ESCOLA
MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
“APRENDENDO
PARA A VIDA”
ATIVIDADE OCASIONAL: EDUCAR COM PRAZER E AMANDO EM APRENDER
Silvana do Amaral Zinato.
(Professora da Rede Municipal de Urucânia/MG)
Apresentação
Este ano de 2015 o PNAIC nos chama a atenção a repensar nossas experiências em sala de aula fazendo um trabalho interdisciplinar entre dois ou mais componentes curriculares. Pensando nisso eu presenciei com os meus alunos algo diferente que fizesse com que eu mudasse o planejamento, foi muito interessante.
Fundamentação teórica
Esse trabalho foi desenvolvido através de uma atividade ocasional, iniciou-se de uma forma onde o incomodo “foi aproveitado de forma interdisciplinar, se transformando em aprendizagem de maneira prazerosa e curiosa”.
Descrição das atividades e formas de avaliação:
Objetivos relacionados ao direito de aprendizagem:
Língua Portuguesa: Eixo Análise Linguística -Discursividade, textualidade e normatividade:
· Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção;
· Conhecer e fazer o uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
Eixo Leitura:
· Ler textos (poemas, canções, tirinhas, texto de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Eixo Produção de textos escritos:
· Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
Eixo Oralidade:
· Participar de interações orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Ciências da natureza:
· Participar de situações em que os conceitos e procedimentos científicos juntamente com as reflexões sobre a natureza ética da ciência são mobilizadores para direcionar tomadas de posição a cerca de situações sociais, atuais e relevantes.
Arte:
· Conviver e acessar fontes vivas de produção de arte.
A nossa escola é rodeada de árvores que produzem muitas flores amarelas e vermelhas que exalam um perfume encantado. Por serem árvores frondosas e bem próximas aos corredores das salas de aula, serviram de morada a inúmeras cigarras que com o seu canto ensurdecedor atrapalhavam as aulas. Algumas crianças tampavam os ouvidos e o meu falar tornava-se difícil nas explicações dos conteúdos, devido ao seu canto altíssimo que doía os tímpanos.
Então, sentei á mesa, fechei os meus ouvidos e pedi á Deus uma luz para que eu pudesse continuar a trabalhar, pois estava me enlouquecendo. Daí surgiu a Luz Divina, onde eu disse para eles. - Parem tudo! Vamos potente ouvir o som das cigarras! .
O silêncio foi total, então os chamei para que se colocassem no corredor da porta da sala de aula e observassem quantas cigarras haveria nas árvores mais próximas ou ate onde os olhinhos curiosos alcançassem os galhos e descobrissem as cigarras cantoras. Foram contadas, para a nossa surpresa, 34 cigarras em uma árvore! Por isso o canto era de enlouquecer. Nasceu o projeto da crise que se tornou criativo.
Era dia 1º de outubro e fazia muito calor. Diante da observação, da curiosidade, do entusiasmo deles, uma cigarra pousou no ombro de uma aluna e ela gritou, não ouve medo mais sim interesse em ver os membros, as pernas da cigarra, o tamanho dos olhos, das asas e muitos outros questionamentos. Foi incrível.
Para realizar esta aula precisei contar com a ajuda da supervisora, porque já havia planejado a aula dentro da disciplina de matemática, devido o ocorrido fui até ela e pedi que me ajudasse pesquisando na internet algo sobre a cigarra.
Fique surpresa quando a supervisora me entregou as atividades e junto uma cigarra em um plástico. Todos se alegraram porque mesmo dentro do plástico a cigarra se mexia.
Com tantas perguntas e hipóteses, desenvolvi um trabalho interdisciplinar desde a leitura de textos informativos e científicos, como atividades diferenciadas em caça palavras formação de frases, pesquisa sobre o, porque do seu canto tão alto? Quem canta o macho ou a fêmea, por quê? Como se alimentam? De que se alimentam? Onde colocam os seus ovos? Como as larvas se alimentam? Aproximadamente quantos tipos existem ou são todas iguais? Em que estação do ano elas surgem? Produção de texto, rimas ou som comRR ou palavras com RR. Qual é a nossa curiosidade? (Vamos investigar porque quando tiramos as fotos da cigarra apareceram em diferentes aparências).
Avaliação dos resultados:
Culminância: Teatro da Formiga e a Cigarra. |
Avaliei todos os momentos e atividades, inclusive a encenação da fábula “A Cigarra e a formiga”, foram trabalhadoras no teatrinho de forma prazerosa, com uma aprendizagem significativa, objetivo e lúdico que ficará na memória dessas crianças por um bom tempo. Deixar a criança aprender, através de situações imprevistas é maravilhoso e ensiná-las a respeitar todos os seres vivos e o seu ciclo de vida são as bênçãos do Senhor sobre todos nós na “Escola da Terra”, como segue essa mensagem a seguir...
As bênçãos da natureza
Na “Escola da Terra’’, não cabe apenas ás pessoas a função de ministrar ensinamento e disciplina. Animais, plantas e todos os seres que existem na natureza nos ensinam algo.
Por exemplo, as flores que desabrocham nos jardins ou nos campos nos estimulam o senso de belo. Ela nos permite apreciar a sua beleza sem nada exigir em troca nós, Muitas delas dedicam-se inteiramente proporciona-nos frutos e sementes. Elas nos ensinam a manifestar a beleza e também a proporcionar benefícios e alegrias aos outros.
As plantas de grande porte absorvem o gás carbônico por meio de suas folhas e liberam o oxigênio, que é essencial para nós. Os seres vivos e os animais mantêm-se vivos respirando esse oxigênio. Em suma, florestas, bosques, arbustos e campos, que existem em varias regiões da Terra, possibilitam manter-nos vivos, oferecendo de graça o precioso oxigênio. Portanto, é preciso cuidar bem deles, evitando radicá-los, cortá-los, ou queimá-los de modo indiscriminado.
Considerações finais:
Com esse relato aprendi que mais uma vez não devemos ficar presos a livros didáticos, a planejamentos e aulas tradicionais. O PNAIC me ensinou que podemos vivenciar momentos maravilhosos basta valorizar o que meu aluno tem de bom e nunca dizer “ele não sabe nada”. Pois, ele é a peça fundamental do processo ensino aprendizagem.
Referências bibliográficas:
· De o livro Viver com Alegria, PP. 17 e 18
· Fábulas de Esopo, adaptação de Ruth Rocha.
· Caderno 3 PNAIC – Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização.
· Caixa dos jogos de Alfabetização.
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