas para o poema, utilizando antônimos nos versos 11, 12, 13, 14,15 e 16.
7.      Leia para a Tuma.
8.      Ilustre.
9.      Quais são as semelhanças existentes no poema e no poema que você modificou?
10.  Quais são as diferentes no poema e no poema que você modificou?

III- Pesquisa.

·         Coleta seletiva.
·         Reciclagem.
·         Mesa redonda. (Fazer uma mesa redonda com os assuntos da pesquisa).
·         Confeccional brinquedos utilizado embalagens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário