sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Trabalhando com Bilhete - Turma 2º ano.

GÊNERO TEXTUAL: BILHETE

Professora Alfabetizadora: Ana Rita Albuquerque Pataro.

2º ano /3º turno - 2014
Justificativa: 
O PNAIC nós proporcionou conhecer diversos recursos didáticos, planejar, escrever, revisar e, sobre tudo destacar o contexto da produção escrita. Nesse intuito desenvolveremos o nosso trabalho a partir do Gênero Textual: Bilhete, onde será possível relembrar algumas brincadeiras e confeccionar alguns brinquedos juntamente com as duas turmas permitindo assim um maior envolvimento e participação dos alunos.
Duração:
Iniciamos o trabalho na primeira semana de Outubro aproveitamos as sugestões proposta pelo Pacto o quadro modalidades organizativas trabalhando diversos gêneros para que os mesmos conseguissem aprender e entender os grupos dos gêneros (narrar, expor, argumentar, instruir, poetar e relatar). Terminarmos na última semana desse mesmo mês.
e será possível relembrar algumas brincadeiras e confeccionar alguns brinquedos juntamente com as duas turmas permitindo assim um maior envolvimento e participação dos alunos.
Objetivos:

Eixo análise linguística – apropriação do Sistema de Escrita Alfabética:
·       Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais;
·       Usar diferentes tipos de letras em situações de escritas de palavras e textos;
·       Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
 Eixo análise linguística – discursividade, textualidade e normatividade:   Analisar a adequação de um texto (lido, escrito ou estudado) aos Interlocutores e á formalidade de contexto ao qual se destina;
·       Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.;
·       Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convecções;
·       Pontuar o texto;
·       Segmentar palavras em textos.
 Eixo leitura:  Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia;
·       Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;
·       Interpretar frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
Eixo produção de textos escritos:Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;
·       Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular idéias e fatos.
Eixo oralidade:Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instancias publicas (debate, entrevista, exposição, noticia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros).
 Desenvolvimento:
 No 1º dia reunimos as duas turmas do 2° ano em uma das salas, fizemos um circulo e eu Ana Rita perguntei aos alunos se eles sabiam o que era um bilhete. Muitos responderam que sim, então a partir desse momento começamos a socializar as ideias. Realmente meus alunos e os alunos da professora Raimunda Berenice possuíam conhecimentos, pois segundo seus relatos muitos já haviam enviado bilhetes para coleguinhas e outros falaram sobre os bilhetes que a escola envia para casa, aproveitamos o momento e Raimunda Berenice entregou uma folha xerocada confirmando que eles estavam certos e que para escrevermos o bilhete era necessário seguir alguns passos, fizemos a leitura coletiva depois da explicação decidimos que cada aluno escreveria o seu bilhete, fizemos a correção e deixamos os alunos curiosos porque nós falamos que eles iam receber um bilhete meio estranho depois do recreio da Tia Carmem (Tia Carmem era apenas a tia do texto que iríamos trabalhar com eles, mas não contamos).

 Muitos alunos nós procuraram durante o recreio, pois queriam saber “Qual era o bilhete estranho?” Achamos muito interessante. Antes dos alunos entrarem na sala eu e Raimunda Berenice colocamos o bilhete dentro de um envelope na carteira organizamos essas carteiras em dupla, quando os alunos chegaram ficaram curiosos e rapidamente eu Ana Rita comecei a observar a atitude deles, Raimunda Berenice apenas deu um comando dizendo que a Tia Carmem esteve aqui e deixou um bilhete para cada um de vocês, mas para isso terão que resolver em grupo mais cada um reescrevendo o seu bilhete na sua própria folha. Achamos muito interessante, depois a brincadeira era a dupla quem conseguisse ler o bilhete primeiro, nesse dia conseguimos atingir o nosso objetivo.
2º dia: Novamente juntamos nossos alunos e retomamos o assunto anterior e entregamos uma folha para brincarmos de batalha silábica para não fugir do tema, para resolver essa brincadeira eles teriam que seguir as coordenadas do jogo e em seguida encontrar algumas palavras no caça – palavra, depois da escovação eu Ana Rita entreguei um bilhete maluco eles riram quando fiz a leitura em seguida continuamos com as atividades, Raimunda Berenice mostrou vários tipos de bilhetes e explicou também que o bilhete era uma das produções de textos que estávamos acostumados a fazer porém de outro gênero.
 3º dia: Utilizamos o livro adotado do 2º ano ( De olho no Futuro).Atividades das páginas 86, 87 e 88.
 Observação: Utilizamos o livro como suporte porque nele também tinha o gênero bilhete. Depois do recreio minha turma e a da professora Berenice formos brincar no pátio com os brinquedos confeccionados por eles. Para finalizar parabenizamos a todos pela participação e criatividade.
  Formas de agrupamento da turma: De acordo com as aulas planejadas eu e a professora Raimunda Berenice decidimos desenvolver esse trabalho visando à socialização, mas existiram possibilidades de trabalhar com os alunos individuais, em dupla e em grupo.
Avaliação:Para avaliarmos decidimos que seria a participação durante as aulas e as produções de texto escritas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário