Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a Vida!
Meio Ambiente
|
Professora Alfabetizadora: Marciana Aparecida Maciel
|
Ano: 3º ano / 2014.
Gênero: História em quadrinhos (tirinha)
Gênero: História em quadrinhos (tirinha)
Justificativa:
Diante da escassez de chuvas e
consequentemente a falta de água que estamos enfrentando, vendo a escola onde
trabalho sendo abastecida por tanques de água, e as indagações feitas por meus
alunos, me senti motivada a fazer um trabalho voltado para a conscientização do
uso adequado de água e suas consequências para o meio ambiente.
Duração:
5 aulas de 50 minutos (envolvendo as aulas
Língua Portuguesa e Matemática).
As produções de texto serão importantes para o nosso
cotidiano. Os alunos e eu chegamos à conclusão
que no âmbito familiar, escolar e social todos necessitamos do mesmo bem comum. Através da escrita
queremos mostrar para há sociedade que tudo depende de nós.
que no âmbito familiar, escolar e social todos necessitamos do mesmo bem comum. Através da escrita
queremos mostrar para há sociedade que tudo depende de nós.
Objetivos:
Língua Portuguesa:
·
Identificar a
finalidade de um texto;
·
Inferir
informações implícitas em um texto;
·
Estabelecer
relação de conclusão em um texto;
·
Identificar o
objetivo de um texto publicitário;
·
Identificar o
traço de humor em um texto;
·
Aplicar os
conhecimentos relativos a classes gramaticais (adjetivos) na produção de texto;
·
Localizar
informações explícitas em um texto;
·
Estabelecer
relações de causa/consequência entre fato de um texto;
·
Estabelecer, no
interior de um texto, relação entre um fato e seu objetivo.
Matemática: Grandezas e medidas
·
Comparar
grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de
instrumento de medida conhecidos: fita métrica, balança, recipiente de um
litro.
·
Selecionar e
utilizar instrumentos de medidas apropriados a grandeza a ser medida ( por
exemplo: tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de
medição e das características do instrumento escolhido.
Tratamento de informação:
·
Ler, interpretar
e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do
tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão
de fenômenos sociais e na comunicação agindo de forma afetiva na realidade que
vive.
Desenvolvimento:
1º
momento:
Os
alunos viram a escola sendo abastecida por um trator tanque, isto causou
grandes curiosidades e questionamentos.
·
O que o trator
está fazendo?
·
Por que ele esta
carregando aquele negocio?
·
Para que serve?
·
Por que não tem
água
2º momento:
Trabalhar a história em quadrinhos “Vida de
passarinhos”. Fazer a leitura coletiva e a interpretação oral e escrita, falar
do poema Canção do exílio de Gonçalves Dias.
·
Quem é Gonçalves
Dias?
·
O que significa
exílio?
·
Lembrar que o
Poema foi uma criação pelos Editores 5º ed. 2005.
·
O sabiá encontrou
a palmeira?
·
O que aconteceu
com a palmeira?
Em
seguida trabalhar o poema“SOS natureza” com leitura individual e interpretação
oral e escrita. Trabalhar um cartaz de um musical “O Rei Leão” com
interpretação oral e escrita.
·
Qual o titulo do
cartaz?
·
Quais são os
participantes do musical?
·
Quais dias e
quantas horas acontecerão o musical?
3º
momento:
·
Ler a tirinha do
Menino Maluquinho para distração e relaxamento.
·
Criar um pequeno
texto dissertativo observando as duas imagens utilizando adjetivos EU ERA...
·
Cada aluno devera
ler o seu texto.
4º
momento:
·
Leitura do texto
“O que devemos fazer para preservar a natureza?” de Bruno Spinelli Dantas,
Colégio Werneck, Petrópolis- Jornal Brasil, para monitoramento.
·
Os alunos farão a
leitura continuada do texto, em seguida fazer o monitoramento para incentivo de
melhorar leitura.
·
Resolver a
interpretação escrita.
5º
momento:
· Fazer comparações entre tabelas e
gráficos e resolver as atividades propostas envolvendo medida de capacidade
(litro).
6º
momento:
• Ler
a tirinha da Mafalda e completar a loteria juntamente com suas ideias como pede
o exercício.
• Fazer
a leitura deleite do livro “Quem vai salvar a natureza de Ruth Rocha”.
7º
momento:
·
Jogo da batata
quente (a batata foi substituída por uma bola de meia).
Como jogar:
- Os alunos ficarão sentados no chão em círculo;
- Uma bola deve ser passada de mão em mão;
- Cada aluno deverá dizer uma frase sobre economia de
água, bem rapidinho.
- Se o aluno não falar a frase ou repetir alguma frase
saíra da brincadeira e se o aluno passa a bola para o outro e ele deixa cair no
chão também sairá do jogo, ou eles tem a opção de não passa para o colega.
Observação: Poderá também ser pedido nas próximas
rodadas que os alunos falem:
·
Onde encontramos
água;
·
Consequências do
uso inadequado da água.
8º
momento:
·
Fazer a leitura
coletiva dos 10 mandamentos da água.
·
Pedir que os
alunos falassem o que entenderam sobre cada frase.
·
Fazer um sorteio
para formar dupla e confeccionar cartazes com os 10 mandamentos da água para o
mural da escola.
9º
momentos:
·
Escrever nos
balões da historia em quadrinhos da Turma da Monica em “A água da natureza” o
que cada personagem fala sobre a importância da água.
·
Cada aluno deverá
ler sua história.
·
Formas de agrupamento da turma
As
atividades foram feitas em dupla, individual, e em grupo.
Os
próprios alunos fizeram as próprias avaliações utilizando regras criadas pro
eles próprios. Utilizei a confecção e cartazes elaborados pelos próprios alunos
para ver se realmente eles aprenderam o que foi ensinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário