Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a Vida
Pontos turísticos de Urucânia
Justificativa
Este
trabalho foi elaborado de acordo com o currículo, como já fazia parte deste
resolvi mudar a maneira de ensinar para envolver todos os meus alunos PRATICA X
LAZER, na elaboração de diversas produções textuais. Por isso escolhi o gênero
carta partindo de uma belíssima excursão. Conhecer os pontos turísticos da
cidade de Urucânia.
Identificação da Turma
A turma 302
é composta por 28 alunos sendo 9 meninas e 19 meninos todos estão dentro da
faixa etária exceto 1 deles. O mais importante é que continuei com a turma
desde 2013, uma das sugestões do PACTO onde facilitou o meu trabalho neste ano
de 2014, pois já conhecia o nível de aprendizagem de cada um. Quanto aos
conhecimentos prévios muitos não conheciam o Asilo “Maria Vitória Campos”; E
alguns pontos turísticos. Afinal tenho alunos da Zona Rural e Urbana.
Duração: 4 dias ( seguindo o quadro
de horário abaixo).
HORÁRIO
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
7h10 às 8h00
|
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa
|
Ed.
Física
|
História
|
Língua Portuguesa
|
8h00 às 8h55
|
Língua Portuguesa
|
Matemática
|
Língua Portuguesa
|
História
|
Língua Portuguesa
|
8h55 às 9h10
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
9h15 às 10h05
|
Ciências
|
Língua Portuguesa
|
Matemática
|
Matemática
|
Matemática
|
10h05 às 10h45
|
Matemática
|
Ciências
|
Geografia
|
Matemática
|
Arte
|
10h45 às 11h25
|
Matemática
|
Ciências
|
Geografia
|
Língua Portuguesa
|
Ens.
Religioso
|
Atenciosamente,
Tereza Campos.
Produção de Texto
As produções de texto
foram escritas para atender seus alunos, funcionários da escola,
comunidade e o fundamental – FAMÍLIA, cujo objetivo era unir o útil ao agradável.
comunidade e o fundamental – FAMÍLIA, cujo objetivo era unir o útil ao agradável.
Objetivos
·
Eixo
produção de textos escritos: Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a
diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba; Pontuar os textos,
favorecendo a compreensão do leitor; Produzir textos de diferentes gêneros com
autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·
Eixo
leitura: ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações; localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temática, lidos pelo
professor.
·
Eixo
oralidade: Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes
propósitos sobre tudo os mais formais comuns em instancias publicas (debate,
entrevista, exposição, relato de experiências orais, dentre outros); Valorizar
os textos de tradição oral, reconhecendo como manifestações culturais.
Desenvolvimento
O nosso
trabalho foi feito através do conteúdo de História QUAL? Ao iniciar o trabalho
sobre os bairros de Urucânia, os alunos sugeriram varias ideias. Então fui
registrando as sugestões dos mesmos. Articulei o planode acordo com as sugestões: A partir desse momento
começamos a estudar os pontos turísticos de Urucânia, tivemos a ideia de fazer
uma visita aos mesmos, mas para isso precisávamos de um ônibus para nos
conduzir ate o local .
Daí veio a
ideia da produção de texto, atividade que já fazia parte da nossa rotina em
sala de aula. Fizemos uma produção de texto coletiva (gênero carta) onde fui
ouvindo a opinião de cada um oralmente e registrando no quadro. A carta era
para a nossa supervisora Elaine, expondo o que queríamos que providenciasse o
ônibus para nós.Através da carta iniciamos o nosso trabalho, discutimos
bastante e foi escolhido um aluno para passar a carta a limpo e entregar a
Elaine.
Foi tudo
muito bem sucedido, marcarmos o passeio e divertimos bastante, quando
retornamos fizemos outra carta agradecendo a nossa supervisora pelo apoio que
ela nos deu. Naquele momento abriu - se oportunidades criativas para uma serie
de produções vivenciando a realidade de cada aluno. Nessa situação, os alunos
trabalham vários tipos de gêneros textuais a seguir vocês poderão ver no anexo
do nosso portfólio.
Um aspecto
importante é discutir com os alunos quais as regras apresentadas em uma
narração fixando as fundamentais. Todos os textos deixaram os alunos
entusiasmados em relação ao contexto. Para finalizar cada aluno fez a leitura
da sua produção, cujo assunto o inicio e termino da excursão, todas ficaram
lindas, pois partiu da vivência deles.
Formas de agrupamento da turma
Utilizei varias formas de agrupamento: Primeiro
fizemos uma produção de texto coletiva onde cada aluno teve sua oportunidade de
se expressar (escrevemos a carta para pedir o ônibus) neste momento fui à
escriba. A segunda atividade foi feita em trio, pois era necessário entrarmos
em um acordo, os alunos tinham que reescrever outra carta mais dessa vez
agradecendo pelo transporte. No terceiro momento cada aluno individualmente
escreveu sua produção de texto relatando o inicio e o termino da excursão.
Foi de
acordo com a qualidade da oralidade de cada aluno não olhei a quantidade de
palavras uma vez que cada um apresenta um nível de desenvolvimento diferente.
Ouvi ajuda mútua, interesse pelo o assunto e o meu objetivo era que todos
participassem, avaliei também a produção textual.
Professora Alfabetizadora: Tereza Campos Ségala
3º ano /1º turno - 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário