TÍTULO
DO TRABALHO: O CONTO COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO
Maria
das Graças Almeida Salgado
Apresentação
Em
sintonia com a da Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, aderi a esta causa com empenho afim de que a minha adesão possa colaborar
efetivamente e correntemente na aquisição dos conhecimentos adequados pelos meus
alunos. Nesse intuito desenvolvemos o nosso trabalho a partir o Conto Infantil:
“Os três porquinhos” onde foi possível correlacionar todas as disciplinas ao
conto, o que permitiu um maior envolvimento e participação dos alunos.
Fundamentação teórica
[...]
Aquele que internacionalmente busca a reciprocidade, o ensino significativo e
favorece a transcendência do conhecimento é um mediador. Alfabetizar é uma
tarefa que nos exige não apenas conhecimento, mas também um olhar criterioso, afetivo
e principalmente a crença real na comunicabilidade cerebral. A proposta sócioínteracionista de
Vygotsky traz como máxima a ideia de que aprendemos com os iguais e crescemos
com os diferentes e acredito que todo o ser humano é modificável. E é
acreditando nessa capacidade de ser mediador entre a aprendizagem é necessário que
assumamos o compromisso por uma Educação de Qualidade. Como já dizia Paulo
Freire: _ Ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si mediatizados
pelo mundo.
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa está sendo de uma importância
primordial e ate de certa forma acalentadora, porque descobrimos que muitas das
estratégias apresentadas já fazem parte do nosso cotidiano através das
socializações ocorridas nos nossos encontros. Além da interdisciplinaridade
também dentro dos direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa página 32
da unidade 1 do ano 1. Para completar utilizei o direito de aprendizagem:
Leitura – contemplei todos os eixos exceto o de número 6, 8, 10, 13, 14 e 19.
No que diz respeito à Produção de textos escritos utilizei os eixos: Geral e
organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos
coesivos para articular ideias e fatos; organizar o texto, dividindo – o em
tópicos e parágrafos. Quando se trata de Oralidade utilizei todos os eixos, exceto
o numero 6. Análises Linguísticas: Discursividade, textualidade e
normatividade, trabalhei com os 4 primeiros eixos. Análises Linguísticas: Apropriação
do Sistema de Escrita Alfabética também desenvolvi com os meus alunos todos os
eixos exceto o numero 11, 12 e 16. Escolhi trabalhar com essa sequencia que
depois acabou virando projeto, pois meus alunos de modo geral são interessados
de maneira que me possibilitou realizar varias atividades para desenvolver esse
projeto aproveitei o nível de desenvolvimento de cada um.
Descrição das atividades e forma de avaliação
Descrição das atividades e forma de avaliação
Os alunos reconheceram a relação da
sociedade e sua paisagem na dinâmica de seu cotidiano e na paisagem local;
vivenciaram também experiências educativas na linguem da dança, músicas arte
visuais. Compreenderam a relação entre Ciência, Sociedade, Tecnologia e Meio
Ambiente. Aproveitei algumas atividades do livro baú do professor volume 4.
A rotina do dia já acontecia, mas não
era exposta na sala de aula. A leitura deleite que os alunos adoram, sabem usar
o termo e cobram quando por um motivo ou outro ela não acontece. A sequência
didática que já fazia parte da minha pratica, mas não direcionava através do
conto infantil, foi achado. O livro que utilizei para contar historia foi bem
diferente do tradicional porque era subdividido em quebra – cabeças que
registravam cada acontecimento da historia. Usei como preambulo uma musica que
os alunos ficaram interessados em seguida mostrei página por página e logo fiz
o reconto e os personagens da historia. Aconteceu uma votação para a escolha
dos nomes dos porquinhos, aproveitei para registrar no quadro e desenvolver a
oralidade. Tivemos também a parceria da
bibliotecária onde me ajudou a realizar esse projeto, destacando a importância
de viver em sociedade.
Materiais
utilizados: livro com a historia dos três porquinhos, avental, personagens da
historia em E.V.A, folhas xerocadas, urna, porquinho, fichinhas para a votação,
lápis de cor.
Avaliação dos
resultados
Os
alunos demonstraram grande entusiasmo na realização desse projeto e tudo que
viam em sua volta, lembravam-se do projeto de modo que passou a fazer parte da
vida deles.
Foi
um trabalho gratificante os alunos realizaram as atividades proposta. Todos
alcançaram os objetivos esperados.
Considerações finais
Para
mim foi muito enriquecedor tanto o trabalho em sala de aula como também nos
encontros de formação. As socializações, as leituras, reflexões, os trabalhos
em grupo e porque não? O compartilhamento do café da manha e lanche da tarde
fizeram criar uma sintonia entre nos Pactuantes. As dinâmicas os incentivos
pedagógicos e financeiros fizeram com que eu não me desanimasse. Mais o melhor
de tudo isso foi a mudança que o Pacto proporcionou na minha vida profissional
e como consequência direta uma mudança na vida. Participar dessa formação está
me proporcionando uma segurança que até então tinha dado lugar a uma angustia.
Os cadernos do Ano 1 apresentados em unidades de 1 a 8 são essenciais e
esclarecedoras, o que permiti rever algumas posturas e adequar conscientemente
perante a nossa realidade escolar dos meus alunos.
Referências
bibliográficas
Ø BIZZOTTO,
Maria Inez AROEIRA, Maria Luísa: Alfabetização Linguística da teoria a pratica;
Ø DOMINGUES,
Artur: Desenho transmitido pela TV Cultura;
Ø ALBERTINA:
O porquinho que se apaixonou por uma galinha;
Ø RODRIGUES,
Cláudia. Conhecimento: quando o educador é mediador, revista linha direta;
Ø BRASIL,
Secretaria de Educação Básica, diretoria de apoio a Gestão Educacional;
Ø PACTO,
Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios – ano 1 unidade1 /
Ministério da Educação;
Ø EMÍLIO,
Sánchez Miguel. Caleidoscópio: Como ajudar a compreender a leitura: Revista
Pátio ano 5. Março / Maio de 2013.
No Seminário |
Coordenadora e Orientadora do Pacto/2013. |
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