Didática e Metodologia
A Metodologia estuda os métodos de
ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor.
A Metodologia é importante por uma
razão muito simples: para escolher o método mais adequado de ensino precisamos
conhecer os métodos existentes.
Conceitos básicos:
Procedimentos de ensino, estratégias,
métodos e técnicas. Esses são alguns dos termos utilizados para designar
aspectos relativos ao tópico Como ensinar.
Vejamos o significado especifico de
cada um desses termos:
Estratégia- É uma palavra emprestada da
terminologia militar. Trata-se de uma descrição dos meios disponíveis pelo
professor para atingir os objetivos específicos.
Método- O significado etimológico da
palavra método é: caminho a seguir para alcançar um fim . Para nosso objetivo
podemos conceituar método como sendo um roteiro geral de atividade. O método
indica as grandes linhas de ação,sem se deter em operacionalizá-las. Podemos dizer
que o método é um caminho que leva até certo ponto, sem ser o veículo de
chegada que é a técnica.
Técnica- É a operacionalização do método. Se
o professor, por exemplo, quer utilizar um método ativo para atingir seus objetivos,
poderá operacionalizar esse método através da utilização da diferentes técnicas
de dinâmicas de grupo.
Procedimentos- Maneira de efetuar alguma coisa. Consistente
em descrever as atividades desenvolvidas pelo professor e atividades
desenvolvidas pelos alunos
Métodos e técnicas tradicionais:
1. A aula expositiva e a técnica de
perguntas e respostas.
Técnicas e métodos novos:
1. Método Montessori
2. Centros de interesses
3. Método de solução de problemas
4. Método de projetos
5. Trabalho em grupos
6. Unidades didáticas
7. Estudos do meio
8. Método psicogenético
Nenhum comentário:
Postar um comentário