PERFIL DA ESCOLA
Escola: Escola Municipal “Manoel
Mayrink Neto”
Aprendendo para a vida!
Aprendendo para a vida!
Equipe de Liderança:
Lília
Beatriz Campos Mayrink (Coordenadora)
Sandra
Márcia de Souza (Coordenadora)
Elaine
Auxiliadora Maurício Neves (Supervisora)
Maria
Aparecida Romagnoli (Supervisora)
Júlia Cecília
Ventura (Supervisora)
Edna Lima
Mayrink (Coordenadora do Tempo Integral)
Patrícia Gomes
Inácio (Supervisora do Tempo Integral)
Visão: Ser reconhecida no município de Urucânia como Escola de 1º
ao 5º ano do Ensino Fundamental I que proporciona aos seus alunos alto nível de
aprendizagem em leitura, escrita e resolução de problemas.
Missão: A missão da Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” é
assegurar aos alunos um excelente desenvolvimento em Habilidades Fundamentais
para prosseguir com sucesso em seus estudos, estabelecendo práticas pedagógicas
adequadas, adaptando-as, avaliando-as e relatando resultados.
Alunos: A Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” atende a um total
de 768 alunos, distribuídos em 30 (trinta) turmas do primeiro ao quinto ano; 01
(uma) turma do P.A.V. (Programa Acelerar para Vencer – 4º e 5º ano), 01 turma
da E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos)
e 02 turmas do Tempo Integral, funcionando em um segundo endereço no prédio do
CEAC (Escola Municipal “Júlia de Souza Freitas”).
ANO DE ESCOLARIDADE |
|||||||
Primeiro ano
|
Segundo ano
|
Terceiro ano
|
Quarto ano
|
Quinto ano
|
PAV
(4º/5º)
|
E.J.A.
|
|
Nº de alunos
|
111
|
154
|
146
|
180
|
130
|
25
|
22
|
O nível socioeconômico dos pais é
relativamente baixo, sendo que aproximadamente 90% das famílias se mantém com o
máximo de 02 salários mínimos mensais.
Cerca de 40% das famílias dos
alunos é assistida por programas assistenciais do Governo Federal, Bolsa Família e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
O
nível de escolaridade dos pais é bem variado, abrangendo desde analfabetos a
graduados a nível superior, sendo que maior parte não chegou a concluir o
Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
A escola é bem reconhecida por
apresentar bons resultados de aprendizagem quando comparada a escolas similares
do município e pelo desempenho dos alunos quando passam por processos seletivos
em escolas da rede particular de ensino do município vizinho (Ponte Nova/MG)
Pessoal: A equipe de liderança é constituída por 2 (duas)
coordenadoras e 4 supervisoras e todas elas apresentam licenciatura plena ou
pedagogia. Todos os professores regentes (32 pessoas) possuem licenciatura
plena, exceto duas – uma com o curso de Letras em curso e outra que apresenta
somente o Magistério a nível médio. 10 deles possuem curso de pós graduação.
Além desses professores, a escola dispõe de 3 professores de Educação Física,
ambos com formação específica.
A
equipe de apoio é constituída por 4 professores, ambas com licenciatura plena e
13 serviçais. 3 delas estão cursando o Ensino Fundamental no PA.V. (5º ao 9º
ano) da rede estadual de ensino do município; 2 cursam o Ensino Médio e as
demais apresentam o Ensino Fundamental incompleto.
Programas: Ainda no ano de 2009 a escola, via Secretaria Municipal de
Educação pretende implantar uma sala de informática, onde os alunos terão
acesso a uma rede de computadores interligada à internet, para fins de estudo e
pesquisa. Possui também um gabinete dentário – inativo.
Instalações: A escola tem 16 salas de aula de 42m2 cada,
sendo uma delas utilizada como sala de leitura, para implantação em escala do
projeto de leitura iniciado no ano corrente de 2008. Possui também uma
biblioteca, uma sala de vídeo, um laboratório funcionando atualmente como sala
de aula dos alunos do P.A.V (Programa “Acelerar para vencer”); uma cozinha,
pátio coberto, uma quadra de areia e uma quadra coberta, além de uma
secretaria, subdividida em 05 salas menores onde atuam a equipe de liderança da
escola, a Secretária Municipal de Educação e funcionárias da S.M.E. Nesse
espaço há também um banheiro para uso dos professores. Próximo ao pátio
coberto, há 03 (três) banheiros: um masculino e um feminino para uso dos alunos
e um para uso das serviçais da escola.
Tecnologia: A escola Manoel
Mayrink almeja se tornar referência em SGI na região da 33ª Superintendência
Regional de Ensino, sendo esse o primeiro município a implantá-lo. Além disso
tem estendido aos professores dois computadores interligados à internet, ação
que irá se estender aos alunos. Dispõe também de uma TV 29’, três aparelhos de som 3 em
1.
Requisitos: Os pais
desejam uma educação de alta qualidade e segurança para os seus filhos. Para
isso a escola tem percebido a necessidade de lançar mão de projetos e ações que
visem uma maior participação da família na vida escolar dos filhos. A escola
tem trabalhado com projetos voltados à formação de valores humanos de respeito
e convivência, de valorização do ambiente escolar por parte dos alunos.
Parcerias: A escola tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação,
Secretaria Municipal de Agricultura, alunos da Escola Estadual “Professor
Manuel Rufino”, Conselho Tutelar do Município e alunas do curso de Pedagogia da
ULBRA, com sede no município.
Desafios: Um dos grandes desafios da escola é a segurança dos alunos.
A situação geográfica da escola a deixa em uma condição desprivilegiada. A rua
de acesso à escola é consideravelmente íngreme. Além disso, alguns moradores da
rua principal perpendicular a essa rua costumam deixar carros e veículos
pesados bem próximos ao cruzamento das mesmas, dificultando além do trânsito
dos ônibus escolares a visibilidade dos alunos ao descer e atravessar a rua.
Para isso a escola disponibilizou um de seus funcionários de apoio para
acompanhar a subida e a descida dos alunos, mas entende que essa medida ainda é
ineficiente para solucionar o problema. Outro desafio é reduzir os índices de
reprovação nas séries finais do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano).
Diferencial: A escola Manoel Mayrink destaca-se por apresentar um
quadro de professores bem qualificado para o trabalho e por investir no projeto
de incentivo à leitura.
Categoria
1.0
Liderança
A E.L.
(equipe de liderança) da escola usa a missão para direcionar a tomada de
decisões internas, abrangendo aspectos administrativos e pedagógicos.
Na
primeira reunião de pais do ano, a missão é apresentada aos mesmos, valendo-se
de mensagens, artigos e citações, enfatizando a preocupação da equipe escolar
com a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, garantindo a continuidade
dos estudos, com sucesso crescente. Nas reuniões de professores a E.L.
demonstra o mesmo compromisso com a aprendizagem dos alunos. Nas salas de aula,
professores a utilizam para escrever a missão da classe e priorizar as metas a
serem atingidas por eles e pelos discentes no decorrer do ano letivo.
A
E.L. da escola pessoalmente produz as diretrizes estratégicas do Plano de
Melhoramento. A coordenadora faz a gestão dos Times de Metas através de
encontros marcados de acordo com a necessidade dos integrantes dos mesmos. O
desdobramento do Plano de Melhoramento é monitorado mensalmente através de
reuniões entre os integrantes dessa equipe. Sempre que necessário, são
elaborados planos de ação para divisão de tarefas entre os componentes da E.L.,
visando maior agilidade e envolvimento entre esses.
A
E.L. tem missão, metas pessoais e gráficos de desempenho expostos nas suas
salas. Cada integrante possui a “Agenda do dia seguinte”, um processo da SME
direcionado a coordenadores e supervisores. Na mesma, cada qual lista as
tarefas a desempenhar em cada dia. Nessas tarefas, procura-se levar em conta
aspectos relevantes da missão da escola. Nos eventos, são elaborados planos de
ação envolvendo todos os funcionários. Sempre que possível, é feita a avaliação
dos mesmos através do positivo/delta. Os melhoramentos são feitos nos eventos
de mesma natureza.
Os
recursos materiais utilizados pela escola são solicitados de acordo com o
processo licitatório da Prefeitura Municipal, sendo que a mesma ainda busca
maior autonomia para a tomada dessas decisões. Na elaboração do Plano de
Desenvolvimento (PDE), a E.L. priorizou metas ligadas ao ensino/aprendizagem,
resultados e gestão escolar, tendo em vista o repasse direto de recursos
financeiros do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para a Caixa Escolar.
Com os mesmos, pretende-se investir na formação e capacitação dos professores
em Português e Matemática (metas 01, 02 e 04), através de oficinas, cursos e
material de apoio.
O
monitoramento das metas é feito através da exposição do painel de desempenho
aos pais nas reuniões bimestrais. Os alunos possuem o portfólio. A E.L.,
principalmente as supervisoras pedagógicas acompanham e dão respaldo aos
professores por meio da assessoria pedagógica, realizada quinzenalmente, onde o
professor tem oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar os resultados
correntes da sua classe nas metas de aprendizagem. São realizadas visitas às
salas de aula, onde as supervisoras têm oportunidade de acompanhar
constantemente as ações do professor e o progresso dos alunos, fazendo as
possíveis intervenções.
A
E.L. lidera um programa de responsabilidade pública e cidadania, organizando um
abaixo-assinado, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar acerca da
segurança dos alunos no fluxo de entrada e saída da escola. Com esse documento,
pretende-se conseguir, junto ao poder público, placas de sinalização para
otimizar o trânsito nessas proximidades.
A
E.L. utiliza o Bravo para reconhecer os professores que desempenham práticas do
SGI em suas classes. Os Times de Metas são reconhecidos publicamente pela
coordenadora. Além desses processos, foi montado um painel em local visível da
escola onde se faz o reconhecimento a professores e funcionários que aderiram
ao SGI e contribuem diretamente para o alcance das metas previstas no Plano de
Melhoramento da Escola.
Categoria 2.0
Planejamento Estratégico
Os dados de
avaliações internas e externas são o início do trabalho de priorização de metas
de aprendizagem. A equipe de liderança define pelo menos duas metas
prioritárias para cada semestre, a serem trabalhadas pelos Times de Metas.
Os
dados fornecidos pela SME também são utilizados como parâmetro de comparação.
No
início do ano letivo, aplicamos uma pesquisa de expectativas dos pais, com foco
nos itens: aprendizagem da criança (meta 1 a 6), participação da família (meta 14).
Quanto
ao ambiente da escola é realizada uma pesquisa de satisfação dos pais, com o
intuito de desenvolver ações através de planos de ação ou processos visando
melhorias consideráveis.
O
melhoramento no trabalho dos times de meta baseia-se no Relatório do time.
Nossas
metas de curto prazo são as metas operacionais (metas 9, 10, 11 e 12 do Plano
de Melhoramento). As de longo prazo são aquelas ligadas à aprendizagem e ao
desenvolvimento de competências básicas do aluno (meta 1 a 7 do Plano de
Melhoramento).
Temos
como principal meta melhorar o desempenho da escola e da SME em leitura,
escrita, cálculos e resolução de problemas, sendo essas as habilidades
contempladas na nossa visão e nas quais a escola apresentou desempenho
compatível ao do Estado de MG, mas com vistas a melhorar,considerando que a
média estadual não atingiu o nível recomendável de proficiência.
A
equipe de Liderança avalia o processo de montagem e condução do Plano de
Melhoramento em
dezembro. Nessa avaliação, levanta-se as mudanças
necessárias. As mesmas são validadas de acordo com o Plano de Melhoramento da
Secretaria Municipal de Educação.
Categoria 3.0
Foco no Aluno e nas Partes Interessadas
Nossa
escola trabalha em parceria com a Secretaria de Educação do município e tem
buscado, por meio de ações pontuais melhorar os índices de desenvolvimento em
leitura e escrita dos alunos.
Nesse
ano de 2009, a
escola coloca em escala inovação do Time de Metas, com um trabalho voltado
especificamente à leitura. Para isso, conta com duas funcionárias de apoio,
atuando no primeiro e no terceiro turno, com cronograma de atendimento,
elaboração e execução de projetos a serem desenvolvidos junto aos alunos e
professores da escola. Os alunos fazem visitas semanais à Sala de Leitura.
A
liderança da escola Manoel Mayrink Neto tem como prioridade, atender cada vez
mais aos alunos, pais e comunidade. Para isso, lança mão das pesquisas de
expectativas, das quais se pode destacar os principais anseios das partes
interessadas:
Clientes
|
O que priorizamos para atender
|
Alunos
|
Trabalho voltado à aprendizagem
ativa; merenda de qualidade; recreio orientado/monitorado; biblioteca, sala
de leitura; aulas de educação física planejadas; parceria com a Secretaria de
Assistência Social (trabalho voluntariado); atividades variadas em sala de
aula; desenvolvimento de projetos voltados à formação de valores de
convivência e higiene; realização de pesquisas no Telecentro; parceria com o
Conselho Tutelar do município.
|
Professores/
Funcionários
|
Cursos de educação e
treinamento; trabalho em times de metas; atendimento pedagógico
individualizado quinzenalmente; acesso à informática/internet na própria
escola.
|
Pais
|
Reuniões administrativas
semestralmente e pedagógicas bimestralmente. Ações voltadas à garantia da
segurança das crianças, principalmente em atividades extraclasse (recreio,
entrada/saída dos alunos da escola). A escola realiza a pesquisa de
expectativas dos pais para levantar as demandas/anseios da família em relação
ao trabalho desenvolvido pela escola.
|
Comunidade
|
Alunos com maior capacidade de
atuação social, com formação sólida no que diz respeito à cidadania e
convivência através de projetos
interdisciplinares: “Passe adiante”, “Formiguinhas”, Feira Cultural,
Festivais de Declamação e Dança.
|
SME
|
Atuação junto ao Conselho
Escolar; atendimento às dificuldades de aprendizagem dos alunos; trabalho
pedagógico eficiente e eficaz; participação em cursos de capacitação.
|
Além da pesquisa de satisfação
dos pais, a escola lança mão dos canais de escuta da merenda, limpeza, do
atendimento, caixinha de dúvidas e sugestões para professores e funcionários.
Com
relação aos quesitos Disciplina e Segurança dos alunos na escola, a equipe de
Liderança tem realizado um trabalho efetivo junto aos professores e pais dos
alunos, mantendo sempre um caderno de registro de ocorrências disciplinares atualizado,
buscando parceria com o Conselho Tutelar do município em casos gritantes, além
de realizar contato permanente com os pais ou responsáveis dos alunos que
apresentam casos mais graves de indisciplina tanto em sala quanto fora dela.
Quanto à segurança, tem sido realizado um trabalho de acompanhamento freqüente
dos recreios, com funcionários de apoio e equipe de liderança dispostos em
pontos estratégicos da escola. No início e no fim das aulas, há um funcionário
de apoio presente todos os dias na rua de acesso à escola, zelando pelos
alunos, principalmente os da zona rural, que vêm nos ônibus escolares. A equipe
de coordenação organizou junto às famílias um abaixo-assinado reivindicando
placas de sinalização na rua principal de acesso à escola, facilitando o
trânsito dos ônibus, prevenindo possíveis acidentes com os alunos. No primeiro
turno devido à faixa etária dos alunos, a equipe de liderança dividiu as turmas
em três recreios, evitando aglomeração dos mesmos e facilitando o monitoramento
do recreio pela equipe de apoio. Ao final de cada turno são dados dois sinais
visando uma maior organização do processo de saída dos alunos da escola, os
quais são conduzidos pelos professores até as proximidades do portão de saída.
Categoria 4.0
Informação e Análise
A tabela
seguinte exemplifica como os dados coletados na Escola Municipal “Manoel
Mayrink Neto” baseiam-se na missão, finalidade, metas e outros elementos
estratégicos:
Instrumento/
Processo
|
Tipos
de dados
|
Alinhado
com...
|
Forma
de disponibilização
|
Checagem de
sistemas:
·
Minichecagem
·
Midichecagem
·
Checagem
|
Auto-avaliação:
·
Professores
·
Funcionários
·
Alunos
·
Pais
·
Equipe de
Liderança
|
·
Estratégia I:
Meta 14: parceria com as familias
|
Gráficos no
Painel de Desempenho da escola e da sala de aula
|
+/∆
|
·
Avaliação de processos, eventos: equipe de
liderança, professores, funcionários e alunos
·
Gestão de processos
|
·
Missão
·
Requisitos de alunos
·
Requisitos do pessoal
·
Requisitos dos pais
·
Valores:
Liderança Visionária, Melhoramento contínuo,
gestão por fatos e dados
|
·
Gráficos nos setores
·
Retorno em reuniões
·
Sala de aula
·
Sala dos professores
|
Canais de
escuta:
·
Pesquisas:
-
Expectativa
-
Satisfação
-
Efetividade
-
Satisfação com a Merenda
-
Satisfação com a atividade
·
Como fui atendido
·
Caixinha de Sugestões e Reclamações
|
Níveis de
Satisfação
|
·
Requisitos de alunos e pais: ambiente da escola e
segurança
·
Requisitos do pessoal: clima e condições de
trabalho
·
Valores: Melhoramento contínuo, Valorização de
Professores, funcionários e parceiros, Responsabilidade Pública e Cidadania,
Foco no Futuro, Gestão por fatos e dados
|
·
Pátio
·
Gráficos nos setores
·
Sala dos professores
·
Sala de aula
|
·
Cantinho de problemas
|
·
Auto-avaliação
·
Proficiência oral
|
Meta 5 e 6
|
Sala de aula
|
Os
dados são disponibilizados num prazo muito curto após a sua coleta. Os dados da
classe são instantâneos, visando agilizar o processo de gestão em sala de aula.
Os
usuários dos dados são os professores, funcionários, alunos e pais, que ficam a
par dos resultados obtidos através das várias formas de divulgação utilizadas
pela equipe de liderança.
Categoria 5.0
Foco nos Recursos Humanos
Usamos
o “Valorização” para distinguir as pessoas que contribuem destacadamente
com o Plano de Melhoramento da Escola. A cada 15 dias colocamos em um mural
fixo da escola em local visível a todos, mensagens ou frases para aqueles
profissionais que realizaram alguma atividade que destacou no período.
No
CEAC (Centro Educacional para o Adolescente e a Criança), há um processo de
reconhecimento de funcionários, com o objetivo de valorizar, divulgar o seu
desempenho, promover o alto padrão de desempenho e qualidade no trabalho e
elevar a auto estima. Os critérios levados em conta são: disponibilidade,
assiduidade, pontualidade, envolvimento com o trabalho, atendimento às partes
interessadas, inovação, agilidade, organização, cooperação, capricho,
entusiasmo, dedicação, compromisso e segurança. A equipe de liderança oferece
um coquetel onde destaca a importância do compromisso do educador com a
aprendizagem e com o trabalho a ser desenvolvido na instituição. No momento
oportuno, faz a entrega de um presente à funcionária destaque, reconhecendo-a
diante das demais e ao mesmo tempo incentivando-as a buscar o melhoramento
contínuo da sua prática.
Aos
funcionários novatos a Equipe de Liderança promove encontros para apresentação
e esclarecimentos sobre o SGI, explicitando o Plano de Melhoramento da Escola,
auxiliando-os na elaboração da sua missão e do seu plano de metas.
Os
times de meta são apoiados pela coordenadora da escola, a qual procura se
encontrar sempre com o gerente de metas, dando o apoio necessário (pessoal e
material) para que os trabalhos do time prossigam, disponibilizando
funcionários de apoio para auxiliar na realização de atividades. O
reconhecimento é feito tirando-se uma foto ampliada dos componentes do time, a
qual é exposta na sala dos professores com uma mensagem de agradecimento. Além
disso, cada um recebe um cartão que é entregue diante de todos os funcionários
e alunos da escola no turno de atuação do time.
Os
processos utilizados pelos times são colocados em escala, com as possíveis
inovações. Para tal, professores e outros funcionários são capacitados e
orientados pela equipe de supervisão da escola, principalmente nos momentos
reservados à assessoria pedagógica.
A
equipe de liderança da escola tem se empenhado muito em envolver cada vez mais
profissionais na elaboração e utilização de processos, principalmente os de
aprendizagem, dando sempre o apoio logístico para que esses sejam
implementados.
Categoria 6.0
Gestão de Processos
A
Escola Municipal “Manoel Mayrink Neto” tem vários processos. Alguns foram
elaborados por professores, outros pela equipe de liderança. Os mesmos estão
sempre alinhados a uma ou mais de uma de nossas metas:
Meta da Escola
|
Processo
|
Destaque do
Processo
|
Leitura
(Meta 1)
|
Vem estudar comigo |
Envolvimento dos pais no
processo de alfabetização dos filhos (alunos levam a bolsa com letras para
casa)
|
Ler para
gostar de ler
|
Diversos textos, livros dentro
de uma caixa onde despertará a importância do hábito de ler, incentivando os
alunos a usarem a caixa todos os dias.
|
|
Passaporte
para o prazer e para o aprender
|
Produzir e dramatizar contos,
histórias, através de teatro, utilizando fantoches.
|
|
Nosso
cantinho de leitura
|
Organizar um cantinho de
leitura com diversos textos de acordo com o interesse dos alunos; treinar os
mesmos para apresentar uma boa leitura; avaliar com as carinhas emocionômetro
e utilizar o cartaz “campeão da leitura”
|
|
Festival de
Leitura
|
Ler bonito, com entonação, obedecendo
as regras de pontuação. Colocar os alunos para ler toda segunda-feira –
meninos X meninas. Registrar no gráfico os resultados da equipe e fixar no
painel de desempenho.b
|
|
Hora da
Fábula
|
Alunos compartilham leituras e
enriquecem o conhecimento sobre fábulas.
|
|
Hora da
Leitura
|
Trabalho com diversos tipos de
leitura (silenciosa, oral, dinâmica) individual e em grupo. Avaliar
usando as carinhas do emocionômetro.
|
|
Ler é
divertido
|
Alunos lendo porque gostam em
parceria com a família.
|
|
Despertar o
gosto pela Leitura Literária
|
Alunos interessados e
participando da “Leitura Literária”. Desenvolver o nível de compreensão e
interpretação dos mesmos.
|
|
Leitura e Escrita
(Metas 1 e 2)
|
Folklore
|
Fazer um SQA com os alunos;
pesquisar em livros da Biblioteca da escola, registrar e comparar o nosso
Folclore com o das outras regiões. Montar um mural com os materiais trazidos
pelos alunos.
|
Reescrevendo
juntos
|
Alunos produzindo textos e se
tornando autores do livro confeccionado.
|
Meta da Escola
|
Processo
|
Destaque do
Processo
|
Expressão oral
(Meta 3)
|
Capturando
Poemas
|
Alunos recitando, compondo,
ilustrando e expondo poesias em livros.
|
Contando
histórias para você na TV
|
Contar a história através de
cenas imagísticas ou de imagens utilizando a TV de papelão, depois pedir aos
alunos que recontem oralmente o que entenderam. Fazer o +/∆.
|
|
Leitura e expressão
oral
(Metas 1 e 3)
|
Festival de
Declamação
|
Incentivar os alunos a
desenvolver a leitura, linguagem oral
e expressão corporal.
|
Cálculos
(Meta 4)
|
Monitorando
os feras dos fatos
|
Alunos memorizando os fatos
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), através do lúdico
com envolvimento dos pais.
|
Expressão oral
Interação
(Metas 3 e 6)
|
Quem brinca
aprende muito mais
|
Proporcionar as mesmas
oportunidades tanto aos alunos mais tímidos quanto aos mais desinibidos,
despertando neles a importância de expressar-se bem através de jogos
confeccionados pelo professor.
|
Resolução de
problemas
(Meta 5)
|
Cantinho de
problemas
|
Resolver problemas
disciplinares e de convivência surgidos em sala de aula utilizando planos de
ação elaborados e executados junto dos alunos. Avaliar utilizando o +/∆ e
pesquisa de satisfação com a atividade.
|
Interação
(Meta 6)
|
A moda
amarela
|
Assistir o filme, aproveitar
para trabalhar os valores e a expectativa do aluno naquele ano letivo;
iniciar a missão da turma.
|
Picada de
abelha
|
Desenvolver nos alunos atitudes
de confiança e respeito por si mesmo e pelos outros, onde ele possa trabalhar
em conjunto através de dinâmicas, jogos, textos, histórias imagísticas,
músicas, despertando amizades, obediência, cooperação e outros valores.
|
|
Sala de aula
– Espaço de convivência
|
Melhorar a convivência em sala
de aula.
|
|
Estrelinhas
dos combinados
|
Alunos cumprindo combinados
|
|
Momento certo
|
Alunos sentados perto uns dos
outros, com necessidade de comunicação. Disposição da turma em U
(semicírculo). Utilizar um cartaz para o momento certo. Objetivo:
melhorar a disciplina em sala de aula.
|
|
As
formiguinhas
|
Todos cooperando para manter a
escola limpa. As turmas, junto dos professores e supervisores saem das salas
após o recreio e recolhem pacotes de biscoito, etc, que são jogados pelos
próprios alunos no pátio da escola. Para isso é feito um cronograma.
|
Meta da Escola
|
Processo
|
Destaque do
Processo
|
Interação e
comprometimento com a aprendizagem
(Metas 6 e 11)
|
Coletânea de
Músicas
|
Melhorar a disciplina e a
socialização na sala de aula através da escuta e da dramatização de músicas.
|
Leitura
Utilização de novas
tecnologias
(Metas 1 e 7)
|
Pesquisando e
descobrindo
|
Utilizando o Telecentro,
despertando o gosto pela leitura e na sala de aula desenvolver arte com
massinha de modelar.
|
Leitura, escrita e
expressão oral
(Metas 1, 2 e 3)
|
Recordando
|
Oferecer momentos para os
alunos exercitarem a memória, relatando diariamente o que foi feito no dia
anterior, levantando oportunidades para o professor avaliar e melhorar suas
aulas.
|
Parceria com os
pais
(Meta 9)
|
Reforçando os
laços familiares
|
Escolher um texto ou reportagem
(educativo: como educar os filhos, etc); enviar o texto xerocado para os pais
quinzenalmente; analisar o retorno das respostas e satisfação com o processo.
|
Comprometimento com
a aprendizagem
(Meta 11)
|
Caderno Nota
10!
|
Despertar no aluno o gosto pela
organização e capricho pelos cadernos e envolver os pais nesse processo.
|
Estrela do
Bimestre
|
Incentivar os alunos a
respeitarem combinados e dedicarem aos estudos.
|
|
Aluno Nota
10!
|
Reconhecer o aluno todos os
bimestres, com foto e certificado, colocando-os no portfólio.
|
|
Incentivo à
formação continuada
(Meta 12)
|
Sintonia
|
Realização de encontros com os
professores para conhecer a escala de proficiência, assim como as habilidades
e competências de cada ano de escolaridade. Organizar coletivamente o plano
de intervenção pedagógica.
|
Metas 12 e 15
|
Crescer
|
Utilizar os próprios
professores da escola para desenvolver temas de acordo com a necessidade do
momento e repassar a oficina de apoio da liderança.
|
Meta 13
|
Bravo
|
Reconhecer o professor por ter
implantado e desenvolvido o SGI em sua sala de aula com sucesso.
|
Parceria com a
comunidade
(Meta 14)
|
Não basta ser
pai, tem que participar...
|
Elaborar, enviar e recolher
questionários dos pais de alunos do 3º ano. Comparar dados levantados pelos
professores sobre a realidade dos alunos em sala. Convocar os
pais em que as respostas não condizem com a realidade observada pelo
professor/supervisor para atendimento pessoal/individual com a equipe de
liderança da escola. Registrar a conversa com o e acompanhar a evolução após
a mesma.
|
Meta da Escola
|
Processo
|
Destaque do
Processo
|
Parceria com a
comunidade
(Meta 14)
|
Segurança e
acessibilidade
|
Atender as expectativas dos
pais com relação ao trânsito próximo à escola e o acesso à mesma, visando
garantir mobilidade aos deficientes físicos. Montar documento e encaminhar às
autoridades competentes. Cobrar ações e acompanhar. Dar retorno à comunidade.
|
Metas 12 e 15
|
Comunicando
|
Planejar e promover encontros
periódicos da Equipe de Liderança (quinzenalmente) para esclarecer e manter
canais de escuta: como fui atendido, caixinha de sugestões, limpeza das
salas, aceitação da merenda, fala professor, etc. Manter registros,
confrontar e esclarecer mal entendidos.
|
Escuta ativa
|
Sondar as expectativas de
professores e funcionários de apoio, pais e alunos, priorizando as ações mais
significativas.
|
|
Meta 15
|
Fala,
professor
|
Criar um canal de comunicação
para trocas de informações, recados, bilhetes entre educadores e supervisores
do turno.
|
No CEAC,
também são desenvolvidos vários processos:
Meta da Escola
|
Processo
|
Destaque do
Processo
|
||
Meta 1
|
Passaporte para o Futuro
|
·
Levar o Carrinho com livros à sala de aula
|
||
Meta 1: Ler
Meta 6: Interação
|
Processo Humanização
|
·
Fazer um debate sobre o tema
·
Trabalhar valores
·
Trabalhar textos informativos
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Metas
1, 2, 3, 5 e 6
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A construção da Paz
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Trabalho de responsabilidade pública e cidadania
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Meta 3
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Quem conta contos encanta
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Trabalhar com oficina de Contação de Histórias
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Meta 3
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TV “CEAC”
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Criar um programa de TV com os alunos
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Metas 3 e 6
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Teatro no CEAC
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Incentivar o aluno a expressar-se de forma
espontânea
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Meta 5
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Ajudante do dia
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Fazer os combinados com os ajudantes
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Estabelecer atribuições para os mesmos
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Montar a escala da semana
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Meta 5
Situações problema
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Cantinho de Problemas
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Os alunos fazem um relatório de problemas
existentes.
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Monta-se junto dos alunos um Plano de Ação
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Meta da Escola
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Processo
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Destaque do
Processo
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Meta 5
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Cantinho de Reflexão
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Dar uma nova oportunidade ao aluno de
construir seus valores
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Meta 6
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Correio da Amizade
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Trabalhar a socialização e amizade através do
correio
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Mandar mensagens para os colegas
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Meta 11
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Estrela da Amizade em Organização
“Disciplina”
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Promover a disciplina dos
alunos através do diálogo
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Meta 13
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“Bravo”
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Reconhecer funcionários da Escola
semestralmente
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Os professores usam o +/Δ, o radar da classe e a
pesquisa de satisfação com a atividade para melhorar seus processos em sala de
aula.
A
Equipe de Liderança utilizou o PTCA na organização do recreio, utiliza o +/Δ no
encerramento de eventos, na avaliação das atividades das atividades
desenvolvidas pela equipe de apoio. É feito o monitoramento da satisfação e
gráficos de resultados. Utilizamos o plano de ação sempre que há reuniões e
eventos.
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