TÍTULO
DO TRABALHO: A TROCA
Rosenilda Salgado de Araújo Fernandes
O
trabalho realizado foi desenvolvido com os livros do cantinho de leitura,
Acervos: I e II do 1º ano, com o objetivo de favorecer a aprendizagem
utilizando das estratégias de inclusão no cotidiano da sala de aula aos alunos
com déficit de aprendizagem, para que todos sejam alfabetizados na idade certa.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, me proporcionou conhecer os
recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação, planejar situações
didáticas em que tais materiais sejam usados proporcionando o acesso dos alunos
a materiais de qualidade e também me conscientizou que o aluno tem 3 anos para
ser alfabetizado e que devo respeitar o tempo de cada um, pois os avanços e
progressos são conquistados em tempos diferentes com métodos e estratégias
diferenciados.
Fundamentação teórica
A iniciativa de
trabalhar com este processo de leitura foi tomada com o objetivo de planejar
ação concreta que promova condições de avanços na aprendizagem dos meus alunos,
proporcionar condições para fazer uso de materiais de leitura para adquirirem
maior experiência de ouvir e ler textos com autonomia para que seja mais
elaborada a produção de sentidos por parte dos alunos. A TROCA é um processo de
leitura em que cada aluno escolhe um livro do Cantinho de Leitura dos Acervos 1
e 2, lê individualmente ou com ajuda de colegas, escolhe um texto, parágrafo, frase
ou palavra de acordo com o nível que se encontra, para compartilhar com a turma
em voz alta e com autonomia. Os eixos contemplados na prática deste processo é
a leitura e oralidade; análise lingüística; discursividade; textualidade e
normatividade. Diante desse trabalho eu consegui sanar a maioria das dificuldades
dos meus alunos pois os mesmos não conseguiam ler. A união, o companheirismo, a
cooperação e a compreensão entre eles aumentou. Eu continuo realizando essa
atividade visando alcançar todos os meus alunos despertando neles o gosto, o
desejo e o hábito de ler.
Descrição das atividades e formas
de avaliação
Os
direitos de aprendizagem que são explorados com o uso deste processo na turma
102 do ciclo de alfabetização no trato da heterogeneidade são leitura;
oralidade e análise lingüística: discursividade, textualidade e normatividade e
os eixos são:
-
Ler textos com autonomia;
- Antecipar sentidos e ativar
conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos por mim ou pelos
alunos;
- Ler em voz alta com fluência, em
diferentes situações;
- Relacionar textos verbais e
não-verbais, construindo sentidos;
- Participar de interações orais em
sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de
fala.
-
Analisar a adequação de um texto (lido,escrito ou escutado).
No primeiro momento para a
realização deste processo de leitura eu utilizei papel colorset azul e
vermelho, o computador, folha chamex, cola, carrinhos para os meninos e jogos
de cozinha para meninas e recortes de corações para fazer a tabela contendo o
nome completo de todos os alunos, o nome do processo e as regras. No segundo
momento os alunos utilizam as Obras complementares/PNLD 2013-2014-2015 1º
ano-Acervos I e II para a escolha dos livros que querem ler. No terceiro
momento eles leem com a ajuda dos colegas ou individualmente durante 20 minutos
(momento de conhecimento da obra), eu também faço a leitura de um livro,
silenciosamente. No quarto momento, cada aluno lê em voz alta e com autonomia
para compartilhar com toda a turma. No quinto momento para avaliação, eu usei
uma tabela feita no computador e colada no papel colorset contendo o nome
completo dos alunos e os corações que adquirem cada dia com a leitura de um
texto, um parágrafo, uma frase ou uma palavra de acordo com o nível de cada
aluno. A contagem dos corações é feita todos os dias. No sexto momento, acontece
a troca de 1 leitura correta por 1 coração, que é colado na tabela na frente do seu nome. Ao somar 10 corações o
aluno troca por um prêmio (um brinquedo). Pois eu os considero campeões, por
terem consolidado a aprendizagem da leitura. Este processo ainda está em
andamento até que todos sejam campeões e ele acontece todos os dias no início
da aula durante 30 minutos e para encerrar eu compartilho com a turma, a
leitura de um livro escolhido por mim, fazendo a exploração da capa, da
contra-capa, do assunto, do tempo, do ambiente, dos personagens, enfim de tudo
que se pode explorar oralmente de um livro. A TROCA acontece assim: 1 leitura=1
coração.10 Corações=1 prêmio.
Avaliação dos resultados
Os
meus objetivos estão sendo alcançados, uma vez que o meu processo está em
andamento a maioria dos meus alunos já adquiriram a leitura com autonomia, leem
em voz alta e com fluência, antecipam sentidos e ativam conhecimentos prévios
relativos aos textos a serem lidos, participam de interações orais em sala de
aula, questionando, sugerindo,
argumentando
e respeitando os turnos de fala. A união, a amizade, o respeito e o
companheirismo entre os meus alunos aumentou. Pois os alunos que já estão
alfabetizados se dispõem a ajudar com espontaneidade o colega que ainda está em
construção da leitura. O nosso relacionamento durante a atividade é maravilhosa
pois os meus alunos demonstram grande prazer em ler pois eu amo a leitura e
leio muito em sala de aula. Não encontrei nenhuma dificuldade pois o processo
acontece em sala de aula e as obras complementares/PNLD 2013-2014-2015 Acervos
1 e 2 despertou muito interesse em meus alunos ,pois é uma obra maravilhosa com
livros excelentes.
Considerações finais
Foi uma experiência ótima, eu amei
realizar esta atividade, pois eu pude ver os meus alunos se alegrarem em pegar
um livro para ler e até manifestar o desejo de levá-lo para casa para ler para
seus familiares. Eu penso que em todas as idades as crianças devem ser
convidadas a ler e refletir sobre diferentes textos. O PACTO me fez crescer
muito profissionalmente e pessoalmente pois me proporcionou segurança e certeza
de que muitas atividades que eu já aplicava na minha sala de aula estavam
corretas, como por exemplo a Rotina diária que eu já faço uso dela a 9 anos, os
meus alunos já não sentam enfileirados a
9 anos e sim em círculo, semi-círculo, em grupo, de 2, de 3...O PACTO me
mostrou que devemos refletir sobre a
possibilidade real de desenvolvimento de práticas de alfabetização baseadas na
inclusão e no respeito a heterogeneidade para garantir que todas as crianças
aprendam a ler e escrever,pois há aprendizagens que podem ser aprofundadas e
consolidadas durante toda a vida da pessoa.
Referências
Obras
complementares/PNLD 2013-2014-2015 Acervos I e II:
ANDERSON,
Judith. Era uma vez uma gota de chuva.
ARTIAGA,
Renata Aragão. ABC dos animais.
MARINKOVIC,
Simeon. O que Ana sabe sobre...alimentos saudáveis.
BELLINGHAUSEN,
Ingrid Biesemeyer. O mundinho azul.
DUGNANI,
Patrício. Beleléu e os números.
JUNQUEIRA,
Sônia. O menino e a gaiola.
PAES,
Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas.
CARRIL,
Maiti Frank. De avestruz a zebra.
MACHADO,
Ana Maria. Balas,bombons,caramelos.
MINKOVICIUS,
Ivo. O tempo
Lima,
Rosângela. Beijo de bicho.
ROSENTHAL,
Amy Krouse. Pato!coelho!
GOH
Simone. Abracadabra
MACHADO,
Nilson José. Bichionário
RAMOS,
Anna Claudia. Pra que serve o ar?
ABREU,
Graça. Era uma vez uma bota.
ROSINHA.
O casamento do rato com a filha do besouro.
Baredes,
Carla. Essa não é minha cauda.
SOUZA,
Maurício de. Turma da Mônica:folclore brasileiro.
RALPHES,
Dylan e Rosana Ferrão. Soltando os bichos.
RESENDE,
Maria Ângela. Cadê o docinho que estava aqui?
LEE,
Suzy. Sombra.
VENEZA,
Maurício. Clic-clic: A máquina biruta de seu Olavo.
FRANÇA,
Cecília Cavalieri. Música no zôo.
COCK,
Nicole. A bola dourada.
SINNECKER,
César Alberto. O pequeno paraquedista.
MARTINS,
Georgina. Minha família é colorida.
JUNQUEIRA,
Sônia. A velhinha na janela.
RICETO,
Ligia. A abelha.
LUTTENBARCK,
Alice. Pinga pingo pingado.
MOTA,
Antônio. O livro das adivinhas.
HAE,
Yoon Ah. Quem vai ficar com o pêssego?
D’ANGELO,
Silvana.nunca conte com ratinhos.
No seminário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário