1.
Em relação ao
desenvolvimento da resolução de problemas e cálculos:
·
Pedir que a criança
compre algo e confira o troco.
·
Solicitar a ela
que faça uma pesquisa de preço através de preço de panfletos de supermercado.
·
Quando ela for
ajudar em receitas, pedir que conte os ingredientes.
·
Pedir que ela coloque
a mesa para as refeições, contando as pessoas, pratos, copos, etc..
·
Incentivá-la a
usar instrumentos de medida como: fita métrica, régua, balança, relógio.
·
Medir objetos da
casa e comparar as medidas.
·
Marcar no relógio
o tempo que levam para realizar alguma
atividade.
·
Pesar os
ingredientes das receitas.
·
Contar no calendário
quantos dias faltam para uma data importante.
·
Mostre para ela
como a matemática pode ser divertida a útil. Não transmita a ela suas próprias
dificuldades. Os pais são modelos para os filhos.
·
Incentive a
criança a fazer contas (operações), sem escrever.
·
Mostrar a ela a
lista de compras e pedir que ela calcule para ver se o dinheiro vai ser
suficiente
·
Usar as receitas
em problemas matemáticos. Ex; nesta receita vou precisar de 250gramas de
farinha d trigo. Se eu quiser fazer duas receitas, quanto vou gastar?
·
Incentivá-la a
somar os preços daquilo que estão comprando, quanto gastou para fazer aquele
almoço, quanto vale o prato de cada um da família.
·
Pedir que ela
calcule quanto tempo leva para ir até a escola, calcular o tempo durante a
semana. Propor problemas com as horas.
·
Conte historias, propondo probleminhas matemáticos.
·
Incentive a
criança a contar a s coisas do cotidiano: pares de sapato, roda de carro, árvores, placas, pessoas, etc. e
a brincar com os números onde quer que eles apareçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário