Pacto
Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Portfólio
Escola
Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo
para a vida”
2014
Professora: Vânia
Lima – 1º ano/1º turno.
A
história da Dona Baratinha
Justificativa
No
processo de alfabetização, é grande o número de dificuldades no desenvolvimento
das linguagens oral e escrito.
Com o objetivo de sanar esse obstáculo, resolvi confeccionar junto com os alunos um livrinho para estimular a leitura e a oralidade.
Com o objetivo de sanar esse obstáculo, resolvi confeccionar junto com os alunos um livrinho para estimular a leitura e a oralidade.
Identificação
da turma
A turma do
1º ano, do 1º turno é composta por crianças que iniciaram o ano letivo com 5
anos de idade, hoje todos têm 6 anos completo.
Os alunos já tinham conhecimento do assunto que iam
trabalhar por ser um tema bastante conhecido entre os clássicos infantis.
Duração: (2 aulas e 20 minutos) 120 minuto.
Duração: (2 aulas e 20 minutos) 120 minuto.
Objetivo
• Gerar e organizar o
conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para
articular ideias e fatos.
•Revisar os textos após
diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias
discursivas.
•Participar de interações
orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os
turnos de fala.
Desenvolvimento
Ao trabalhar a história da
Dona Baratinha com os alunos do 1º ano, senti a necessidade de ir além, ao
perceber que essa história despertou grande interesse por parte dos alunos.
Então propus que fizéssemos um livro com a história, onde eles organizariam e
montariam na ordem correta de acordo com a leitura deleite.
A seguir iriam colorir e colar as falas de acordo com cada personagem.
Providenciei o xerox da história somente com algumas cenas, para que o trabalho não tornasse cansativo e as crianças não perdessem o foco.
Depois distribui o material para cada aluno.Eles recortaram e montaram a sequência de acordo com os desenhos.
Em seguida distribui o texto com a história desorganizada (frases) fora da sequência, onde eles teriam de lê-las e organiza-las.
Percebi que isso ajudou muito na compreensão dos fatos e na organização do livro, pois já tinham conhecimento da história, facilitando na confecção da atividade.
Observei que todos os alunos realizaram com dedicação e prazer.
Após o livro confeccionado surgiram várias perguntas e sugestões por parte dos alunos.
A seguir iriam colorir e colar as falas de acordo com cada personagem.
Providenciei o xerox da história somente com algumas cenas, para que o trabalho não tornasse cansativo e as crianças não perdessem o foco.
Depois distribui o material para cada aluno.Eles recortaram e montaram a sequência de acordo com os desenhos.
Em seguida distribui o texto com a história desorganizada (frases) fora da sequência, onde eles teriam de lê-las e organiza-las.
Percebi que isso ajudou muito na compreensão dos fatos e na organização do livro, pois já tinham conhecimento da história, facilitando na confecção da atividade.
Observei que todos os alunos realizaram com dedicação e prazer.
Após o livro confeccionado surgiram várias perguntas e sugestões por parte dos alunos.
Perguntas:
a) Será que haverá casamento?
b) Com quem se casaria Dona Baratinha?
c) Por que seu Ratão não esperou o casamento para depois
comer a feijoada?
Por que Dona Baratinha não
pôs cadeado na porta da cozinha?
Finalizamos, expondo todos
os livros e registramos com fatos os trabalhos dos alunos.
O trabalho foi realizado em
pequenos grupos, mas cada um tinha o seu livro para desenvolver a atividade
proposta por mim. Os alunos se interagiam uns com os outros discutindo na
maneira deles, criando soluções para finalizarem a colagem e a sequência das
frases.
Avaliação:
A avaliação foi realizada através de uma exposição onde alunos dos outros 1º anos foram visitar a obra de arte realizada por eles.
A interação dos alunos foi excelente, todos me surpreenderam com o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário