GÊNERO
TEXTUAL: BILHETE
Professora Alfabetizadora: Ana Rita Albuquerque
Pataro.
2º ano /3º turno - 2014
Justificativa:
O PNAIC nós
proporcionou conhecer diversos recursos didáticos, planejar, escrever, revisar
e, sobre tudo destacar o contexto da produção escrita. Nesse intuito
desenvolveremos o nosso trabalho a partir do Gênero Textual: Bilhete, onde será
possível relembrar algumas brincadeiras e confeccionar alguns brinquedos juntamente
com as duas turmas permitindo assim um maior envolvimento e participação dos
alunos.
Iniciamos
o trabalho na primeira semana de Outubro aproveitamos as sugestões proposta
pelo Pacto o quadro modalidades organizativas trabalhando diversos gêneros para
que os mesmos conseguissem aprender e entender os grupos dos gêneros (narrar,
expor, argumentar, instruir, poetar e relatar). Terminarmos na última semana desse
mesmo mês.
Objetivos:
Eixo análise linguística – apropriação
do Sistema de Escrita Alfabética:
·
Reconhecer
diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais;
·
Usar diferentes
tipos de letras em situações de escritas de palavras e textos;
·
Ler, ajustando a
pauta sonora ao escrito.
Eixo análise linguística – discursividade,
textualidade e normatividade: Analisar a
adequação de um texto (lido, escrito ou estudado) aos Interlocutores e á
formalidade de contexto ao qual se destina;
·
Conhecer e usar
diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades,
esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.;
·
Identificar e
fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as
convecções;
·
Pontuar o texto;
·
Segmentar
palavras em textos.
Eixo leitura: Ler textos
(poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com
autonomia;
·
Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros, atendendo a diferentes
finalidades, por meio da atividade de um escriba;
·
Interpretar
frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
Eixo produção de textos escritos:Produzir textos
de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da
atividade de um escriba;
·
Gerar e organizar
o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos
para articular idéias e fatos.
Eixo oralidade:Produzir textos
orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais
formais comuns em instancias publicas (debate, entrevista, exposição, noticia,
propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
Desenvolvimento:
No 1º dia
reunimos as duas turmas do 2° ano em uma das salas, fizemos um circulo e eu Ana
Rita perguntei aos alunos se eles sabiam o que era um bilhete. Muitos
responderam que sim, então a partir desse momento começamos a socializar as
ideias. Realmente meus alunos e os alunos da professora Raimunda Berenice
possuíam conhecimentos, pois segundo seus relatos muitos já haviam enviado
bilhetes para coleguinhas e outros falaram sobre os bilhetes que a escola envia
para casa, aproveitamos o momento e Raimunda Berenice entregou uma folha
xerocada confirmando que eles estavam certos e que para escrevermos o bilhete
era necessário seguir alguns passos, fizemos a leitura coletiva depois da
explicação decidimos que cada aluno escreveria o seu bilhete, fizemos a
correção e deixamos os alunos curiosos porque nós falamos que eles iam receber
um bilhete meio estranho depois do recreio da Tia Carmem (Tia Carmem era apenas
a tia do texto que iríamos trabalhar com eles, mas não contamos).
Muitos alunos nós procuraram durante o
recreio, pois queriam saber “Qual era o bilhete estranho?” Achamos muito
interessante. Antes dos alunos entrarem na sala eu e Raimunda Berenice
colocamos o bilhete dentro de um envelope na carteira organizamos essas
carteiras em dupla, quando os alunos chegaram ficaram curiosos e rapidamente eu
Ana Rita comecei a observar a atitude deles, Raimunda Berenice apenas deu um
comando dizendo que a Tia Carmem esteve aqui e deixou um bilhete para cada um
de vocês, mas para isso terão que resolver em grupo mais cada um reescrevendo o
seu bilhete na sua própria folha. Achamos muito interessante, depois a brincadeira
era a dupla quem conseguisse ler o bilhete primeiro, nesse dia conseguimos
atingir o nosso objetivo.
2º dia: Novamente
juntamos nossos alunos e retomamos o assunto anterior e entregamos uma folha
para brincarmos de batalha silábica para não fugir do tema, para resolver essa
brincadeira eles teriam que seguir as coordenadas do jogo e em seguida
encontrar algumas palavras no caça – palavra, depois da escovação eu Ana Rita entreguei
um bilhete maluco eles riram quando fiz a leitura em seguida continuamos com as
atividades, Raimunda Berenice mostrou vários tipos de bilhetes e explicou também
que o bilhete era uma das produções de textos que estávamos acostumados a fazer
porém de outro gênero.
3º dia: Utilizamos
o livro adotado do 2º ano ( De olho no Futuro).Atividades das páginas 86, 87 e 88.
Observação:
Utilizamos o livro como suporte porque nele também tinha o gênero bilhete. Depois
do recreio minha turma e a da professora Berenice formos brincar no pátio com
os brinquedos confeccionados por eles. Para finalizar parabenizamos a todos
pela participação e criatividade.
Formas de
agrupamento da turma: De acordo com as aulas planejadas eu e a professora
Raimunda Berenice decidimos desenvolver esse trabalho visando à socialização,
mas existiram possibilidades de trabalhar com os alunos individuais, em dupla e
em grupo.
Avaliação:Para
avaliarmos decidimos que seria a participação durante as aulas e as produções
de texto escritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário