PALESTRA I – EQUILIBRIO E POSTURA – Urucânia M.G.
Enf. Fabiana Pereira Barbosa.
JUSTIFICATIVA
Manter-se física e
mentalmente ativo possibilita que o ritmo da perda das funções psicológicas e
orgânicas se reduza, e que o aumente a qualidade dos anos de vida de um
indivíduo (WAGORN, THÉBERGE & ORBAN, 1993). Para que um idoso se adapte a
uma atividade física deve ter satisfação clara pela atividade escolhida. Do
mesmo modo, é necessário que esta atividade seja adequada às suas condições de
prática (GORINCHTEYN, 1999).
Um dos problemas
freqüentemente enfrentado com a chegada da velhice é a alteração da postura
corporal, os movimentos são lentos e por isso, o equilíbrio corporal é mais
difícil, explicando tantas quedas e tombos (KNOPLICH, 2001). Mas o fato de um
indivíduo ter mais de 60 anos não o impossibilita da reeducação postural. A
abordagem profilática de uma reeducação postural tem o intuito de minimizar os
efeitos do processo degenerativo e da sobrecarga mecânica pela má postura
continuada (ARAÚJO, 1996 apud CANDOTTI, PRESSI & SCHUCH, 2000).
Segundo KNOPLICH (2001)
tão ou mais freqüente do que um resfriado, a dor na coluna representa um
tormento para as pessoas, principalmente as de idade avançada. Quando menos se
espera, uma parte do corpo pouco lembrada pede socorro. As dores são sinais de
desequilíbrio na musculatura e podem ter causas variadas, que vão desde a má
postura até problemas mais sérios como doenças reumáticas, traumas e tumores.
A boa postura é
considerada fator importante à saúde do sistema músculo-esquelético, pois se
acredita que ela possa evitar problemas álgicos e processos degenerativos. Assim,
propostas educativas, preventivas e terapêuticas têm sido oferecidas à
população com o objetivo de oportunizar uma melhora da postura corporal, intervir na
postura de uma pessoa significa, num certo sentido, indicar-lhe maneiras
de entender-se e de se comportar corporalmente (VIEIRA E SOUZA, 2002).
OBJETIVOS
- Orientar os benefícios da boa postura;
- Informar a influência da má postura na saúde;
- Ensinar métodos para adquirir uma boa postura;
- Orientar para a prática de exercícios físicos em casa para a coluna.
METODOLOGIA
As palestras foram
realizadas no Salão Paroquial Padre Efraim, um lugar amplo, arejado, bem
equipado e de fácil acesso aos idosos. Como a cidade de Urucânia já possuía
grupo de idosos formado não foi necessária a distribuição de convites para a
participação da palestra, o grupo foi apenas subdividido em grupos de 25.
Primeiramente iniciamos o
evento, com uma dinâmica “Urso de pelúcia “ , onde todos sentaram um do lado do
outro e o urso de pelúcia ia passando de mão em mão, e quem estivesse com o
urso deveria falar o que tinha vontade de fazer com ele.No final que todos
falaram foi pedido que façam o mesmo com que fizeram com o urso com a pessoa do
lado.Com a dinâmica houve uma grande interação entre eles e pode perceber que o
grupo é bem participativo.
Durante a ministração do
tema foi levantado varias questões principalmente sobre as conseqüências da má
postura na saúde e os modos errôneos de postura no dia-a-dia; discutimos sobre
elas e todas foram sanadas. Em seguida servimos o lanche, constituído por pão,
biscoito água-sal, bolo e café.
Posteriormente, iniciamos
a atividade prática de exercícios para a coluna feitos em casa, com explicação
de cada um e os seus benefícios para a postura, foi lembrado que algumas
práticas citadas não poderiam ser realizadas por pessoas com problemas em
articulações.
Ao final, foi entregue
impressos dos exercícios da aula prática e dos cuidados diários com a postura (ANEXO
I e II). Todos ficaram muito satisfeitos com a palestra e com a criação do
projeto oficina terapêutica.
RECURSOS
MATERIAIS
- Impressos em folha sufiti;
- Data-show.
ANEXO I
Exercícios para a coluna
Inclinar um pouco o tronco para um lado e depois para o outro. Cuidado para não rodar o tronco. A mão não deve ultrapassar a altura dos joelhosExercícios para quadril, joelho e tornozelo
um porte bem elegante.
ANEXO II
CANDOTTI,
Cláudia Tarragô; PRESSI, Ana Maria; SCHUCH, Elisa. Escola Postural para a
Terceira Idade. Revista Perfil, ano IX, n. 4, p. 16- 24, abril 2000.
GORINCHTEYN,
José Carlos. Os Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade. A Terceira
Idade, ano X, n. 16, p. 63- 69, maio 1999.
KNOPLICH,
José. Viva bem com a coluna que você tem. 19ª Edição. São Paulo: Ibrasa,2001.
VIEIRA,
Adriane; SOUZA, Jorge Luiz. Concepções de boa postura dos participantes da
Escola Postural da ESEF/UFRGS. Porto Alegre: Movimento, ano V, n. 1, p. 9-20,
janeiro/abril, 2002.
WAGORN,
Y. ; THÉBERGE, S. ; ORBAN, A. R. Manual de Ginástica e Bem-Estar para aTerceira
Idade: Para uma velhice feliz e saudável. São Paulo: Marco Zero, 1993.
UES M. E. & MORAES J. P. Escola postural para a terceira
idade. PRAXISTERAPIA - Vol. VIII - N 8 - Julho de 2003 - Revista de
Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta.
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