Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida.
Numa aula sobre plantas,
surgiu uma “chuva” de questões tais como: - Como aparecem as plantas? O que é a
germinação? De que precisam para germinar? Demoram todas o mesmo tempo a
crescer? As folhas são todas iguais? Daí surgiu à discussão e muitas hipóteses
foram levantadas. Estava assim criada a situação que conduziu à necessidade de
realizar uma atividade experimental para confirmar ou rejeitar essas hipóteses.
Objetivos:
Despertar
a curiosidade pelo que nos rodeia
Desenvolver
a capacidade de raciocínio
Experimentar
Aprender
a observar
Desenvolver
uma atitude crítica
Perceber
quais os fatores que influenciam a germinação das sementes e o crescimento das
plantas.
Partimos
para a experiência, fizemos a lista do material necessário, viram o que
faltava, estudamos o espaço existente na escola e socorreram da família para
arranjar o material e sementes de alpiste, levando em consideração que crianças
não devem manusear materiais que possam perfurar o dedo ou outras partes do
corpo.
A
turma foi dividida em grupo para a confecção da carinha de boneco que fizeram
nos vasinhos. Em seguida, escolheram um colega do grupo para encher o vaso com
terra e coloca sobre ela uma camada de alpiste.
Em
outro momento, identificamos o vaso com o nome do pessoal do grupo e os
colocamos em um ambiente as escolas que recebessem água e luz solar.
Foram
observando diariamente e efetuando registros.
Sempre que necessário regavam as sementes.
Começaram
por estranhar o fato de germinarem primeiro os que estavam mais próximos da
janela e as hipóteses apontadas fora: Devido ao calor do sol e a água que
receberam diariamente as sementes germinarem bem e cresceram bastante.
Estranharam o fato de não ser germinado os vasos que ficaram mais distantes da
janela sem a luz do sol, não havendo quase nada a registrar.
Ao
final de 15 dias, observamos que os vasos que não receberam luz solar, apenas a água, não germinaram e as sementes apodreceram. Confirmaram ainda que o tempo
de germinação das sementes não é igual para todas as plantas, nem o seu
crescimento e as folhas são diferentes de plantas para plantas.
As
atividades desenvolvidas decorreram de uma forma bastante satisfatória e
tiraram-se conclusões que me surpreendeu, trabalharam em grupos com muito
interesse, empenho e respeito embora com algum barulho.
Em
Língua Portuguesa iniciamos as nossas atividades com uma história: A história
do “João e da semente de maça”.
Através
de imagens contamos a história pelo que foram surgindo nas crianças varias
questões:
_Será
que as maças têm sementes como as da história?
_
A semente faz crescer uma árvore com frutas?
_
O que precisa a semente para crescer?
Essa
historia elaborada por mim foi um convite para entrar no maravilhoso mundo das
descobertas, registrando, suas opiniões, seus sentimentos e suas reflexões.Após
esses momentos apresentei a proposta de representarmos a história, foi
socializada a ideia de apresentar para toda a escola, num momento festivo. As
crianças empolgadas assumiram seus respectivos papeis na construção e na
estimulação da sua imaginação.
Com
o objetivo de contribuir para a ampliação dos recursos e ampliar os
conhecimentos sobre a Matemática trabalhando gráficos, desenhamos e medimos a
germinação das sementes, utilizando o método cientifico.Para dar continuidade
as atividades em Matemática além de medir e desenhar sugeri que poderíamos
trabalhar o calendário através do quadro de anotações que era feito em dias
alternações na semana.
Podemos
afirmar, assim, que na dinâmica dessas atividades foi possível perceber uma
atividade social. Por meio dessas experiências, cada criança mostra ser capaz
de tirar suas próprias conclusões, suas hipóteses enfim, vivenciando o fazer,
criando asas para a sua imaginação.
Para
organização dos conhecimentos foram feitos as principais abordagens do tema na
valorização e exploração dos conhecimentos prévios dos alunos buscando a
reflexão e a fixação dos conhecimentos adquiridos.
Para
que as etapas da metodologia cientifica fossem vivenciadas, reuni os alunos e
pedi que elaborassem perguntas e hipóteses sobre o experimento levando-os a
confrontar as resultados e as hipóteses, possibilitando-os desenvolver a
habilidade de escutar, compreender e respeitar o que o outro diz. (Experimentação,
conclusão e avaliação).
Concluídas
as atividades contamos com a interação conjunta do PNAIC que contribuiu no
acompanhamento diário da pratica pedagógica e no fornecimento do material
necessário, assegurando assim o sucesso da realização das atividades
relacionadas ao projeto.
Referencias:
· Fonseca
_ Marcia _ Coleção hoje é dia de Ciências.
· Brockelmann
Helena Rita _ Organizadora: Editora Moderna.
Um abraço bem apertado para todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário