Educando para a vida!
Disciplina: Artes
Professora: Elaine
Supervisora: Ana Rosa
Roteiro de Aula: ( 02 aulas)
Dinâmica do Nó: Então levei os alunos para quadra da escola. Pedi que fizessem um circulo e com as mãos dadas olhassem quem estivesse do lado esquerdo e direito. Depois que soltassem as mãos e andassem pela quadra aproveitando o espaço. E assim que eu desse o sinal todos deveriam parar no mesmo lugar. E assim que cada um parou pedi que encontrassem com quem estava do lado direto e do lado esquerdo como no inicio e assim que cada um deu as mãos pedi que voltassem como era antes.
Foi uma confusão!
De volta para a sala:
Comecei com alguns questionamentos sobre a dinâmica fazendo um paralelo com o cotidiano. Pontos positivos e negativos.
E fui relacionando tudo com a disciplina Arte. Tudo oral.
A seguir entrei esse texto abaixo e fizemos a leitura com paragrafação explicando de acordo com a leitura de cada aluno.
O Senhor é o meu Senhor,
E nada há de faltar. (23:1)
A VIDA É UMA ARTE...
Arte vem do latim
ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida
como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética
ou comunicativa, realizada a partir da percepção,
das emoções
e das ideias,
com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência
e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para
isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura,
a escrita,
a música,
a dança,
a fotografia,
a escultura
e assim por diante.Considera-se que no início da civilização a arte teria principalmente funções mágicas e rituais, mas ao longo dos séculos e das diferentes culturas tanto conceito como função mudaram de maneira importante, adquirindo componentes estéticos, sociológicos, lúdicos, religiosos, morais, experimentais, pedagógicos, mercantis, psicológicos, políticos e ornamentais, entre outros. O conceito de arte continua hoje em dia objeto de grandes debates, e permanece, a rigor, indefinido. A palavra também é usada para designar simplesmente uma habilidade ou talento especial, como a "arte médica", a "arte da pesca", etc, mas na bibliografia especializada designa geralmente atividades que têm características criativas e estéticas.
Definição
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.
Numa visão muito simplificada, arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
- a manifestação de alguma
habilidade especial;
- a criação artificial de
algo pelo homem;
- o desencadeamento de algum
tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
- a apresentação de algum
tipo de ordem, padrão ou harmonia;
- a transmissão de um senso
de novidade e ineditismo;
- a expressão da realidade
interior do criador;
- a comunicação de algo sob a
forma de uma linguagem especial;
- a noção de valor e
importância;
- a excitação da imaginação e
a fantasia;
- a indução ou comunicação de
uma experiência-pico;
- coisas que possuam
reconhecidamente um sentido;
- coisas que deem uma resposta a um dado problema.
Formas, Gêneros, Mídias
e Estilos
As artes são muitas vezes divididas em categorias específicas, tais como artes decorativas, artes plásticas, artes do espectáculo, ou literatura. Assim, por exemplo, pintura é uma forma de arte plástica, e a poesia é uma forma de arte literária.
Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do que gênero. Alguns exemplos incluem Arquitectura, Arte digital, Banda desenhada, Cinema, Dança, Desenho, Escultura, Graffiti, Fotografia, Literatura (Poesia e Prosa), Música, Pintura.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Finalizei com a dinâmica da
bala:
Em dupla de acordo com o sexo masculino e feminino expliquei que sem a ajuda das mãos a dupla teria que descascar a bala e chupar. Então coloquei a bala na boca de cada um e iniciaram.
Foi incrível consegui atingir o objetivo que eu queria.
Obs: Trabalhei com eles a importância do sentir e a necessidade do outro como ser na sociedade. O bom artista tem que ter sensibilidade.
Para Casa:
Entreguei para cada aluno caixa de leite para que os mesmos pudessem encapar a caixa utilizando a criatividade.
Obs: Continuaremos na próxima aula usando a nossa arte.
Não percam. Vocês terão uma surpresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário